Concurso do IBGE

Conforme prometido, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou hoje (28) o edital do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há dois cargos que podem ser concorridos por quem tem formação em Jornalismo, porém um deles (Design Instrucional) é aberto para outros cursos como Letras, Pedagogia, Psciologia e Administração. Todas as oportunidades são para a cidade do Rio de Janeiro.

Confiram os detalhes:

CARGO 1: Analista/ Jornalismo – Redes Sociais

VAGAS: duas

REQUISITO: Curso superior completo em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo

ATRIBUIÇÕES DO CARGO: Redigir textos para veículos de comunicação diversos (jornal, revista, internet, TV, rádio, publicações institucionais, redes sociais); verificar a edição de textos; acompanhar as etapas de produção de publicações internas e externas (pauta, apuração, redação, edição); pesquisar e selecionar assuntos relacionados à instituição e outros temas para desenvolvimento de textos; interpretar gráficos, tabelas e mapas; redigir releases e textos para material promocional; atender jornalistas e intermediar contatos entre a mídia e a instituição; organizar, conduzir e acompanhar entrevistas coletivas e individuais; redigir outras peças, como relatórios, planos de comunicação, entre outros; produzir conteúdo, acompanhar e avaliar atuação nas diversas redes sociais existentes; elaborar material para atualização diária dos perfis do IBGE nas mídias sociais; auxiliar na elaboração das pautas e campanhas jornalísticas específicas para as mídias sociais; gravar áudios e vídeos, editá-los e publicá-los em meio digital; tirar fotografias digitais, prepará-las e publicá-las em meio digital; elaborar imagens para Internet; realizar clipping de notícias, videoclipping e audioclipping e preparar relatórios de avaliação da presença da instituição na mídia; elaborar projetos relacionados às novas tecnologias da informação (redes sociais); e executar outras atividades compatíveis com o cargo.

CARGO 2: Analista/Design Instrucional

VAGAS: três (2 para ampla concorrência + 1 para negros)

REQUISITO: Curso Superior completo em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, Pedagogia, Letras, Psicologia ou Administração.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO: Selecionar estratégias didáticas, mídias e tecnologias adequadas a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público alvo; adequar o conteúdo dos projetos educacionais à metodologia a distância; construir o roteiro do curso, contendo a especificação da estrutura  e do fluxo da informação, as instruções de diagramação, interação e navegação; avaliar e rever as soluções educacionais desenvolvidas; e executar outras atividades compatíveis com o cargo.

SALÁRIO: R$ 4.352,49 (vencimento básico) + R$ 2.648,00 (gratificação GDIBGE – 80 pontos) = R$ 7.000,49 (SEM ESPECIALIZAÇÃO)

Se o candidato tem especialização, soma-se a retribuição:
ESPECIALIZAÇÃO: R$ 392,92 = R$ 7.393,41
MESTRADO: R$ 785,84 = R$ 7.786,33
DOUTORADO: R$ 1.734,39 = R$ 8.734,88

Após a primeira avaliação de desempenho individual, a remuneração bruta poderá chegar a
SEM TITULAÇÃO: R$ 7.662,49
ESPECIALIZAÇÃO: R$ 8.055,41
MESTRADO: R$ 8.448,33
DOUTORADO: R$ 9.396,88

BENEFÍCIOS: R$ 373,00 (Auxílio-Alimentação) + Auxílio-Transporte + Assistência à Saúde

INSCRIÇÕES: 04 a 28 de janeiro, no site da FGV

VALOR: R$ 69,00

PROVAS: objetivas, que serão realizadas no dia 10 de abril, das 13h às 17h. Para o cargo de Design Instrucional tem também uma prova prática, que será realizada no dia 03 de maio.

