Concurso em MG: oportunidades para áreas de Comunicação Social!

CRP-MGO Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região, em Minas Gerais, abriu concurso com oportunidades para jornalistas, publicitários e relações públicas. Apenas para essa última função não tem vaga imediata, é apenas cadastro de reserva, as outras duas áreas oferecem uma vaga cada. Os aprovados vão trabalhar em Belo Horizonte.

A carga horária de Jornalista é menor que as outras vagas de comunicação, porém o salário é proporcionalmente menor.

Uma coisa estranha é que o edital pede que o candidato ao cargo de Jornalista seja filiado ao Sindicato por pelo menos 3 anos, mas esse requisito fere a Constituição Federal, no seu Art 8º que diz: “É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: (…)V – ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;”. Sugiro acionarem a banca organizadora para que alterem o edital. Se for necessário, acionem o Ministério Público!

CARGO: Analista/Jornalista, Analista/Publicitário e Analista/Relações Públicas

VAGAS: Jornalista (1 + 40 CR), Publicitário (1 + 40 CR) e Relações Públicas (30 CR)

SALÁRIO: R$ 2.680,00 para Jornalista e R$ 4.288,01 para Publicitário e RP

CARGA HORÁRIA: 5 horas diárias para Jornalista e 8 horas para Publicitário e RP

INSCRIÇÕES: até o dia 04 de maio, no site do Instituto Quadrix 

VALOR: R$ 50,00

PROVAS: objetivas + redação + prova de títulos. As provas objetivas e a redação serão realizadas no dia 17 de maio.

PARA ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões, peso 2)
Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase.

2) Raciocínio Lógico (05 questões, peso 1)
Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas‐verdade; equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

3) Atualidades (10 questões, peso 2)
Brasil: política, cultura, economia, saúde, educação, sociedade e atualidades. Políticas públicas. Direitos sociais. Ética e cidadania. Qualidade de vida. Meio Ambiente. Ecologia. Proteção e preservação ambiental. Mundo: continentes, divisão política e geográfica. Cenário internacional: cultura, economia, política, ambiente. Tecnologia, avanços e descobertas científicas e tecnológicas. Globalização. Interesse geral: assuntos nacionais ou internacionais, amplamente veiculados nos últimos dois anos, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

4) Ética no Serviço Público (05 questões, peso 1)
Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública. Ética no Setor Público. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Lei nº 8.112/1990 e alterações.

5) Legislação (10 questões, peso 1)
Lei n. 4119/62 – Que cria a profissão de Psicólogo. Decreto 53.464/64 – Que regulamenta a Lei n. 4119/62. Lei 5766/71 – Cria o Sistema Conselhos de Psicologia. Decreto Lei 200/67 – Regulamenta as Autarquias como parte da Administração Pública Indireta. Resolução CFP N. 031/2001 – Aprova o Regimento Interno do CRP-04. Resolução CFP N. 007/2003 – Consolidação das Resoluções.”

6) Conhecimentos Específicos (10 questões, peso 4)
a) Jornalista
Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade; ética; papel social da comunicação; comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias; novas tecnologias e a globalização da informação. Legislação em Comunicação Social: Código de Ética do Jornalista, regulamentação da profissão de jornalista. Políticas da Comunicação: comunicação pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens; diagramação e retrancagem: composição, impressão; planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto e visual da publicação.

b) Publicitário
Comunicação de Crise. Política, Economia, Negócios e Cultura; Realidade Socioeconômica, Política Brasileira e Geopolítica Mundial; As informações e a sua extensão política editorial; Texto jornalístico: a linguagem jornalística: estrutura e texto; Sociologia da Comunicação; Cibercultura e Produção Digital; Articulação dos códigos comunicacionais nas novas mídias; Temas Emergentes da Comunicação: Novas Tecnologias de Comunicação; Comunicação Online. Mídias Web e Digitais; Mídias Sociais (wikis, blogs, podcasts etc); Modelos teóricos de comunicação e os processos de significado; Teoria da Comunicação; Ética e Legislação Publicitária; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada. Identidade e Imagem Corporativa; Perfil da propaganda institucional e educativa; Pesquisa de Mídia; Produção de Rádio, TV e Cinema; Produção Gráfica; Criação e Direção de Arte; Pesquisa de Imagem, Opinião e Mercado; Promoção e Merchandising; Redação Publicitária; Reputação Corporativa; Marketing Social. Gestão de Marcas; Psicologia da Comunicação Empresarial: Planejamento Estratégico de Comunicação; Publicidade e Propaganda: Planejamento Publicitário.

c) Relações Públicas
Fundamentos da Comunicação: Teoria da Comunicação; Sociologia da Comunicação. Comunicação Empresarial: Planejamento Estratégico de Comunicação; Comunicação Integrada; Identidade e Imagem Corporativa; Comunicação Organizacional; Responsabilidade Social Corporativa. Relações Públicas: Planejamento de Relações Públicas; Técnicas e Ferramentas de Relacionamento com Públicos Estratégicos; Elaboração e Avaliação de Projetos de Relações Públicas; Pesquisa de Imagem, Opinião e Mercado; Marketing de Relacionamento; Comunicação Dirigida; Organização de Eventos; Marketing Cultural e Esportivo; Ética e Legislação de Relações Públicas. Temas Emergentes da Comunicação: Novas Tecnologias de Comunicação; Comunicação Online; Mídias Web e Digitais; Mídias Sociais (wikis, blogs, podcasts etc.); Reputação Corporativa, Comunicação de Crise. Política, Economia, Negócios e Cultura: Realidade Socioeconômica e Política Brasileira; Geopolítica Mundial; Conjuntura Econômica Internacional; Gestão Empresarial; Marketing; Relações Internacionais; Desenvolvimento Sustentável; Artes e Antropologia.

LEIA O EDITAL COMPLETO

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13 opiniões sobre “Concurso em MG: oportunidades para áreas de Comunicação Social!”

  1. Liguei na Quadrix para perguntar sobre a exigência estranha. A atendente me orientou a enviar e-mail para contato@quadrix.org.br.
    No texto pedi esclarecimentos e até a retificação do documento. Sugiro que os colegas façam o mesmo por ora.

  2. Olá, sou novata em concursos. Como acionar o MP para ver essa questão da obrigatoriedade de filiação? Obrigada.

  3. Obrigada pela informação, Mari.
    Só eu reparei que o conteúdo de RP é descaradamente copia e colado do edital da BR Distribuidora desse ano rs?!

  4. LUANA vi aqui a sua postagem sobre a resposta dada para a exigência da sindicalização dos jornalistas, mas parece que a quadrix não fez a alteração do edital da CRP(não encontrei no edital disposto no site)..achei estranho já que falaram que fariam a retificação.

  5. Enviei um e-mail no dia 30/03 acerca dessa exigência absurda que fere o Artigo 8º da Constituição Federal, o mesmo é bem claro em seu texto:

    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:…

    V – ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    Segue resposta que recebi:

    O edital foi definido pelo CRP-MG. Aguarde publicação de edital de retificação.

    A partir de então decidi entrar com um recurso, pois, até o momento não verifiquei retificação alguma e sinceramente não acredito que isso irá ocorrer. Então oriento a todos que entrem com recurso solicitando a alteração. Enviem um ofício simples a banca informando as razões e solicitando as alterações do edital. Caso o recurso seja julgado improcedente, quem passar entra com uma ação judicial.

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