Concurso da Marinha: como foi?

Hoje foi a prova da Marinha e como sei que muitos dos meus leitores fizeram essa prova, estou abrindo o post para que vocês possam trocar informação sobre como foi.

Gostaram? E a redação? Soube que era pra falar de navio, isso mesmo?

UPDATE
Saiu o gabarito! Aproveitem esse post para comentar como foi o desempenho de vocês!

Anúncios

98 opiniões sobre “Concurso da Marinha: como foi?”

  1. Isso mesmo. Título da redação: O navio. Por mais que o tema seja super fácil, foi uma grande surpresa. Acho pouco provável alguém ter pensado nisso. Quanto à prova em si, a instituição mudou bem o estilo, colocando questões mais práticas e deixando de lado muitas decorebas. Como sempre, umas 5 questões repetidas de provas recentes. Minha opinião: prova muito boa. Não temos o direito de errar muitas.

    1. Olá Cibele. Boa noite! Quais as questões que repetidas de provas recentes que caíram, tens ainda a prova pode enviar elas para mim? Tem provas anteriores de concursos da Marinha? Vou prestar concurso em breve e agradeço desde já a atenção.

  2. No ano passado foram 2 vagas e chamaram 4. Esse ano são 4 vagas e boas expectativas de aumentar. Se não me engano, no ano passado, o último chamado pra segunda fase fez 41 questões, mas a prova estava mais difìcil (ou eu estava mais preparada esse ano?)

  3. Oi, Mari!
    Eu fiz!
    Achei que estava dentro do esperado: sempre muitas referências à bibliografia específica da prova. Todas as questões começam com ‘De acordo com fulano de tal’. Isso faz com que, se você não estudou por eles, já era! Eu não consegui estudar como havia me planejado, então teve várias questões de RP que errei (sempre me pegam aquelas diferenças sutis entre comunicação institucional, organizacional, gerenciamento de marca, etc). Mesmo assim, não fui mal (não dá pra saber exatamente porque não deixam levar o caderno de provas), mas como estava muito curiosa, fiz umas anotações em meu gabarito mesmo e conferi. Devo ter feito mais de 40, mas acho que não o suficiente para estar entre as 4 vagas. É minha sina a suplência na Marinha hehehe

    Vi a Cocate por lá.

    Super beijos 🙂

    1. Oi, Gabi! Você tava por aqui? Ontem encontramos a Cocate, se soubesse que você tava no Rio tínhamos chamado você também! Saudades, amiga! Boa sorte na prova! Quem sabe, né?

      1. Oi, Jessica

        Na verdade, o que fiz foi, daquelas questões que fiquei em dúvida, fazer pequenas anotações no meu gabarito e, quando cheguei, ainda com a cabeça quente, verifiquei essas duvidosas.
        Sou geminiana curiosa, mas meu método é pouco científico. Melhor esperar pelo que diz a MB, pois nem eu estou muito confiante na riscaria que fiz, rs!

      2. Poxa, passa o bizu aí, eu confio em gabarito extraoficial, ano passado a menina fez e acho que teve 100% de acerto ahsuahsu sua prova foi amarela?? To numa agonia só pra saber quais estão erradas, já conferi umas 35, mas falta algumas ainda rsrs Também anotei como você fez!

  4. Eu fiz a prova pela primeira vez e, como estudei muito com as provas dos anos anteriores, achei que a linha não mudou nada. Na minha prova – a amarela – havia bastante questões sobre jornalismo. Muita coisa básica, que qualquer estudante sabe até. Entretanto, também haviam alguns conceitos dos quais eu nunca ouvi falar. São poucas vagas, creio que não me classifiquei, mas não foi uma prova assim, inacessível. Sobre a redação, eles nos forneceram apenas o título (O NAVIO). E cada um deveria fazer um texto em cima disso…eu achava que teria um foco, ou um assunto da atualidade….foi meu primeiro concurso, então…serve como aprendizado.

