A jornalista concurseira

Sou Mariana Mazza, tenho 28 anos, há 4 anos me formei em Radialismo e TV pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e comecei minha vida de concurseira. Mas como a maioria dos concursos, embora seja para a área de comunicação, exige o curso de jornalismo, resolvi me aventurar a voltar a faculdade e há um ano me formei em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau.

Faço só concursos para a área, mesmo que eles só tenham uma vaga ou cadastro de reserva. Já consegui algumas boas colocações, mas ainda não cheguei ao primeiro lugar! Enquanto isso não acontece, continuo uma jornalista concurseira!

Montei esse espaço para torcarmos dicas, informações, bibliografias, discussões sobre provas, tudo sobre esse mundo dos concursos na área de comunicação.

Para entrar em contato comigo, o e-mail é o jornalistas.concurseiros@yahoo.com.br .

99 opiniões sobre “A jornalista concurseira”

  1. Olá Mariana,
    Gostaria de trocar uma ideia contigo sobre concurso para jornalistas. Qual é o seu endereço de e-mail, por favor?
    Obrigada.

      1. Olá Mariana, adorei seu blog e dicas. Já adicionei. Sou jornalista e recentemente me interessei pela estabilidade dos “concursos”. Aqui podemos saber de fato sobre os bons cursos, apostilas e trocar informações sobre a área. Creio que a Vestcom deve lançar apostila específica em Comunicação Social para o BNDES. : >
        Renat@

      2. Oi, Renata! Você já conhece o novo blog do Jornalistas Concurseiros (www.jornalistasconcurseiros.com.br)? Dá uma olhada lá, pois esse blog aqui do wordpress está desatualizado há mais de um ano!

        Lá vamos trazer muitas dicas e informações sobre os próximos concursos, inclusive o do BNDES. Aguardo sua visita!

  2. Olá, Mariana!
    Vim te parabenizar pela ideia brilhante que teve em produzir este blog. Fiquei super feliz de, por acaso, encontrar um conteúdo do qual sentia falta e, confesso, nunca tive o “lampejo” de criar. Ao ler sua descrição, tenho a sensação de estar lendo sobre mim mesma! É fato que as portas para o emprego privado andam quase sempre fechadas, por isso (entre outros motivos) tenho tentado ingressar no serviço público desde que me formei, em 2009. Enfim, achei aqui um apoio quando me sinto a única jornalista concurseira desse mundo (rs), além de informações super úteis! O blog ganhou uma frequentadora assídua. Abraço!

    1. Obrigada, Fernanda! A sensação que dá é que nós somos os únicos mesmos, né? Mas tem muitos de nós e se aproveitarmos esse espaço para troca de informações, acho que todos só têm a ganhar.

      Fique à vontade para estar sempre por aqui, trazendo dúvidas, informações, críticas, sugestões!

  3. Olá, cheguei ao seu blog através de minha amiga, tb jornalista, Adrine Cabral. Somos de Aracaju e tb somos concurseiras. Gostei da sua iniciativa e vou ficar sempre de olho em seu blog. Já fiz alguns concursos p área, consegui uma boa colocação em um, mas eh cadastro de reserva. Mesmo assim eu não perco a esperança, vou fazer o máximo de concursos em minha área, um dia, com fé em Deus, serei aprovada!!!!!

    Um abraço!!

  4. Mariana, parabéns por este blog que já virou ponto de encontro de jornalistas que estão dispostos a “meter a cara” nos concursos públicos.
    Acesso com frequência para ler as novidades por aqui. Continue com esse trabalho maravilhoso, pois estaremos sempre lhe prestigiando e absorvendo as valiosas dicas.
    Grande abraço.

