Concurso da DPU!

DPU

Notícia boa para os jornalistas concurseiros! A Defensoria Pública da União (DPU) lançou o esperado edital que oferece oportunidades para jornalistas. Tem uma vaga imediata para Brasília-DF e formação de cadastro de reserva para os seguintes estados: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As provas serão realizadas na capital da UF de vaga pela qual o candidato optou no momento da inscrição. Ou seja: se você quer concorrer à vaga em Brasília, fará a prova lá. Se quiser concorrer ao cadastro de reserva de Pernambuco, a prova será em Recife. E assim por diante!

Veja os demais detalhes:

CARGO: Técnico em Comunicação Social – Jornalismo

VAGAS: 01 para o DF + CR para alguns estados

SALÁRIO: R$ 5.266,18 (vencimento básico + gratificação + auxílios)

CARGA HORÁRIA: 40h semanais

INSCRIÇÕES: entre os dias 22 de abril a 11 de maio, no site do Cespe

VALOR: R$ 100,00

PROVAS: objetivas, que serão realizadas em 21 de junho

PARA ESTUDAR
1) LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2 Estruturação do texto e dos parágrafos. 3 Articulação do texto. 4 Significação contextual de palavras e expressões. 5 Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 6 Emprego de tempos e modos verbais. 7 Pontuação, estrutura e formação de palavras. 8 Funções das classes de palavras. 9 Flexão nominal e verbal. 10 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 11 Concordância nominal e verbal. 12 Regência nominal e verbal. 13 Ocorrência de crase. 14 Acentuação gráfica. 15 Ortografia oficial.

2) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Windows 7. 2 Microsoft Office: Word 2013, Excel 2013, Power Point 2013 e Microsoft Outlook 2013. 3 Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a correio Eletrônico. 4 Internet Explorer 8. 5 Conceitos básicos de segurança da informação.

3) LEGISLAÇÃO APLICADA À DPU: 1 Lei Complementar nº 80/1994 (Títulos I, II e V), alterada pela Lei Complementar nº 132/2009.

4) NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS: 1 Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União – RJU) e alterações: disposições preliminares; provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; vencimento e remuneração; férias; licenças; afastamentos; concessões; tempo de serviço; direito de petição; regime disciplinar (deveres e proibições); acumulação; responsabilidades; penalidades; processo administrativo disciplinar.

5) NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO: 1 Constituição Federal: conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3 Organização político-administrativa: União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4 Poder legislativo: congresso nacional, câmara dos deputados, senado federal, deputados e senadores. 5 Poder executivo: atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado. 6 Poder judiciário: disposições gerais, órgãos do poder judiciário. 7 Funções essenciais à justiça: Ministério público, advocacia e defensorias públicas. 8 Agentes públicos: espécies e classificação, cargo, emprego e função públicos. 9 Poderes administrativos: hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia, uso e abuso do poder. 10 Licitação: princípios, dispensa e inexigibilidade, modalidades, Lei nº 8.666/1993. 11 Controle e responsabilização da administração: controles administrativo, judicial e legislativo, responsabilidade civil do Estado.

6) RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Resolução de problemas. 2 Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 3 Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 4 Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 5 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 6 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica. 7 Tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica. 8 Fórmulas e suas tabelas-verdade. 9 Equivalências lógicas. 10 Leis de De Morgan. 11 Argumentos válidos e sofismas. 12 Contradições.

7) COMUNICAÇÃO SOCIAL/ JORNALISMO: 1 Teoria da comunicação: principais escolas e pensadores. 2 A empresa jornalística: diferenças, estruturas de funcionamento e cargos. 3 As funções do jornalista e suas características (redator, repórter, editor, pauteiro, repórter-fotográfico). 4 A notícia e suas características. 5 O texto jornalístico e suas características em diferentes mídias (impresso, rádio, TV, Internet). 6 Jornalismo Científico, Jornalismo Digital e novas mídias. 7 A pauta jornalística e suas características. 8 A reportagem e suas características. 9 Técnicas de relações públicas. 10 Comunicação dirigida. 11 Públicos de uma instituição. 12 Assessoria de imprensa e suas características. 13 Release, press-kit e organização de entrevistas coletivas. 14 Notas oficiais. 15 Clipping. 16 Marketing institucional. 17 O planejamento da divulgação das informações no ambiente organizacional. 18 Pesquisas de opinião e de mercado: pesquisas qualitativas e quantitativas, amostragem, questionários, grupos de discussão, grupos focais. 19 A apuração e pesquisa de informações. 20 Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. 21 Planejamento de comunicação organizacional. 22 Interfaces entre as relações públicas e a administração da empresa. 23 Relações públicas e recursos humanos. 24 Instrumentos de comunicação interna. 25 Comunicação digital. 26 Os principais softwares de produção e edição de texto e imagens e suas características. 27 Fotojornalismo e suas características. 28 A edição e revisão da informação. 29 A produção e tratamento de imagens no contexto jornalístico. 30 A elaboração de banco de dados e imagens. 31 Relações com consumidores, serviços de atendimento ao consumidor, Código de Defesa do Consumidor. 32 Comunicação pública. 33 Imagem institucional. 34 Cerimonial e protocolo. 35 Organização de eventos.

