como_foi_dpu

Concurso da DPU: como foi?

dpuHoje (24) foi dia do concurso da Defensoria Pública da União (DPU). Eu confesso que estava inscrita neste concurso, mas de última hora acabei desistindo de ir fazer a prova porque precisei tirar umas mini-férias e não estudei absolutamente nada! Tem horas que a gente precisa fazer esse tipo de coisa…

Mas estou abrindo esse post para quem fez a prova comentar como foi, o que achou! Teve muitas faltas na sua sala? A prova estava muito difícil? Como foi o nível Cespe de cobrar os conteúdos?

Deixem seus comentários aqui e boa sorte a todos e todas!

30 opiniões sobre “Concurso da DPU: como foi?”

  1. Fiz em SC. Faltaram 9 na sala e eram apenas 44 inscritos. Achei português, Administrativo e Constitucional básicos, com algumas pegadinhas, mas o conteúdo era relativamente fácil.
    Já na parte específica, achei difícil o que cobraram de Teorias da Comunicação, RP, pesquisa de opinião, etc. Alguns termos eu nunca ouvi falar e acho que tem questões para recurso.

  2. Na minha sala em bsb teve pelo menos 10 ausentes. Achei a parte de comunicação difícil, mas esperado, visto que não tinha redação. Direito e português achei mais tranquilo.

  3. Mazza, acredito que vai ter queda no número de candidatos que compareceram sim. Fiz no Rio, e não só minha sala estava com menos da metade dos candidatos como toda a UFRJ menos vazia do que em muitos concursos que já fiz. Não dá para ter uma parâmetro.

    Quanto à prova, a parte de Português seguiu o estilo Cespe de ser: interpretação e reescrita de frases por todo lado.

    Direito estava tranquila para quem conseguiu estudar tudo. Algumas cascas de banana e pegadinhas escondidas (caí em algumas =/).

    Raciocínio Lógico tava mais difícil do que esperei e a segunda parte da disciplina pedia plena certeza para as respostas. Resolvi deixar uma em branco para não perder pontos na primeira parte, que acredito ter ido melhor.

    A parte específica foi bem cobrada nas questões de RP e teve pouca atenção para a questão da fotografia e fotojornalismo, diferente da prova de 2010 da DPU, que teve quase 10 questões multiplaescolha para esse tema. Jornalismo foi bacana de fazer, mas acredito que uma questão pode valer recurso.

    PS: Não aguento mais esperar o gabarito ><

  4. Fiz em Brasília e na minha sala faltaram 20. Achei a dificuldade da prova específica bem pontual, alguns conceitos novos para mim. Português tava bem na linha cespe vocabulário, interpretação e reescritura. Vamos ver o gabarito!

  5. Perdi a prova. Nunca vi começar às 7h. Ainda bem que não tinha estudado muito pra ela. Também acho que deveria ser proibido concurso pra cadastro de reserva. Gasto público desnecessário.

    1. Quase perco! Ufa! Foi bem por pouco! Só me toquei do horário de verão no táxi, no meio do caminho. Acho que fui a última a entrar. E olhe quer viajei de Fortaleza pra Recife pra fazer essa prova! (quem mora no NE acaba se esquecendo desse horário de verão! rsrs)

  6. Fiz a prova em Brasília. Eu achei relativamente fácil. Tive uma pequena dificuldade nas disciplinas de Direito e Legislação. A parte de conhecimento específicos estava bem tranquila para mim. Achei as questões bem elaboradas. Acredito que não vai ter muitas questões anuladas. O fato de não ter redação para mim foi bom, porque me estresso um pouco pensando e escrevendo e gasto muito tempo. No geral achei a prova média. Acredito que a nota de corte vai ser alta. Agora, é aguardar o gabarito preliminar.

  7. Querida Mariana Mazza, por favor, não invente de fazer nenhum outro concurso. A sra/srta já passou no da Marinha e no da Prefeitura do Rio, além de outros, com certeza. Vamos ajudar os coleguinhas. Grato.