  5. Gostaria de propor um tema para discussão que muito me intriga, assim como, acredito, a muitos: a obrigatoriedade da regionalização das vagas nos concursos públicos.
    Na grande maioria dos certames o candidato tem que optar a uma única região de trabalho. Feito isso, ele deixa de concorrer às demais vagas daquele órgão. Ora! a mim parece uma contrasenso! Se o órgão permitisse ao concurseiro concorrer à todalidade das vagas, a instituição só teria a ganhar com tal atitude. Os primeiros colocados – de acordo com suas classificações – poderiam escolher a região onde quisessem trabalhar. Deste modo, a empresa selecionaria os melhores profissionais. Da maneira como a seleção é feita atualmente um candidato que, por exemplo, se inscreve para o Rio de Janeiro e tira nota 80,00, sequer consegue se classificar; enquanto um que tira 60,00 fica entre os primeiros colocados para Manaus, por exemplo.
    Estou escrevendo para suscitar a opinião de todos e saber se há alguma incongruência nesse meu raciocíniono. Deveríamos reivindicar às bancas que mudassem o sistema; como já ocorre nos concursos para auditor fiscal da Receita Federal.

    1. Leonardo:

      Acho que tem fundamento seus questionamentos, mas acho que isso acontece também porque muita gente faz concurso para uma outra localidade onde tem mais vagas ou onde imagina que haverá menos inscritos, e depois quer ser transferido para seu estado de origem!

  6. E aí galera, vão encarar o concurso para Cadastro de Reserva da Infraero pra ganhar
    R$ 2.818,86 + 669,50 de vale alimentação, regime CLT, cujo conteúdo programático é enoooooorme e ainda a legislação específica, onde só o Código Brasileiro de Aeronáutica tem 322 artigos? Na opinião de vcs, qual será a mais/menos concorrida p jornalismo entre BH, Brasília, Vitória ou Guarulhos? Detalhe: tem q ir até a essas cidades pra fazer a prova!!!!

  7. Parabéns pela iniciativa, Mariana. Há tempos também busco um blog como o seu, com informações de qualidade! Sou jornalista concurseira há anos e nem sabia do Curso Radix, veja só! Boa sorte nas provas! E obrigada por disponibilizar suas informações no blog.

  8. Olá, uma nova leitora do blog..! Gostei muito da interatividade desse grupo…coloquei nos meus favoritos e gostaria muito de ter contato com vc!

      1. Tudo bem, pode sim. Vou ficar antenada aqui no blog, vc está de parabéns, gostei muito mesmo dessa referência!

  9. oi mariana, tudo bom.
    gostei muito do que vc escreveu se referindo aos cursos preparatorios de comunicação social para concurso publico. estou de mudança para braslia, sou de belem, mas como vc mesmo disse, não há nenhum curso como existe no rio, que no caso é o radix. tambem, ja ou vi falar no gran cursos, até ja entrei em contato, mas não é toda hora que abrem turmas para a nossa área. eu gostaria que vc me indicasse por email livros ou materias de que costumam a cair em provas e, també, falasse um pouco do EAD do radix, uma vez que, também estou a marcê de fazê-lo. muito obrigado

  10. Oi, Mariana!

    Seu blog foi um verdadeiro achado! Adorei e já adicionei nos favoritos!

    Também moro no Recife e comecei a estudar para concursos há pouco tempo.

    O primeiro concurso que fiz “pra valer” foi o dos correios e me preparei com o material do ponto dos concursos (Conhecimentos Básicos Correios + Específico para Comunicação Social produzido para o concurso do Ministério Público).

    Sigo firme nos estudos aguardando os próximos concursos para a área de comunicação e cultura (Ancine, EBC, Casa de Rui Barbosa etc).

    Por isso, gostaria de saber se você ou algum leitor do blog tem materiais de conhecimentos específicos para o concurso da Ancine para compartilhar ou se podem indicar onde comprar esses materiais.

    Obrigada!

