Depoimento: Talita dos Anjos

TalitaA moça do depoimento de hoje tem história para contar, viu? A soteropolitana Talita dos Anjos já trabalhou como jornalista em Rondônia e foi nomeada no concurso para Guarda Municipal em Juiz de Fora.

Quando foi mãe do lindo Mateus, se afastou dos estudos por alguns anos para cuidar do filhote, mas logo resolveu que queria retomar os estudos. O foco foi o EsFCEx e, depois de três anos tentando, ela que se diz “otimista”, finalmente teve a sua aprovação em primeiro lugar no concurso! E olha que precisou fazer a prova duas vezes, porque o última foi anulada e teve que ser refeita…

Agora ela está voltando para Salvador, pois o curso de formação do EsFCEx dura nove meses nessa cidade maravilhosa!

A Talita mostrou ser um exemplo de que a persistência é fundamental pra gente conseguir conquistar a tão sonhada aprovação! Ela dá dicas valiosas de cursos que a ajudaram e de como ela conseguiu dividir seu tempo entre trabalho, estudo, diversão e família!

Parabéns, Talita! Sucesso nessa nova fase e muita garra porque o curso de formação é mais um teste de resistência e persistência! E obrigada por dividir sua história com a gente!

“‘Nós somos feitos do tecido de que são feitos os sonhos’. Shakespeare

Olá amigos,

Meu nome é Talita e sou a primeira colocada na especialidade Comunicação Social do concurso da EsFCEx (Escola de Formação Complementar do Exército) do ano de 2014. Estou muito feliz em escrever neste site, pois ao escrever sobre esta vitória tenho a certeza de que quando nos dedicamos podemos realizar sonhos. E é exatamente para dividir com os que sonham com uma vaga que resolvi escrever sobre a minha experiência como concurseira.

Eu me formei há 10 anos em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e logo que formei me casei e fui morar em Rondônia. Na época meu foco não era concurso público e tudo que eu queria era trabalhar na área em que tinha me formado. O que por um tempo aconteceu, mas acabei me mudando para Juiz de Fora/MG e com tantas mudanças tive que repensar minha carreira. Mudei de foco e mesmo trabalhando na nova cidade decidi partir para os concursos públicos. 

Já conhecia a EsFCEx, mas não queria estudar para minha área específica, pois saem pouquíssimas vagas, nós de comunicação sabemos como são poucas. Então estudava para tudo, mas era tudo mesmo, TRT, TRE, TJ, MP, Guarda Municipal e foi justamente no último que passei e resolvi encarar. Fiz curso de formação e formei Guarda Municipal de Juiz de Fora, onde trabalho até hoje. Dei um tempo nos concursos, pois fiquei grávida e me dediquei a minha mais nobre função: ser mãe. 

Parada desde 2008 voltei a estudar para concursos em 2012, especificamente para EsFCEx. Recomeçar é sempre difícil, na época tinha oito anos de formada e relembrar toda teoria deu muito trabalho. Lembrando que na especialidade de Comunicação Social para este concurso somos cobrados de fato em duas habilitações: jornalismo e Relações Públicas. Publicidade e propaganda cai muito pouco, mas o concursando tem que estudar, porque está na bibliografia e pode cair na prova.

Para começar fiz um cursinho de gerais (português, história, geografia e inglês) em Juiz de Fora, Pérgamus, uma ótima equipe de professores e colegas de turma maravilhosos. Fiz a prova e achei bem difícil, não passei, fiquei em 23º, mas tive a alegria de ver três colegas do curso preparatório passarem. Isso me motivou bastante.

No ano seguinte, 2013, novamente estava estudando. Ganhei o material de gerais do CPREM de uma amiga que também fez o concurso, e sistematizei melhor o meu tempo de estudo. Organizei material via internet da minha área específica e estudei bem mais e com mais determinação que no ano anterior. Fiz a prova novamente e fui bem, mas mesmo antes do resultado sair sabia que com minha pontuação não estaria classificada. O resultado trouxe uma grata surpresa, não classifiquei, mas fiquei entre os majorados. Enxerguei ali uma evolução enorme.

Respirei fundo e decidi que 2014 teria que ser o ano. Pedi força, fé e muita serenidade a Deus, porque não é fácil estudar e esperar. E pedi aos meus familiares que naquele Natal se alguém fosse me dá algum presente que fossem livros da bibliografia. Ganhei livros que me ajudaram muito na minha caminhada. Adquiri um curso EAD de específica do Curso Degraus e um curso de idiomas do CPREM.

Organizei minha vida de forma a não faltar tempo nem para os estudos e nem para ser mãe, esposa e profissional. Então eu estudava das 6h da manhã até as 9:30h, daí meu filho acordava e às 12h tinha que está no trabalho e antes disso tinha que levá-lo à escola. Saia às 18h, e por volta das 19:40h já estava estudando, terminava meu dia próximo a meia noite, nunca mais que isso. Sou diurna e se ultrapassasse esse limite dormia em cima dos cadernos. Aos sábados estudava das 14h até as 20h e no domingo era dia de ficar com minha família. Quero ressaltar aqui a importância do apoio que tive do meu marido maravilhoso, que sempre me apoiou e me incentivou. Sempre acreditou no meu sonho, algumas vezes mais do que eu.

Setembro chegou e com ele a bendita prova, uma prova difícil, bem ao estilo EsFCEx. Sai cansada e, claro, sem certeza de nada, rsrsr. Agora tinha que esperar o gabarito para saber quais eram as chances reais. O gabarito não saiu, e devido a um problema com um malote a prova teria que ser refeita.

Volta aos estudos quatro, ai meu Deus! Pouco mais de um mês de revisões, exercícios e aulas e uma nova prova. Novamente espera pelo gabarito que dessa vez trouxe uma esperança enorme de aprovação que foi confirmada no dia 12 de dezembro quando abri a lista de aprovados e meu nome estava lá. Não sei descrever o sentimento, só sei dizer que é maravilhoso. Há três anos parecia tão distante e hoje é real. Por isso se é o seu sonho persista, insista, estude, fabrique tempo, foque porque como diria meu poeta favorito Fernando Pessoa… ‘somos do tamanho de nossos sonhos’.”

9 opiniões sobre “Depoimento: Talita dos Anjos”

  1. Talita,parabéns mais uma vez pela grande vitória. Que essa nova jornada seja a mais maravilhosa possível. Felicidades sempre e obrigada por compartilhar conosco! Um beijo, fica com Deus! :*

  2. Lindas palavras Talita, sua história certamente é um grande incentivo para que eu continue estudando e acreditando. Que Deus te ilumine no CFO e te dê forças nas atividades todas que serão realizadas. Um abraço de um futuro colega de farda.
    Brasil, acima de tudo!

  3. Parabéns! Linda trajetória…
    Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado e você acreditou e correu atrás do seu sonho.
    Bjs!

  4. Eu acho tudo isso fantástico! É muito bom ver depoimentos de pessoas que buscam atuar na comunicação social, mas não necessariamente tendo que seguir a cartilha do jornalismo, ou seja, trabalho árduo com péssimo salário. Sempre somos intimidados pelos concursos na área de direito ou saúde, que pagam melhor. Então, muitas vezes ficamos pensando que não há saída. Se formou, tem que se sujeitar à imprensa. E essas aprovações mostram que é possível sim seguir uma carreira próspera, estável e dentro do que nos formamos! Sucesso e abraços!

Deixe um comentário

