Concurso da Fundação Universidade de Brasília: várias vagas para as áreas de Comunicação!!!

fubSe tem uma coisa que adoro divulgar aqui é desses editais cheios de vagas! A Fundação Universidade de Brasília (FUB) vai realizar um desses concursos com vagas para Jornalismo, Comunicação Social, PP e RP! O salário não é assim tão alto, tendo em vista que a lotação é Brasília, mas achei interessante.

Outra coisa boa: 25 horas para os jornalistas e sem diferenças salariais com relação aos outros cargos!

Deem uma olhada nos detalhes:

CARGO 1: Diretor de Imagem (Comunicação Social)

VAGAS: 1 vaga de ampla concorrência

CARGO 2: Jornalista (Jornalismo ou Comunicação Social)

VAGAS: 7 vagas de ampla concorrência + 1 vaga para candidato com deficiência + 2 vagas para negros

CARGO 3: Produtor Cultural (Comunicação Social)

VAGAS: 2 vagas de ampla concorrência + 1 vaga para negros

CARGO 4: Programador Visual (Comunicação Social/ Publicidade, Comunicação Visual ou Desenho Industrial/ Programação Visual)

VAGAS: 5 vagas de ampla concorrência + 1 vaga para candidato com deficiência + 1 vagas para negros

CARGO 5: Publicitário (Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda)

VAGAS: 1 vaga de ampla concorrência

CARGO 6: Relações Públicas (Comunicação Social/ Relações Públicas)

VAGAS: 2 vagas de ampla concorrência

SALÁRIO: R$ 3.666,54

CARGA HORÁRIA: 25 horas para Jornalista e 40 horas para os demais cargos

INSCRIÇÕES: do dia 12 de junho a 2 de julho, no site do Cespe

VALOR: R$ 91,00

PROVA: objetivas e discursivas, além de prova de desempenho teórico-prático para o cargo de Diretor de Imagem. As provas serão realizadas no dia 09 de agosto.

A discursiva será uma redação de texto dissertativo a respeito de tema de conhecimentos básicos, exceto para o cargo de Jornalista, que pede redação de tema de conhecimentos específicos

COMECE A ESTUDAR
1) LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial conforme Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (disponível em http://www.unb.br/noticias/downloads/normaspadronizacaoversaofinal.pdf). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

2) LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (EXCETO PARA DIRETOR DE IMAGEM): 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 2.1 Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 3 Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990). 3.1 Disposições preliminares: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 3.2 Estágio probatório 3.3 Direitos e vantagens. 3.4 Regime disciplinar, deveres e proibições, acumulação, responsabilidade e penalidades. 4 Lei nº 8.429/1992. 4.1 Disposições gerais. 4.2 Atos de improbidade administrativa. 5 Processo administrativo (Lei nº 9.784/1999): conceito, princípios, fases e modalidades. 6 Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993). 7 Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília (disponível em http://www.unb.br/unb/transparencia/downloads/regimento_estatuto_unb.pdf). NOÇÕES DE

3) DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

4) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup.

5) ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia. 15.2.1.2

6) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
a) DIRETOR DE IMAGEM
DIREÇÃO DE IMAGEM: 1 Fundamentos da imagem para meios audiovisuais. 2 Direção de arte para meios audiovisuais. 3 Linguagem de vídeo e televisão: planos, efeitos e edição para meios impressos, analógicos e digitais. 4 Captação e tratamento de imagens fotográficas e fílmicas. 5 Edição de imagem para formatos jornalísticos e ficcionais. 6 Planos de imagem: aberto, médio e americano; close; contraplano; ângulos e takes. 7 Movimentos de câmera: primário, secundário e terciário. 8 Operação de câmera e relação com a noção de espaço. 9 Análise de imagem: composição, unidades visuais, sucessão de pontos, pontuação de imagem, estrutura de imagem, clareza visual, pontos reveladores. 10 Captação e transmissão de imagens em externas. 11 Obturador e luminosidade; equipamentos para iluminação. 12 Direção de gravações em estúdio. 13 Coordenação de equipes de coberturas ao vivo e de eventos.