    1. Oi, Fabiana!

      Não sei de nenhum material específico para o concurso da Ancine, até porque você deve saber que não é fácil buscar assuntos para concursos da área de comunicação… Mas se souber de algo, aviso por aqui. O que você já pode ira fazendo é tentar pegar as provas antigas desta seleção para tentar resolver.

      Sobre esse material do Ponto dos Concursos, foi uma apostila? Ou aula online?

      Boa sorte!

      1. Obrigada, Mariana!

        O material do Ponto dos Concursos é uma apostila com teoria e exercícios.

        Eles ofereceram cursos específicos para Comunicação Social no concurso para o MPU e para os correios.

        Dei uma olhada no site pra te mandar o link, mas eles tiram os cursos preparatórios após a realização das provas.

        Se você quiser, posso te mandar o arquivo da aula 0 (demonstrativa) que tenho.

        Bjo!

      2. Já tinha ouvido falar nesse site, mas não sabia que eles tinham cursos para a nossa área. É legal saber!

        Se puder mandar para o jornalistas.concurseiros@yahoo.com.br essa aula demonstrativa, eu agradeço. Vou tentar sondar o que eles terão de novidades na nossa área para postar por aqui. Essa apostila você comprou no site deles?

        Beijos!

  11. Parabéns, Mariana! Excelente idéia de montar esse blog. Também sou Jornalista pernambucano e moro há 4 anos em SP. Gostaria de saber se existe algum curso preparatório semelhante ao Radix aqui em São Paulo. Você teria alguma indicação? Abraços.
    Wilson Marinho

  12. Olá, Mariana! Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de criar este blog. É, sem dúvida, uma ferramenta a ser explorada por todos os que almejam a aprovação em algum concurso público na nossa área. Sou formada em Jornalismo há 8 anos e a prova dos Correios foi minha primeira pra jornalista(até agora, havia enveredado outros caminhos). Quando decidi estudar pra esse concurso, acabei encontrando este blog no Google (santo Google!!!). Comprei uma apostila em PDF que me ajudou muito na parte de conhecimentos específicos e também fiz cursinho pra parte de conhecimentos básicos. Resumo da ópera: passei em 1º lugar aqui em Bauru!!! Sorte? Não sei. Posso apenas deixar uma dica? Estudar é importantíssimo, claro, mas controle emocional é fundamental.

  13. Olá Mariana,
    Estou quase me formando e começando a batalha pelos concursos. Parabéns pela iniciativa. Estava um pouco perdido com as informações de editais e achei o blog ótimo.Trocando idéias todos ganham!

  14. Ai pessoal “pulem fora” dessa “arapuca” de curso RADIX. Já Fiz, paguei aquelas taxas elevadas do curso online e ficou bem claro que te cobram caro para ensinar o básico, e de maneira simplória. Curso de má qualidade, não recomendo! Agora caso você não saiba nada de jornalismo vai fundo e boa sorte!

    1. Felipe, respeito sua opinião, mas eu pessoalmente gostei do curso. Apesar de concordar que o investimento é um tanto alto, achei que eles apronfundam sim nos assuntos.

      De toda forma, se não gostou, ainda bem que há algumas outras (não muitas, mas há) opções por aí. Se souber de algo legal, indica pra gente!

    2. Olá Felipe, só depois de 2 anos vimos esse seu post aqui no blog da Mariana!! Entretanto achamos que você está falando de outro Curso Radix pois não achamos o seu registro como aluno na nossa loja virtual !

      Caso tenha feito o curso realmente conosco, peço que envie um email para secretaria@cursoradix.com.br para que possamos entender melhor o motivo do seu desagrado. Inclusive, quando o aluno não gosta do conteúdo, devolvemos o valor integralmente do curso! Na verdade, você seria o primeiro a receber tal devolução.