  5. Pois é…Redação: O navio.
    Fora q a prova tava cheia de pegadinhas, era uma vírgula, um termo que alterava toda a frase e complicava a cabeça da gente. Mas no geral tava tranquila, foi o tipo de prova pra eliminar por erros e não acertos

  6. Olá pessoal, tudo bem?! Fiz a prova pela primeira vez, achei o conteúdo bacana, prova bem clara. Nunca tinha feito prova de concurso na nossa área, tinha o conceito de ser uma prova inatingível e quebrei esse paradigma. Minha surpresa foi a redação, sem texto base para referencia, só o título ‘O NAVIO’. No geral fiquei bem animada a me dedicar para fazer a prova para valer. Mariana, tenho uma perguntinha, as provas de outras forças armadas, são nesse estilo também?

    Obrigada, abraço!

    1. Das Forças Armadas, só fiz prova da Aeronáutica então nem sei te dizer se é o mesmo estilo ou não? kkkk! Mas na internet você acha provas anteriores da FAB e do EB aí dá pra fazer uma comparação.

      1. A prova do EB é muito diferente da prova da MB. A do EB tem questões gigantescas e, normalmente, o foco deles é RP. Além de cair, história, geografia, português e idioma estrangeiro.

    2. A prova para oficial do quadro complementar do EB é completamente diferente, exceto por essa coisa de ir ao pé da letra em relação à bibliografia. Mapeei as provas de 2006 até 2012, tem melhorado ano a ano a distribuição das questões por assunto, mas o que pesa é realmente RP. Enquanto essa da MB é um pouco de marketing, jornalismo e PP, de RP só vi Gaudêncio Torquato Rego e Roberto Castro Neves. Abç!

  7. Olá Mariana,

    Antes de tudo, preciso deixar claro que estudei 1 semana para essa prova. Sééério uma semana rs. Na verdade meu foco é o exército e seria a aeronáutica, mas o EAOT não abriu vagas para comunicação. Meu método foi mapear as provas de 2011 e 2012 checar os assuntos mais abordados e focar naqueles que eu nunca tinha visto na vida. Não esperava tantas questões de Redes sociais e mídia digital, confesso que acabei não dando importância ao tema e senti na hora da prova. Achei a prova mais “cabulosa” do que nos anos anteriores. Coisas que eu tinha certeza que cairia como Marketing 3.0, não lembro de nenhuma questão sobre isso.
    Já o tema da redação, motivo de pânico inicialmente, fluiu como água no final. Eu e minha mania de esperar que a prova siga um padrão, estava certa que o tema seria Amazônia Azul, estudei muito fiz resumos, anotei questões-chave e caí do cavalo. A saída foi deixar pro final, de qualquer forma só iriam corrigir minha redação se eu fizesse uma excelente prova. A relação candidato/vaga foi de 363 para 1, quando eu digo excelente prova quero dizer uma prova de “arrebentar a boca do balão”. Deu certo! menos ansiosa pois já havia acabado a prova fechei os olhos e fiz um “brainstorming” anotei o que vinha na cabeça, enumerei por importância e parti do geral para o particular. Como minha formação é jornalismo fico sempre me policiando para não fazer do primeiro parágrafo um “lead”, eles pediram um texto dissertativo e não uma notícia. Em relação ao lugar, ficamos na “sala de projeção” cadeiras de auditório e a prancheta acoplada é minúscula, acabou com a minha coluna, fiquei mais tensa pela posição incômoda e pior quase borrei o gabarito pois uma outra candidata se mexeu na cadeira e balançou todas da fileira. Mas, tenho fé que o gabarito me diga que estou equivocada e meu resultado tenha sido muuuuuito melhor do que a minha impressão. Desculpa a prolixidade, mas quando li seu post me senti acolhida para desabafar. Abração

    1. Na verdade não é que o EAOT não abriu vaga de comunicação esse ano, é que não teve EAOT esse ano! Provavelmente o próximo que abrir já vai ser para o concurso de carreira…

      1. Achei que esse que abriu recentemente na Aeronáutica tivesse sido o EAOT. Eu confesso que vou direto nos requisitos ver se tem comunicação, quando não encontro já deixo pra lá!rs

      2. Esse que teve foi o QOCON, quadro de convocados, que nunca teve para nossa área. Acredito que no ano que vem deva abrir turma para o quadro de carreira!