b) JORNALISTA
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: 1 Principais escolas e pensadores. 2 Código de Ética do Jornalista. 3 Constituição Brasileira (Título VIII, capítulo V e suas alterações). 4 Comunicação pública: conceito de comunicação pública, conceito de opinião pública, instrumentos de comunicação pública. 5 Comunicação organizacional. 5.1 Responsabilidade social corporativa. 5.2 Comunicação de Crise. 6 Temas emergentes da comunicação. 6.1 Novas tecnologias de comunicação. 6.2 Mídias web e digitais. 6.3 Mídias sociais (redes sociais, blogs, podcasts, wikis etc.). 7 Jornalismo e meios de comunicação de massa. 7.1 Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, Internet, TV e vídeo. 7.2 Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico. 7.3 Produção, elaboração e edição da notícia no Rádio e na TV. 8 Jornalismo institucional. 8.1 História, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. 8.2 A produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa. 43 8.3 O papel do assessor. 8.4 Atendimento à imprensa. 8.5 Sugestões de pauta, releases e artigos. 8.6 Organização de entrevistas. 8.7 Produtos de uma assessoria de imprensa. 8.8 Métodos e técnicas de pesquisa. 9 Imprensa escrita. 9.1 Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release e briefing em texto e em imagem. 9.2 Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. 9.3 Critérios de seleção, redação e edição. 9.4 Projeto gráfico. 10 Webjornalismo.

c) PRODUTOR CULTURAL
PRODUTOR CULTURAL: 1 Noções de cultura. 2 Políticas públicas e políticas culturais. 3 Políticas culturais no Brasil. 4 Projetos culturais. 4.1 Diferenças entre projetos culturais e outros tipos de projetos. 4.2 Etapas e elementos de elaboração de projetos culturais. 5 Áreas de atuação e responsabilidades do produtor cultural. 6 Viabilização de projetos culturais. 6.1 Captação e administração de recursos. 6.2 Produção executiva. 6.3 Seleção e organização de equipes. 6.4 Acompanhamento e avaliação de projetos. 7 Gestão cultural. 7.1 Gestão de eventos, projetos e programas culturais. 7.2 Gestão de espaços e instituições culturais. 8 Marketing cultural. 8.1 Definições de marketing cultural. 8.2 Composto mercadológico. 8.3 Estratégias de comunicação. 9 Sistema Nacional de Cultura. 10 Sistema de Informação e Gestão de Projetos do Ministério da Educação (SIGPROJ): cadastro e submissão de propostas. II COMUNICAÇÃO SOCIAL: 1 Teoria da comunicação: principais escolas e pensadores. 2 Técnicas de relações públicas. 3 Comunicação dirigida. 4 Públicos de uma instituição. 5 Assessoria de imprensa. 6 Release, press-kit e organização de entrevistas coletivas. 7 Notas oficiais. 8 Clipping. 9 Marketing institucional. 10 Pesquisas de opinião e de mercado: pesquisas qualitativas e quantitativas, amostragem, questionários, grupos de discussão, grupos focais. 11 Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. 12 Planejamento de comunicação organizacional. 13 Interfaces entre as relações públicas e a administração da empresa. 14 Relações públicas e recursos humanos. 15 Instrumentos de comunicação interna. 16 Comunicação digital. 17 Relações com consumidores. 17.1 Serviços de atendimento ao consumidor. 17.2 Código de Defesa do Consumidor. 18 Comunicação pública. 19 Imagem institucional. 20 Cerimonial e protocolo. 21 Organização de eventos.

