Cadastro de reserva para jornalista no Rio Grande de Sul!

ceitecO Centro Nacional de Tecnologia Avançada S.A. (CEITEC), em Porto Alegre-RS, está com inscrições abertas para o concurso público que oferece oportunidade para Jornalista. O concurso inteiro, no entanto, não tem vaga imediata, é para formação de cadastro de reserva. Confiram!

CARGO: Analista Administrativo e Operacional/ Jornalismo

VAGAS: não tem vaga imediata, é para formação de cadastro de reserva

SALÁRIO: R$ 4.712,40 + benefícios (plano de saúde e odontológico, extensivo aos dependentes diretos (filhos e cônjuge ou companheiro/a), com a participação do empregado de 50% do valor da mensalidade + refeitório no local de trabalho + vale transporte + auxílio creche + seguro de vida em grupo)

REGIME DE TRABALHO: Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

ATRIBUIÇÕES DO CARGO: exercer atividades de Jornalista. Apurar, redigir e organizar informações e notícias a serem divulgadas pela instituição em jornais, revistas, TV, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Planejar, propor e formatar veículos próprios de comunicação e circulação interna e externa com tiragem periódica. Receber autoridades e jornalistas e realizar cobertura de inaugurações e outros eventos promovidos pela instituição. Organizar visitas à empresa, reuniões sociais e outras atividades de comunicação para promover a instituição. Promover a divulgação de campanhas institucionais e promocionais interna e externamente, confeccionando material de divulgação. Preparar palestras, entrevistas e outras informações para divulgação da instituição. Preparar e organizar eventos, congressos, encontros e seminários. Representar a CEITEC S.A. em eventos. Assessorar a Gerência de Comunicação e Marketing, criar e produzir material de divulgação da CEITEC S.A. (como press releases e artigos jornalísticos), preparar e analisar relatórios de mídia e clipagem, fazer contatos e desenvolver relacionamento com fornecedores, jornalistas e veículos de comunicação, atualizar website e intranet, desenvolver e aplicar ferramentas de comunicação interna/endomarketing. Operar redes sociais como Facebook, Twitter e Linkedln, produzindo conteúdo e monitorando imagem da empresa. Realizar media training com executivos e outros colaboradores da empresa. Executar outras atividades correlatas

INSCRIÇÕES: até 13 de janeiro de 2016, no site do IADES

VALOR: R$ 75

PROVAS: objetivas + discursiva + avaliação de títulos. As provas objetivas e discursiva serão realizadas no dia 21 de fevereiro de 2016, no turno da manhã.

A prova discursiva versará sobre um tema relacionado ao conteúdo programático de cada cargo/área de atuação.

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões, 1 ponto por questão)
Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação. Língua Inglesa (Analista Administrativo e Operacional e Especialista em Tecnologia Eletrônica Avançada – todas as áreas de atuação) Leitura e compreensão de textos em Língua Inglesa; estratégias e habilidades de leitura; tipologia de textos; vocabulário; estrutura e organização textual; coesão e coerência; Sintaxe; Semântica.

2) Raciocínio Lógico (06 questões, 1 ponto por questão)
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

3) Conhecimentos Básicos (05 questões, 1 ponto por questão)
Bases constitucionais da administração pública. Estado, governo e administração pública. Administração pública: princípios básicos. Poderes administrativos: poder hierárquico e poder disciplinar. Serviços Públicos: conceito e princípios. Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. Contratos administrativos: conceito e características, licitação (Lei no 8.666/93, e suas alterações): princípios, modalidades, dispensa e inexigibilidade. Pregão eletrônico (Decreto no 5.450/2005 e suas alterações). Lei no 8.429/92 e suas alterações (das disposições gerais; dos atos de improbidade administrativa).

4) Conhecimentos de Informática (05 questões, 1 ponto por questão)
Introdução a conceitos de hardware e software de computador. Introdução ao sistema operacional Microsoft Windows (Vista e 7). Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint). Introdução a redes de computadores. Introdução à Internet e Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. Grupos de discussão, sites de busca e pesquisa. Conceitos de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

5) Conhecimentos Específicos (20 questões, 3 pontos por questão)
1. Práticas em assessoria de comunicação/imprensa. 2. A linguagem jornalística: o estilo de cada meio (jornal, revista, TV, rádio, internet e assessoria de imprensa). 3. Relacionamento com a mídia: produtos e serviços da assessoria de imprensa, produção e redação de press releases e notícias institucionais, entrevistas, media training e comunicação em situações de crise. 4. Notícia e press release: conceitos e práticas. 5. Fotojornalismo: linguagem e operação. 6. Planejamento em assessoria de comunicação/imprensa: como desenvolver estratégias e ferramentas para ampliar a visibilidade de uma instituição. 7. Coberturas jornalísticas e organização de eventos. 8. Redes sociais: linguagem, conteúdo e funcionamento de redes como Twitter, Facebook e Linkedin. O impacto das redes sociais no jornalismo e na forma de comunicação das empresas. 8. Teorias de comunicação organizacional e relações públicas. 9. Noções de instrumentos de comunicação impressos, digitais e audiovisuais. 10. Planejamento de comunicação organizacional/empresarial: conceitos, produção, implantação e avaliação de planos, programas e projetos. Noções de endomarketing. 11. Identidade, imagem e reputação das organizações. 12. Eventos: conceito, tipos e características dos eventos, planejamento e operacionalização, recepção e atendimento, avaliação de eventos, divulgação, público. 13. Comunicação pública e comunicação governamental.

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