      3. Está supenso! Acredito que a FAB não vê mais sentido em abrir EAOT sendo que o quadro de carreira doi, enfim, criado!

  8. Fiz a prova pela primeira vez, mas por experiência… No geral, gostei muito e achei o nível bem bacana… Também achei a prova bem voltada pra comunicação empresarial… A redação foi pouco convencional, mas n muito difícil pra discorrer sobre o tema… Espero um resultado mediano, mas fiquei bastante empolgado pra investir nos estudos…

  9. Se eu tivesse estudado mais esse ano acho que teria me dado bem, mas como parei de estudar no final de maio (por causa do EAOT) não consegui ver nada da bibliografia nova e também esqueci algumas coisas. Não sei ainda quantas devo ter acertado mas acho que não mais que 35!

  10. Que pena, acabei tendo que optar por outra prova que ocorreu no mesmo horário. O MPE/AM abriu uma vaga para jornalista e no edital se comprometeram em corrigir dez redações. Vamos ver…

  11. Galera com todo respeito: sou militar da FAB mas já fui da Marinha. Conhecço alguns amigos do EB. O melhor mesmo é a FAB. A Marinha tem escala de serviço pequena. E vc tem q ficar uma ano pra se formar. Na FAB são apenas 3 meses e mais nada, além de ter a escala bem larga de serviço. Atentar porque muitos dizem que embora prometido o Qoap pode não sair este ano, frustrando a muitos. A fonte que passou isso é segura. Abc!

  12. Gente, essa foi a primeira vez que fiz uma prova militar e minha grande dúvida foi quando apresentaram “O Navio” como título da redação. Cheguei a perguntar para o fiscal se isso era pra ser usado com título mesmo ou somente como tema, mas ele não soube dizer. Alguém sabe me esclarecer essa dúvida q está martelando na cabeça desde domingo?

    1. Não fiz a prova, mas acredito que isso era o tema e, se tinha espaço para um título, você poderia colocar qualquer outro título que tivesse a ver com a redação!

      1. Mari, nas provas da Marinha, o título e o tema são a mesma coisa. O tema era O Navio, e este deveria ser o título da redação, tal qual orientado pelos ficais. Soa estranho, eu sei, mas é isso mesmo.

      2. Boa noite… realmente era o título. Os fiscais deixaram isso bem claro na minha sala. Em momento nenhum usaram a palavra “tema”.

      3. No ano passado e neste ano na prova da Marinha o título = tema
        Então o que foi “gritado” pelos fiscais deveria ser escrito na linha de “título”.
        Espero ter ajudado.

  13. Pessoal, boa noite! Fiquei com uma duvida, mas tenho quase certeza que to fora deste concurso. No sabado, vespera da prova, li o edital. Nele, verifiquei que um dos pre-requisitos para nomeação é ter menos de 29 anos de idade em 01/01/2014. Nesta data, terei 29 anos. Será que entro ou nao? Teria que ter 28 anos e alguns meses? Faço 30 em maio. Grato

      1. 3.1 – DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO
        3.1.1 – A inscrição é obrigatória para todos os candidatos e deverá ser realizada, em nível nacional,
        preferencialmente via Internet, pelo próprio candidato ou via Organizações Militares da Marinha Responsáveis
        pela Divulgação (ORDI) previstas no Anexo I.
        3.1.2 – São condições necessárias à inscrição:
        a) ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do art. 12, I, da CRFB/88;
        b) ter menos de 36 (trinta e seis) anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2014, nos termos da
        Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012;

  14. Fiz pela primeira vez também e a redação me pegou pelo pé, mas na minha sala os fiscais não souberam dizer se era título ou tema, ambos afirmaram que era a mesma coisa, isso foi confuso de mais. Quero conferir meu gabarito alguém sabe onde encontro?

