Processo seletivo para a Itaipu Binacional

itaipuA Itaipu Binacional divulgou o processo seletivo que está oferecendo uma vaga para Jornalismo/ Letras e outra que pode ser concorrida pelos formados em Comunicação Social/ Relações Públicas. Será formado também cadastro de reserva para ambos os cargos.

As oportunidades podem ser para as cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Santa Helena ou Guaíra, no Paraná, de acordo com a necessidade da empresa. Não há vinculação da lotação com o local de realização das provas (Curitiba ou Foz do Iguaçu). Pelo que pesquisei, a assessoria de comunicação fica em Foz do Iguaçu, então acredito que a chance maior é da vaga ser para lá mesmo!

Essa seleção é bem diferente! Para Jornalismo/ Letras não tem prova objetiva, apenas discursiva, que consiste em tradução de textos de português/ inglês. Não cai nada de conhecimentos específicos. Para RP, tem prova objetiva e prova oral. Para este último cargo, é necessário, além da fluência em inglês, a disponibilidade para viagens e flexibilidade de horário.

Atenção aos detalhes!

CARGO 1/ CÓDIGO: Profissional de Nível Universitário Jr 012/1006 – Diploma ou Certificado de conclusão do Curso Superior em Letras ou Jornalismo + registro no Conselho de Classe

VAGAS: 01 + CR

CARGO 2/ CÓDIGO: Profissional de Nível Universitário Jr 013/1006 – Diploma ou Certificado de conclusão do Curso Superior em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas + registro no Conselho de Classe + fluência em Inglês (oral e compreensão auditiva) + disponibilidade para viagens e flexibilidade de horário

VAGAS: 01 + CR

SALÁRIO: R$ 4.799,82 + benefícios

CARGA HORÁRIA: 8 horas diárias

REGIME DE CONTRATAÇÃO: CLT

INSCRIÇÕES: de 09 de junho a 06 de julho, no site da UFPR

VALOR: R$ 90,00

PROVAS:
As provas são diferentes de acordo com o cargo. Jornalismo/ Letras fará apenas prova discursiva (isso mesmo, não vai ter objetiva para esse cargo!!!), já Relações Públicas tem prova objetiva e prova oral de Língua Inglesa

Primeira Etapa
Jornalismo/ Letras – discursiva. Serão duas questões, uma tradução de textos do Português para o Inglês e outra do Inglês para o Português.
RP – objetiva

Segunda Etapa
RP – Prova Oral e de Compreensão Auditiva em língua Inglesa. Serão convocados para esta etapa os 25 primeiros colocados.

Terceira Etapa
Análise documental dos requisitos para o cargo

Quarta Etapa
Avaliação Médica

PARA ESTUDAR
1) RELAÇÕES PÚBLICAS:
A) CONHECIMENTO ESPECÍFICO (40 questões, cada uma valendo 2): Introdução às Relações Públicas, Planejamento de Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Protocolo e Cerimonial, Planejamento e Organização de Eventos, Responsabilidade Social Corporativa, Reputação Corporativa, Comunicação de Crise, Novas Tecnologias de Comunicação, Ética e Legislação de Relações Públicas.

B) PORTUGUÊS (10 questões, cada uma valendo 2): Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas). Domínio da norma do português contemporâneo sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase, períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

C) INGLÊS
– PROVA ORAL: Apresentação oral em língua inglesa.
– COMPREENSÃO AUDITIVA: Audição de material gravado (10 questões, cada uma valendo 3 pontos).

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

9 opiniões sobre “Processo seletivo para a Itaipu Binacional”

  1. Oi Mari,
    A imprensa da Itaipu fica em Foz do Iguaçu mesmo. Fui estagiária deles. Uma área bem bacana pra trabalhar. Inclusive pessoal de RP fica do ladinho da redação.
    Boa sorte pra todos 😉

  2. Oi mari, bom dia!

    Procurei, procurei e procurei de novo por questões de concursos anteriores da banca UFPR de RP para a Itaipu e nada encontrei.
    Além do PCI e o QCONCURSOS vc poderia indicar mais algum site que eu possa encontrar estas provinhas?

    No PCI as questões á vem com gabarito, como estão em PDF não rola de editar…

    No site da universidade federal do paraná, pasme, não encontrei também..

    Socorro.. rsrsrs

    Obrigada,

    1. Se não tem nesses dois sites e nem na UFPR, acho difícil encontrar em outro lugar… Mas tenta cobrir as respostas com um piloto escuro, corretivo… Qualquer coisa, pede pra alguém fazer isso e não correr o risco de você ver a reposta e depois achar que só acertou por conta disso…

  3. Foi pra essa prova que perguntei aqui sobre como tirar o registro no Conselho de Classe num outro post do blog. Agora fiquei curiosa para saber pra qual cidade é a vaga para Letras/Jornalismo. Acho que eles poderiam ter colocado no edital, né? Mas fazer o que… to praticando a tradução e vamo que vamo! hahahaha

  4. Boa noite Mariana

    Você sabe aonde posso encontrar modelos da prova discursiva de tradução para o cargo 012? Você teria alguma dica sobre qual pode ser o assunto da prova? Ok, sei que vai ser uma prova de tradução, mas é difícil não ter ideia nenhuma sobre o tema.

    Obrigado.

    1. Procura no PCI Concursos se há provas para algum cargo de tradutor, pode ser que ache algo de outras bancas, para ter ao menos uma ideia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s