LEIA O EDITAL COMPLETO

45 opiniões sobre “Concurso da DPU!”

  1. Mariana, será que a concorrência será geral ou dividida pelos estados da vaga? Por exemplo, x candidatos concorrerão à vaga de Brasília, y candidatos concorrerão ao CR em Minas Gerais, Z candidatos ao CR em Pernambuco… ou a concorrência é a mesma e só depois da aprovação é que os aprovados escolhem o lugar que irão atuar, de acordo com suas três preferências?

  2. Mariana, falei agora com o pessoal do Radix e eles disseram que Direito Constitucional e Noções aplicáveis aos Servidores públicos não cai para o cargo de Técnico de Comunicação Social (Jornalismo) por ser uma subcategoria do cargo de ANALISTA ADMINISTRATIVO. Eu estou achando estranho não cair isso pra gente num concurso como o do DPU. O que você acha?

    Abs.

    1. Vivi, li novamente o edital e o cargo de Técnico em Comunicação NÂO É uma subcategoria de Analista Técnico-Administrativo! São dois cargos diferentes (Cargo 1 e Cargo 10) da categoria Nível Superior. Esses assuntos não caem para o cargo 1 porque cai outros dois assuntos (Noções de Arquivologia e Noções de Gestão de Pessoas) e esses direitos (mais outros) como específicas. Portanto, tudo que está no post cai sim pra gente! Ah, e na prova anterior caíram esse assuntos!

  3. Lendo agora novamente o edital faz sentido sim a explicação do Radix, pois o cargo de ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO é o item 2.1.1 e o de TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO é o item 2.1.10, portanto uma subcategoria do Administrativo.

  4. Oi, você sabe me informar onde encontro os conteúdos a serem estudados? vai ter uma apostila só para área de comunicação social?

  5. Viviane, então vc compreendeu que de fato o Radix está correto sobre Dir. Constitucional etc? Estou na dúvida.

      1. Oi Mariana,

        desde que saiu o edital, fizemos uma consulta para a Banca mas eles ainda não retornaram.

        Se caiu na última prova, então provavelmente a sua interpretação deve estar correta. Vamos aguardar o retorno da banca.

        Curso Radix

      1. Eu acredito que não, Mariana. O edital afirma que haverá prova em todas as capitais. Em Fortaleza, por exemplo, não tem vaga nem cadastro reserva.

      2. Dá uma olhada nesse ponto do edital: “6.4.1 (…) No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo e pela UF de vaga, a qual determinará a sua cidade de realização das provas. As provas e a perícia médica serão realizadas na capital da UF de vaga pela qual o candidato optou no momento da inscrição.”

  6. Sobre apostilas: cuidado! Muito difícil encontrar, de modo compilado, materiais confiáveis. Tem que ler a bibliografia mesmo. Se n constar no edital, ler aquelas que se repetem nas provas, conforme as Bancas.

  7. Boa tarde

    Alguma dica para estudar esse item: 26 Os principais softwares de produção e edição de texto e imagens e suas características.Quais seriam os principais- pagemaker, Corel-? As bancas aprofundam nisso ou só noções gerais?
    Abraço

  8. Puuuxa, Mari… Ia publicar justamente isso… E agora? Queria pelo menos fazer a inscrição… Ai… Não queria ficar de fora… As inscrições foram suspensas também, certo? E agora? Será que quem não fez, quem deixou para o último dia, como eu, perde a chance de fazê-lo quando tudo se normalizar? Que tristeza…

    1. As inscrições ainda estão abertas, se não me engano. Acredito que se o concurso for retomado, reabrirão as inscrições ou prorrogarão o prazo. Mas ninguém sabe quanto tempo vai demorar pra resolverem esse problema… Enfim, é um risco que se corre!

  9. Essa suspensão não surpreende nada. Não é a primeira vez que a DPU faz isso: publica edital, suspende “temporariamente”, depois cancela de uma vez. Haja paciência!!!

  10. Embora o concurso esteja suspenso, cairia para o ccargo de comunicação a legislação aplicada à dpu?

    1. Eles devem abrir um período para o candidato pedir a inscrição de volta. Já aconteceu comigo uma vez, você mandava seus dados bancários e depois de alguns dias (uns 10 ou 15) foi feito o depósito.

  11. Mariana bom dia! O Jornalistas Concurseiros está com algum código de desconto para pacote de estudos desse concurso? Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s