Concurso da Liquigás: uma vaga para SP

LiquigasA Liquigás Distribuidora lançou edital do concurso que oferece uma vaga de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, ou Relações Públicas). A oportunidade é para a cidade de São Paulo e só haverá provas neste município.

Vamos conferir?

CARGO: Profissional Júnior – Comunicação Social

VAGAS: uma (será formado também um cadastro de reserva com a seguinte quantidade: 7 para ampla concorrência, 2 para pessoas negras/ pardas e 1 para portador de deficiência)

SALÁRIO: R$ 4.015,11

CARGA HORÁRIA: 220 horas mensais

INSCRIÇÕES: de 15 de julho a 10 de agosto, no site da Fundação Cesgranrio

VALOR: R$ 65,00

PROVAS: objetivas, que serão realizadas no dia 20 de setembro. São 20 questões de Conhecimentos Básicos e 40 de Conhecimentos Específicos

PARA ESTUDAR
1) LÍNGUA PORTUGUESA V (10 questões)
Compreensão e interpretação de textos. Ortografia. Morfologia (verbos irregulares, emprego das palavras “porque”, “por que”, “por quê” e “porquê”, “se” e “que”). Sintaxe (regência verbal e nominal, concordância verbal, concordância nominal, indeterminação do sujeito, voz passiva pronominal, emprego de pronomes relativos, crase e colocação de pronomes átonos). Pontuação. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos).

2) CONHECIMENTOS GERAIS (5 questões)
Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e aspectos globais. Panorama nacional contemporâneo. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro.

3) NOÇÕES DE INFORMÁTICA (5 questões)
Conhecimentos básicos de MS Office versão 2010: Word, Excel e Power Point. Conceitos de internet e intranet e principais navegadores. Noções básicas de Sistemas Operacionais.

4) PROFISSIONAL JÚNIOR – COMUNICAÇÃO SOCIAL
BLOCO 1 (15 questões): Fundamentos da Comunicação – a comunicação na cultura contemporânea; as teorias contemporâneas da comunicação; a relação entre comunicação e política; os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação; conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa. Jornalismo – a linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, entretítulo; o jornalismo econômico. Assessoria de imprensa: conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, “press release” etc. Relacionamento e atendimento à imprensa.

BLOCO 2 (15 questões): Os veículos: jornal, revista, televisão; agências, mídia eletrônica/Internet. Publicidade – conceitos e finalidade da publicidade; conceitos de campanha publicitária (objetivos e processo de criação); a estrutura de agências de publicidade; análise da relação da publicidade com a nova tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre vendas e imagem institucional de uma Empresa; concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma Empresa. Editoração – Edição – copidesque; normas da ABNT; o projeto visual e Programação Visual (noções); revisão; produção gráfica (noções); editoração eletrônica (noções) – softwares mais utilizados.

BLOCO 3 (10 questões): Marketing e Comunicação Organizacional – Fundamentos do Marketing; conceitos, definições, funções mercadológicas, sistemas mercadológicos; marketing para promoção institucional; marketing cultural. Gestão estratégica da comunicação organizacional; comunicação interna; comunicação integrada interna-externa; planejamento estratégico. Marketing de Varejo. Promoções. Relações Públicas.

LEIA O EDITAL COMPLETO

13 opiniões sobre “Concurso da Liquigás: uma vaga para SP”

  1. Olá, bom dia ! Gostaria de prestar esse concurso. Percebi que o edital cita os temas de estudo, mas, não indica bibliografia. Nesses casos, por favor, alguém teria alguma sugestão ? Obrigada !

  2. Olá, Mariana! No edital da Liquigas está assim: Editoração – edição – copidesky; normas ABNT. Do que se trata o item normas da ABNT? É relacionado à editoração, ou seja, normas para feitura de livros? De qualquer forma, procurei no catálogo da ABNT e lá diz que as normas de editoração estão canceladas. O edital vai se basear em uma norma que não está em vigor? Seja como for, onde posso encontrar essas tais normas? Obrigado.

    1. Oi, Edson! Confesso que de editoração sei praticamente nada… Não é totalmente impossível que façam perguntas sobre uma norma que não está mais em vigor, embora seja meio improvável. Sugiro até que envie um e-mail para a banca organizadora, dizendo que eles estão cobrando algo que não está mais em vigor, pra ver o que respondem. No site deles não tem essa norma?

  3. Ola Mariana,
    Parabéns pelo blog, essas informações nos ajudam e muito.
    Tenho uma duvida em relação ao concurso da Liquigás. Será que vale a pena não seria mais uma forma so de arrecadar dinheiro ? A Petrobras com tantos escândalos, visto que o numero de vagas é bem pequeno o forte é para cadastro de reserva, será que eles chamam mesmo ? não é pelo valor da inscrição e sim pelo tempo de vc usar o estudo por um curso meio duvidoso

    Sucesso para Todos !!

    1. Com crise ou sem crise, o concurso só é obrigado a chamar os candidatos que estão dentro das vagas, no caso 1. Os outros do cadastro podem ser chamados de acordo com a demanda do órgão, dentro da validade do concurso. Eu sinceramente acho que chamam uns 2 ou 3. A Liquigás é uma subsidiária, não está diretamente ligada com todas essa situação, então acredito que o órgão segue normalmente com seu trabalho!

  4. Ola.. você sabe onde normalmente é realizada a prova em são paulo? e o horário que é feita? No edital nao encontrei. e na net tambem nao.
    Muito obrigada pela dica do concurso! 😀

    1. Não existe um local específico, pode ser em qualquer colégio ou faculdade de São Paulo… Sobre o horário, no edital realmente só diz a quantidade de horas de realização da prova (4 horas e meia), então tem que aguardar para saber se será no turno da manhã ou da tarde… Normalmente (mas não é regra) as provas de Nível Médio são pela manhã e do Nível Superior à tarde.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s