Cadastro de reserva para o TRT de Minas Gerais

trt_mg

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – Minas Gerais lançou o esperado edital de seu concurso público. Tem oportunidade para as áreas de Comunicação Social, mas é para formação de cadastro de reserva. Aliás, todo concurso é assim.

O que achei estranho (mas acaba sendo bom pra gente) é que não vai cair nenhum direito para comunicação. Aliás, só vai ter Português. Regimento Interno e Conhecimentos Específicos. Vejam os detalhes abaixo:

CARGO: Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Comunicação Social

VAGAS: Cadastro reserva

SALÁRIO: R$ 8.863,84

CARGA HORÁRIA: “40 (quarenta) horas semanais na forma do artigo 19 da Lei nº 8.112/90, salvo para os Cargos/Áreas/Especialidades com jornadas especiais definidas em leis específicas”. Jornalista deve trabalhar 25 horas, mas como a vaga é para comunicação, como fica? Se o aprovado for jornalista tem direito a 25 horas? E se for RP ou PP, vai trabalhar as 40? Só ventilando as perguntas porque eu não tenho as respostas!

INSCRIÇÕES: de 13 de maio a 12 de junho, no site da FCC

VALOR: R$ 110,00

PROVAS: prova objetiva + estudo de caso, que serão realizadas no dia 26 de julho. A prova de estudo de caso constará de 02 questões práticas, cujos temas versarão sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos. Serão corrigidas os estudos dos 20 primeiros colocados na objetiva.

PARA ESTUDAR
1) Conhecimentos Básicos (20 questões, peso 1)
a) Língua Portuguesa: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.

b) Regimento Interno do TRT da 3a Região: Título I – Do Tribunal: Capítulo I – Disposições Preliminares; Capítulo II – Da Organização do Tribunal; Capítulo III – Do Tribunal Pleno; Capítulo IV – Do Órgão Especial; Capítulo V – Do Presidente do Tribunal; Capítulo VI – Das 1ª e 2ª VicePresidências; Capítulo VII – Da Corregedoria: Seção I – Da Secretaria da Corregedoria, Seção II – Da Competência do Corregedor e do Vice – Corregedor. Título II – Da Ordem de Serviço no Tribunal: Capítulo I – Do Cadastramento e da Distribuição de Processos; Capítulo II – Do Relator e do Revisor; Capítulo III – Das Pautas de Julgamento; Capítulo IV – Das Sessões; Capítulo V – Dos Acórdãos; Capítulo VI – Da Execução contra a Fazenda Pública. Título IV – Das Comissões: Capítulo I – Das Disposições Gerais; Capítulo II – Da Comissão de Regimento Interno; Capítulo III – Da Comissão de Jurisprudência; Capítulo IV – Da Comissão de Informática; Capítulo V – Da Comissão de Planejamento Estratégico. Título V – Dos Serviços Administrativos.

2) Conhecimentos Específicos (40 questões, peso 3)
1 Teorias da comunicação: principais escolas e pensadores. 2 Relações Públicas: teorias e conceitos. 3 Planejamento de Comunicação. 4 Comunicação dirigida e Públicos de uma instituição. 5 Assessoria de imprensa e comunicação e Media Training. 6 Release, press kit e organização de entrevistas coletivas. 7 Notas oficiais. 8 Clipping, monitoramento e análise de notícias. 9 Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. 10 Comunicação interna. 11 Interfaces entre a assessoria de imprensa, as relações públicas, a publicidade institucional e a administração e gestão da empresa. 12 Instrumentos de comunicação interna. 13 Técnicas de Comunicação Digital; Atuação de uma instituição pública em redes sociais digitais; Codificação de mensagens textuais, fotográficas e audiovisuais para meios digitais. 14 Comunicação pública. 15 Imagem institucional e interpretação de pesquisas. 16 Técnicas de redação. 16.1 Redação jornalística e 16.2 Redação Publicitária 17 Técnicas de reportagem. 18. Técnicas de criação, design gráfico e produção publicitária. 19. Técnicas de produção e de direção de rádio e TV.

LEIA O EDITAL COMPLETO

43 opiniões sobre “Cadastro de reserva para o TRT de Minas Gerais”

  1. Li o edital mil vezes procurando se não iria cair nada de Direito mesmo, tirando o regimento interno. Alguma dica para a questão de estudo de caso?