  15. Pessoal, uma dúvida que não sai da cabeça..
    O que significa o termo “look” que perguntaram na prova…alguem saberia dizer?

    1. Está no livro Propaganda – Teoria, Técnica e Prática: “é o elemento visual do comercial que fica forte na memória de quem a ele foi exposto e acaba sendo a primeira impressão que sobra na memória das pessoas depois de algum tempo, funcionando como um lembrete mnemônico”. Eu errei essa 😦 Ansiosa pelo gabarito.

  16. Valeu Cibele pela resposta…..eu errei essa tbem….ansiedade e pouco viu??? Queria agradecer a Mariana pelo espao dedicado a terapia em grupo….rsrsr..

    O seu blog e muito bom!!!!! Parabens…

  17. Olá pessoal. Parece que o gabarito sai no dia 5 de setembro, quinta feira. Quanto a prova em si achei que tava fácil pra quem conseguiu ler e decorar toda a bibliografia. Tive um probleminha na minha revisão final e acabei errando questoes simples, como a de comunicação publica em que a área CULTURAL não fazia parte do conceito, entre outras. Eu sabia 30 questoes ” com certeza” e acredito ter acertado no total umas 40. Mas no geral foi uma prova boa, mas que exige investimento para adquirir a bibliografia e planejamento pra estudar TUDO. Estou um pouco decepcionado pois sei que podia ter ido melhor. Mas agora resta esperar o gabarito e quem sabe balizar a nota num possível Ranking de comunicação aqui ou na comunidade do facebook. Um abraço Mariana Mazza, parabéns por manter o site ative, mesmo fazendo CFO !

  18. Boa tarde pessoal, vou aproveitar esse espaço oferecido pela Mariana para tirar uma dúvida que está na minha cabeça desde domingo.
    Na questão que pedia para classificarmos que tipo de comunicação era uma mensagem de Natal para os funcionários no SITE da Marinha, o que vocês colocaram?
    Coloquei direta – unilateral – pública e vocês? Mas fiquei muito na dúvida, pois pra mim teria que ser indireta e não havia nenhuma alternativa com indireta – unilateral! Me ajudem please!
    Obrigado.

  19. Oi Mari,você está na aeronáutica? Tem como você abrir um post contando como é trabalhar lá? Nunca pensei em fazer concurso marinha, aeronáutica, exército porque acredito que eu não tenha perfil. Mas pode ser só preconceito meu mesmo..

    1. Oi, João! Olha, na verdade é meio complicado escrever um post sobre isso porque o trabalho varia um pouco de acordo com cada unidade. E além do trabalho na área, você é um militar e como tal tem uma série de atribuições, independente da sua formação. Para ficar mais fácil: sugiro que me envie, por e-mail, suas dúvidas e aí eu vou respondendo. Pode ser? Meu e-mail é o jornalistas.concurseiros@yahoo.com.br

  20. Saiu o gabarito já no site do BONO (parece que só militares e civis inativos e seus pensionistas, devidamente cadastrados no SIPM, poderão consultar o BONO na íntegra), mas muita gente já postou o arquivo com todas as respostas nos grupos do facebook.

      1. Gente, só pra dizerr que me recorrigi e acertei 37. Cibele, pelos rankings vc ainda é a 4! quem sabe né??

  21. Olá, pessoal. Fiz 37. Acho que também tô fora.
    Alguém já fez a inspeção de saúde para a Marinha? Li algo na fan page do Face e fiquei tensa. Eles parecem ser muito rigorosos. 😦
    Mari, como foi a inspeção para a Aeronáutica? Obrigada, sempre, pelo teu espaço.

