RS: cadastro de reserva na Trensurb

trensurbA Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) lançou uma seleção pública para formar cadastro de reserva em várias áreas. Para comunicação, tem oportunidade para Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Para cada área serão selecionados 20 candidatos que farão parte do cadastro de reserva. Vamos aos detalhes?

 

CARGOS: Analista Administrativo/Ocupação Jornalista, Relações Públicas, Publicitário

VAGAS: formação de cadastro de reserva

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

SALÁRIO: R$ 4.244,14 + benefícios (ticket alimentação/refeição, plano de previdência suplementar, assistência médica/hospitalar, assistência odontológica, vale-cultura e outros previstos em lei)

INSCRIÇÕES: até 16 de novembro, no site da Objetiva Concursos

VALOR: R$ 100,00

PROVAS: objetivas que serão realizadas no dia 14 de dezembro,  em Porto Alegre (RS).

PARA ESTUDAR
1) Português (10 questões, cada uma valendo 2,0)
1) Compreensão e interpretação de textos: ideia central e intenção comunicativa; estruturação e articulação do texto; significado contextual de palavras e expressões; pressuposições e inferências; nexos e outros recursos coesivos; recursos de argumentação. 2) Ortografia. 3) Acentuação gráfica. 4) Classes de palavras. 5) Estrutura e formação de palavras. 6) Semântica. 7) Colocação pronominal. 8) Flexão nominal e verbal. 9) Emprego de tempos e modos verbais. 10) Vozes do verbo. 11) Termos da oração. 12) Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 13) Concordância nominal e verbal. 14) Regência nominal e verbal. 15) Ocorrência de crase. 16) O uso dos porquês. 17) Pontuação. 18) Figuras de linguagem. 19) Vícios de linguagem.

2) Matemática e Raciocínio Lógico (05 questões, cada uma valendo 1,0)

1) Aritmética, Álgebra e Análise Combinatória. a) Noções De Lógica: Proposições Simples E Compostas; Valores Lógicos Das Proposições; Sentenças Abertas; Número De Linhas Da Tabela Verdade; Conectivos; b) Conjuntos;  c) Sistemas  de  numeração;  d) Números  naturais,  inteiros,  racionais  e  reais;  e) Propriedades,  operações, ordem, valor absoluto e proporcionalidade. 2) Funções: a) gráficos e operações; b) Inversa de uma função; c) Estudo das seguintes funções reais: 1o grau, 2o grau, módulo, exponencial, logarítmica. 3) Equações e inequações de 1o e de 2o graus: a) Sistemas de equações e de inequações de 1o e de 2o graus. 4) Sequência: a) noção intuitiva e de limite de uma sequência. 5) Progressões aritméticas e geométricas. 6) Porcentagens, juros simples e compostos. 7) Polinômios. 8) Teorema Fundamental da álgebra. 9)  Análise Combinatória. 10) Binômio de Newton. 11) Noções de probabilidade: Probabilidade de um evento; interseção e reunião de eventos; probabilidade condicional; aplicações 12) Matrizes e determinantes. 13) Geometria plana e trigonometria: a) Ângulos, triângulos e quadriláteros; b) áreas e perímetros das principais figuras planas; c) semelhança de triângulos e polígonos; d) relações métricas em triângulos; e) circulo e circunferência. 14) Relação entre arcos. 15) Funções trigonométricas. 16) Unidades de Medidas: comprimento, superfície, volume, tempo, capacidade e massa. 17) Estatística Básica: conceitos, análise exploratória de dados, medidas de posição, medidas de dispersão.

3) Informática (05 questões, cada uma valendo 1,0)
1) Informática em Geral: conceitos. 2) Periféricos de um Computador. 3) Hardware. 4) Software. 5) Utilização e configurações básicas dos Sistemas Operacionais Windows XP e Windows 7. 6) Instalação, configuração e utilização: Word 2010 e versões posteriores, Excel 2010 e versões posteriores e PowerPoint 2010 e versões posteriores. 7) Recursos Básicos e utilização do Adobe Reader 8 e versões posteriores. 8) Configuração e utilização de Impressoras. 9) Noções básicas de Internet (Internet Explorer 8 e versões posteriores e Mozilla Firefox 14 e versões posteriores). 10) Utilização de Correio Eletrônico e interface webmail. 11) Noções de segurança para Internet.

Referências Bibliográficas:
– ADOBE READER. Ajuda do Adobe Reader (Ajuda integrada e on-line).
– CERT.BR. Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em http://cartilha.cert.br/.
– GOOGLE CHROME. Ajuda do Google Chrome (Ajuda integrada e on-line).
– MICROSOFT CORPORATION. Ajuda integrada e on-line do: Windows XP, Windows 7, Internet Explorer, Outlook, Excel, Word e Power Point.
– MOZILLA FIREFOX. Ajuda do Firefox (Ajuda integrada e on-line).
– RABELO, João. Introdução à Informática e Windows XP

– Fácil e Passo a Passo!. Ciência Moderna.

4) Conhecimentos em Administração Pública (10 questões, cada uma valendo 2,0)
1) Administração Pública. 2) Poderes Administrativos. 3) Atos Administrativos. 4) Licitações. 5) Contratos Administrativos. 6) Serviços Públicos. 7) Servidores Públicos. 8) Controle da Administração. 9) