Conferindo o gaba: Câmara do RJ – atualizado

gabaritoGente, tô viva! Desculpem o sumiço ontem, mas sabe aqueles dias em que tudo acontece? Pra começar a banca inventa de divulgar o gabarito bem quando estou no meio da rua, com 5% de bateria no celular, sem conseguir acessar a prova (e sem lembrar direito qual era meu tipo)… Fiz uma contagem rápida e digo, nunca façam isso com pressa, na agonia eu estava contando 3 questões a menos!

Só tardão da noite é que consegui parar para analisar as questões e ver realmente quantas acertei. Ufa! Vamos à pontuação:

Português – 14
Informática – 5
Atualidades – 4
Ética – 4
Processo e Poder Legislativo – 7
Conhecimentos Específicos – 23
TOTAL – 34 (Conhecimentos Básicos) + 48 (24 x peso 2 de Conhecimentos Específicos) = 82

RECURSOS
De Específicas, a questão do Press Kit cabe recurso, pois a certa deve ser a resposta que diz que “presta-se geralmente a fornecer ao jornalista o maior embasamento possível para a confecção de matéria” (na minha prova é questão 57, gabarito A). A alternativa foi tirada do Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa. Atenção, tem que pedir à banca que o gabarito da questão seja alterado, não que ela seja anulada!

ATUALIZAÇÃO: Corri feito uma maluca pra entregar o recurso, parecia cena de filme de ação com eu chegando lá nos últimos minutos… kkkkk! No final das contas, a banca mudou no dia seguinte o gabarito do press kit e já ganhei os dois pontos, por isso atualizei minha nota acima.

Já de Informática, a questão 20 deve ser anulada, pois apresenta um erro na fórmula apresentada, sendo assim, não há resposta correta. Não vou entrar com recurso nessa, pois acertei, mas desde a prova eu tinha percebido esse erro, só que marquei esta por eliminação. Fica a dica para quem quiser recorrer.

Os recursos precisam ser entregues pelo próprio candidato (ou procurador legal), apenas hoje (02) e amanhã (03), na Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração, situada à Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, 10º andar / Ala B – Cidade Nova, impreterivelmente, das 10h às 16h.

Existe um formulário que deve ser digitado ou preenchido com letra de forma. Não se esqueçam de indicar o ponto que considera que cabe recurso, fundamentado devidamente as alegações com a citação de artigos de legislação, itens, páginas de livros, nome de autores etc, juntando, sempre que possível cópia dos comprovantes.

PRÓXIMAS ETAPAS

Sem falsa modéstia, fiquei feliz com o meu desempenho, realmente me dediquei muito nesta prova, principalmente aos conhecimentos básicos, apesar de ter bobeado em algumas que sabia e perdi de graça… Mas o jogo ainda não está ganho! A prova prática vem aí e como as notas serão somadas, tudo ainda pode mudar!

O resultado da objetiva será no dia 17 de setembro. No dia 27 de outubro, haverá a convocação para a prova prática (de quem teve mais de 60% de acertos do total da prova e de 20% de cada matéria), que será realizada em 08 de novembro.

CRONOGRAMA COMPLETO

RANKING

Já ia esquecendo de divulgar, mas tem um ranking rolando lá no Olho na Vaga para o cargo de Jornalismo. Ainda tem pouquíssima gente cadastrada, mas dizem que esse site é ótimo (confesso que tô usando pela primeira vez agora) e que ele dá mais ou menos uma ideia da sua classificação. Para quem tiver interesse em participar!

17 opiniões sobre “Conferindo o gaba: Câmara do RJ – atualizado”

  1. Mandou bem! Parabéns! Vamos aguardar os resultados dos recursos… Só fiquei com uma dúvida: Sai alguma resposta dos recursos antes do dia 17? ou só dia 17 mesmo? Sabe dizer?

  2. Mari, acho que estão fazendo a conta errada no ranking porque se não me engano as questões de atualidades também tem peso 2. Lembro de ter visto isso no edital…

  3. Mari, explica como é a prova de redação pros concurseiros de primeira viagem, como eu. Vou fazer a prova do cargo de Redação e Revisão. A bibliografia tem mil coisas. Que tipo de redação eles podem pedir?

  4. Abri o link do gabarito, mas não consigo ver a resposta. Pode me explicar como isso funciona? É a primeira vez que participo de um concurso…Devo estar perdendo alguma coisa no processo…

  5. Mariana, também prestei concurso para a Câmara municipal, porém para o cargo de Analista Legislativo- Enfermagem. Vc falou que a questao numero 20 de informática poderá ser anulada. Essa questão é a da planilha? Não sou expert em informática e não sei qual o erro…só sei que errei essa questão…tô torcendo pra que seja anulada então…rsrs

  6. Oi, Mariana! Queria saber se você conhece algum curso que ensine a fazer release, ou algum material que ensine. Bjs, flor!

    1. Release só dá pra aprender fazendo mesmo! O Radix deve abrir turma para a segunda fase do concurso, e você pode pegar alguns livros de assessoria de imprensa que vão te dar algumas dicas para aprimorar o texto.

      1. Entendi, o problema é que eles querem escrito à mão, como será que vão cobrar a disposição do texto – que geralmente é digitado – no papel? :s

      2. Eles vão se ater se você domina o tema apresentado e se sabe escrever com a linguagem jornalística típica de um release, essas coisas… Claro que a letra precisa ser legível e erros de ortografia e gramática também serão descontados da nota, como em qualquer redação.

  7. Boa noite, Mariana! Vc saberia informar qual o horário da prova de release no dia 8 de novembro? Procurei no edital mas achei…

    Obrigada e parabéns pelo site!!!!!

    1. No dia 27/10 haverá a convocação para a prova prática, neste dia acredito que sai horário e local da prova.

  8. Mariana, você sabe qual é a nota minima que devemos ter para passar para a segunda etapa da prova, no meu caso, produção de release?

    1. A nota mínima é 60,0, mas também é preciso ter acertado ao menos 20% de cada uma das matérias (tem tabela no edital com o mínimo de questões).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s