ibge

Processo seletivo temporário para o IBGE

ibgeTerminam no próximo dia 22 as inscrições para a seleção temporária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que oferece vagas para Jornalismo, Relações Públicas e Produção Gráfica/Editorial. Lembrando que o órgão também está realizando um concurso com cargos efetivos e vagas apenas para Jornalismo. O contrato é de até no máximo 31 meses.

Vamos aos detalhes?

CARGO 1: Analista Censitário (AC)/ Jornalismo

REQUISITOS: Curso Superior completo com graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

VAGAS: 16 vagas, sendo 1 para Salvador/BA, 1 para Fortaleza/CE, 1 para Goiânia/GO, 1 para São Luís/MA, 1 para Belo Horizonte/MG, 1 para Belém/PA, 1 para Recife/PE, 1 para Curitiba/ PR, 5 para o Rio de Janeiro/RJ (3 ampla concorrência + 1 portador de necessidades + 1 cotas negros/ pardos), 1 para Porto Alegre/RS, 1 para Florianópolis/SC e 1 para São Paulo/SP

CARGO 2: Analista Censitário (AC)/ Relações Públicas

REQUISITOS: Curso Superior completo com graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas; reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

VAGAS: 2 para o Rio de Janeiro/RJ

CARGO 3: Analista Censitário (AC)/ Produção Gráfica/Editorial

REQUISITOS: Curso Superior completo com graduação em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial ou Editoração; ou em Design com habilitação em Comunicação Visual; ou em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual ou Comunicação Visual; ou em Design Gráfico; ou em Tecnólogo em Produção Gráfica ou cursos de graduação correlatos às áreas de Produção Editorial, Design, Desenho Industrial e Comunicação Visual, reconhecidos pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

VAGAS: 2 para o Rio de Janeiro

SALÁRIO: R$ 7.166,00 + Auxílio Alimentação + Auxílio Transporte + férias e 13º salário proporcionais

TEMPO DE CONTRATO: até 31 meses

INSCRIÇÕES: até o dia 22 de fevereiro, no site da Cesgranrio

VALOR: R$ 120,00

PROVAS: objetivas, que serão realizadas no dia 22 de maio

PARA ESTUDAR:
1) Língua Portuguesa (15 questões, cada uma valendo 1,2): I – Compreensão de textos; II – ortografia oficial; III – acentuação gráfica; IV – sintaxe da oração e do período; pontuação; V – concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; VI – emprego do sinal indicativo de crase; VII – colocação e emprego dos pronomes; VIII – emprego de verbos; IX – significação das palavras.

2) Raciocínio Lógico Quantitativo (10 questões, cada uma valendo 1,2): I – Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos. II – Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos e eventos. III – Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas. IV – Lógica da argumentação. V – Diagramas lógicos. VI – Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e gráficos. VII – Princípio fundamental da contagem. VII – Cálculo de probabilidade em espaços amostrais finitos.

3) Conhecimentos Específicos (35 questões, cada uma valendo 2,0)
a) Jornalismo: 1. Comunicação e jornalismo: modelos teóricos de comunicação e os processos de significação; articulação dos códigos comunicacionais nas novas mídias; as diversas formas de jornalismo (on‐line, radiojornalismo, telejornalismo, comunitário, documentário, redes sociais) e seu papel no mundo global; perfil do jornalismo com o advento das novas tecnologias; perfil da propaganda institucional e educativa; comunicação pública – Lei de Acesso à Informação, transparência, interesse público e democracia no acesso à informação; jornalismo de dados – conceitos de raspagem, limpeza e visualização de dados; comunicação cidadã (jornalismo colaborativo, financiamento coletivo, copyleft e narrativas independentes). 2. As informações e a sua extensão: política editorial; editoriais (tipos comuns e especiais); reportagem ‐ tipos; entrevista ‐ modalidades; titulação; o texto jornalístico ‐ características: a estrutura da notícia; números e siglas; uso correto dos verbos 3. Comunicação organizacional integrada: áreas e atribuições de gestão em comunicação; Políticas de Comunicação – valores, objetivos, diretrizes e procedimentos de comunicação. 4. Assessoria de imprensa: questões éticas, o papel do assessor nos órgãos públicos e na iniciativa privada; perfil do profissional: exigências; levantamento de dados, mapas, gráficos, indicativos numéricos, pesquisa complementar (livros, textos); veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter); clipping, clipping eletrônico; produção de releases, comunicados e notas oficiais 5. Mídias Sociais: a Internet como ferramenta para construção da marca; a importância das redes sociais para as marcas; a interação entre marcas digitais e o seu público; construindo presença e engajamento nas redes sociais; cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas; fundamentos, estrutura e técnicas da redação e edição de conteúdo para diferentes canais de mídias digitais; leitura crítica, preparação e tratamento de textos em mídias digitais; integração entre texto e comunicação visual; novas lógicas de circulação de notícias e a produção jornalística no contexto da mobilidade; conceito, identificação, gestão e impactos de crises no ambiente digital; funcionários e política interna no uso de mídias sociais.

b) Produção Gráfica/Editorial: O texto: preparação de originais; edição de texto (padronização e hierarquização de itens, realce gráfico); noções básicas de editoração segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Revisão: sinais de revisão mais usados, revisão tipográfica, erros mais frequentes, tipos de alinhamentos. Composição: tipos mais conhecidos. O projeto visual e gráfico: layout, boneca, arte-final, conhecimentos de diagramação e editoração eletrônica. Tipologia: famílias tipográficas mais conhecidas, corpos, sistemas de medições, fontes. O papel: principais tipos de papéis usados em produção gráfica, gramaturas, formatos. Produção gráfica: provas (cromalin, matchprint, prova de prelo etc), fotolito, retícula e policromia, cores, cores especiais (pantone), processos de impressão planográficos (offset, offset digital), eletrográficos (impressão digital) e digitais diversos (plotter, corte eletrônico), acabamento e controle de qualidade dos processos gráficos. Ebooks: preparação de publicações eletrônicas em software e formato apropriados. Conhecimento dos softwares da Adobe Creative Suite CS6 (Adobe InDesign CS6, Adobe Illustrator CS6 e Adobe Photoshop CS6).

c) Relações Públicas: Fundamentos da Comunicação e Comunicação Empresarial: Teoria da Comunicação; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada de Marketing; Planejamento Estratégico de Comunicação; Identidade e Imagem Corporativa; Relações Públicas: Planejamento de Relações Públicas; Relações Públicas Comunitárias; Comunicação Interna; Ética e Legislação de Relações Públicas; Organização de Eventos: Conceitos, classificação e tipologia de eventos; Planejamento estratégico de eventos: fases, coordenação de serviços e recursos humanos, recepção, montagem, sinalização, disposição de bandeiras, organização de mesas diretivas, precedência; Domínio das regras de Cerimonial e protocolo; Dimensões e Ferramentas Contemporâneas de Comunicação: Reputação Corporativa; Comunicação de Crise; Responsabilidade Social Corporativa; Marketing de Relacionamento; Marketing Cultural; Cibercultura e Comunicação Digital; Mídias Sociais; Conhecimentos de planejamento, concepção, desenvolvimento e implementação de ferramentas de comunicação digital; Técnicas de Jornalismo: redação de material informativo; noções de fotojornalismo e telecinejornalismo; noções de comunicação visual para veículos impressos e de produção de anúncios; Gestão: Gestão Empresarial; Cultura Organizacional; Ética Empresarial.

LEIA O EDITAL COMPLETO

5 opiniões sobre “Processo seletivo temporário para o IBGE”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s