    1. Acho que será algo mais parecido com uma questão discursiva. É válido procurar outras provas da FCC com questões discursivas e ver se alguma teve estudo de caso.

  2. É um absurdo não cobrar direito do trabalho e não cobrar processo do trabalho.
    A área trabalhista é muito particular. É um conhecimento mínimo necessário para quem quiser entrar em um tribunal específico.
    Sem contar não ter Constitucional?
    A FCC ficou louca!

    1. Na verdade não é a FCC e sim o órgão que determina o que vai cair no concurso. Achei muito estranho não ter nenhum direito!

  3. Eu nunca prestei concurso para área de comunicação. Você saberia me dizer qual é a concorrência média nos Tribunais?
    Obrigada.

    1. Não dá nem pra te dizer um número, porque depende se o concurso é nacional ou local, se tem vagas, se é cadastro de reserva, se aberto a todas as áreas de comunicação ou para uma específica… Mas não se preocupa com isso muito não, pois quantidade não significa qualidade!

  4. Mariana, pode me dar uma dica por gentileza? Estou pensando em fazer um cursinho específico de português para concursos, para dar uma turbinada nos meus conhecimentos em gramática, principalmente sintaxe que sempre me derruba nas provas. Você tem alguma sugestão de curso?

    Eu olhei o Mega Concursos, tanto on-line quanto presencial, mas queria sua opinião já que está a mais tempo nesse mundo dos concursos. 🙂 Desde já te agradeço.

    1. Pra ser bem sincera, só conheço de Português cursos presenciais para indicar. Não conheço esse Mega, nunca ouvi falar… Mas isso não quer dizer que não seja bom! Talvez buscando na internet você consiga achar indicações de bons cursos em fóruns ou grupos do Face para concursos… É uma opção!

      1. Obrigada! Vou dar uma olhada! Esse Mega é muito famoso aqui em BH, por isso falei dele… 🙂

  5. Bastante interessante. Acho que eu vou fazer! O fato de não cair a disciplina direito não tem problema, até ajuda!

  6. Estou igual a vocês. Li e reli esse edital milhões de vezes para ter certeza de que a matéria é só essa mesmo. Ainda estou desconfiado. Não me surpreenderia se fosse divulgada uma retificação do edital.

    1. Luiz, olha que coisa boa está escrita no Anexo II do edital: “(…)Não será admitida alteração no conteúdo programático após a publicação deste Edital, exceto para correção de erro material, e desde que não haja acréscimo de temas ao conteúdo programático.”
      Pode ficar tranquilo, a matéria é só essa mesmo!

    1. O Radix tem algumas aulas, mas em video mesmo acho que são uns 2 ou 3 módulos. Os outros cursos são a disponibilização de material em PDF.

    1. Passei no concurso da Aeronáutica, mas é um concurso temporário que só posso ficar no máximo 8 anos. Também fui convocada para outro concurso que tinha ficado como segunda colocada, mas não quis assumir.

  7. Olá! Parabéns pelo blog, que tem me ajudado muito há algum tempo..Neste caso do concurso para o TRT de Minas, há conhecimento do histórico, de outros anos, se os candidatos são realmente chamados? (é claro que isso depende de caso para caso, de acordo com a época também, mas já ouvi falar que determinados órgãos realmente chamam os candidatos, e outros, por mais que seja aberto um novo concurso público, há menos chances de que seja feita a convocação dos aprovados)

  8. problema é estudar muito, ficar entre as 20 redações que serão corrigidas e depois não ter nenhuma nomeação!!! no TRT-6 foi assim. Corrigiram 40 redações para comunicação social e não chamaram ninguém. Liguei pra lá pra me certificar e disseram que nem vão chamar pois o concurso era pra cadastro de reserva…. Como é esse do TRT Minas… essa nossa profissão é… digamos… muito linda.

