Marinha do Brasil lança edital do concurso

marinhaPara quem estava esperando as vagas de Comunicação Social nos concursos das Forças Armadas, a Marinha era a única esperança que restava, uma vez que as seleções do Exército e da Aeronáutica esse ano não contemplaram oportunidades na nossa área. Para alegria de todos e felicidade geral da nação, vai ter vaga para Comunicação. A notícia ruim é que tem apenas uma vaga.

Para participar, o candidato deve ter menos de 36 anos no dia 1º de janeiro de 2016. O ingresso no Quadro Técnico ocorre no posto de Primeiro-Tenente, após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases. Antes de completados cinco anos de nomeação, os Oficiais são avaliados, podendo permanecer em caráter definitivo na Marinha.

A seleção tem várias etapas, fiquem atentos a cada uma delas:

CARGO: Comunicação Social

VAGAS: uma só

SALÁRIO: não é informado no edital, mas para o posto de Primeiro-Tenente é de cerca de R$6.000,00 (líquido)

INSCRIÇÕES: de 01 de junho a 07 de julho no site da Marinha

VALOR: R$ 60,00

ETAPAS
1) Provas: prova objetiva com 50 questões apenas de conhecimentos específicos + redação

2) Eventos Complementares:
a) Inspeção de Saúde: exames de saúde
b) Teste de Aptidão Física: natação (25 metros em 50 segundos, para o sexo masculino e em 1 minuto, para o sexo feminino) e corrida (2400 metros em 16 minutos, para o sexo masculino e 17 minutos, para o sexo feminino)
c) Verificação de Dados Biográficos (fase preliminar): entrega de documentos que serão analisados. Será feita uma investigação preliminar para saber se o candidato preenche os requisitos de idoneidade moral e de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha

3) Curso de Formação de Oficiais (CFO): tem duração total de aproximadamente 39 semanas e é ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), que fica no Centro do Rio de Janeiro/RJ.
a) Período de Adaptação: com duração aproximada de 3 semanas, tem o objetivo de adaptar e preparar os futuros alunos para as atividades acadêmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o Curso. Durante este curso, perceberá remuneração em torno de R$ 5 mil (posto de Guarda-Marinha), além de ter garantido alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa
b) Verificação de Documentos: entrega de cópias dos documentos.
c) Verificação de Dados Biográficos (fase final): candidatos deverão preencher e devolver o Questionário Biográfico Simplificado
d) Avaliação Psicológica: teste psicológico
e) Curso de Formação propriamente dito: após concluir o Período de Adaptação e ser considerado “Apto” na Avaliação Psicológica e na Verificação de Documentos, o candidato terá a matrícula no Curso de Formação de Oficiais efetuada.

COMECE A ESTUDAR:
1) FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO: Conceitos, objetivos, modelos e meios; Veículos de mídia como sistemas sociais; Comunicação de massa; Efeitos da comunicação de massa; Componentes fundamentais da comunicação de massa.

2) RELAÇÕES PÚBLICAS: Conceitos, processos, objetivos e produtos; Teorias e estratégias de Relações Públicas; A comunicação nas organizações; Relações Públicas nas organizações; Comunicação organizacional integrada; Comunicação interna; Planejamento estratégico para a comunicação organizacional (conceitos, características, instrumentos e tipos); Plano estratégico de comunicação organizacional; Gestão estratégica de comunicação organizacional; Pesquisa e auditoria (princípios, objetivos, fundamentos, importância e classificação); Planos, projetos e programas de Relações Públicas; Comunicação digital; Comunicação corporativa e reputação; Comunicação e opinião pública; Gestão de crises: conceito, origem, tipos de crise, consequências e prevenção; Reputação e imagem em tempos de crise; O processo de gestão de crises; Gestão de risco; Planos de emergência; Plano de comunicação de crise; Comunicação de crise e relações com a mídia; O papel das redes sociais na crise; Comunicação institucional; Assessoria de Imprensa: conceitos e planejamento; Planejamento estratégico da Assessoria de Imprensa; A conduta ética do assessor de imprensa; O assessorado e a imprensa; Porta-Voz; Media training; Modelo de diálogo com a imprensa; Técnicas de redação em assessoria de imprensa; Tipos de press release (relise); Organização de entrevistas coletivas; Mailing list e processo de distribuição; Press kit; House organs; Mídias digitais: conceitos, características e tipos, planejamento, monitoramento, métricas e gerenciamento; Gestão de eventos e cerimonial; Planejamento e gestão de eventos; Tipos de evento; Eventos técnico-científicos; Eventos de capacitação e treinamento; Cerimonial e protocolo; Etiqueta; Símbolos nacionais.

3) JORNALISMO: Conceitos. Redação e Edição; Linguagem jornalística; Características do texto jornalístico; Entrevista: tipos e classificação das entrevistas; Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes; Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de leads (lide) e técnicas; Comunicação empresarial; Telejornalismo: conceitos, características, estrutura da TV, linguagem, texto jornalístico para televisão, roteiro e edição; Radiojornalismo: conceitos, apuração e tratamento da informação, técnicas de redação, estrutura da redação, entrevistas, recursos técnicos, boletim de notícias, reportagem, programas especializados, edição; Jornalismo Digital: características, narrativa digital, hipertexto (técnicas e interfaces), produção e edição, perfil do usuário; Ética. Agências de informação: organização, classificação, finalidade e tipos.

