Codemig: vagas para Comunicação Social em Minas Gerais

codemigA Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) lançou o edital do concurso público que oferece três vagas para as áreas de Comunicação Social, sendo uma delas reservada para candidatos com deficiência. É preciso ter disponibilidade para viagens.

As provas serão realizadas apenas na cidade de Belo Horizonte.

Vamos conferir os detalhes?

CARGO: Analista de Comunicação Integrada (para todas as áreas de Comunicação)

VAGAS: 3

SALÁRIO: R$ 5.928 + benefícios (participação nos resultados + plano de saúde e assistência odontológica, ambos em regime de coparticipação + plano de previdência complementar, em regime de coparticipação + seguro de vida em grupo + vale-alimentação ou vale-refeição, em regime de coparticipação)

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 13 de outubro até o dia 12 de novembro, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

VALOR: R$ 80

PROVAS: objetiva + discursiva, que serão realizadas no dia 20 de dezembro. Também haverá prova de títulos, apenas classificatória.

A Discursiva será composta de duas questões e versará sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos.

O QUE ESTUDAR?
1) Língua Portuguesa (15 questões)
Interpretação de textos argumentativos, com destaque para métodos de raciocínio e tipologia argumentativa; processos de construção textual; a progressão textual; as marcas de textualidade: a coesão, a coerência e a intertextualidade; reescritura de frases em busca da melhor expressão escrita; domínio vocabular e sua importância na construção do sentido do texto; a presença dos estrangeirismos em nosso léxico; os diversos usos das várias classes de palavras; a organização sintática e o emprego dos sinais de pontuação; a variação linguística e sua adequação às diversas situações comunicativas; a linguagem denotativa e a conotativa; a nova ortografia.

2) Língua Inglesa (15 questões)
Estratégias de leitura: compreensão geral; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de textos; cognatos e falsos cognatos; função retórica; uso de metáfora. Estratégias discursivas: compreensão de partes específicas de textos de diferentes gêneros; função e estrutura discursiva; marcadores de discurso; elementos de coesão e coerência. Aspectos lexicais: reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de textos; cognatos e falsos cognatos; expressões idiomáticas; sinonímia e antonímia. Aspectos gramaticais: uso de artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções e pronomes e modais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de subordinação e coordenação; voz passiva, discurso direto e indireto.

3) Raciocínio Lógico (10 questões)
Lógica: proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa e tempo. Representação de pontos no plano cartesiano. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros. Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume. Princípios de contagem e noção de probabilidade.

4) Conhecimentos Específicos (30 questões)
Teoria Geral da Administração. Teoria da Comunicação. Planejamento Estratégico; mensuração de resultados; gerenciamento de crise. Comunicação Organizacional Integrada; identidade e imagem corporativas; gestão de marcas; responsabilidade social corporativa. Publicidade e propaganda. Planejamento de comunicação; criação e direção de arte; design; atendimento; mídia; pesquisa de opinião e mercado; pesquisa de mídia; promoção e merchandising; ética e legislação publicitária; marketing cultural e esportivo. Produção; redação publicitária; produção gráfica; produção de rádio, TV e Cinema; cibercultura e produção digital; Temas emergentes da Comunicação. Novas tecnologias de Comunicação; mídias Web e digitais; social media (wikis, blogs, podcasts etc.); comunicação online; reputação corporativa. Economia; negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política Brasileira; conjuntura econômica internacional.

LEIA O EDITAL COMPLETO

19 opiniões sobre “Codemig: vagas para Comunicação Social em Minas Gerais”

    1. Daniele, como a vaga não é para Jornalismo e sim para Comunicação, acho que não dá para alegar o pedido de redução da carga horária não…

  1. Alguém sabe me dizer pq o cargo de comunicação, mesmo tento a mesma carga horária de vários outros de nível superior dentro do mesmo “bloco”, é o que tem a menor remuneração??

  2. Olá Mariana! Tudo bem? Parabéns pela iniciativa do blog!
    Acesso várias informações super importantes por aqui!
    Então, gostaria de saber de você, que tem experiência mais efetiva com concursos públicos, se as bancas organizadoras, no momento de entregar os documentos para a posse no cargo, costumam aceitar o certificado que comprova que você obteve o bacharelado em comunicação social ou não!

    Eu gostaria muito de fazer esse concurso da Codemig. Porém, sou recém-formada em jornalismo e a UFMG está em greve. Então as providências administrativas necessárias para a obtenção desse documento irão demorar. No mínimo, um ano e meio! Ficar sem o diploma na mão realmente me preocupa!

    Gostaria de saber também, qual preparatório on-line vc indicaria para esse edital da codemig (especificamente para a vaga de analista de comunicação social). Muito obrigada!
    Abraços,
    Izabela.

    1. Normalmente os órgãos pedem o diploma, mas já ouvi história de quem aceitasse apenas o certificado… De toda forma, quando você passa em um concurso, a universidade é obrigada a acelerar o processo do seu diploma e entregá-lo em poucos dias, para que você não perca a vaga! Faz assim: se inscreve no concurso e faz a prova! Assim que a universidade voltar da greve, já dá entrada no seu diploma. Aí se você passar, leva o resultado do concurso e pede que seja agilizado o seu processo. De toda forma, você terá o certificado e o documento que comprova que já deu entrada na faculdade. Vai dar certo, fique tranquila!

      1. Olá Mariana! Muito obrigada pelas dicas com o diploma….Já estou agilizando a papelada e também me informando na Universidade sobre o que pode ser feito.

        Assim que tiver um tempinho você poderia me indicar um curso on-line que acha legal para se preparar para o concurso da Codemig?

        Muito Obrigada!
        Abraços,
        Izabela.

  3. Ah! Lembrando que eu já entrei em contato com a FGV. A única resposta que obtive da atendente foi o que o edital já prevê! No momento da posse o candidato aprovado deve apresentar o diploma!!
    Abraços,
    Izabela.

  4. Oi, Mariana!
    Você tem notícias já de algum curso/material preparatório para esse concurso?
    Raciocínio lógico para comunicação é sempre puxado rsrs

  5. Não entendi quando os títulos deverão ser apresentados. No edital diz: “Os títulos para análise deverão ser enviados impreterivelmente até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do edital de convocação, via SEDEX ou Carta Registrada, para a FGV – Caixa Postal nº 205 – Muriaé/MG – CEP: 36880-970, com os seguintes dizeres: CONCURSO CODEMIG (Especificar o Cargo/a Função) – AVALIAÇÃO DE TÍTULOS”. Eles ainda vão dar essa data certa? O que entenderam?

    1. Eles vão divulgar ainda um edital convocando os aprovados a entregarem os títulos e falando das datas. Fica tranquila.

  6. Olá! Estou no 7º período de jornalismo e pretendo começar a fazer concursos para ir treinando! Posso fazer a inscrição e fazer a prova normalmente ou no ato da inscrição ja pedem algum documento que comprove formação? Obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s