  15. Olá Mariana. Assim como todos aí em cima (hehe) te parabenizo pelo blog. Eu estava vagando aqui pela internet procurando ajuda pra estudar para concurso na área de jornalismo, estou me focando em concursos na área jornalística, mas é muito dificil achar material e aulas nesta àrea. Moro em Teresina, PI, e aqui é mais difícil ainda “cursinhos preparatórios” para jornalista. Ainda não me formei, mas já estou estudando (ou ao menos tentando) para concurso. Estudo na Universidade Estadual do Piauí, 5º período.
    Parabéns pelo blog, abração!
    LiLi😉

  16. Ah, esqueci de me identificar e me colocar a disposição para a complementação do seu blog. Sou Rodrigo Mota, produtor editorial formado em 2004 pela UFRJ e jornalista formado em 2008 pela mesma universidade. Desde 2006 tento entrar no serviço público e já fiz inúmeros concursos, de diferentes prestadoras, Só que saía atirando para tudo que é lado, já fiz até prova para biblioteconomistas que não fosse necessário conhecimento específico. Desespero total.
    Brincadeiras e exageros à parte, quero me dispor a ajudar seu blog nas informações para os demais concurseiros Tenho um baú embaixo da minha cama com inúmeras provas, umas feitas por mim, outras xerocadas de páginas da pciconcursos e folha dirigida. Mas e quando não é possível encontrá-las? E quando se tem que pagar, como na folhadirigida?
    O fato é que não tenho gana de fazer um blog, por isso, admiro quem o faça. Parabens pela iniciativa.

  17. e parabéns pelo blog, sou servidor público municipal e também to virando concurseiro…quero colocar a foto da ”Dilma” em minha sala ao invés da foto do prefeito,mas não tá fácil….

  18. Olá, Mariana!

    Muito legal sua iniciativa de montar um blog com informações sobre concursos para nós, jornalistas. Moro em Caruaru, sou formada há seis anos e tô tentando concorrer a uma vaga nessas seleções disputadíssimas. Vc sabe se está à venda alguma apostila com assuntos para o concurso do BNDES? Vamos em frente!

    1. Oi, Shyrlanna! Por enquanto não vi nenhum material para vender do BNDES, apenas um que uma leitora postou aqui nos comentários, mas que nãos abemos se é legal… É uma apostila em CD. Se souber de outros materiais, posto por aqui.

      Boa sorte e bons estudos!

  19. Mariana tudo bem ? .. estou acompanhando sempre teu blog . mais uma vez lhe parabenizo pela iniciativa de criar este espaço de debates, pra todos que estão na busca de uma vaga no serviço publico na área de jornalismo .. saiu um concurso para o ministerio publico de alagoas .tem uma vaga para jornalista vc vai fazer ?

    1. Oi, Paulo! Obrigada pela visita ao site!

      Sobre esse concurso, eu não estava sabendo… Vou pesquisar e colocar as informações aqui no blog. Mas de toda forma, não deverei fazer esse concurso. No momento estou focando nos concursos da Aeronáutica e no do BNDES.

  20. Mariana,

    Você podia disponibilizar a listagem dos classificados no concurso da EBC em ordem né? Por mais que ainda seja provisório, pois ainda faltam os recursos e a pontuação de titulação, já daria pra dar uma boa noção. É possível?

    Obrigada,

  21. OI! aí vc não é fraca não em, exculachou, olha se tiver material digital desse concurso me envia fico grato valeu…

    1. Oi, Iran! Isso é um elogio? Espero que sim! Bom, quanto ao material, você se refere às aulas do Radix? Se sim, não tenho como passar o material por dois motivos: um porque são aulas digitais que só se tem acesso com uma senha e não se pode baixar o material; o outro motivo é que por achar antiétio e injusto com quem compra, decidi não passar para niguém nenhum dos materiais que são pagos. Mas se eu tiver materiais gratuitos, sou a primeira a disponibilizá-los para vocês.

