O que pode cair na prova discursiva da Câmara do Rio?

discursivaNão, eu não virei Mãe Dinah! Assim como a maioria de vocês, eu também não tenho ideia do que pode cair nessa prova discursiva. Mas fiz umas pesquisas, estou utilizando minha intuição e resolvi dividir algumas dicas do que eu acho que pode cair! Talvez não seja nada disso, mas espero que ajude ao menos a dar um norte na nossa preparação!

Primeiramente, queria dar os parabéns a todos e todas que conseguiam chegar até aqui! Esse foi um concurso difícil e acabou eliminando muitos candidatos por causa dos pontos de corte! Então se você está na segunda fase, já é motivo de comemoração!

Para o cargo de Audiovisual, já fiz esse post, baseado em informações que a própria banca disponibilizou sobre a prova. Agora é só treinar de acordo com o que está no edital e esperar pelo que vier! Mas e para os cargos de Jornalista e para Redator, como o assunto pode ser cobrado?

Seguem algumas dicas que estão me ajudando, acredito que pode ajudar vocês também! O texto está imenso, então preparem a pipoca e boa leitura! kkkkk

BIBLIOGRAFIA
Fiquem atentos à bibliografia indicada! Na primeira fase, ela mostrou que não estava ali por acaso, não deve ser à toa que está na discursiva também!

E como já notaram, muitas das indicações são legislações. Provavelmente não serão cobradas “decorebas”, como na objetiva, mas é preciso entender o mínimo de cada uma delas, o funcionamento do legislativo, as diferenças entre lei ordinária, complementar… Isso pode ser fundamental para a construção do texto!

LEIA O EDITAL
Veja atentamente o que diz o edital em cada um dos cargos! O que a banca quer do candidato? Quais são os conteúdos para a prova? Quantas linhas o texto tem que ter no mínimo e no máximo? Todas essas informações estão no edital!

Alguns questionamentos que me fiz lendo o edital de Jornalismo, por exemplo: 1) Estamos mais acostumados com provas que pedem textos para impresso ou mesmo internet, mas pode cair um release para rádio ou TV, o que pede características diferenciadas! e 2) Fala-se em “press kit” e “mailing”, teoricamente informações que não são necessárias para escrever um release… Será que além do texto vão pedir alguma ação de assessoria de imprensa? Não sei, mas foi algo que fiquei curiosa! Inclusive uma das provas que cito abaixo pede para explicar alguns desses elementos de uma assessoria… Quem sabe? #ficaadica

FIQUE POR DENTRO DOS ASSUNTOS DA CÂMARA
É preciso saber tudo o que vem sendo discutido pelos vereadores, um desses temas pode ser cobrado na hora da prova! Acompanhe o site e as redes sociais da Câmara do Rio, tem muuuuita coisa interessante!

CURSOS E MATERIAIS DE ESTUDO
1) QUESTÕES DISCURSIVAS
Já divulguei esse material no blog, mas acho interessante repetir aqui! São quase 80 questões discursivas de várias bancas (algumas delas com padrão de resposta) e que ajudam muito na preparação para provas discursivas. Usando código JORNALISTA ainda tem 10% de desconto!

2) CURSO DO RADIX

Para quem está no Rio, mais que indico as duas turmas abertas, uma para o cargo de Revisor e outra para Jornalismo. São quatro aulas (focadas no edital e com correção de redação de cada um dos alunos. Atenção: as vagas são limitadas e a procura está grande!

PROVAS DA MULTIRIO
Só encontrei três provas realizadas pela banca com discursivas na área de Comunicação, todas referentes ao concurso da Multirio de 2011. Todas elas, sobretudo as duas primeiras, acho que se aproximam mais do que deve ser cobrado nesta prova da Câmara do Rio.

1) REDATOR/ EDITOR DE JORNALISMO – SMA (2011)
Apresenta alguns dados e pede para elaborar uma reportagem para jornal impresso.

2) REPÓRTER/ REDATOR – SMA (2011)
Traz trechos de uma entrevista e pede que se elabore um texto jornalístico para publicação em um grande jornal.

3) REVISOR – SMA (2011)
Apesar do nome do cargo, a prova foi voltada para jornalismo. Pediu-se que o candidato fizesse um texto falando sobre a produção de house organs, de revistas externas, de press kits e de artigos assinados por executivos.

PROVAS PARA JORNALISMO

Seguem algumas provas que pedem para que seja feito um release.

