Inscrições para o IFPE terminam esta semana

ifpeO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está oferecendo três vagas para Jornalista (sendo uma reservada para a cota de negros). Acredito que as convocações sejam para Recife, mas o edital diz que o candidato pode ser lotado em qualquer um dos campi ou unidades do IFPE existentes ou que venham a ser criadas no prazo de validade do concurso.

Os interessados podem se inscrever até esta quarta-feira (24). Vamos aos detalhes?

CARGO: Jornalista

VAGAS: 3 vagas, sendo 2 para ampla concorrência e 1 reservada para negros

SALÁRIO: R$ 3.666,54 (vencimento básico) + auxílio-alimentação + auxílio pré-escolar + auxílio-transporte + Incentivo à Qualificação (para quem tem especialização, mestrado ou doutorado)

CARGA HORÁRIA: 25h

REQUISITOS: Curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo + registro no Conselho competente

DESCRIÇÃO DO CARGO: Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

INSCRIÇÕES: Até o dia 24 de fevereiro, no site do IFPE

VALOR: R$ 100,00

PROVAS: Objetivas, que serão realizadas no dia 03 de abril

PARA ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões)
1. LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS: 1.1. Reconstrução de informações do texto: identificação de informações implícitas; relações entre informações do texto e conhecimentos prévios; reconhecimento de: tema, finalidade e intenções, ordenação e hierarquia de ideias, ambiguidade, ironia, humor, opiniões e valores; identificação do sentido de uma palavra pelo contexto; identificação do locutor e interlocutor; intertextualidade e produção de sentidos, efeitos da citação de um texto em outro; síntese ou paráfrase de textos ou de parágrafos. 1.2. Gêneros e tipos textuais: estrutura e elementos de texto narrativo nos gêneros relato, notícia e crônica; elementos do texto argumentativo e tipologia da argumentação em gêneros diversos: tese, argumento e contra-argumento, refutação; estratégias de persuasão e efeitos pretendidos; aspectos temáticos de textos literários; tipos descritivo, injuntivo e expositivo; análise das características discursivas de gêneros diversos. 2. TÓPICOS LINGUÍSTICOS – 2.1. Relações coesivas estabelecidas por pronomes e advérbios. 2.2. Relações semântico-sintáticas entre termos da oração e entre orações: explicação, oposição, conclusão, adição, alternância, causa, consequência, tempo, finalidade, condição, comparação, conformidade, proporção. 2.3. Emprego da pontuação. 2.4. Sintaxe de concordância e de regência nominal e verbal. 2.5. Novo Acordo Ortográfico.

2) Conhecimentos Específicos (30 questões)
1. Fundamentos da Comunicação: Teoria da Comunicação; Príncípios da Comunicação Social e de Massa; Papel Social da Comunicação. 2. Assessoria de Comunicação: Conceitos; Delimitação da Área; Relação com Áreas Afins; Planejamento Estratégico em Comunicação; Comunicação Integrada; AUDITORIA DE IMAGEM NA MÍDIA; Comunicação e GERENCIAMENTO de Crise; Responsabilidade Social Corporativa; MARKETING SOCIAL; FILANTROPIA EMPRESARIAL E BALANÇO SOCIAL; Identidade e Imagem Corporativa; PÚBLICO INTERNO E EXTERNO; Opinião Pública (conceitos, pesquisas e análise); Propaganda Institucional e Educativa; PROMOÇÃO INSTITUCIONAL; Produtos e Serviços (press-kit, release, clipping, house-organ, jornal mural, mailing, midia training, site institucional, vídeo institucional, newsletter); Intranet e Comunicação Interna; Organização de Eventos; ENDOMARKETING. 3. Jornalismo: História da Imprensa Brasileira; CONCEITO DE NOTÍCIA; Técnicas de Jornalismo; Linguagem Jornalística; Gêneros Jornalísticos; Jornalismo Científico; Divulgação Científica; Jornalismo Digital; Fotojornalismo; Telejornalismo; Radiojornalismo; Jornalismo Impresso; Objetividade Jornalística; Edição de Texto Jornalístico; Produção Audiovisual; Roteiro. 4. Novas Tecnologias e Estudos da Comunicação: Comunicação Pública; Jornalismo 2.0; Interatividade; Mídias Sociais. 5. Legislação e Ética do Jornalista.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

8 opiniões sobre “Inscrições para o IFPE terminam esta semana”

  1. o edital não deixa claro, mas uma amiga que trabalha lá falou que a previsão é que as vagas sejam pro interior, Mariana. disse que tinha muita gente tentando transferência pra Recife, hehe 😛

  2. Mariana,
    Você (ou qualquer outro leitor gentil do seu site, rs) poderia dar a dica de por quais provas estudar para esse concurso? Pois só encontrei duas provas da CVEST (2012 – Jornalista; 2013 – Relações Públicas), daí fica muito complicado impossível conhecer a banca.

    1. Quando não tem muitas provas da banca, melhor pegar provas da Cespe, FGV e FCC que são bancas com mais estrutura e normalmente com questões mais difíceis, aí você fica com um bom conhecimento dos assuntos que podem cair na sua prova.

  3. Mariana, onde posso encontrar material que discorra sobre marketing social, filantropia empresarial e balanço social? Agradeço se puder responder.

  4. Mariana,
    Eu sei que este post não é para isso, porém acho que você poderá solucionar a minha dúvida. Eu sou formada em Jornalismo, contudo me dedico apenas a área acadêmica sem vínculo empregatício. Atualmente, comecei a estudar para concursos, e percebi que a maioria exige registro no órgão competente. Sabe me dizer se é preciso ter experiência profissional para obter esta certificação?
    Desde já, obrigada pela atenção dispensada.
    🙂

    1. Registro é o DRT ou MTB, nada mais que um número registrado na sua carteira de trabalho que atesta que você é jornalista profissional. Não precisa ter experiência para tirar o seu registro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s