Concurso do INMET: vagas para quem tem mestrado!

inmetQuando o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) lançou o edital do seu concurso público, oferecendo uma vaga para jornalista e outra para publicitário, logo uma polêmica se instalou: a exigência do mestrado para as duas áreas, especificando a exigência de “mestrado em Jornalismo” e “mestrado em Publicidade”.

O órgão anunciou que haveria a retificação do edital e fiquei esperando para ver se haveria essa mudança, por isso demorei para postar a vaga aqui no blog.

No entanto, não houve essa mudança no edital! Os jornalistas devem ter “mestrado em Jornalismo” e os publicitários devem ter “mestrado em Publicidade”. Com ajuda de alguns leitores, foram identificados apenas 3 mestrados em Jornalismo em todo o Brasil: UFSC, UEPG e UFPB. Em Publicidade até agora não vi nenhum! A maioria é em Comunicação Social ou áreas afins/ correlatas.

Alguns leitores queriam questionar que não fosse pedido o mestrado, pois normalmente ele só é cobrado em prova de títulos e para que os candidatos tenham mais pontos, mas o órgão segue o Plano de Carreiras para a área de Ciência e Tecnologia que prevê, para a classe Analista em Ciência e Tecnologia/ Pleno 1, o requisito “ter grau de Mestre ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividade de gestão, planejamento ou infraestrutura em Ciência e Tecnologia, que lhe atribua habilitação correspondente”.

Resumo da ópera: se você não tem mestrado, não dá para concorrer à vaga porque essa exigência está em legislação. Se você tem mestrado em Comunicação ou áreas afins, sugiro que faça uma retratação à banca (muitas pessoas já fizeram e pode ser que haja outra retificação no edital) e uma denúncia ao Ministério Público da União (para que façam a intervenção, se preciso). No mais, comece a se preparar para a vaga porque tenho muita confiança que essa situação vai mudar!

Se quiserem trocar figurinhas sobre o assunto, sugiro o grupo do Face também chamado Jornalistas Concurseiros. Não sou eu que administro, mas estou sempre por lá junto com outros amigos e amigas!

Depois de toda essa introdução necessária, seguem agora as informações sobre o concurso.

CARGO: Analista em Ciência e Tecnologia/ Pleno 1/Jornalista e Analista em Ciência e Tecnologia/ Pleno 1/Publicitário. Ambas as vagas exigem mestrado.

VAGAS: uma vaga para cada área. As oportunidades são para Brasília-DF

SALÁRIO: R$ 8.046,93 (remuneração + gratificações)

CARGA HORÁRIA: 40h semanais

INSCRIÇÕES: entre os dias 20 de abril e 19 de maio, no site da Consulplan

VALOR: R$ 45,00

PROVAS: prova objetiva + discursiva + prova de títulos. As provas objetivas e discursiva serão realizadas em 28 de junho, nos seguintes municípios: Brasília/DF, Manaus/AM, Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Cuiabá/MT e Goiânia/GO.

A prova discursiva será composta de um estudo de caso sobre tema de natureza técnica específica do cargo.

COMECE A ESTUDAR:
1) Língua Portuguesa (10 questões, cada uma valendo 1,0)
Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.

2) Raciocínio Lógico (5 questões, cada uma valendo 1,0)
Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.

3) Inglês (5 questões, cada uma valendo 1,0)
Língua inglesa: gramática e uso; Compreensão de texto, vocabulário, composição, fonética, artigo, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, formação de palavras, ordem das palavras, funções da linguagem

4) Conhecimentos Específicos (20 questões, cada uma valendo 1,5)
a) Jornalista
Conceitos de Jornalismo e Notícia. Técnicas de Reportagem e Entrevista; Reportagem (tipos, entrevistas e modalidades). Técnicas de Redação Jornalística; Gêneros Jornalísticos; Jornalismo e Editoração. A Mídia Brasileira; Técnicas e Características do Telejornalismo e do Radiojornalismo; Jornalismo On Line; Fontes jornalísticas e relacionamento entre jornalistas e fontes; Teorias de Jornalismo e Teorias da Comunicação. Assessoria de imprensa: conceitos, planejamento, release, clipping. Ética jornalística. Jornalismo e as Novas tecnologias de Informação. Editoração Gráfica, Eletrônica e Digital em Jornalismo. Legislação na área de Comunicação. Comunicação Organizacional: Conceitos, Planejamento, Integração e Instrumentos. Comunicação para períodos de crise.

b) Publicitário
Teoria da Comunicação. Comunicação de Massa. Planejamento em comunicação social. Comunicação Organizacional: Conceitos, Planejamento, Integração e Instrumentos. Identidade e Imagem Corporativa. Redação publicitária. Planejamento de Mídia. Planejamento Gráfico. Marketing, planejamento estratégico e processo de marketing. Pesquisa de Marketing. Principais decisões em propaganda e problemas referentes à publicidade. Publicidade: Estruturas, Instrumentos e Agências. Novas tecnologias de Comunicação; Comunicação Online; Mídias Web e Digitais; Mídias Sociais. Produção Gráfica, Eletrônica e Digital em Publicidade. Noções de Photoshop, Corel Draw, Ilustrador, InDesign e PowerPoint. Legislação e Ética na Comunicação. Responsabilidade social.

5) Conhecimentos Gerais (10 questões, cada uma valendo 1,0)
Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional. Lei Federal nº 8.027, de 12 de abril de 1990, e Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994 – Código de Ética dos Servidores Públicos.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

7 opiniões sobre “Concurso do INMET: vagas para quem tem mestrado!”

  1. Muito errado isso…Se o cargo fosse de pesquisador ou professor área, poderiam especificar a área de conhecimento do mestrado…Como é para analista o correto seria apenas exigir o título de mestrado ou mestrando em qualquer área. Mas isso é Brasil…Esses dias saiu um edital para jornalista na UFOP. Também fiquei pasmo tinha apenas 1 vaga e essa, por sorteio público, era de reserva a negros. Enfim coisas que só acontecem em terras tupiniquins.

  2. Até hoje, vinte dias depois que lançaram esse documento, continuamos sem resposta. Mandei e-mail para eles e disseram que tem que aguardar ainda! =/ E a prova estava marcada para dia 28 de junho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s