Concurso para São Paulo: Prodesp

Uma oportunidade para jornalistas no concurso da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp)! Só lembrando que além do diploma, é preciso ter no mínimo seis meses de experiência na área. Confiram:

CARGO: Analista Suporte Gestão (Comunicação/ Jornalismo)

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 2.897,91

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 27 de setembro, pelo site do Instituto Zambini

VALOR: R$ 76,90

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Básicos (Português, Matemática, Microinformática e Raciocínio Lógico) e de Conhecimentos Específicos, a se realizarem em 03 de novembro

COMECE A ESTUDAR
1) Português (10 questões)
Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Crase. Pontuação. Ortografia. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal. Significação das palavras: sinônimos, antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprimem às relações entre as orações). Aspectos gerais da redação oficial.

2) Matemática (5 questões)
Operações com números reais. Grandezas (comprimento, massa, tempo, área e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e Proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples). Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte. Sistema Monetário Nacional – Real. Perímetro e área de quadrado e retângulo. Juros simples e compostos. Equação de 1º e 2º graus. Progressões aritméticas e geométricas. Resolução de
situações-problema. Conceitos básicos de geometria. Análise combinatória.

3) Microinformática (10 questões)
Outlook Express: uso de correio eletrônico (preparo de mensagens, anexação de arquivos, cópias). Microsoft Word 2000/2003/2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, caixas de texto. Microsoft Excel 2000/2003/2007: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Ambiente Internet Explorer: navegação Internet, links, sites, impressão de páginas.

4) Raciocínio Lógico (5 questões)
Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos.

5) Conhecimentos Específicos (30 questões)
Comunicação: conceito, paradigmas, principais teorias; Conhecimentos básicos de diagramação, design e webdesign. Conhecimentos de processos gráficos, impressão e acabamento de publicações; Conhecimentos básicos de roteiro e produção de vídeos; Conhecimentos de redes sociais e conceitos de comunicação colaborativa; Conhecimentos de técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida, artigo, notícia. A estrutura dos diversos parágrafos de uma narrativa jornalística; ética na comunicação. Papel social da comunicação; A produção da notícia: fato e versão do fato; Entrevista: diferentes técnicas e abordagens segundo o suporte: mídia impressa, mídia digital, rádio e televisão. Técnicas de reportagem; Técnicas de redação para internet; Técnicas de assessoria de imprensa, incluindo acompanhamento de publicações; Os aspectos sintático-estruturais e léxico-semânticos do texto; A estruturação da informação; Sinonímia e neologismos; Coesão textual – aspectos cognitivos; Uso correto gramatical, ortográfico, estilístico e lógico do conteúdo do texto; Comunicação corporativa / endomarketing. LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências e o Decreto 7.845/12.

LEIA O EDITAL COMPLETO

4 opiniões sobre “Concurso para São Paulo: Prodesp”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s