d) PROGRAMADOR VISUAL
PROGRAMADOR VISUAL: 1 Projetos de programação visual para sítios e sistemas web (webdesign). 2 Utilização de mídias e ferramentas. 2.1 CD, DVD, HTML, Flash, DreamWorker, Corel Draw, InDesign, Illustrator, Photoshop. 2.2 Planejamento e estrutura. 2.3 Produção de páginas. 2.4 Manutenção e atualização. 3 Folders, cartilhas e materiais educacionais. 4 Utilização de formas e cores. 5 Análise da tipologia no design gráfico. 6 Diagramação, usabilidade e acessibilidade. 7 Concepção de layout, ilustração e pixel art. 8 Padrões de design voltados a ambientes educacionais virtuais.

e) PUBLICITÁRIO
PUBLICIDADE: 1 Teoria e técnica da publicidade e propaganda: conceitos e noções básicas. 2 Criação publicitária: fases do processo criativo; principais veículos para mídia impressa, eletrônica e digital, suas características, vantagens e desvantagens em função da adequação ao público alvo e ao produto ou serviço. 2.1 Redação publicitária: semântica e estética, elementos do texto; o título em publicidade impressa; o discurso publicitário e suas características; adequação entre texto e imagem. 2.2 Arte publicitária impressa: o papel da imagem na publicidade; as artes gráficas e os meios de veiculação: jornal, revista, outdoor, mídia eletrônica, folder, mala direta, material de ponto de venda; técnicas de criação da peça gráfica: o rafe (rough), o layout, a arte final; fotografia, ilustração, all type, revisão e o processo reprográfico. 3 Planejamento de campanha: o briefing, o target; o approach; propaganda institucional; campanhas de lançamento; peças de apoio. 4 Programação visual/identidade visual: logotipo e símbolo; elementos institucionais; a aplicação da cor; papelaria; embalagem; materiais de ponto de venda, feiras e exposições; instalações, viaturas, uniformes, sinalização; selos comemorativos. II EDITORAÇÃO: 1 O projeto gráfico: identidade visual da publicação, características gráficas para o projeto; a relação do projeto gráfico com o projeto editorial. 2 Produção gráfica (papéis, formatos e acabamentos, processos de impressão). 3 Tipologia, legibilidade na comunicação impressa. 4 Diagramação: hierarquia/parceria entre layout, textos e imagens. 5 Editoração eletrônica (uso do InDesign, Photoshop e Corel Draw). 6 Fechamento de arquivos para impressão: gerenciamento de fontes e de vínculos, marcas de corte e sangrias, separação de cores.

f) RELAÇÕES PÚBLICAS
RELAÇÕES PÚBLICAS: 1 Relações Públicas: conceitos básicos, natureza e funções estratégicas; evolução histórica no mundo e no Brasil; públicos em Relações Públicas; o processo de planejamento em Relações Públicas; principais técnicas e instrumentos utilizados em Relações Públicas; organização de eventos e promoção institucional; cerimonial e protocolo. 2 Imagem empresarial e comunicação integrada: identidade institucional; questões públicas e Relações Públicas; administração de crises; relações com o Governo; lobby; relações com a imprensa; a notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; o planejamento da comunicação integrada; imprensa, Relações Públicas e publicidade em comunicação empresarial. 3 Comunicação com o mercado: noções de marketing; a comunicação no composto de marketing; Relações Públicas e marketing; a comunicação na era do consumidor; público-alvo; sistemas de atendimento ao público; Código de Defesa do Consumidor; ombudsman; comunicação dirigida. 4 Opinião pública: conceitos básicos e objetivos; comunicação, democracia e desenvolvimento; interesse público e interesse privado; tipos e técnicas de pesquisas de opinião; instrumentos de controle e avaliação de resultados; amostra, questionários e tipos de entrevistas. 5 Relações Públicas nas organizações modernas: legislação e ética em Relações Públicas; o papel do profissional de comunicação; cultura organizacional e Relações Públicas; relações com os empregados; comunicação em recursos humanos; comunicação interna; relações com a comunidade; a empresa e a responsabilidade social. 6 Normas de cerimonial público e protocolo. 7 Relações humanas. 8 Técnicas de negociação e tomada de decisão. 9 Programas e aplicativos de edição e editoração de texto e imagem em microcomputadores.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s