  9. Alguém poderia comentar sobre a prova de domingo, 17, para jornalista do CRP-MG? Foi realizada pelo Instituo Quadrix.

    1. Elionice, eu fiz essa prova. As específicas eram apenas 10 questões, com peso 4 na nota. Foi uma prova que cobrou mais o conhecimento em Comunicação de forma geral, Jornalismo mesmo foram umas duas. Só de Produção Gráfica, por exemplo, foram 3 questões. Apesar de não estar difícil confesso que não achei uma prova bem feita. Por exemplo, no edital tinha o conteúdo programático, mas não sugeriram bibliografia. Só que aí tinham questões da prova citando autores específicos, uns que eu confesso até nunca ter visto. Aí não acho legal, porque você tem que ter dado a sorte de ter lido aquele autor, não é uma coisa que você pudesse prever que ia cair. Fora isso teve português, raciocínio lógico (mais tranquilo do que imaginei), ética, atualidades (cheio de perguntas de história e conhecimentos gerais) e legislação. Nessa última colocaram 3 questões com conteúdo não previsto no edital, então cabe recurso e acredito que vão anular. Ufa! rs É isso!

  10. Comecei a estudar para os concursos que oferecem vagas na área de comunicação. No entanto, conforme minha pesquisa, essa área é bem restrita e geralmente os editais oferecem cadastros reservas. Estou equivocada? Outra: Vocês acham que esse concurso do TRT MG está mais interessado em arrecadar fundos? Quais concursos na área de Comunicação Social (no meu caso publicidade ou aberto) são mais interessantes e/ou possuem mais vagas? Ps.:
    Marianna, parabéns pelo blog

    1. Obrigada, Nilcia! Você está certa, as vagas ainda são poucas… Mas será que vale mais a pena estudar pra um concurso da área, com menos inscritos e estudando assuntos que temos algum domínio, ou fazer concurso com milhares de concorrentes que muitas vezes dominam bem mais os assuntos enquanto vamos começar do zero? É algo a se pensar…

      1. Bom dia, Marianna! Sim, acho melhor estudar e trabalhar na área que escolhi e gosto, porém não nego que fico receosa de investir em concursos com cadastros reservas…Quem aqui passou e entrou em concursos com vagas reservas na área de Comunicaçao? Você conhece? Outra: Quais matérias você(s) acham importante estudar na área de direito e administração para quem está se preparando para os concursos em Comunicação Social?

      2. Conheço sim. Geralmente quando é cadastro de reserva eles chamam ao menos o primeiro colocado. Sei de algumas pessoas que passaram por essa situação.

        Sobre os assuntos básicos para concurso, depende da seleção. Algumas cobram algum (ou até alguns) tipo(s) de Direito, tem prova que cai Raciocínio Lógico, outras Inglês, outras Informática… A menos que você já tenha um concurso em mente e estude pelos assuntos que caíram na prova anterior desse órgão, é complicado começar a estudar!

  11. Oi Mariana! Tudo bem? Sou nova nisso e estou estudando para dois concursos ao mesmo tempo: TRT/MG e Câmara do Rio. Tem alguma dica?

      1. Sim, os materiais de estudo. Porque comprei apostilas para estudar pro TRT, mas foram bem caras. Então é impossível fazer o mesmo para a Câmara. Gostaria de saber também se vc acha que tem uma forma melhor pra dividir o tempo. Estudo para um primeiro e depois o outro, ou para os dois ao mesmo tempo. Eu estava bem empolgada estudando bastante, mas li alguns comentários aqui que me desestimularam quanto ao fato de ser cadastro de reserva e não chamarem ninguém 😦 Mas de toda forma, parabéns pelo Blog! É muito útil! Me ajudou bastante!

      2. Eu pessoalmente prefiro cursos a apostilas. Essas são bem escassas e já teve uma vez que eu comprei e achei o material bem desorganizado, incompleto…

        Sobre a divisão do tempo, como está muito em cima, você vai ter que estudar para os dois ao mesmo tempo. Vê o que tem em comum e estuda logo e depois vai estudando as matérias de cada um. Vai ser difícil, mas é o jeito.

        Com relação ao cadastro de reserva, realmente pode acontecer de não chamar ninguém. Mas normalmente chamam pelo menos o primeiro colocado. Não fica encucada com isso não, faz sua parte! =)

  12. Oi, Mariana! Primeiro, parabéns pelo site. É de grande ajuda. Você sabe se O TRT de Minas costuma chamar? Já estou estudando, mas sempre bate o medo de não chamarem ninguém. O que você pensa dessa situação? Obrigado!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s