Cadastro de reserva no Conselho Regional de Psicologia do Paraná

CRP-PRO Conselho Regional de Psicologia do Paraná abriu concurso público com formação de cadastro de reserva para várias áreas, inclusive para Jornalismo. A oportunidade é para Curitiba.

Serão selecionadas 50 pessoas, sendo 37 de ampla concorrência, 10 pessoas negras/ pardas e 3 pessoas com deficiência. Claro que não devem convocar as 50 pessoas, mas como todo concurso é para cadastro de reserva, acredito que devem chamar ao menos um dos aprovados.

Vejam as informações:

CARGO: Jornalista

VAGAS: formação de cadastro de reserva

SALÁRIO: R$ 2340,93 + benefícios como Vale refeição/alimentação, Auxílio Transporte e Auxílio Saúde

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 15 de fevereiro, no site do Instituto Quadrix

VALOR: R$ 55,00

PROVA: objetiva, que será realizada no dia 01 de março + prova de títulos. As provas objetivas ocorrerão nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões, peso 2)
Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase. Processo de comunicação: Intencionalidade Discursiva. Elementos Constituintes da Comunicação. Intertextualidade. Desenvolvimento textual: elaboração de relatórios projetos e planejamentos.

2) Ética no Serviço Público (5 questões, peso 1)
Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. Ética no Setor Público. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Lei nº 8.112/1990 e alterações.

3) Legislação (15 questões, peso 1)
Lei n. 4119/62 – Que cria a profissão de Psicólogo. Decreto 53.464/64 – Que regulamenta a Lei n. 4119/62. Lei 5766/71 – Cria o Sistema Conselhos de Psicologia. Decreto Lei 200/67 – Regulamenta as Autarquias como parte da Administração Pública Indireta. Lei 6.839 /80 – Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões. Lei 11.788/08 – Lei dos estágios. Lei 10.216 /01 – Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Resolução CFP N. 019/00 – Institui o MUORF – Manual Unificado de Orientação e Fiscalização. Resolução CFP N. 017/2010 – Aprova o Regimento Interno do CRP – 08. Resolução CFP N. 007/2003 – Consolidação das Resoluções.

4) Conhecimentos Específicos (20 questões, peso 3)
Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade; ética; papel social da comunicação; Código de Ética do Jornalista, comunicação empresarial e pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens; diagramação e retrancagem: composição, impressão; planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação. Fotografia: principais características do fotojornalismo, interação da imagem com a reportagem, conhecimento sobre o manuseio de equipamentos semi e profissionais, noções das técnicas envolvendo luz. Vídeo: conhecimentos sobre operação de equipamentos básicos de filmagem; conhecimentos intermediários de softwares de edição de vídeos

LEIA O EDITAL COMPLETO

3 opiniões sobre “Cadastro de reserva no Conselho Regional de Psicologia do Paraná”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s