Duas vagas para jornalista? Concurso da UFRB!

Quando um jornalista concurseiro vê uma seleção com duas vagas para a área, já é motivo para comemorar! É que na maioria das seleções, só há uma vaga, quando não é apenas para cadastro de reserva!

Mas sempre é tempo dos concursos se redimirem! A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), por exemplo, está com inscrições abertas para um concurso que vai contratar dois jornalistas!

Vejam as informações:

CARGO: Jornalista

VAGAS: duas (uêba!!!)

INSCRIÇÕES: até 28 defevereiro, no site da UFBA

PROVA: 20 de março, nas cidades de Salvador e Cruz das Almas

SOBRE A BIBLIOGRAFIA:
Quando um concurso recomenda a bibliografia, é porque geralmente as questões serão tiradas literalmente desses livros. Portanto, trate de estudar todo a bibliografia possível!

ATENÇÃO PARA AS QUESTÕES!
As provas escritas constam de questões objetivas de proposição simples. Cada questão só poderá ser verdadeira (V) ou falsa (F) e valerá 1 (um) ponto.

Se o candidato acertar, seu escore é 1 (um); se errar, é −0,5 (menos meio ponto); se deixar em branco ou fizer marcação dupla ou indevida, o escore é 0 (zero). Sendo assim, se não souber com certeza a questão, é melhor deixar em branco!

PARA ESTUDAR:

PORTUGUÊS (15 questões)
Compreensão e interpretação de textos: habilidade de ler, compreender e interpretar textos de diversos tipos em língua portuguesa: verbais; não-verbais e mistos.
Objetivos: O candidato deverá ser capaz de atribuir sentidos coerentes aos textos apresentados, demonstrando habilidade de: 1. Decodificar e inter-relacionar informações. 2. Perceber as relações do texto com o seu mundo exterior. 3. Demonstrar atitude crítica frente às questões enfocadas nos textos. 4. Reconhecer as modalidades linguísticas que refletem diferenças sociais, culturais e regionais dos falantes da língua portuguesa. 5. Apresentar domínio gramatical da variedade padrão da língua portuguesa, como: 5.1. Regência nominal e verbal. 5.2. O nome, o artigo, o pronome, o adjetivo, o advérbio, a preposição, a interjeição e os seus respectivos empregos. 5.3. O verbo: emprego de tempos e modos. 5.4. Sintaxe: período, orações e seus termos. 5.5. Domínio da ortografia e da pontuação. 5.6. Relações semântico-lexicais, como metáfora, metonímia, analogia, polissemia, antonímia, sinonímia, hiperonímia, hiponímia, reiteração, redundância e outras.

BIBLIOGRAFIA
CUNHA, C.; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2005.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2004.
PRETTI, D. Sociolinguística: os níveis da fala; um estudo sociolinguístico do diálogo na literatura brasileira. 9. ed. São Paulo: Edusp, 2003.
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – Academia Brasileira de Letras – 5. ed. São Paulo: Global, 2009.
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa – São Paulo: Objetiva, 2009.
Gramática Houaiss da Língua Portuguesa – José Carlos de Azevedo, São Paulo: Publifolha, 2008.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (15 questões)
1. Estrutura político-administrativa brasileira e sua evolução. 2. Sistema Tributário Nacional. 3. O processo de elaboração do orçamento e sua operacionalização. 4. As inovações no orçamento público trazidas pela Constituição de 1988. 5. A prestação dos serviços públicos e as parcerias público-privadas. 6. Controle interno e externo na administração pública. 7. Tomadas e prestações de contas. 8. Procedimentos de licitação pública, convênios e contratos. 9. RJU – Regime Jurídico Único (Lei Federal 8112, de 11/12/1990).

LEGISLAÇÃO RECOMENDADA
1. CONSTITUIÇÃO DE 1988. 2. DECRETO-LEI 200/67. 3. LEI 4320/64. 4. LEI 8666/93. 5. LEI 101/2000. 6. Lei 11.079/ 30/12/2004

BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, D. Orçamento e contabilidade pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
GIAMBIAGI, F.; ALEM, A. C. Finanças públicas: teoria e prática no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
JUND, S. AFO: administração financeira e orçamentária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
JUSTEN FILHO, M. Curso de direito administrativo. São Paulo: Saraiva, 2006.
SILVA, L. M. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo. São Paulo: Atlas, 2008.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (30 questões)
1. Teoria da comunicação: conceitos e escolas. 2. Comunicação na Era da Informação. 3. Tecnologias da informação e comunicação: as redes. 4. Ética e o profissional de jornalismo. 5. Texto jornalístico. 6. Gêneros jornalísticos: reportagens, entrevistas, editoriais. 7. Jornalismo científico: divulgação científica. 8. Edição radiofônica: aspectos históricos, técnicos, radiojornalismo em rede. 9. Edição na assessoria de imprensa. 10. Processo editorial na TV. 11. Jornalismo na internet: produção da informação online.

BIBLIOGRAFIA
BARBEIRO, H.; LIMA, P. R. de. Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. São Paulo: Campus, 2003.
DINES, A. O papel do jornal e a profissão de jornalista. São Paulo: Summus, 2009.
DIZARD JR., W. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Tradução de Edmond Jorge. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. (org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
FELIPPI, A.; SOSTER, D. A.; PICCININ, F. (org.). Edição em jornalismo: ensino, teoria e prática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
JUNG, M. Jornalismo de rádio. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. (Coleção Comunicação)
PALACIOS, M.; RIBAS, B. Manual de laboratório de jornalismo na internet. Salvador: EDUFBA, 2007.
PINHO, J. B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003. (Coleção Novas Buscas em Comunicação)
SQUARISI, D.; SALVADOR, A. A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. (Coleção Comunicação)
VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All print, 2009.
WOLTON, D. Pensar a comunicação. Brasília: UNB, 2004.

EDITAL COMPLETO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s