PROVA PRÁTICA
A partir de um contexto e um conteúdo fornecidos, será solicitada a elaboração de um projeto de solução educacional, no qual o candidato realize a divisão do conteúdo proposto em tópicos de estudo, definindo tempos, estratégias de aprendizagem e atividades para cada um deles, analisando qual mídia (vídeo, textos, infográficos, animações etc.) melhor se adapta ao estudo de cada tópico e questões pertinentes ao conteúdo que visem avaliar um aluno hipotético. O candidato deve demonstrar em seu projeto de solução educacional coerência entre os objetivos estabelecidos, recursos, estratégias de aprendizagem adotadas e avaliações propostas.

PARA ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (15 questões)
Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

2) Língua Inglesa (10 questões)
Estratégias de leitura: compreensão geral; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de textos; cognatos e falsos cognatos; função retórica; uso de metáfora. Estratégias discursivas: compreensão de partes específicas de textos de diferentes gêneros; função e estrutura discursiva; marcadores de discurso; elementos de coesão e coerência. Aspectos lexicais: reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de textos; cognatos e falsos cognatos; expressões idiomáticas; sinonímia e antonímia. Aspectos gramaticais: uso de artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções e pronomes e modais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de subordinação e coordenação; voz passiva, discurso direto e indireto.

3) Raciocínio Lógico Quantitativo (10 questões)
I – Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos. II – Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos e eventos. III – Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas. IV – Lógica da argumentação. V – Diagramas lógicos. VI – Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e gráficos. VII – Métodos Quantitativos – Estatística descritiva e análise exploratória de dados: média, mediana, quartis, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, histograma. Números–índices e medidas de concentração: conceitos fundamentais e aplicações básicas. Probabilidade: definições básicas e conceitos, regras de probabilidade, distribuições binomial e normal. Inferência estatística: métodos de estimação pontual, propriedades dos estimadores, estimação por intervalos, testes de hipóteses simples.

4) Conhecimentos Específicos (35 questões)
A) JORNALISMO – REDES SOCIAIS: 1. Comunicação e jornalismo: modelos teóricos de comunicação e os processos de significação; articulação dos códigos comunicacionais nas novas mídias; as diversas formas de jornalismo (on‐line, radiojornalismo, telejornalismo, comunitário, documentário, redes sociais) e seu papel no mundo global; perfil do jornalismo com o advento das novas tecnologias; perfil da propaganda institucional e educativa; comunicação pública – Lei de Acesso à Informação, transparência, interesse público e democracia no acesso à informação; jornalismo de dados – conceitos de raspagem, limpeza e visualização de dados; comunicação cidadã (jornalismo colaborativo, financiamento coletivo, leftright e narrativas independentes). 2. As informações e a sua extensão: política editorial; editoriais (tipos comuns e especiais); reportagem ‐ tipos; entrevista ‐ modalidades; titulação; o texto jornalístico ‐ características: a estrutura da notícia; números e siglas; uso correto dos verbos 3. Comunicação organizacional integrada: áreas e atribuições de gestão em comunicação; Políticas de Comunicação – valores, objetivos, diretrizes e procedimentos de comunicação. 4. Assessoria de imprensa: questões éticas, o papel do assessor nos órgãos públicos e na iniciativa privada; perfil do profissional: exigências; levantamento de dados, mapas, gráficos, indicativos numéricos, pesquisa complementar (livros, textos); veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter); clipping, clipping eletrônico; produção de releases, comunicados e notas oficiais 5. Mídias Sociais: a Internet como ferramenta para construção da marca; a importância das redes sociais para as marcas; a interação entre marcas digitais e o seu público; construindo presença e engajamento nas redes sociais; cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas; fundamentos, estrutura e técnicas da redação e edição de conteúdo para diferentes canais de mídias digitais; leitura crítica, preparação e tratamento de textos em mídias digitais; integração entre texto e comunicação visual; novas lógicas de circulação de notícias e a produção jornalística no contexto da mobilidade; conceito, identificação, gestão e impactos de crises no ambiente digital; funcionários e política interna no uso de mídias sociais.