  22. Olá, Mariana! Acho que encontrar seu blog nessa manhã foi um pequeno grande achado. Eu nem jornalista sou, mas estou entrando na onda do “concurseira”. Então, me senti especialmente incluída. =) Li o post de uma colega que dizia se sentir “a única jornalista concurseira do mundo”, rs. Pois bem: eu me sinto “a única letrada que quer prestar concursos para a área de jornalismo no mundo”, rs. Há um ano, eu terminei a graduação e licenciatura em Letras, porém não consigo me encontrar na área da Educação. O primeiro e único concurso que prestei, na área da Comunicação, foi para o cargo de revisor de texto, nesse recente da EBC. Infelizmente, eu não me classifiquei, e agora penso se deveria encarar uma graduação em Jornalismo, para ampliar minhas possibilidades (e talvez, a média de salário, rs) nos próximos concursos da área. Não seria nada mole me aventurar numa nova graduação, no entanto com a minha formação, acho que fico restrita às vagas de revisor de texto. Busquei “vagas de redator de texto em concursos públicos”, mas acho que não existem, rs. Bem, tô achando que vou assumir essa identidade de “concurseira”. Abçs a tdos! Até o próximo post!😉

  23. Oi Mariana! Seu blog é muito legal, parabéns!
    Fui classificado para a segunda fase da EBC, Produção Executiva de Rádio, TV e Mídias Digitais, mas estou com uma dificuldade enorme de encontrar material de estudo para a prova prática. Tem alguma dica?
    Desde já, obrigado!

  24. Bom dia, Mariana!
    Queria saber se o blog está “por dentro” do concurso p/ Escrivão da Polícia de Minas Gerais que ocorreu dia 27/11…Está no prazo de recursos, então, queria a ajuda do blog.
    Obrigado,

    Wilder Fernando

      1. Tenho dúvidas nessas questões. (Não sei bem como elaborar recursos, nunca fiz isso, tenho muita dificuldade.)

        QUESTÃO 19
        A personalidade civil de uma pessoa tem início
        a) quando da concepção.
        b) quando do nascimento com vida.
        c) quando atingida a maioridade.
        d) quando da emancipação.

        QUESTÃO 20
        A capacidade do indivíduo, no Direito Civil, é dividida em
        a) capacidade relativa, para maiores de 16 e menores
        de 18 anos, e capacidade plena, para maiores de 18
        anos.
        b) capacidade relativa, capacidade plena ou absoluta,
        incapacidade absoluta.
        c) incapacidade relativa, capacidade absoluta e capacidade
        excepcional.
        d) capacidade relativa, para maiores de 18 anos, e capacidade
        plena para maiores de 21 anos.

      2. Essas questões são de alguma prova de comunicação? Se não, seria bom você procurar algum fórum que trate dos candidatos a esse cargo específico que está concorrendo, pois podem te ajudar melhor! Sugiro os fóruns do PCI Concursos ou do Correio Web. Boa sorte!

  25. Olá Mariana! Emtão me formei desde 2008 em Jornalismo..
    escrevo para jornal e revista da minha cidade;
    diferente de você, tento vários concursos fora da área de comunicação!
    Na verdade estou muitoooo desanimada com essa área sabe.. aff
    Gostaria que vc me atualizasse de alguns concursos da área que estão por vim..
    Vai que dou uma animada.
    Parabéns pela iniciativa!

    1. Oi, Deyse! Continua acompanhando o blog que tem previsão de muitos concursos para 2012. Se você gosta de trabalhar com comunicação, é importante focar e continuar no seu caminho. Se optar por fazer concursos em outras área, sugiro que tenha foco em um concurso específico ou em um cargo específico, porque se não você corre o risco de fazer centenas de concursos sem obter bons resultados em nenhum deles, o que é muito mais frustrante…

      Boa sorte!