    1. Oi, Francine! Acredito que na Marinha é o mesmo estilo da Aeronáutica: muitos exames. Não é tenso, apenas cansativo! Agora a pessoa pode estar com algum problema, como o IMC acima ou abaixo do normal, por exemplo, e por isso ser reprovada!

  22. Concordo com o Francisco. A prova exigiu investimento de tempo e leitura. Não achei nada simples,apesar de ter lido grande parte do conteúdo. Por ter uma banca muito detalhista e autoral, a prova exige uma memória de elefante!rs Coisas como “valores corporativos” e tipos de informação para Jorge Duarte eu lembrava a página,o livro, sabia o contexto, mas não decorei nomes!

    É esperar os resultados dos demais e aprender mais! Fiquei com 35!

  23. Diz no edital que o prazo do recurso é de três dias após a divulgação do gabarito. Mas como formular um recurso sem a disponibilização das provas?

    1. A prova ja foi disponobilizada, se nao me engano terca feira de tarde pra noite. Fica na parte de downloads do site. Acho q o recurso acaba hoje.

    2. Eu fui pessoalmente no Serviço de Recrutamento Distrital em Natal e tive acesso à prova. Infelizmente, não cabe recurso em nenhuma que errei. Pelo menos pelo que pesquisei na bibliografia sugerida. :/

  24. Pessoal…sobre a questão 12 da prova amarela – em que pedem pra marcar a incorreta em relação ao tema Assessoria decomunicação, a incorreta não seria a letra A??? uma vez que no livro Koplin e Ferrareto sugerem que o termo comunicação empresarial é referente à diversificação de temas? Os autores consideram errado este termo, entretanto, o aceitam.Queria entrar com recurso, mas por morar longe do RJ e ter que entregar pessoalmente…já viram neh?

  25. alguém poderia dar dicas de hospedagem próximo aos possíveis locais de prova da marinha no RJ? farei prova dia 21/set….

      1. ainda não divulgaram o local, e a prova já é dia 21! Poderia indicar um bairro com fácil acesso a táxis ou metrô, e de preferência, um pouco mais seguro? Penso em fazer a reserva em um local central e de fácil locomoção, caso o local da prova seja distante. Qto a táxi no RJ, há alguma empresa/companhia que recomende?
        Grata por sua colaboração.

  26. Olá, pessoal. Sou nova por aqui… fiz a prova da marinha, é meu primeiro concurso federal (sou concursada na Prefeitura de Limeira). Fiz 32, mas como estudei pouco não achei o resultado tão mal. Achava que a prova seria muuuito mais difícil, isso me animou para estudar para os próximos! Legal esse espaço, vou acompanhar sempre o blog! Bjs!

  27. Estou com raiva da desorganização da marinha. Um absurdo o que eles fazem com os candidatos! Só falta cancelarem o concurso!

  28. Oi gente, alguém por acaso sabe do resultado da prova? Até mandei e-mail para eles mas até hoje não obtive resposta. Sou novata em concursos mas estou achando estranha a demora por algum resultado. Bjs!

  29. Gente, saiu o resultado,não passei como já esperava.Mas queria entender como é calculada aquela nota que tá lá. Pretendo tentar ano que vem ou o próximo ano que tiver o concurso e seria legal saber quantas questões os aprovados fizeram. Alguém consegue me explicar?

  30. olá boa tarde! irei fazer a prova da marinha e gostaria de saber como faço pra estudar redação, visto que cai temas sobre a marinha, onde busco essas informações

  31. Oi, gente! me inscrevi para o concurso da marinha 2015 e queria saber a opinião de vocês… Vocês acham q uma pessoa recém formada (sem títulos) tem alguma chance ? rs

  32. Oi Galera,
    alguém ai pode me ajudar a saber os últimos temas das redações anteriores.
    Abração e Sucesso a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s