Concurso de carreira da Marinha!

mbA Marinha do Brasil lançou o edital do concurso público para ingresso no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar, em outras palavras, concurso de carreira para o órgão! Nas áreas de Comunicação Social (podem concorrer todas), há uma vaga.  Normalmente a oportunidade especificamente da nossa área é para o Rio de Janeiro, mas como o concurso é nacional, sempre é possível ser chamado para outra localidade onde tem unidades da Marinha.

Às vezes no concurso da Marinha (não é sempre, mas isso já aconteceu com Comunicação), há um aumento desse número e outros aprovados são convocados.

PS: Fiquem ligados no blog que em breve tem o depoimento da aprovada na última seleção da Marinha que vai contar um pouco como conquistou essa tão sonhada vaga!

Atenção às várias etapas da seleção. Vamos aos detalhes:

CARGO: Comunicação Social

VAGAS: uma

SALÁRIO: não é informado no edital, mas para o posto de Primeiro-Tenente é de cerca de R$6.500,00 (líquido)

INSCRIÇÕES: de 18 de abril a 17 de maio site da Marinha

VALOR: R$ 80,00

ETAPAS
1) Provas: prova objetiva com 50 questões apenas de conhecimentos específicos + redação

2) Eventos Complementares:
a) Inspeção de Saúde: exames de saúde
b) Teste de Aptidão Física: natação (25 metros em 50 segundos, para o sexo masculino e em 1 minuto, para o sexo feminino) e corrida (2400 metros em 16 minutos, para o sexo masculino e 17 minutos, para o sexo feminino)
c) Verificação de Dados Biográficos (fase preliminar): entrega de documentos que serão analisados. Será feita uma investigação preliminar para saber se o candidato preenche os requisitos de idoneidade moral e de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha

3) Curso de Formação de Oficiais (CFO): tem duração total de aproximadamente 39 semanas e é ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), que fica no Centro do Rio de Janeiro/RJ.
a) Período de Adaptação: com duração aproximada de 3 semanas, tem o objetivo de adaptar e preparar os futuros alunos para as atividades acadêmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o Curso. Durante este curso, perceberá remuneração em torno de R$ 5 mil (posto de Guarda-Marinha), além de ter garantido alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa
b) Verificação de Documentos: entrega de cópias dos documentos.
c) Verificação de Dados Biográficos (fase final): candidatos deverão preencher e devolver o Questionário Biográfico Simplificado
d) Avaliação Psicológica: teste psicológico
e) Curso de Formação propriamente dito: após concluir o Período de Adaptação e ser considerado “Apto” na Avaliação Psicológica e na Verificação de Documentos, o candidato terá a matrícula no Curso de Formação de Oficiais efetuada.

COMECE A ESTUDAR:
1) FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO: conceitos, objetivos, modelos, métodos e meios; Comunicação de massa; Efeitos da comunicação de massa; e Componentes fundamentais da comunicação de massa.

2) RELAÇÕES PÚBLICAS: Conceitos, processos, objetivos, pesquisa, auditoria e produtos; Teorias e estratégias de Relações Públicas; A comunicação nas organizações: conceitos e técnicas; Estratégias de comunicação nas organizações: planejamento, plano e gestão. Relações Públicas nas organizações; Comunicação organizacional integrada; Planos, projetos e programas de Relações Públicas; Comunicação digital; Comunicação corporativa e reputação; Comunicação e opinião pública; Gestão de crises; Assessoria de Imprensa; Públicos; Mídias sociais; e Estratégias de comunicação nas mídias sociais.

 

3) JORNALISMO: Conceitos, teorias, críticas e tendências; Linguagem jornalística multimeios: jornalismo impresso; fotojornalismo; telejornalismo; radiojornalismo; jornalismo digital e online; Características dos meios jornalísticos; Características do texto jornalístico; Redação e Edição; Entrevista: tipos e classificação das entrevistas; Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes; Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de leads (lide) e técnicas; Comunicação empresarial; Agências de informação; e Ética.

