IFPA: nove vagas para Comunicação Social!

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O Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Pará (IFPA) vai realizar um concurso público que oferece oportunidades para as áreas de Comunicação Social. As oportunidades estão espalhadas por diversos municípios! Confiram os detalhes!

CARGO 1: Jornalista

VAGAS: 4 (1 para Castanhal, 2 para Belém e 1 para Tucuruí)

PRÉ-REQUISITOS: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Jornalismo ou Comunicação Social (habilitação Jornalismo)

ATRIBUIÇÕES: recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 2: Programador Visual

VAGAS: 1 (Abaetetuba)

PRÉ-REQUISITOS: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Comunicação Visual ou Comunicação Social (habilitação Publicidade) ou Desenho Industrial (habilitação Programação Visual)

ATRIBUIÇÕES: planejar serviços de pré-impressão gráfica; realizar programação visual gráfica e editorar textos e imagens; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 3: Revisor de Texto

VAGAS: 2 (Belém)

PRÉ-REQUISITOS: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Comunicação Social ou Letras

ATRIBUIÇÕES: rever textos, atentando para as expressões utilizadas, sintaxe, ortografia e precisão para assegurar-lhes correção, clareza, concisão harmonia; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 4: Tecnólogo/Marketing

VAGAS: 1 (Itaituba)

PRÉ-REQUISITOS: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Tecnologia em Marketing ou graduação em Comunicação e Marketing ou Propaganda e Marketing. Serão aceitos os cursos constantes da Tabela de Convergência, denominação Marketing, do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2010.

ATRIBUIÇÕES: estudar, planejar, projetar, especificar e executar projetos específicos na área de atuação; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 5: Tecnólogo/Produção Audiovisual

VAGAS: 1 (Parauapebas)

PRÉ-REQUISITOS: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual ou graduação em Cinema e Audiovisual ou Audiovisual ou Comunicação Social – Audiovisual ou Comunicação Social – Cinema e Audiovisual. Serão aceitos os cursos constantes da Tabela de Convergência, denominação Produção Audiovisual e Comunicação, do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2010.

ATRIBUIÇÕES: estudar, planejar, projetar, especificar e executar projetos específicos na área de atuação; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

SALÁRIO: R$ 3.666,54 (vencimento básico) + percentual de Incentivo à Qualificação para os candidatos que possuam escolaridade superior à exigência mínima para ocupação do cargo (varia de 5% a 75% do vencimento básico) + R$ 458,00 (auxílio alimentação) + auxílio transporte + assistência suplementar a saúde + R$ 321,00 por dependente até cinco anos de idade (assistência pré-escolar).

CARGA HORÁRIA: 40h semanais, porém o edital diz que é ”exceto para os cargos sujeitos à jornada regulada por Lei específica”. Os IFs geralmente respeitam as 25 horas para Jornalista, acredito que especificamente para este cargo deve se manter essa carga horária!

INSCRIÇÕES: serão realizadas até o dia 10 de abril, no site da Funrio

PROVAS: Objetivas e de Títulos. As provas objetivas serão realizadas na data provável de 05 de junho.

PARA ESTUDAR
1) LÍNGUA PORTUGUESA (12 QUESTÕES): 1. Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos, extraídos de livros, revistas e jornais. 2. Interpretação de textos verbais, não-verbais e mistos: quadrinhos, tiras, outdoors, propagandas, anúncios, etc. 3. Nova ortografia. 4. Acentuação gráfica. 5. Pontuação. 6. Crase. 7. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 8. Morfossintaxe: classes de palavras: estrutura, formação, flexão e emprego no contexto da enunciação. 9. Frase, oração e período. 10. Termos da oração e suas funções morfossintáticas. 11. Relações sintático-semânticas entre as orações de um período. 12. Processo de coordenação e de subordinação. 13. Sintaxe de concordância e regência. 14. Semântica: sinônimos e antônimos. 15. Conotação e denotação. 16. Figuras de Linguagem. 17. Redação de correspondências oficiais.