B) DESIGN INSTRUCIONAL: O sistema de desenvolvimento de pessoas: da avaliação de necessidades à avaliação de resultados. Objetivos instrucionais. Plano de aula. Estratégias educacionais para ações de educação corporativa. Educação e mundo do trabalho. Disseminação da informação e mudanças sociais. As formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo e seus impactos sobre a educação dos trabalhadores; educação e formação para a cidadania em uma sociedade democrática; educação, qualidade total e qualidade social. Gestão do conhecimento e inteligência organizacional; A construção do conhecimento a partir das necessidades da organização e das pessoas; Prática educativa no desenvolvimento de pessoas; Processos comunicacionais; As novas competências demandadas pelo mundo do trabalho; metodologia de identificação e desenvolvimento de competências. Teorias de aprendizagem. Teorias pedagógicas fundamentais em Educação a Distância. Andragogia: teoria e aplicação no processo educacional. Teoria e prática do Design Instrucional na Educação a Distância. Projetos educativos interdisciplinares; Ações investigativas e avaliativas para o desenvolvimento de pessoas; Avaliação de programas educacionais no âmbito empresarial. A Educação a Distância no Contexto Educacional Brasileiro. A Tutoria na Educação a Distância. Processo de Gestão nos Sistemas de Educação a Distância. O processo de Avaliação na Educação a Distância. A Educação a Distância e o uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem.

LEIA O EDITAL COMPLETO

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21 comentários em “Concurso do IBGE”

  1. Flor, sabe dizer quanto em % preciso acertar (+ ou -) para ficar entre os 9 aprovados? E os dois primeiros?

    Dúvida se foco nesse de redes (minha área!) ou continuo estudando para analista administrativo

    Abraços!
    Fernanda

    1. Oi, Fernanda! Isso vai depender do desempenho dos outros candidatos, do nível de dificuldade da prova… Não dá nem pra eu te precisar quantas questões você tem que acertar… Mas apesar de só ter provas no Rio de Janeiro, por ter um bom salário e ser um concurso federal, acredito que será bastante concorrido e quando é assim, a tendência é que as notas sejam um pouco mais altas. Isso é um palpite, na verdade. Pense um pouco se acha que vale ou não a pena investir nesse concurso, só você poderá decidir! Boa sorte e bons estudos!

  2. Bom dia Mariana,
    Já estou nessa jornada de concursos há algum tempo, mas agora quero fazer um cursinho para dar o salto de qualidade que está me faltando para passar. No caso, no momento só posso fazer cursos online. Sabe de algum preparatório para este concurso para o cargo de jornalista redes sociais?
    Desde já obrigado

  3. Olá Mariana, estou procurando na internet informações sobre o último concurso do IBGE, mas não consegui. Será que você tem?
    Tipo: relação candidato/vaga, quantos inscritos foram, quantos pontos o primeiro colocado fez e etc?
    Desde já agradeço a atenção!
    🙂

  4. Olá Mariana,
    Gostaria de saber se você indica algum curso para este concurso. Eu me inscrevi, mas preciso de um guia para o estudo.
    Obrigada.

  5. Não fazer a prova descentralizada já é em si expressão da idoneidade. Pelo que entendi a prova será apenas na cidade do Rio de Janeiro.

  6. Olá! Você sabe as possíveis instituições que a prova será aplicada? Vou sair de SP para fazer a prova e como o local de aplicação vai sair apenas na semana, isso dificulta a pesquisa por hotéis. Desde já agradeço.

    1. Normalmente são colégios ou faculdades, mas não dá pra ter noção de onde será… Melhor esperar mesmo sair o local de prova para reservar um local.

  7. Olá, você tem alguma indicação de apostila para estudar? Como é difícil encontrar material para jornalistas, não achei nada nem parecido com o que é pedido no edital..

  8. No item 4, conhecimentos específicos, Jornalismo – Redes Sociais, não conheço o que seria esse tal de “leftright”. Alguém poderia me esclarecer?

    Obrigado

  9. Olá Mariana, espero que se encontre bem. Procurando por cursos direcionados para este concurso, me deparei com dois: Analista – Processo Legislativo e Analista – Área Administrativa. De acordo com a sua experiência, qual desses é o da nossa área? Desde já, agradeço a atenção.

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