Concurso do STJ: como foi?

stjHoje (27) foi dia de prova em Brasília para os candidatos ao concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Quem foi fazer a prova, conta aí pra gente: o que achou? Tava fácil? Difícil? Pede pra sair, 01?

E o tema da discursiva, qual foi?

Estou naquele momento de mega curiosidade! kkkkkk!

19 opiniões sobre “Concurso do STJ: como foi?”

  1. Estava relativamente fácil, acho q a nota de corte vai ser muito alta. Caíram cerca de 20 questões só de assessoria de imprensa. A redação era pra fazer uma dissertação sobre o processo de produção jornalística que deve ser realizado por uma assessoria para produzir textos como o exemplo dado (um texto publicado na sala de noticias do stj). Deveria abordar: ações para identificar uma pauta; cuidados necessários na produção textual; e características q diferenciam textos pra jornal, radio, tv e internet.
    Caiu uma questao de teorias da comunicação (gatekeeper), que não me lembro de estar no edital. De resto foi realmente tranquila. Eu diria que foi a prova mais fácil de concurso que ja fiz pra área de comunicação (Levando em conta que so caiu jornalismo e sou jornalista, entao de repente pra quem eh de RP ou PP estava dificil).

    1. Ah, estudei a específica pela prova de 2004, que caiu muito sobre rádio. Nessa não caiu nenhuma. Agora de ética e legislação tb tinha umas 15. Tv e webjornalismo tb caiu. Me lembro de ter feito uma questão ontem, estudando a prova de 2004, muito parecida com uma que caiu esse ano. So nao lembrava a resposta dela de jeito nenhum =/

      1. Nem ideia… so corrijo com o gabarito oficial pra não dar falsas expectativas. Mas mesmo achando facil, não estudei como deveria. Tanto que sustentabilidade só assisti uma aula no youtube, que não adiantou de nada.

  2. Assessoria de imprensa – identificar uma pauta, produção textual e caracteristicas dos texto de jornal, tv, radio e internet.

  3. Tbm achei a prova específica bem tranquila. E Teoria não faz parte do edital, mas caiu na questão do gatekeeper. A redação foi tranquila e muito parecida com a da prova da FUB. Mas não fui tão bem na parte básica. O que vcs acharam do básico?

  4. Eu achei q a parte especifica deu pra desenrolar bem..já a parte de direito…meu Deus!!!! Regimento interno TB foi pesado, já noções de sustentabilidade, estou com a sensação que foi boa..hahaha…mas foi difícil, achei fácil não…. #acabada

  5. Então, pessoal… a prova não era mesmo das mais cabeludas, por isso tb acho q o corte será alto. Uma coisa q ninguém comentou foi a parte d informática: será que só eu achei difícil? Tava meio diferente do q o Cespe costuma cobrar, já vi questões mais simples. A parte específica estava tranquila… até eu chegar no webjornalismo… acho q foi nesse ponto q desandei. Direito tb estava meio pesado, assim como a parte de regimento. Ah, repararam q não caiu o tal do português jurídico q estava no edital? Pra mim, não fez falta, já q não estudei nada dele, mas deve ter sido frustrante pra quem estudou, pois é um saco estudar e não ter a matéria cobrada depois… dá a sensação de perda de tempo. O tema da discursiva estava muito tranquilo mesmo, mas o duro é passar para a fase d correção do texto…

  6. Também achei acessível e pertinente. Mas não tem como chutar uma nota de corte porque cada chute errado perde um ponto. Achei informática difícil, assim como webjornalismo. As de direito foram temas que estudei, mas não lembrava necessariamente os detalhes que perguntaram porque o edital era muito variado. Bem que no edital podia ter um aviso “Vai ser uma prova sensata” ou “Vai ser pra ralar a galera” 😉

  7. olá pessoal!! corrigiram as provas??
    queria saber a pontuação de vocês, pra eu ter uma comparação! eu estudei bastante, mas infelizmente eu não me sai como pretendia!

    fiz somente 50 pontos (10 em conhecimentos básicos e 40 em conhecimentos específicos).

  8. Gente, achei a prova de conhecimentos básicos bem complicada…Principalmente Direito, Informática. Fui mal até em Inglês. Tb não gostei de Regimento Interno. prova de Comunicação achei muito boa. Adorei a discursiva! Dava pra escrever muito mais do que 30 linhas…rsrs

    Fiz 23 CB + 49 CE = 72

    A prova de CB me fez cair beeemmm…

  9. Fiz 64…porém, errei algumas questões que provavelmente terão o gabarito alterado. A esperança é a última que morre!rs

  10. O problema das provas de comunicação do CESPE (e da FCC) é que, geralmente, as questões são super fáceis e óbvias, mas, quando chega o gabarito, vc fica besta! Parece gabarito de outra prova… Eles entendem a comunicação num universo paralelo, sei lá. Coisa que é óbvia que tá certa, p/ eles, tá errada. E o contrário tb. Parece loteria. É aquela coisa: não basta eliminar, tem que humilhar! kkkkkkk Fiquei com 72, ou seja, me ferrei. Mas vou aguardar o dia 22 ansiosamente pq fiz vários recursos. Oremos.

    1. Boa definição, Beatriz! kkkkkk! É porque tem coisa que eles tiram dos livros, outras da realidade de trabalho e aí saber o que estão cobrando é um pouco difícil! Cespe ainda tem um agravante que é da errada anular a certa!

  11. Pessoal, como ficou a nota de vocês com o gabarito definitivo? Tô meio assustado porque subi 12 pontos!rs Acredito que muita gente melhorou a nota também, porque as questões anuladas estavam bem divergentes mesmo. Fiquei com 76 agora.

    1. Eu subi também, Raphael, mas não muito. Pulei de 64 para 72 no final. Só uma curiosidade em relação à forma como os candidatos respondem uma prova do Cespe: quantas das específicas você respondeu de fato e quantas você errou? Eu deixei 8 sem resposta, e das restantes errei 8 também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s