Vaga para jornalista no Mato Grosso

defensoria_mtA Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso abriu inscrições para o concurso público que oferece uma vaga para jornalista.

Vamos conferir?

CARGO: Analista/ Jornalista

VAGAS: 1 vaga

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

SALÁRIO: R$ 3.917,39 (podendo chegar a R$ 9.553,63 ao final da carreira)

INSCRIÇÕES: até 05 de janeiro, no site da FGV

PROVAS: objetivas, que serão realizadas no dia 08 de março, no turno da manhã

COMECE A ESTUDAR

1) Língua Portuguesa (20 questões)
Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

2) Conhecimentos Gerais (10 questões)
História de Mato Grosso: da ocupação e do povoamento à Capitania de Mato Grosso; Cuiabá: de Arraial à Vila; Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital; a consolidação do território. A província de Mato Grosso e o império brasileiro; a Guerra da Tríplice Aliança; o uso da mão de obra escrava. A instalação da República e o estado de Mato Grosso; características econômicas e políticas do estado durante a Primeira República. O estado de Mato Grosso e a Era Vargas; características econômicas e políticas do estado durante a Era Vargas. O militarismo no Brasil entre 1964 e 1984 e o estado de Mato Grosso; características econômicas e políticas do estado durante o militarismo; a divisão do estado de Mato Grosso. Geografia de Mato Grosso: produção do espaço regional mato-grossense; aspectos naturais: clima, solo, relevo, vegetação, hidrografia e suas relações com o uso da biodiversidade; políticas e instrumentos de gestão ambiental; características econômicas; geografia da população: dinâmica e estrutura; processos migratórios; distribuição de renda; indicadores de qualidade de vida. Questões sociais: processo de urbanização; dinâmica de ocupação do espaço agrário. Tópicos atuais: economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, energia, ciência e tecnologia no Brasil e no mundo; questões atuais da realidade política, econômica, cultural e socioambiental de Mato Grosso. Ética profissional.

3) Legislação Específica (10 questões)
Código De Ética Funcional Do Servidor Público Civil Do Estado De Mato Grosso: Lei Complementar Estadual nº 112/2002, de 1º de julho de 2002. Código Disciplinar Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Do Estado De Mato Grosso: Lei Complementar Estadual nº 207, de 29 de dezembro de 2004. Estatuto dos Serviços Públicos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais: Lei Complementar Estadual nº 04/1990, de
15 de Outubro de 1990, e suas alterações. Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios: Lei Complementar nº 132, de 7 de Outubro de 2009. Dispõe sobre a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e dá outras providências: Lei Complementar nº 146, de 29 de Dezembro de 2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade da comunicação de nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria Pública e ao Juizado da Infância e Adolescência de Mato Grosso: Lei n° 8.825, de 16 de Janeiro de 2008. Dispõe sobre a fixação de critérios para deferimento da assistência jurídica a ser prestada pela Defensoria Pública: Resolução nº 46/2011/CSDP. Dispõe sobre o Código de Ética dos membros da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso: Resolução nº 63/2014/CSDP.

4) Conhecimentos Específicos (40 questões)
Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Aspectos históricos do Jornalismo e dos meios de comunicação. Comunicação empresarial integrada. Noções de marketing. Opinião pública. Conceitos, técnicas e funções da assessoria de imprensa. Conceitos e técnicas da comunicação pública. Release, clipping, checklist. Características das publicações institucionais. Relacionamento com a imprensa. Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. Modalidades de entrevista em assessorias de imprensa. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão, Internet e intranet. Ética jornalística. Notícia institucional: características. Produção. Gerenciamento de crise e assessoria de imprensa. Gestão estratégica da comunicação organizacional. Produção de notícias para comunicação interna. Jornalismo público. Telejornalismo. Aspectos históricos. Tecnologias digitais. Legislação. A construção da notícia. Redação, produção e reportagem em telejornalismo. Edição. Linguagem telejornalística.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

Uma opinião sobre “Vaga para jornalista no Mato Grosso”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s