2) LEGISLAÇÃO E ÉTICA DO SERVIÇO PÚBLICO (6 QUESTÕES): 1. Constituição Federal de 1988: 1.1. Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º ao 4º). 1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5º ao 11). 1.3. Da Organização do Estado (arts. 37 ao 41). 1.4. Da Organização dos Poderes (arts. 76 ao 84). 1.5. Da Ordem Social (arts. 193 ao 230). 2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90) e suas alterações. 2.1. Das Disposições Preliminares. 2.2. Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição. 2.3. Dos Direitos e Vantagens. 2.4. Do Regime Disciplinar. 2.5. Do Processo Administrativo Disciplinar. 2.6. Da Seguridade Social do Servidor. 3. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE (Lei nº 11.091/2005) e suas alterações. 4. Lei da improbidade administrativa (Lei nº 8.429/1992) e suas alterações. 5. Lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. (Lei nº 11892/08). 6. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto no 1.171, de 22 de junho de 1994 e Decreto no 6.029, de 1º de fevereiro de 2007.

3) RACIOCÍNIO LÓGICO (7 QUESTÕES): 1. Compreensão de estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 2.1. Operações com Conjuntos. 2.2. Análise das Proposições com conectivos “e”, “ou”, “se…então…”, “…se e somente se…”. 2.3. Análise dos Quantificadores “Todo”, “Algum” e “Nenhum”. 2.4 Equivalência e Negação de Proposições. 3. Operações com números reais. 4. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 5. Razão e proporção. 6. Porcentagem. 7. Regra de três simples e composta. 8. Média aritmética simples e ponderada. 9. Sistema de equações do 1º grau. 10. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 11. Sistemas de medidas usuais. 12. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.

4) CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA (8 QUESTÕES): 1. Microsoft Office 2010: Conceitos e utilização dos aplicativos Word e Excel. 2. Libre Office: Conceitos e utilização dos aplicativos Writer e Calc. 3. Sistema operacional Windows: Conceitos e utilização dos principais recursos; procedimentos de configuração do Painel de Controle. 4. Conceitos de Internet e Intranet: Utilização de aplicativos de navegação e de correio eletrônico. 5. Conceitos de Tecnologia de Informação: noções básicas de hardware, software e segurança da informação.

5) CONHECIMENTOS GERAIS (7 QUESTÕES): Questões sobre tópicos atuais e relevantes de diversas áreas: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

6) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (30 QUESTÕES)
A) JORNALISTA: 1. Princípios de comunicação social e comunicação de massa; 2. Teorias e Técnicas de jornalismo: redação de material informativo; noções de fotojornalismo e telecinejornalismo; noções de comunicação visual para veículos impressos. 3. O Jornalismo e a Editoração na Popularização do Conhecimento; 4. Conceito Popular e Conceito de Comunidade. 5. Gêneros Jornalísticos. 6. Jornalismo Especializado e Científico; 7. Diferentes veículos de Comunicação. 8. Veículos para Editoração. 9. Informação Científica para diferentes classes sociais; 10. Política Científica e Política de Comunicação; 11. Papel da informação para o desenvolvimento social; 12. Uso de meios de Comunicação Social: rádios, jornais, emissoras de televisão, revistas; características específicas para o uso dos Meios de Comunicação; publicações, expositivos, folhetos, etc. 13. Redação de artigos técnicos e científicos (estrutura, estilo de linguagem, normas técnicas); 14. Redação de boletins informativos, comunicados, matéria jornalística; 15. Comunicação Pública; 16. Direitos Autorais; 17. Planejamento da Comunicação (definição de público, seleção de instrumentos, aferição de resultados); 18. Uso da internet na comunicação social; 19. Cores, ilustrações, técnicas de impressão, redação de texto; 20. A linguagem jornalística – estrutura, texto, lide, sublide, título, entre título, características de linguagem, normas convencionais. 21. Ética Jornalística. 22. Legislação Jornalística. 23. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil; 24. Legislação em comunicação social: Lei de imprensa; 25. Teoria da Comunicação; 26. Ética e Direito à informação pública; 27. Opinião Pública; 28. Assessoria de Imprensa – conceito, finalidade; 29. Meios de divulgação – entrevista coletiva, entrevista exclusiva, release; 30. Relacionamento e atendimento à imprensa; 31. Estrutura e processos de produção jornalística em jornal, revista, televisão, agências, mídia eletrônica. 32. Crimes de imprensa.