1) TECNOLOGISTA EM SAÚDE PÚBLICA/ REPORTAGEM, REDAÇÃO E EDIÇÃO – FIOCRUZ (2014) – DOM CINTRA
Apresenta um artigo publicado em uma revista e pede que sejam feitos três textos: 1. um release, de 15 linhas – para ser encaminhado para os principais jornais diários do país 2. uma matéria de 10 linhas – para ser publicada em uma revista da Fiocruz. 3. uma nota de cinco linhas – a ser lido por um locutor na emissora de televisão pública sediada na Fiocruz.

Achei interessante porque traz aquilo que falei que está no edital dos textos para as diferentes mídias.

2) ASSESSOR DE IMPRENSA – ALMG (2007) – FUNDEP
São duas questões: 1) Apresenta uma tabela com dados e pede que seja redigido um release informativo para ser enviado a jornal impresso diário e 2) Pede que seja redigido um editorial com informações recebidas no release.

2) ESTÁGIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DPU/PI (2014)
Não consegui o link da prova toda (ela está nesse material de Questões Discursivas que citei aqui no post), mas a questão apresenta uma notícia e pede que seja elaborado um release, com título, para que sirva como sugestão de pauta para os principais meios de comunicação local.

PROVAS PARA REDATOR/ REVISOR
Essas eu tenho menos experiência, mas encontrei duas sugestões de textos dissertativos que têm a ver com o trabalho e uma outra mais técnica, pedindo a produção de um texto de Redação Oficial.

1) REVISOR DE TEXTO – STM (2011) – CESPE
Apresenta um texto e pede que seja redigido um texto dissertativo acerca do tema “RELAÇÕES ENTRE DIREITO E LINGUAGEM: MUDANÇA E(OU) CONTINUIDADE”, com a exigência de abordas seguintes aspectos: direito e linguagem como expressões culturais; papel da linguagem no mundo jurídico; efeitos do uso da linguagem nas relações sociais.

2) JORNALISTA – CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL/ RS (2010) – FUNDATEC
O candidato deve elaborar um texto dissertativo a partir do tema “As diferentes possibilidades de leitura do texto”. O texto de apoio é um dos textos da prova de Língua Portuguesa. As reflexões devem levar em conta: Os sujeitos e as condições de leitura de determinado documento ou relatório; As concepções de mundo que perpassam os textos e as interpretações possíveis; A universalidade de acesso aos textos do Legislativo.

Neste caso, as instruções deixam claro que é preciso colocar um título, mas nem sempre há essa exigência. Os professores de redação, no entanto, geralmente aconselham a elaboração e um título.

3) REDATOR – CÂMARA DE CURITIBA/PR (2007)
Acredito que seja difícil ser cobrado algo assim, mas achei válido compartilhar com vocês. Nesse caso, pede-se o conhecimento em Redação de Texto Oficial, solicitando que o candidato redija uma mensagem do Prefeito solicitando ao Presidente da Câmara e aos Vereadores autorização para ausentar-se do país de 10/11/07 até 10/12/07 e viajar para assinar convênios com outros países. A instrução ainda cita os artigos da Lei Orgânica e do Regimento Interno que tratam deste assunto, ou seja, tem que mostrar conhecimento da legislação também!

CONCLUSÃO

É isso pessoal, no mais não tem o que fazer: discursiva é treino! A gente só aprende a escrever, escrevendo, e para isso, precisa ler muito! Então vamos à prática!

Boa sorte a todos e todas e que sejam convocados bem mais aprovados que o número inicial de vagas!

5 opiniões sobre “O que pode cair na prova discursiva da Câmara do Rio?”

  1. Vc pode não ser a mãe Dinah, mas esse post é “coisa de mãe”! Vc é dez. Parabéns por sua generosidade. Toda sorte do mundo pra vc nessa prova. Acredite e “meta” um dez nesse release.

    1. Obrigada, Neves! Não vai ser escondendo informações dos concorrentes que vou conseguir atingir meus objetivos, nunca fui assim, inclusive foi por isso que criei o blog… Não vou mudar meus princípios! Eu sei que sou a minha maior concorrente, eu que tenho que “meter um dez” mesmo nesse release e buscar minha vaga! É o que estou tentando! Obrigada mesmo pela torcida, você alegrou demais meu dia com esse comentário!

  2. Perguntei no outro post mas achei esse aqui que já “respondeu” minha pergunta.
    Parabéns pelo seu trabalho aqui!
    E boa sorte dia 15!
    Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s