UFPI: vaga para jornalista

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com inscrições abertas para o concurso público que vai contratar um jornalista para trabalhar em Teresina, no Campus Ministro
Petrônio Portella. Atenção à data de inscrição que termina amanhã (29)! Vejam os detalhes:

CARGO: Jornalista

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 3.138,70

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 29 de agosto, pelo site da UFPI

VALOR: R$ 80,00

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação do Regime Jurídico Único) e Conhecimentos Específicos, que serão realizadas em 22 de setembro + prova de títulos

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões)
1. Compreensão e interpretação de textos em diversos gêneros. 1.1. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 1.2. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 1.3. Emprego/recurso de elementos de referenciação. 1.4. Emprego/recurso da repetição, substituição e variação lexical. 1.5. Emprego/recurso de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 1.6. Reescritura de frases e parágrafos do texto. 1.7. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 2. Emprego da acentuação gráfica. 3. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.3. Emprego dos sinais de pontuação. 4.4. Concordância verbal e nominal. 4.5. Regência verbal e nominal. 4.6. Emprego do sinal indicativo de crase. 4.7. Colocação dos pronomes átonos. 5. Substituição de palavras ou de trechos de texto.

2) Noções de Informática (05 questões)
1. Hardware: Noções básicas de organização de computadores (processadores, memórias e dispositivos de entrada/saída, armazenamento). Especificações técnicas de equipamentos de informática (siglas e funções, barramentos e interfaces, conexões). 2. Software básico e utilitários: Fundamentos sobre sistemas operacionais. Windows XP/VISTA/SEVEN & Linux – conceitos, características, atalhos de teclado e emprego de recursos. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados. 3. Suíte de aplicativos de escritório: Microsoft Office 2007/2010 (Word, Excel, PowerPoint) e BrOffice.org 3.2.0 (Writer, Calc, Impress) – conceitos, características, ícones, atalhos de teclado, estilos, alinhamento, arquivos, digitação, uso do software e emprego dos recursos. 4. Internet: conceitos, (internet, intranet, extranet), técnicas de acesso, browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado. Correio eletrônico: uso e emprego de recursos. 5. Segurança: de equipamentos, em redes e na Internet. Conceitos: vírus, antivírus, cuidados e medidas de proteção e backup. 6. Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas e protocolos. 7. Bancos de dados: Conceitos, características. Noções de SQL.

3) Legislação do Regime Jurídico Único (05 questões)
Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais: 1. Das disposições preliminares. 2. Do concurso público. 3. Provimento e investidura em cargo público. 4. Formas de provimento: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. 5. Da disponibilidade do servidor. 6. Da posse e exercício. 7. Do estágio probatório e da estabilidade. 8. Da vacância do cargo público. 9. Da exoneração. 10. Da remoção, da redistribuição e da substituição dos servidores. 11. Dos direitos e vantagens do servidor: Vencimento e remuneração. Vantagens pagas além do vencimento. Indenizações: ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia. Das gratificações adicionais. Da retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento. Da gratificação natalina. Do adicional por tempo de serviço. Do adicional de insalubridade, periculosidade e atividade perigosa. Do adicional por serviço extraordinário e do adicional noturno. Adicional de férias. Gratificação por encargo de curso ou concurso. Das Férias. Das disposições gerais sobre licenças; das licenças por motivo de doença em pessoa da família, por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro, para o serviço militar, para atividade política, para capacitação, para tratar de interesses particulares, para desempenho de mandato classista. Dos afastamentos: para servir em outro órgão ou entidade, para exercício de mandato eletivo, par estudo ou missão no exterior, para participação em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no país. Das concessões. Do tempo de serviço. Do direito de petição. 12. Do Regime disciplinar do servidor: Dos deveres do servidor. Das proibições. Da acumulação de cargos, empregos ou funções públicas. Das responsabilidades. Das penalidades. 13. Do Processo administrativo disciplinar: Disposições gerais: da obrigação da apuração imediata, da denúncia e da sindicância. Do afastamento preventivo. Do processo disciplinar; das fases do processo: instauração, inquérito e julgamento. Da revisão do processo. 14. Da Seguridade social: Das disposições gerais. Dos benefícios: da aposentadoria, do auxílio-natalidade, do salário-família, da licença para tratamento de saúde, da licença à gestante, à adotante e da licença-paternidade, da licença por acidente em serviço, da pensão, do auxílio-funeral, do auxílioreclusão. Da assistência à saúde. 15. Das disposições gerais, transitórias e finais.

4) Conhecimentos Específicos (30 questões)
1. Teorias da comunicação e do jornalismo: Escolas e conceitos. 2. Ética jornalística e atuação profissional. 3. Teoria e técnica do texto jornalístico: Pesquisa, produção e edição para diferentes veículos de comunicação. 4. Gêneros jornalísticos. 5. Design e projeto gráfico em jornalismo. 6. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 7. Jornalismo científico e divulgação científica. 8. O jornalismo na era das redes informáticas digitais: Convergência tecnológica e convergência de produtos. 9. Jornalismo e mídias sociais. 10. História do jornalismo no Brasil.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

Uma opinião sobre “UFPI: vaga para jornalista”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s