    1. kkkkk! Só uma correção, não é Marinha, é Aeronáutica (que é temporário) e o do Rio é Câmara Municipal (que ainda não foi homologado e pode demorar pra chamar). Mas prometo não aperrear ninguém não, só que enquanto achar interessante e tiver disposição, farei concursos! kkkkkk

      1. Rs mas já é certo que vão te chamar na Câmara, ué. Pra que fazer mais? Chega, muié. O Ministério dos Coleguinhas agradece. Bjs. Brincadeira, ta rs

  8. Fiz para o Rio e na minha sala foram 8 e faltaram 17!!! E detalhe: faltando duas horas e meia para acabar a prova só tinha eu fazendo prova. Fiz basicamente prova particular. Hahaha. Sendo sincera, não estava estudando especificamente pra ela, pois no RJ é cadastro de reserva e estou priorizando já estudar para outro. Mas, achei RL tranquilo e português normal. Informática que eu esperava que fosse tranquila, não achei. Cadê minha fórmula de excel? A específica, algumas achei mais complicadinhas, outras mais tranquilas. O problema pra mim foi a parte de leis, porque, como disse, não estudei. Então, não tenho nem como opinar muito se estava fácil ou difícil. A 8112 era a única que eu sabia. Agora é esperar o gabarito 🙂

  9. Não achei a prova muito difícil (nem fácil), mas também acho que a nota de corte será alta. Percebi muitos peguinhas e mistura de conceitos nas questões.

  10. Essa foi minha primeira prova Cespe e no edital não diz quando sai o gabarito (nunca tinha visto isso). Vocês sabem qual costuma ser o prazo dessa banca?

  11. Gente, em Recife, pelo menos na minha sala, o povo persistiu. Sala quase lotada! Não tive tempo de ver como estavam as outras salas, pois cheguei em cima da hora (tinha esquecido da questão do horário de verão). Achei boa a parte de conhecimentos básicos. Já a parte de Comunicação, tive algumas dificuldades. Acho problemático quando a organizadora quer abarcar todos os assuntos possíveis de Comunicação numa prova só! Vamos aguardar o gabarito!

  12. Eu quase não estudei o material de jornalismo, só fiz uns simulados. Estudei constituição e 8.112, achei fácil, ví alguns comentários e só errei uma questão, porém deixei 12 no total em branco. As questões de jornalismo estavam difíceis e confusas, com muitos termos que nunca ví na faculdade e nem nunca ouvi falar.
    Na minha sala muitos ausentes, 07 em 29.

  13. Fiz em São Paulo e com 125 inscritos, na minha sala faltaram 20 =)
    Achei a prova bem estilo Cespe mesmo. Português com as questões de sempre: funções do “se” e “que”, concordância, reescrita e interpretação…

    A parte de Constitucional e Administrativo estavam fáceis, só fui pega de surpresa com 6 itens de uma Lei Complementar da DPU; não enxerguei isso no edital e só estudei pela Constituição.

    Comunicação é sempre aquela coisa… A gente estuda pra caramba e o Cespe cobra alguns conceitos que eu não sei de qual autor ele tira. Mas no geral estava fácil (dá até medo de dizer isso pq sempre saio da prova de Comunicação com essa impressão).

  14. Quem se preparou fez uma ótima prova. Eu não me preparei como gostaria, mas deu para responder algumas questões de Direito Constitucional e Administrativo só pelo básico que estudei. Acredito que para quem já está no ramo dos concursos, estudando sempre, foi uma prova bem fácil. A parte de específicas achei tranquila.

  15. Fiquei em 2º lugar para São Paulo, mas entrei no fórum do Correio Braziliense e tem gente falando que na nota divulgada hoje ainda não foram aplicados os pesos. Alguém viu isso no edital?

    E mesmo sendo Cadastro Reserva será que chamam?

  16. De fato, Renata, essa nota q está no site não corresponde à nota com a aplicação dos pesos, o que pegou todo mundo de surpresa. A aplicação dos pesos está definida no edital, mas não me lembro do item… tem q fazer umas boas contas pra se chegar aos pesos correspondentes.

  17. Atenção pessoal que fez pra SC e está nas 5 primeiras posições… quem estiver disposto a comparar as notas finais com a atribuição de pesos, por favor, entre em contato pelo email pretoconcurso@yahoo.com.br
    E assim acabamos logo com essa agonia que o CESPE inventou ao divulgar um resultado parcial.

    Grato,

    Pedro

  18. Em SP as notas dos três primeiros lugares estão diferentes por décimos =/ Se alguém quiser compartilhar tb as notas para anteciparmos o resultado, estou por aqui.

Deixe uma resposta

