emater

Vagas na Emater de Minas Gerais

emater_mgA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai realizar um concurso que tem uma vaga para Jornalismo. A oportunidade é para trabalhar em Belo Horizonte.

O regime de contratação é o da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), e haverá um contrato inicial de experiência de 90 dias. Confiram:

CARGO: Assistente Técnico I/ Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 3.913,78

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

ATRIBUIÇÕES DO CARGO: Exercer como profissional de nível superior e de acordo com sua habilitação atividades de apoio às diversas unidades da Empresa; Elaborar e executar projetos, programas, processos, contratos e pareceres específicos de sua área de atuação. Desenvolver, coordenar, executar, avaliar, emitir pareceres e relatórios dos programas e projetos de sua área de competência. Elaborar material técnico e institucional, ministrar treinamentos relacionados a sua área de competência.

REQUISITOS: Curso superior completo em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Disponibilidade para viagens constantes. Seis meses de experiência na área.

BENEFÍCIOS: a) Plano de saúde, em regime de coparticipação; b) Plano odontológico; c) Previdência privada, em regime de coparticipação; d) Seguro de vida em grupo, em regime de coparticipação; e) Vale alimentação e/ou vale refeição, nos temos da legislação pertinente e no Acordo Coletivo vigente.

INSCRIÇÕES: entre os dias 1º de março a 6 de abril, no site da Gestão de Concurso

VALOR: R$ 90 ,00

PROVAS: Objetivas, que serão realizadas no dia dia 08 de maio, nas cidades de Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa

PARA ESTUDAR

1) Português (10 questões)

Leitura, compreensão e interpretação de textos; Conhecimentos lingüísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos; Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua; Estrutura fonética: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, ortoépia, acentuação tônica e gráfica; Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego; Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas; Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares); Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regência nominal e verbal; Crase; Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise; Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. ; Ortografia oficial – novo acordo ortográfico.

Bibliografia sugerida: 

ANDRÉ, Hildebrando A de. Gramática ilustrada. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1997.  BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo: Ed. Nacional, 2009.  CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa- Novo Acordo Ortográfico. 48 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2008.

CIPRO NETO, Pasquale & INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1998.

CUNHA, Celso & CINTRA, L. F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. 50 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

2) Informática (10 questões)

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Edição de textos e planilhas. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Programas de correio eletrônico. Sítios de busca e pesquisa na Internet. Grupos de discussão. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Bibliografia sugerida:

FILHO, Pio Armando Benini Filho;

MARÇULA, Marcelo, Informática – Conceitos e Aplicações. Ed. Erica, São Paulo, 2010, v.3.

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática – Conceitos Básicos, 8 ed, Ed. Elsevier – Campus, 2011.

Livros e apostilas do Microsoft Office.

Manuais impressos ou eletrônicos dos sistemas operacionais e aplicativos Microsoft.

3) Raciocínio Lógico (10 questões)

Lógica e raciocínio lógico e proposições. Conectivos Conceito de proposição. Valores lógicos das proposições. 2) Operações Lógicas Sobre Proposições Negação de uma proposição. Conjugação de duas proposições. 3) Disjunção de duas proposições. Proposição condicional. Proposição bicondicional. 4) Tabelas-Verdade de Proposições Compostas. Construção de Proposições Conjuntas. Tabela-Verdade de Proposições Conjuntas. 5) Tautologias e Contradições Definição de tautologia. Definição de contradição. 6) Equivalência lógica e Implicação lógica Equivalência lógica. Propriedades da relação de equivalência lógica. Recíproca, contrária e contrapositiva de uma proposição condicional. Implicação lógica. Princípio de substituição. Propriedade da implicação lógica. 7) Álgebra das Proposições Propriedade idempotente. Propriedade comutativa. Propriedade associativa. Propriedade distributiva. Propriedade de absorção. Leis de Morgan. 8) Argumentos. Conceito de argumento. Validade de um argumento. Critério de validade de um argumento. 9) Sentenças Abertas. Sentenças abertas com uma variável. Conjunto-verdade. Sentenças abertas com duas variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com duas variáveis. Sentenças abertas com n variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com n variáveis. 10) Operações Lógicas Sobre Sentenças Abertas Conjunção. Disjunção. Negação. 11) Quantificadores Quantificador universal. Quantificador existencial. Negação de proposições contendo quantificadores. Quantificação parcial e Quantificação múltipla. Existência e unicidade. Conjunto limitados.

