DPU reabrirá inscrições de concurso público

dpuCerca de seis meses após a suspensão do concurso da Defensoria Pública da União (DPU), finalmente o órgão vai reabrir as inscrições da seleção. Tem uma vaga imediata para Brasília-DF e formação de cadastro de reserva para os seguintes estados: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Os interessados podem se inscrever entre o dia 09 e 22 de novembro, no site do Cespe. As provas do certame serão realizadas em 24 de janeiro de 2016.

Quem já havia pago a taxa de inscrição, está automaticamente inscrito para realizar a prova, a menos que deseje pedir restituição do valor. A solicitação da devolução da taxa pode ser feita entre os dias 14 e 16 de dezembro. Para quem ainda não havia pago a taxa, haverá a possibilidade de reimprimir o boleto com as novas datas.

LEIA MAIS

10 comentários em “DPU reabrirá inscrições de concurso público”

  1. Prezados colegas jornalistas,

    Sou servidor da DPU e li alguns comentários no post anterior sobre a questão de salário no órgão.

    A situação da DPU esta difícil pois é um órgão ainda bastante incipiente, com poucos servidores e muitos servidores cedidos de outros órgãos. Isso é ruim, pois a abertura de mais vagas não é algo fácil aqui.

    Porém, eu por outro lado recomendaria que vocês fizessem um concurso como este pois a DPU é atualmente um órgão autônomo (não é mais parte do executivo federal) e há projetos para a criação da carreira de Analista da DPU, que vai equiparar os salários do órgão ao Judiciário. Se a carreira ocorrer nos próximos anos, na duração deste edital do concurso, as pessoas que fizeram este concurso serão admitidas na nova carreira.

    PS: Jornalista trabalha 5h na DPU.

    1. Obrigada pela contribuição, Diego! Pode ter certeza que você vai nos servir de fonte para tirar várias dúvidas… kkkkkk! Ótima informação das 5 horas, viu? Espero que essa carreira seja aprovada e que haja muitas convocações para suprir essa necessidade que acaba sendo suprida pelos cedidos…

    2. Diego, sua declaração tem exatamente as informações que eu estava procurando. Vi o projeto de lei que cria a carreira no DPU. Está em andamento desde 2014. Estou fazendo esse concurso pensando exatamente na aprovação desse projeto. Sem ele, não vale a pena sair de onde esotu trabalhando agora, também através de concurso. Tomara que aprovem ainda em 2016!!!

      Agradeço demais por suas informações!

    3. Ola Diego. Estou prestando a prova para cadastro de reserva para técnico em com. social na DPU. Este cadastro é pra São Paulo. Você saberia me responder se a Defensoria tem real interesse em aumentar seus quadros em São Paulo? E se não tem pq estariam fazendo esta seleção de cadastro de reserva? Ia prestar para o cargo que está em disputa em Brasilia mas acabei optando por São Paulo onde resido. To tentando pesar se há alguma chance para São Paulo e se vale a pene esta empreitada. Se o colega tiver alguma informação eu ficaria muito grato.
      arbraçs
      Alvaro

  2. Ola Mariana. Eu decedi participar do concurso da Defensoria da União mas me vi com uma questão complicada pra resolver: a vaga disponível para jornalistas está em Brasilia mas havia a opção por fazer cadastro pra São Paulo. Eu acabei optando por São Paulo, onde moro, mas depois me arrependi. Fiquei com a impressão que disputar cadastro não faz muito sentido porque a prova é igual e eu nem sei se este cago em São Paulo vai existir algum dia. Procede meu raciocinio? Você sabe como funciona esta questão de cadastro para Defensoria? Enfim fiquei com a impressão de que é algo que não vale a pena, ao passo que a vaga em Brasilia existe e está em disputa.
    Se puder me clarear um pouco esta questão eu agradeço.
    abrçs

    1. Cadastro de reserva é sempre uma caixinha de surpresas… O órgão pode chamar ou não, nunca sabemos… É meio que uma loteria! Acho que eles têm intenção de chamar sim, mas às vezes não conseguirão por motivos vários, já a vaga de Brasília é certo de chamar! De toda forma, também farei o cadastro de reserva, só que para o Rio.

      1. Obrigado Mariana. E por que ,mesmo assim, você decidiu fazer cadastro? Por que não fez pra Brasilia, que é mais certo?

  3. Oi Mariana,
    Não sei se aqui é o melhor lugar para tirar essa dúvida (perdoe-me se não for), mas lá vai:
    Moro em Brasília, mas pretendo morar em São Paulo um dia. Por razões de saúde, é melhor permanecer na capital federal por uns anos enquanto aproveito e faço meu pé de meia para morar em Sampa.
    Tendo em vista esses detalhes, queria saber se é fácil pedir transferência no DPU para outro local.

    1. Oi, João Vitor! Olha, nesse concurso há vaga imediata apenas para Brasília, para as outras localidades é cadastro de reserva, o que significa que podem não chamar ninguém. Normalmente os órgãos federais fazem concursos de remoção interna entre os estados, mas nesse caso como só há cadastro de reserva para as outras localidades, a possibilidade de você ir para São Paulo pode acabar ficando muito difícil.

Deixe um comentário

