Concurso da Câmara Municipal de Limeira-SP

limeiraA Câmara Municipal de Limeira, a 150 km de São Paulo, está com inscrições abertas para um concurso que oferece vagas para áreas de Comunicação em dois cargos diferentes. Uma observação: o cargo de Jornalista trabalha 40 horas e ganha menos, inclusive que outros do concurso que trabalham 20 horas e ganham mais! Sugiro denunciar ao Sindicato e ao Ministério Público Estadual de São Paulo.

E aviso logo, não quero ler comentários por aqui do tipo: “o sindicato daqui é desorganizado”, “ninguém faz nada pela categoria”, “são todos desmobilizados”… Precisamos cada vez mais envolver os sindicatos nesse tipo de discussão, se estão desmobilizados, vamos mobilizá-los! Façamos parte antes de só criticar! A direção já está ciente do problema (tem inclusive gente na nova direção que é concursada e defende muito a causa), mas como não farei a prova, vou deixar para que os interessados se envolvam! Vão atrás, gente! #desabafo #chegademimimi

O Ministério Público também costuma estar muito atento a este tipo de coisa que anda acontecendo nos concursos públicos, o que muitas vezes ocorre por falta de informação dos órgãos, das bancas! Se o cargo é de Jornalismo (e não Analista, Comunicação, ou seja, não tem desculpa) e o salário é menor, que ao menos respeitem as 25 horas semanais!

Enfim, vamos às informações abaixo:

CARGO 1: Analista de Comunicação e Multimeios (Graduação em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda ou Marketing)
SALÁRIO: R$ 5.531,33
VAGAS: uma

CARGO 2: Jornalista (Graduação em Jornalismo ou Comunicação)
SALÁRIO: R$ 3.595,35
VAGAS: duas

ATRIBUIÇÕES
A) ANALISTA DE COMUNICAÇÃO E MULTIMEIOS
Desenvolver projetos de comunicação em múltiplos formatos e em plataformas variadas, como áudio, vídeo, hipermídia, animação, texto ou fotografia; Promover a interdisciplinaridade e o diálogo entre diferentes áreas do saber e da produção em comunicação; Possibilitar a experimentação de linguagem, a busca de caminhos criativos e expressivos e o encontro de ferramentas eficazes para a efetivação do ato comunicativo; Propiciar o domínio gradual e combinado de recursos de informática, artes gráficas, design digital e audiovisual; Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

B) JORNALISTA
Das atribuições típicas: Divulgar as atividades, assessorar e promover a imagem institucional do Legislativo em conjunto com as unidades administrativas da Câmara; colaborar com a divulgação das ações do Legislativo, incluindo aquelas relacionadas aos mandatos dos parlamentares; elaborar publicações periódicas a serem divulgadas internamente e para a imprensa em geral, inclusive via WEB, com textos, sugestões de pautas, boletins para rádio e matérias específicas para a TV Câmara (exemplos: gravação de OFF, entrevistas, passagens, sugestão de fontes e apresentação de telejornal ou outros) com os trabalhos liderados pelos vereadores, bem como pela instituição; colaborar com a organização do clipping e a elaboração de jornais impressos informativos que destaquem o trabalho da Câmara; participar ou acompanhar reuniões das comissões permanentes / temporárias e outras que venham a surgir, para fins jornalísticos; atender a demanda dos veículos de comunicação externos, com eficiência, agilidade, responsabilidade e apuração; auxiliar nos programas para mídias a serem desenvolvidos pelo Núcleo de Imprensa, para o fortalecimento da imagem da instituição; participar de Sessões Ordinárias, Audiências Públicas, Sessões Solenes e outras, quando houver necessidade, para cobertura jornalística; auxiliar os demais núcleos do Legislativo, principalmente os de Comunicação, Multimeios e Cerimonial.

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 21 de outubro, no site da MGA Concursos

VALOR: R$ 60,00

PROVAS: objetivas, que serão realizadas no dia 01 de novembro, à tarde + prova de títulos

COMECE A ESTUDAR
1) LÍNGUA PORTUGUESA (10 questões):
Leitura e análise do texto: compreensão e significado contextual das palavras e expressões do texto; interpretação do texto; gêneros e tipologias textuais. Fonética e Fonologia: ortografia; acentuação gráfica. Morfologia: as classes de palavras. Sintaxe: frase, oração, período; termos essenciais da oração; termos integrantes da oração (objeto direto, indireto, complemento nominal); termos acessórios da oração. Conjunções coordenativas (relação de sentido entre as conjunções e as orações do texto); conjunções subordinativas adverbiais (relação de sentido entre as conjunções e as orações do texto); concordância verbal e nominal. Suplemento ou Apêndice: crase; pontuação; funções do QUE e do SE; figuras de linguagem; vícios de linguagem.

2) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (30 questões):
A) ANALISTA DE COMUNICAÇÃO E MULTIMEIOS:
Princípios de comunicação social e comunicação de massa. Técnicas de jornalismo: redação de material informativo; noções de fotojornalismo e telecinejornalismo; noções de comunicação visual para veículos impressos. Relações Públicas: comunicação com diversos públicos de uma empresa; realização de eventos em geral. Linguagem dos meios de comunicação. Conceitos gerais de comunicação e informações. Uso dos Meios de Comunicação Social: expositivos, folhetos, banners, etc. Retórica e persuasão nas mensagens de Relações Públicas, com ênfase nas técnicas de redação. Conhecimento Técnico em “Press Release”, publicação interna e outros. Veiculação, atendimento e avaliação do “feedback” possível. Técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos áudio visuais de cerimonial e protocolo. Planejamento e execução de atividades de Relações Públicas, tais como elaboração de eventos, campanhas e reuniões. Análise do comportamento social do Comunicador Social, e suas responsabilidades éticas no exercício da profissão. Conhecimento de técnicas administrativas aplicadas a Relações Públicas. Análise do mercado para posicionar os elementos de Relações Públicas na sociedade de consumo. Caracterização dos veículos de comunicação, rádio e televisão, como estudo de linguagem do som e imagem. Conhecimento no planejamento de mensagens de entretenimento educacionais e de divulgação científica. Técnicas de composição de mídia impressa, de produção de anúncios e planejamento de campanhas. Legislação Brasileira dos Meios de Comunicação. Técnicas de redação de material informativo e divulgação. Técnicas de produção gráfica, produção fotográfica, produção eletrônica e de utilização de recursos áudio visuais e conhecimento de emarketing (e-commerce, e-business). Produção cultural e publicitária. Conhecimento das técnicas, peculiaridades e características dos meios de comunicação; formas de comercialização; conceitos técnicos de mídia – cobertura, frequência média, impactos, qualificação, tiragem/circulação. Planejamento de mídia; briefing; técnicas e estratégias; endomarketing; gerenciamento de projetos; análise e planejamento mercadológico; teoria e métodos de pesquisa de opinião e de mercado. Noções de Informática: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico. Organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Aplicativos para edição de textos e planilhas eletrônicas (Microsoft).

B) JORNALISTA:
Assessoria de comunicação. Comunicação pública. Opinião pública. Pesquisa de opinião: planejamento elaboração de questionário e relatório. Interatividade na comunicação. Planejamento da comunicação. Comunicação integrada. Clipping. Estilos de entrevistas. Responsabilidade junto às fontes. Gêneros e técnicas de redação jornalística. Domínio de redação e edição para publicações impressas e web. Edição online, recursos de interatividade, arquitetura da informação, comportamento do internauta. Produção de releases para divulgação para a imprensa escrita, falada, treinamento para entrevistas para todos os tipos de mídia (rádio, televisão, jornal e mídias digitais, incluindo redes sociais). Teorias da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Papel social da comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Relações públicas: relacionamento das organizações com seus públicos. Noções de cerimonial, protocolo e etiqueta. Redação de textos dentro das normas jornalísticas. Lide e sublide. Coerência Hierarquização de ideias. Contextualização. Definição do que é notícia. Adequação ao público leitor. Capacidade de edição. Definição de títulos e subtítulos. Textos para público interno e externo. Conhecimento de termos e jargões da Comunicação Social. Mídias sociais: conhecimento das características e funcionamento das mídias sociais. Redação para mídias sociais. Produção de programas para televisão. Pesquisa. Roteiro. Locações. Entrevistas. Locução. Estúdio. Externas. O texto para jornalismo televisivo. Roteiro das reportagens televisivas: cabeça, off, passagem, sonora. O processo legislativo. Comissões permanentes e temporárias. Organização político administrativa da Câmara Municipal de Limeira – SP. Capacidade de compreensão dos textos elaborados pelos representantes do Poder Legislativo para a elaboração de pautas, matérias, releases, nas formas impressa, digital e audiovisual. Compreensão de textos. Localização de informações explícitas e inferências. Legislação profissional em comunicação social. Ética profissional. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Lei Orgânica do Município de Limeira. Regimento Interno da Câmara Municipal de Limeira. Estatuto dos Servidores de Limeira.

LEIA O EDITAL COMPLETO

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8 opiniões sobre “Concurso da Câmara Municipal de Limeira-SP”

  1. Mesmo com as polêmicas são duas vagas boas! Vale a pena correr atrás do MPE e do sindicato sim, parece uma boa oportunidade!

  2. ola gostaria de saber se vcs tem material de apoio especifico para o concurso de analista de comunicacao multimeios. conhecimento especifico de relacoes publicas. Pois procurei por tudo inclusive no google e encontrei muito pouco. grato.

    1. Oi, Alex! Sugiro os cursos e livros indicados aqui no blog (menus acima “Cursos” e “Bibliografia”). Além disso, muita resolução de exercícios!

  3. Boa tarde, moro próximo a região de Limeira e resolvi prestar o concurso, entretanto, me formo em Jornalismo agora no mês de dezembro. Isso pode me impedir de realizar a prova?

  4. Retificaram o edital e agora para concorrer ao cargo de Analista de Comunicação e Multimeios é preciso ter Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Publicidade e Propaganda ou
    Marketing e não mais “apenas” Graduação em Comunicação Social.

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