Concurso para a UFPE

ufpeA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai realizar concurso público e tem cinco cargos que o pessoal de todas as áreas de Comunicação Social poderão fazer. Para meus amigos de Rádio e TV, acho que os quatro primeiros cargos se encaixam perfeitamente na nossa área.

Todas as oportunidades são para Recife, acredito que algumas delas serão para a TVU, mas isso não fica claro no edital, é apenas um palpite.

Confiram as informações abaixo:

CARGO: Diretor de Imagem
REQUISITOS: Curso Superior em Comunicação Social
VAGAS: uma
DESCRIÇÃO DO CARGO: Coordenação e execução de trabalhos de gravação ou transmissão de imagens televisivas, selecionando imagens através de mesa-de-corte e orientando técnicos durante a gravação ou transmissão.

CARGO: Diretor de Produção
REQUISITOS: Curso Superior em Comunicação Social, Artes Plásticas ou Artes Cênicas + habilitação
VAGAS: uma
DESCRIÇÃO DO CARGO: Trabalha em consonância com o diretor de programa e o roteirista a fim de reunir os recursos humanos e materiais para a produção de projeto para rádio, cinema, audiovisual (slides) ou teatral. Acompanha todo o desenvolvimento na produção do projeto.

CARGO: Diretor de Programa
REQUISITOS: Curso Superior em Comunicação Social
VAGAS: uma
DESCRIÇÃO DO CARGO: Cria a obra cinematográfica, televisiva, radiofônica ou audiovisual. Supervisiona e dirige sua execução, utilizando recursos humanos, técnicos e artísticos. Dirige artisticamente e tecnicamente a equipe e o elenco; analisa e interpreta o roteiro adequando-o à realização sob o ponto de vista técnico e artístico.

CARGO: Produtor Cultural
REQUISITOS: Curso Superior em Comunicação Social
VAGAS: uma
DESCRIÇÃO DO CARGO: Atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, de trabalhos relacionados com programações culturais e promoção de eventos.

CARGO: Revisor de Texto
REQUISITOS: Curso Superior em Comunicação Social ou Letras
VAGAS: uma
DESCRIÇÃO DO CARGO: Revisar textos, atentando para expressões utilizadas, sintaxe, ortografia e pontuação para assegurar-lhes correção, clareza, concisão e harmonia, bem como torna-lhes legíveis ao usuário da publicação.

SALÁRIO: R$ 3.491,95

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: 02 a 22 de março, no site da Covest

VALOR: R$ 80,00

PROVAS: objetivas e práticas (para os cargos de Diretor de Imagem, Diretor de Programa e Produtor Cultural).

PROVA OBJETIVA
Serão realizadas em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, no dia 26 de abril.

PROVA PRÁTICA
Serão realizadas apenas na cidade de Recife, entre os dias 23 de maio e 07 de junho. No dia 20 de maio sairá a convocação (cinco primeiros colocados de cada cargo), constando local, data e horário das referidas provas, bem como os conteúdos e as condições para a realização das mesmas, a indicação dos instrumentos, aparelhos ou das técnicas a serem utilizadas, juntamente com a metodologia empregada na avaliação.

COMECE A ESTUDAR:
1) PORTUGUÊS (20 questões)
Interpretação de textos, em prosa e de textos poéticos, para identificar: O tema central do texto; Informações ou ideias presentes no texto; Relações de causa, tempo, fim, comparação, conclusão, adição e outras entre orações, períodos ou parágrafos; Relações de sentido entre as palavras (sinônimos e antônimos). Ortografia, acentuação de palavras. Recursos do sistema de pontuação: vírgula, dois pontos, travessão, reticências, ponto final e pontos de exclamação e interrogação; Flexão de gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo; Conjugação de verbos regulares e irregulares; Conjunção; Concordância e regência: verbal e nominal; Crase; Sentido de radicais, prefixos e sufixos.

2) NOÇÕES DE INFORMÁTICA (15 questões)
Conhecimentos de uso e administração dos sistemas operacionais Windows e Linux. Conhecimento de uso e administração de aplicativos básicos de automação de escritório (MSOffice e Open Office); Internet e Intranet: conceitos, programas de navegação, correio eletrônico.

3) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (45 questões)
A) DIRETOR DE IMAGEM
Conhecimento em equipamentos e formatos de gravação e procedimentos de edição, seleção de equipamentos, preparação de gravação e de edição, story-board e pré-edição. 2. Noções de direção de arte e fotografia. 3. Conhecimento em planos, ânulos e movimentos de câmera. 4. Definição do conceito e ritmo do vídeo, duração dos planos e composição visual. 5. Técnicas de estúdio e de externa, gravação de vídeo, áudio e edição. 6. Direção de Vídeo, de pósprodução e de finalização. 7. Noções básicas da mesa de switcher BVS-6520 da Sony. 8. Noções de iluminação para estúdio de televisão.

B) DIRETOR DE PRODUÇÃO
1. Gêneros e formatos radiofônicos e televisivos; 2. Tecnologia de transmissão de sinais de rádio e tv; 3. Noções básicas de transição em rádio e tv (corte, fusão, sobreposição, dentre outros); 4. Tipos de emissoras de rádio e de televisão; 5. Categorias trabalhistas no rádio e na televisão; 6. Políticas editoriais das rádios e das emissoras de televisão; 7. Características da programação em emissoras educativas; 8. Conceitos básicos da radiodifusão; 9. Planejamento da produção de programas de televisão e rádio; 10. Noções básicas de roteiros de gêneros diversificados; 11. Classificação dos programas quanto à produção: ao vivo, gravado, em estúdio ou em externa; 12. Estrutura e funcionamento das emissoras de rádio e televisão; 13. Pré- produção, produção e pósprodução; 14. Planilha de orçamento; 15. Direitos autorais; 16. Autorização de usos de imagens e de sons; 17. Agenda de produção, ensaio e gravação, incluindo banco de talentos; 18. Gestão e racionalização do tempo e dos recursos financeiros na produção televisiva; 19. Decupagem de roteiro; 20. Documentários e programas especiais.

C) DIRETOR DE PROGRAMA
1. Especificidades expressionais do rádio e da televisão. 2. Programação radiofônica e de TV: segmentação, formas de programação, produção, gêneros e formatos de programas. 3. Tecnologia de transmissão de sinais de rádio e TV. 4. Elementos estéticos da sonoplastia nos dois veículos (rádio e TV). 5. Legislação do rádio e da televisão no Brasil. 6. Políticas editoriais das rádios e das emissoras de televisão. 7. Conceitos básicos de radiodifusão. 8. Produção e direção de programas radiofônicos e televisivos. 9. Terminologia técnica na área da direção de programas. 10. Noções de videografismo, créditos e legendas. 11. Roteiros televisivos e radiofônicos de gêneros diversificados. 12. Classificação dos programas quanto à produção: ao vivo, gravado, em estúdio ou em externa. 13. Técnicas de avaliação de forma e conteúdo de programas. 14. Dramaturgia radiofônica e televisiva. 15. Rádio e TV digitais. 16. Documentários e programas especiais. 17. Comunicação Pública. 18. História do rádio e da televisão no Brasil. 19. Linguagem de rádio e TV. 20. Aspectos legais e estruturais de emissoras de rádio e de televisão: funcionamento, geradoras, cabeças de rede, retransmissoras, tipos e duração de concessões, funções dos profissionais. 21. Língua inglesa: Compreensão de texto escrito em língua inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

D) PRODUTOR CULTURAL
1. Noções de cultura. 2. Dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura. 3. Diversidade cultural. 4. Patrimônio cultural: patrimônio material e imaterial. 5. Cadeias produtivas da cultura. 6. Bens e produtos culturais. 7. Políticas públicas e políticas culturais. 8. Políticas culturais no Brasil. 9. Projetos culturais: 9.1. Diferenças entre projetos culturais e outros tipos de projetos; 9ª Etapas e elementos de elaboração de projetos culturais. 10. Áreas de atuação e responsabilidades do produtor cultural. 11. Viabilização de projetos culturais: 11.1. Captação e administração de recursos; 11.2. Produção executiva; 11.3. Seleção e organização de equipes; 11.4. Acompanhamento e avaliação de projetos. 12. Gestão cultural: 12.1. Gestão de eventos, projetos e programas culturais; 12.2. Gestão de espaços e instituições culturais. 13. Marketing cultural: 13.1. Definições de marketing cultural; 13.2. Composto mercadológico; 13.3. Estratégias de comunicação. 14. Sistema Nacional de Cultura. 15. Sistema de Informação e Gestão de Projetos do Ministério da Educação (SIGPROJ): cadastro e submissão de propostas. 16. Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV): credenciamento, cadastro e submissão de propostas. 17. Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010. 18. Lei nº 13.018, de 22 de julho de 2014. 19. Língua Inglesa: Compreensão de texto escrito em língua inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