  26. Olá Mariana. Seu blog é maravilhoso. Adorei e também levo uma vida de concurseira. Cheguei até passar em um da prefeitura da cidade onde moro, Campo Grande (MS) mas era forada área. Optei por continuar trabalhando em jornalismo, carreira em que me formei há 5 anos, e agora penso seriamente em prestar concursos somente na área. Acho q vale a pena ser funcionário público, mas ainda mais fazendo o que se gosta. Bom, gostaria de saber da previsão de concursos para jornalistas em 2012? Vou fazer um neste fim de semana, onde está em jogo uma vaga para mais de 90 candidatos! Convenhamos que é uma árdua tarefa mas nada é impossível. Caso não passe, não desistirei. Por isso manifesto o interesse pelos próximos editais. Agradeço pela atenção e desejo que sua persistência prevaleça acima de toda e qualquer dificuldade, pois não há vitórias sem sacrifícios. Abços.

    1. Oi, Ana! Concordo contigo, é por isso que estou há tantos anos insistindo nos concursos na nossa área. Um dia chegará minha vez!

      Sobre os concursos, tem vários abertos, dá uma olhada no blog, pois sempre que vou sabendo de um concurso aberto para a nossa área, eu vou colocando a informação por aqui.

      Boa sorte no seu concurso! Mas sem querer desanimá-la, é difícil uma concorrência menor que essa nas seleções na nossa área, então tem que estudar muito e botar pra quebrar nas provas!

  27. Aí vai uma dica… os concursos para Prefeituras são menos concorridos e pagam razoavelmente bem. Estudo há 4 anos só para comunicação e há 2 vinha alcançando boas colocações, mas como em nossa área há 1 vaga quando não é cadastro reserva é preciso saber tudo de tudo. Então, me matriculei no curso Radix, no Rio de Janeiro e comecei a fazer tudo quanto era concurso sem dispensar os de prefeituras. Pronto! Passei em 1º lugar. Consegui um degrau na minha escada, sou concursada. Continuo fazendo concursos, mas só aqueles que julgo muito bons. Estudo com o mesmo afinco e o que conseguir é lucro.
    Estudem, façam concursos tido como “menores”, às vezes é melhor conquistar seus sonhos aos poucos.
    Bom estudo e que 2012 seja um grande ano para todos nós, com muitos concursos!!!

  28. Olá Mariana, adorei saber que existem pessoas concurseiras na area de comunicação que estão fazendo até blog pra poder promover mais conhecimentos e claro, trocar dicas e bizus com os outros. Falta 1 ano e meio para me formar em PP e já estou de olho nos concursos! O da marinha é o foco rs você posta com mt frequencia?
    abraço!

    1. Oi, Ana Carolyna! Tudo bom?

      Dá uma olhadinha no blog novo: http://www.jornalistasconcurseiros.com.br . De vez em quando tem uns concursos com vaga para PP também! Uma dica: se pretende ser uma concurseira, comece a estudar e fazer concursos de agora! Assim quando se formar você já estará craque e quem sabe não passa em um concurso e com o tempo que demora para ser chamada não consegue um emprego assim que terminar o curso? Boa sorte!

  29. Oi Mari, estava procurando material para estudar para um concurso da área de comunicação aqui no Piauí e me deparo com esse espaço, qual foi minha surpresa quando vi seu belo rosto na página principal. Vou continuar acessando e participando da página!! Gostei muito do espaço, parabéns!!! bjão

  30. Colega, você deve passar muito tempo neste blog, por isso ainda não passou num concurso. Saia da internet e vá estudar. Fica a dica!

    1. Olá, agradeço a preocupação comigo! O blog é um lugar onde eu troco informações, conteúdos e onde encontro forças para continuar em busca da aprovação. Foi a partir daí que consegui ser a primeira colocada no concurso da Aeronáutica, falta apenas a prova física para que eu seja convocada e minha alegria seja completa!

      Aproveitando, convido você a conhecer o novo Jornalistas Concurseiros: http://www.jornalistasconcurseiros.com.br . Mesmo quando for para a Aeronáutica, pretendo continuar mantendo o blog, afinal eu só tive conquistas com ele, nunca foi uma perda do meu tempo!