Bibliografia sugerida:

ALENCAR, Edgar F. Iniciação à lógica matemática. 18ª ed. São Paulo: Livraria Nobel S. A., 2002.

BASTOS, Cleverson L. & KELLER, Vicente. Aprendendo lógica. SP: Vozes, 2011

COSTA, N. da. Ensaio sobre os Fundamentos da Lógica. São Paulo: Hucitec, 1994.

MORTARI, Cezar A. Introdução à Lógica. Editora da UNESP, 2001.

NAHRA, Cinara, WEBER, Ivan H. Através da lógica. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, A. J. F. de. Lógica e aritmética. Brasília: Editora UnB, 2004.

SÉRATES, J. Raciocínio lógico: lógico matemático, lógico quantitativo, lógico numérico, lógico analítico, lógico crítico. 5 ed. Brasília: Gráfica e Editora Olímpica Ltda, 1997.

SOARES, Edvaldo. Fundamentos de Lógica. Elementos de Lógica Formal e Teoria da Argumentação. São Paulo: Atlas S.A., 2003.

DANTE, L. R. Matemática: contextos e aplicações. São Paulo: Ática, 2011.

GARDNER, Martin. Divertimentos matemáticos. São Paulo: IBRASA.

4) Conhecimentos Específicos (30 questões)

1. Ética jornalística.  2. Características técnicas e teóricas da linguagem jornalística.  3. Características técnicas e teóricas da notícia e da reportagem. 3. Reportagens externas, entrevistas de estúdio e apresentação de TV 4. Direção, entrevista, roteiro e edição de vídeo 4. Características técnicas e teóricas da pauta, apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão e mídias digitais.  5. Jornalismo participativo na internet. Redes sociais, informação e jornalismo.  6. Teorias do jornalismo: Newsmaking; Gatekeeping; Agenda Setting. Espiral do silêncio.  7. Critérios de noticiabilidade.  8. Jornalismo e cidadania.  9. Assessoria de imprensa: teoria, técnica e produtos.  10.Media training.  11. Gêneros e modelos de redação jornalística na comunicação organizacional.

Bibliografia sugerida:

ASSAD, Nancy Alberto e PASSADORI, Reinaldo. Media training: como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade. São Paulo: Gente, 2009.

BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Leitura, 2002.

BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo – produção, ética e Internet. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2003.

10. ROBERTS-BRESLIN, J. Produção e direção para TV e vídeo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de telejornalismo – os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005.

CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS BRASILEIROS. Fenaj. Disponível em:

<http://www.fenaj.org.br/federacao/cometica/codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf&gt;

DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia – teoria e técnica. 4. Edição Revisada e Ampliada. São Paulo: Atlas, 2011.

FERNANDES, Adélia Barroso. Jornalismo, cidadania e direitos humanos: uma relação reflexiva no espaço público. Disponível em: <http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18665/1/2002_NP2FERNANDES.pdf&gt;

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MALINI, Fábio. Modelos de colaboração nos meios sociais da internet: Uma análise a partir dos portais de jornalismo

participativo. Disponível em: <http://www.sitedaescola.com/downloads/portal_aluno/Maio/Modelos%20de%20colabora%E7%E3o%20nos%20meios%20sociais%20da%20internetUma%20an%E1lise%20a%20partir%20dos%20portais%20de%20jornalismo%20participativo.pdf&gt;

SANTAELLA, Lúcia, LEMOS, Renata. Redes sociais digitais. São Paulo: Paulus, 2010.

SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem – notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.

SOUSA, Jorge Pedro. As notícias e os seus efeitos. Lisboa: 1999. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/sousa-pedrojorge-noticias-efeitos.html

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas

devem saber e o publico exigir. 2. ed. São Paulo: Gerações, 2004. Cap 01 ao 07 p25 – 220.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação. Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. Barueri, SP: Manole, 2009.

RAMALHO, José Antonio. Mídias sociais na prática. Elsevier, 2010.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s