E) REVISOR DE TEXTO
Noções de Linguística: 1.1. Noções de teoria do signo linguística. Linguagem, língua e fala; significante e significado; significação. Arbitrariedade e motivação; linearidade. Referente, referência, representação, sentido. Denotação e conotação. 1.2. A teoria da enunciação e a produção do texto escrito: enunciação e enunciado; processo de enunciação e funções da linguagem. Texto e discurso. Intertextualidade e polifonia. Textualidade: coesão e coerência. 1.3. Linguagem e variação linguística. Tipos de variação linguística; dialetos e registros. A variação linguística na Língua Portuguesa do Brasil. A variação linguística e a construção do texto escrito. Formalidade e informalidade. Gêneros textuais. 2. Língua e gramática: 2.1. Concepções de gramática; tipos de gramática. Correção e incorreção. Propriedade e impropriedade. 2.2. Língua Portuguesa (padrão culto): 2.2.1 – Grupos vocálicos. 2.2.2 – Divisão silábica. 2.2.3 – Ortografia. 2.2.3.1 – Novo acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2.2.4 – Estrutura de palavras. 2.2.5 – Flexões do substantivo. 2.2.6 – Flexões do adjetivo. 2.2.7 – Verbos: classificação, conjugação, predicação. 2.2.8 – Crase. 2.2.9 – Pronomes: classificação e seu emprego. 2.2.10 – Palavras homônimas, parônimas, cognatas e sinônimas. Propriedade vocabular. 2.2.11 – Estrutura da oração e do período. 2.2.12 – Concordância verbal e nominal. 2.2.13 – Regência verbal e nominal. 2.2.14 – Emprego dos tempos e modos verbais. 2.2.15 – Sintaxe de colocação. 2.2.16 – Pontuação.

LEIA O EDITAL COMPLETO

18 opiniões sobre “Concurso para a UFPE”

    1. Oi, Élida! Tem muitos livros que tratam de produção de rádio e TV, alguns manuais (como os do Herodoto Barbero) que podem ajudar.

    1. Não, Natália! São assuntos muito diferentes do que normalmente caem em concursos. Mas acho que pesquisando direitinho, deve ter livros e até teses na área que auxiliem nesse estudo. Boa sorte!

  1. Fiquei em dúvida em relação ao cargo de Diretor de Produção:são necessárias as três formações (comunicação, artes plásticas e artes cênicas) ou só comunicação social já vale? Pra mim isso não ficou claro, se alguém puder dar uma luz, agradeço. Abraço!

      1. Legal, imaginei isso, mas fiquei em dúvida pois no edital não consta o “OU”. E aquela habilitação, sabe o que é?

    1. Não. Os cargos desse concurso são muito diferentes do que normalmente estamos acostumados, então realmente não tenho nenhum livro pra indicar. Mas procurando na net, no site de livrarias ou até me biblioteca de faculdades acho que dá pra encontrar alguns materiais que podem ajudar.

  2. Mari, bom dia, estou com dificuldade de encontrar material na internet e até em bibliotecas para o cargo de Diretor de produção, sabes onde eu posso encontrar? o nome de algum livro especifico para que eu possa comprar, ou alguma lugar que vc saiba que tenha, alguma bibliotes

    1. Oi, Taciana! Como é um assunto muito específico e eu domino muito pouco, realmente não tenho nenhum material que possa te indicar! Mas com certeza procurando nas bibliotecas de faculdades, sobretudo as que têm cursos de Rádio e TV ou Cinema, deve ter alguma coisa.

  3. Mari, obg, fui à Católica, mas encontrei pouquíssima coisa, ou melhor, quase nada, vou tentar outra biblioteca. Obrigada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s