Concurso da UFRN

ufrnMais um concurso com vagas para as áreas de Comunicação Social! Desta vez é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que oferece oportunidades para o cargo de Jornalista. São três vagas, sendo duas para ampla concorrência e uma para negros e pardos.

Além do salário base, tem ainda outros benefícios que fazem parte do plano de carreira da UFRN, acho que vale a pena dar uma olhada nesse link.

Outra coisa é que eles respeitam a carga horária de 25 horas semanais para jornalistas.

Vamos conferir as informações?

CARGO: Jornalista

VAGAS: 2 vagas + 1 reservada para cota de negros/ pardos

SALÁRIO: vencimento básico de R$ 3.666,54 + vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 24 de agosto a 14 de setembro, no site da Comperve

VALOR: R$ 80,00

PROVAS: objetivas + redação, que serão realizadas no dia 11 de outubro

A Prova de Redação exigirá que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, segundo a norma padrão da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada, em um dos seguintes gêneros: artigo de opinião ou carta argumentativa.

PARA ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões)
1. Organização do texto 1.1. Propósito comunicativo. 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo). 1.3. Gêneros discursivos. 1.4. Mecanismos coesivos. 1.5. Fatores de coerência textual. 1.6. Progressão temática. 1.7. Paragrafação. 1.8. Citação do discurso alheio. 1.9. Informações implícitas. 1.10. Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 2. Conhecimento linguístico 2.1. Variação linguística. 2.2. Classes de palavras: usos e adequações. 2.3. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica). 2.4. Organização do período simples e do período composto. 2.5. Pontuação. 2.6. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia).

2) Legislação (10 questões)
Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

3) Conhecimentos Específicos (30 questões)
1. Práticas e produtos de assessoria de comunicação. 2. Fundamentos éticos e legais pertinentes ao campo jornalístico. 3. Produtos jornalísticos em ambientes virtual e online. 4. Linguagens, formatos e gêneros jornalísticos em rádio e televisão. 5. Gêneros textuais e imagéticos do jornalismo impresso.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

5 opiniões sobre “Concurso da UFRN”

  1. Olá, pessoal. Tenho uma dúvida e agradeceria se puderem me ajudar. Vcs acham mais proveitoso estudar por cursos preparatórios para concurso ou pelas obras tradicionais de Jornalismo?

  2. Olá gente. Alguém aqui conhece a banca Comperve o já fez concurso dela? Sabem descrever como ela se comporta nas provas e se é confiável?

    Grata,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s