Concurso da TV UFAM

TV_UFAMA Universidade Federal do Amazonas abriu concurso para a TV UFAM com uma vaga para Jornalista e outra para Diretor de programa, que pode concorrer o pessoal de todas as áreas de Comunicação. Fora do ar desde o primeiro semestre de 2013, a TV UFAM está se preparando para retomar as atividades regulares ainda este ano. Vamos aos detalhes?
CARGOS: Diretor de Programa (formados em Comunicação Social) e Jornalista (formados em Jornalismo)

VAGAS: uma vaga para cada cargo

REGIME DE CONTRATAÇÃO: estatutário

SALÁRIO: R$ 3.666,54 (lembrando que o cargo é regido pelo Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e que tem os benefícios para quem tem especialização)

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 03 a 21 de julho, no site da Comvest

VALOR: R$ 91,00

PROVAS: as provas objetivas serão realizadas no dia 09 de agosto, na cidade de Manaus.

PARA ESTUDAR:
1) Língua Portuguesa (10 questões)
Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da íngua: Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, acentuação tônica e gráfica. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares). Sintaxe de regência: regência nominal e verbal. Crase. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

2) Conhecimentos Específicos ( 40 questões)
a) Diretor de Programa
1. Estética e Linguagem: especificidades do rádio e da televisão. 2. Elementos estéticos da sonoplastia nos dois veículos (rádio e TV). 3. Dramaturgia radiofônica e televisiva. 4. Projetos e roteiros televisivos e radiofônicos de gêneros diversificados. 5. Acompanhamento da pósprodução e finalização dos programas. 6. Noções de videografismo, créditos e legendas. 7. Gêneros e formatos de programas radiofônicos e televisivos. 8. Produção e direção de programas radiofônicos e televisivos: ao vivo, gravado, em estúdio ou em externa. 9. Documentários e programas especiais. 10. terminologia técnica na área da direção de programas. 11. Técnicas de avaliação de forma e conteúdo de programas. 12. Tecnologia de transmissão de sinais de rádio e TV. 13. Rádio e TV digitais. 14. Aspectos legais e estruturais de emissoras de rádio e de televisão: funcionamento, geradoras, cabeças de rede, retransmissoras, tipos e duração de concessões, funções dos profissionais.

b) Jornalista
1. Teoria da Comunicação: conceitos, paradigmas, principais escolas e pensadores. 2. Ética e legislação em comunicação: Constituição da República, código de ética do jornalista, regulamentação da comunicação social e pública. 3. Fundamentos do Jornalismo: especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais, o papel e a responsabilidade social do jornalista e a mediação na sociedade informacional e globalizada, conceitos de notícia, critérios da noticiabilidade e o interesse público na produção jornalística para diferentes meios, critérios para credibilidade, linguagem jornalística: coerência e coesão textual, gêneros jornalísticos, tipos de entrevista – formatação e edição em diferentes veículos (rádio, TV e web), técnicas de elaboração de noticiário para telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo. 4. Novas tecnologias de comunicação: plataforma digitais e mídias sociais, conceito de hipermídia, convergências dos meios e as mídias webdigitais, jornalismo digital e interatividade na comunicação. 5. Teoria e prática em comunicação organizacional: planejamento, produção e edição de publicações jornalísticas.

LEI O EDITAL COMPLETO

4 opiniões sobre “Concurso da TV UFAM”

  1. Gostaria de saber se você tem algum cursinho on line pra indicar , ou um lugar onde eu possa ter acesso ao material para estudar .

  2. Não prestem pra lá lá se não forem da região. É o pior lugar do mundo. Já fui efetiva da UFAM em comunicação e simplesmente a gente não consegue trabalhar. Eles mal entendem de alguma coisa mínima da área. O custo de vida altíssimo, supermercado, água, energia elétrica bem acima da média nacional. Saúde, educação (para quem tem filhos) caro e precário. O salário vai todo embora com viagens para resolver os problemas fora da cidade e manter um mínimo padrão de vida com água potável, comida digna. A maior parte das pessoas que como eu já trabalharam lá passam seus dias prestando outros concursos para sair do lugar. É fria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s