B) PROGRAMADOR VISUAL: 1. Teorias da comunicação. 2. Técnicas básicas de pesquisa de mídia digital e impressa, e sua utilização. 3. Planejamento em Comunicação e Campanha Institucional. 4. Fundamentos da linguagem visual e Composição: princípios do design; identidade visual; tipografia; diagramação. 5. Softwares de programação visual: Corel X4, Photoshop CS4, Indesign CS4, Ilustrator. 6. Tratamento de imagens. 7. Tipos de mídias e suas características. 8. Conhecimentos de criação, layout, arte-finalização e preparação de originais para impressão. 9. Noções de produção gráfica: fotolito convencional e digital, matrizes convencionais e digitais, tintas, papéis e outros suportes, processos de impressão convencionais e digitais, acabamento. 10. Tratamento de imagens e preparação de arquivos em formatos nativos de softwares gráficos. 11. Domínio dos softwares Photoshop, Dreamweaver, CorelDraw e InDesign. 12. Conhecimento de sistema operacional Windows (todas as versões).

C) REVISOR DE TEXTO: 1. Língua Portuguesa: Ortografia, acentuação gráfica e pontuação gráfica; 2. Formação de palavras novas e sentidos novos na língua; 3. Emprego das classes gramaticais, Uso dos tempos verbais; 4. Empregos dos particípios duplos; 5. Concordância verbal e nominal, Regência verbal e nominal; 6. Subordinação e Coordenação; 7. Ambiguidade; 8. Sinonímia e Antonímia; 9. Metáfora e metonímia; 10. Texto e textualidade; 11. Contextualização; 12. Polifonia e Intertextualidade; 13. Progressão referencial; 14. Progressão sequencial; 15. Mecanismo de coesão textual; 16. Coerência textual; 17. Uso dos operadores argumentativos; 18. Impessoalização do texto; 19. Adequação vocabular; 20. Argumentação; 21. Compreensão e interpretação de Texto.

D) TECNÓLOGO/MARKETING: Teorias da Comunicação. Principais escolas e pensadores. Legislação e ética em Publicidade e propaganda. Administração e marketing institucional. História da publicidade e da propaganda. Técnicas de Relações Públicas. Assessoria de imprensa. Organização de entrevistas coletivas. Comunicação dirigida. Notas oficiais. Planejamento de Comunicação Organizacional. Marketing de produtos. Composto de marketing. Mix de marketing. Pesquisa de opinião e de mercado. Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com as comunidades. Mídias digitais. Internet e Intranet. Novas tecnologias aplicadas ao marketing. Produtos impressos e audiovisuais. Produção gráfica. Comunicação social e órgãos públicos. Comunicação institucional. Campanhas publicitárias e campanhas governamentais. Redação de Texto Informativo. Técnicas de Codificação em Jornalismo. Impacto ambiental e opinião pública. Redação de relatórios. Administração das Informações de Marketing. Ética empresarial.

E) TECNÓLOGO/PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: 1. História do Cinema Brasileiro e Mundial (Fatos, Ciclos, Personalidades, Gêneros). 2. Teorias do Cinema e Linguagem Cinematográfica (Tipos de Planos e cortes, Estilos de Montagem, Diegese cinematográfica, Estilos Cinematográficos). 3. Técnica Cinematográfica (Equipe e Equipamentos, Fotografia e Iluminação, Cenografia e Figurino, Captação de Som, Cinema Digital, Máscaras e Efeitos Especiais). 4. PréProdução (Captação de Recursos, Roteiro, Elenco, Production Design). 5. Produção (Externas, Estúdio, Planilhas de Produção). 6. Pós-produção (Correção de Cor, Montagem, Distribuição). 7. Instituições do Estado e Legislação do Audiovisual no Brasil.

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