4) PUBLICIDADE, PROPAGANDA e MARKETING: Conceitos e técnicas; Pesquisa e planejamento de campanha publicitária; Briefing; Agência; Anunciante; Criação publicitária; Mídia; Características básicas dos principais veículos de comunicação publicitária; Publicidade on line; Propaganda governamental; Marketing: conceitos e processos de Marketing; Desenvolvimento de oportunidades e estratégias de marketing; Desenvolvimento do Mix de marketing; Produção gráfica e design: Conceitos, editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão; Processos de impressão e acabamento, Princípios de design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste); Tipologia.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2013.
BARBOSA, Gustavo G.; RABAÇA, Carlos A. Dicionário de Comunicação. 10.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2002.
BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Coordenação de Relações Públicas. Manual de organização de eventos do Senado Federal.
Brasília: Senado federal, 2013. Disponível em: <http://www12.senado.gov.br/manualdecomunicacaomanual-de-eventos&gt;.
DEFLEUR, Melvin L.; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. 5.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed; 1993.
DUARTE Jorge (Org.) Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 4.ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2011.
ERBOLATO, Mário L. Técnicas de Codificação em Jornalismo. 5.ed. São Paulo: Ática, 2008.
FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação: o que gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. São Paulo: Atlas, 2013.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9.ed. 3.ª reimpressão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 5.ed. revista. São Paulo: Summus, 2003.
_______. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2.ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.
LAGE, Nilson. A reportagem: Teoria e Técnica de Entrevistas e Pesquisa Jornalística. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MARSHALL, McLuhan. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
MOHERDAUI, Luciana. Guia de Estilo Web: produção e edição de notícias on-line. 3.ed. revista e ampliada. São Paulo: SENAC, 2007.
RAMALHO, José Antônio. Mídias Sociais na Prática. São Paulo: Elsevier e Campus, 2010.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial / Comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 3.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 9ª tiragem.
SANT ‘ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 8.ed. revista e ampliada. São Paulo: Cencage Learning, 2009.
SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da Silva. Comunicação Corporativa e Reputação: construção e defesa da imagem favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.
SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de Reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus Editorial, 1986.
WILLIAMS, Robin. Design Para Quem Não é Designer. 2.ed. revista e ampliada. São Paulo: Callis Editora
Ltda., 2008.

OBSERVAÇÃO: A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. Mas, normalmente as provas seguem bem à risca o que está nos livros, é bom ler o máximo possível!

LEIA O EDITAL COMPLETO

24 opiniões sobre “Marinha do Brasil lança edital do concurso”

  1. Como funciona a questão do local de lotação da vaga no caso de cursos da Marinha? Esse tipo de cargo fica em uma cidade específica? Tem grande mobilidade? Alguém sabe?

  2. Finalmente saiu o edital, pena que só com uma vaga. Vai ser uma disputa dura, porém justa. Estou no páreo e, apesar de ter tido como foco o QCO do Exército nos ultimos anos, creio que o QT da Marinha é uma excelente opção de carreira. Existe também uma pequena, porém não “nula” possibilidade de chamarem 1 ou 2 a mais que no edital, visto que na Marinha eles alegam uma “necessidade naval” quando aumentam as vagas em determinadas carreiras contempladas no certame. Bons estudos. Qum quiser trocar material de resumos dos livros meu e-mail é chico.bahia@hotmail.com

    Tenho mcluham, tecnicas de codificação, midias sociais na pratica, torquato e guia de estilo web, todos em PDF. cada resumo tem em média 8 páginas. Brasil!

    1. Olhei por alto e vi que é praticamente a mesma, mas nessa de agora vi um livro a mais, por exemplo. Segue a desse ano pra não ter erro!

  3. Poxa, QOCON-2015 (Aeronáutica) abriu RP mas nada de Jornalismo… A briga pela Marinha vai ser dura mesmo heim… =/

  4. Olá. Fiquei com duas dúvidas…
    1) Em qual local (cidade) serão realizadas as provas?
    2) O conteúdo a ser estudado é todo aquele que foi citado acima, indiferente na formação? Ou seja, mesmo na sendo da área, é preciso ter conhecimento de todas elas?

    Obrigado.

    1. Existem varias cidades para realização da prova, no edital tem todas as cidades.
      Sim o conteúdo é conforme o edital e sim na prova cai sobre as três áreas (RP, JOR e PP) A Marinha quer um profissional completo por isso a prova cai questões das três, independente de sua formação.
      Aqui no blog tem uma matéria da moça que passou em primeiro lugar do ano passado.
      Contem dicas muito valiosas, vale a pena ler!

  5. Alguém sabe me dizer onde consigo as provas de português e os temas de redação dos últimos concursos? Obrigada

  6. Que sacanagem essa limitação até 36 anos! Isso é um absurdo em termos de preconceito e arbitrariedade. Devia ser ilegal esse tipo de discriminação. É como abrir um concurso só para homens, ou só para brancos… Absolutamente injustificável.

    1. Todos os concursos da Forças Armadas têm limite de idade, tem a ver com as idades máximas para cada um dos postos ds hierarquia.

  7. Diminuiu bem a quantidade de candidatos este ano. Chegou a hora da reta final!!! Dia 23 de agosto é o dia D!

  8. Olá, Mariana! Estou curiosa pra saber se os concursos para a Marinha do Brasil sempre seguem esse padrão de idade em todos os anos: “menos de 36 anos” até a data informada.
    Obrigada

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