4) PUBLICIDADE, PROPAGANDA e MARKETING: Conceitos, teorias, críticas e tendências; Linguagem jornalística multimeios: jornalismo impresso; fotojornalismo; telejornalismo; radiojornalismo; jornalismo digital e online; Características dos meios jornalísticos; Características do texto jornalístico; Redação e Edição; Entrevista: tipos e classificação das entrevistas; Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes; Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de leads (lide) e técnicas; Comunicação empresarial; Agências de informação; e Ética.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2013.
BARBOSA, Gustavo G.; RABAÇA, Carlos A. Dicionário de Comunicação. 10.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2002.
BUENO, Wilson da Costa (Org.) Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. Barueri, SP: Manole, 2015.
CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 10.ed. Brasília: Editora Senac-DF, 2013.
DUARTE Jorge (Org.) Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. 4.ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2011.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4.ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação: o que gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. São Paulo: Atlas, 2013.
FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica. 3.ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2012.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9.ed. 3.ª reimpressão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 5.ed. revista. São Paulo: Summus, 2003.
_______. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2.ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.
LAGE, Nilson. A reportagem: Teoria e Técnica de Entrevistas e Pesquisa Jornalística. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
OLIVEIRA, Hugo Paulo Gandolfi de (Org.) Redação jornalística multimeios: técnicas para jornalismo impresso, jornalismo online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo. Chapecó, SC: Argos, 2012.
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. 3.ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
RAMALHO, José Antônio. Mídias Sociais na Prática. São Paulo: Elsevier e Campus, 2010.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 3.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 9ª tiragem.
SANT ‘ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 8.ed. revista e ampliada. São Paulo: Cencage Learning, 2009.
SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da Silva. Comunicação Corporativa e Reputação: construção e defesa da imagem favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.
TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas Organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.

OBSERVAÇÃO: A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. Mas, normalmente as provas seguem bem à risca o que está nos livros, é bom ler o máximo possível!

LEIA O EDITAL COMPLETO

 

Anúncios

5 opiniões sobre “Concurso de carreira da Marinha!”

  1. Por favor corrigir o conteúdo programático de Propaganda. “PUBLICIDADE, PROPAGANDA e MARKETING – Conceitos e técnicas; Pesquisa e planejamento de campanha
    publicitária; Briefing; Agência; Anunciante; Criação publicitária; Mídia; Características básicas dos principais veículos de
    comunicação publicitária; Propaganda governamental; Marketing: conceitos e processos de Marketing; Desenvolvimento
    de oportunidades e estratégias de marketing; Desenvolvimento do Mix de marketing; Produção gráfica: Conceitos;
    Editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão; Processos de impressão; Acabamento; e Tipologia.”

  2. O livro propoaganda de A a Z é de 2013!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Todos os livros são os mais novos possíveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abs a quem vai fazer o concurso. Não se esqueçam. Não aceitam recurso na Marinha! Leiam os livros de acordo com a DATA!

    Vai o conteúdo

    BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
    BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas mídias. Rio
    de Janeiro: Elsevier Editora, 2013.
    BARBOSA, Gustavo G.; RABAÇA, Carlos A. Dicionário de Comunicação. 10.ed. revista e atualizada. Rio de
    Janeiro: Elsevier e Campus, 2002.
    BUENO, Wilson da Costa (Org.) Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. Barueri, SP: Manole, 2015.
    CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 10.ed. Brasília: Editora Senac-DF, 2013.
    DUARTE Jorge (Org.) Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. 4.ed. revista e
    ampliada. São Paulo: Atlas, 2011.
    FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4.ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
    FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação: o que gestores e profissionais de comunicação precisam
    saber para enfrentar crises corporativas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
    FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica. 3.ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2012.
    KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
    KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 5.ed. revista. São
    Paulo: Summus, 2003.
    _______. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2.ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão
    Editora, 2009.
    LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 11.ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
    MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
    OLIVEIRA, Hugo Paulo Gandolfi de (Org.) Redação jornalística multimeios: técnicas para jornalismo impresso,
    jornalismo online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo. Chapecó, SC: Argos, 2012.
    PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. 3.ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
    RAMALHO, José Antônio. Mídias Sociais na Prática. São Paulo: Elsevier e Campus, 2010.
    SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso.
    4.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2013.
    SANT´ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria,
    técnica e prática. 9.ed. revista. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
    SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da. Comunicação Corporativa e Reputação: construção e defesa da imagem
    favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.
    TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas Organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo:
    Summus, 2015.

  3. Não achei no edital e queria ajuda, tenho tatuagem uma frase no braço. Pequena.
    Mesmo pra exercer a função de comunicador dentro da marinha o uniforme de serviço (farda) vai aparecer minha tatuagem, posso ser eliminado ? Ou com a nova lei do STF posso ficar mais tranquilo? Por favor me ajude!
    Aguardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s