  31. Olá, gostaria de saber se o concurso da aeronáutica de fato, vai mudar. Houvi boatos de que agora não haverá mas concurso e a seleção será apenas por currículos. Você sabe de alguma coisa Mariana? att!

    1. Oi, Ana!

      Na verdade o que li a respeito é que está rolando no Congresso uma proposta de concurso para contratação definitiva dos oficiais, que hoje é apenas temporária. Caso seja aprovada a proposta, haverá um novo concurso, com todas as etapas já existentes e possivelmente mais algumas e os aprovados serão contratados. Essa seleção por currículos acredito que seja só para a área de saúde.

      Aproveito a oportunidade, convido você a conhecer o novo Jornalistas Concurseiros: http://www.jornalistasconcurseiros.com.br . Espero você por lá!

  32. Oi, Mariana! Estou iniciando agora nessa vida de concurseira (jornalista).
    Ainda não me formei, estou no 7° P.
    Preciso de indicações de livros para estudar. Moro em PVH e aqui não existe cursinho para nossa área. Então vou estudar sozinha… Sorte rss!
    Se puder enviar sugestões para o e-mail dychaves@hotmail.com

  33. Olá Mariana. Um dia chegaremos onde tanto queremos, que é a aprovação. Por hora, só resta estudar.
    Saudações Concurseiras em jornalismo.
    Edmilson leal

  34. Oi Mariana!!! Tudo bem? Olha só.. vou fazer o concurso da ANP para a área de jornalismo. O Site Peconcursos esta disponibilizando a apostila. Vc conhece alguem que já comprou com eles? Estou sem saber como conseguir as disciplinas para estudar? Vc tem alguma dica? Por favor me ajuda!!!!

    1. Já tentou buscar no site da Cespe? Você já conhece o novo Jornalistas Concurseiros (www.jornalistasconcurseiros.com.br)? Dá uma visitada lá, pois esse blog do WordPress está desativado.

  35. Olá Mariana, você tem ou sabe o link que disponibiliza as provas dos anos anteriores do concurso da EBC? Estive olhando o site jornalistasconcurseiros.com.br , mas não encontrei nada.. Desde já agradeço😉

    1. Sugiro que você procure um cursinho pré-vestibular, pois as matérias que caem no vestibular para jornalismo não têm nada a ver com as matérias para concurso público. Normalmente caem, no vestibular, as matérias do colégio como português, matemática, história, geografia, biologia…

  36. Me formei em rádio e tv em 2006 e em 2013, conclui o mestrado em linguistica. Agora pretendo me aventurar nos concursos, mas o extinto curso de rádio e tv sempre tem ficado de fora da maioria dos editais dos concursos públicos. Não quero ter de voltar para a faculdade para obter o diploma de jornalista se sou formado na área. Um ano e meio para adequar meu currículo e driblar o texto castrador de grande parte dos editais de comunicação social, que teimam em deixar de fora uma das ailitações reconecidas pelo MEC, me parece uma afronta aos direitos constitucionais.

    1. Gostaria de convidá-lo para conhecer o novo Jornalistas Concurseiros, pois esse está desativado! http://www.jornalistasconcurseiros.com.br . Aguardo sua visita!

      Sobre seu questionamento, tem alguns concursos em que todas as pessoas formadas em cursos de Comunicação Social (inclusive Rádio e TV) podem fazer, mas infelizmente são poucos! Pior que não podemos fazer nada porque cada órhgão entende a necessidade do profissional que quer, e a maioria até por desconhecimento quer apenas jornalista ou RP…

  37. OLA! Existe concurso para area de reporteres fotografico e cinematograficos? Que nao sejam jornalistas, mas fez o tecnico e possui a drt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informações e dicas para jornalistas que buscam uma vaga no serviço público

%d blogueiros gostam disto: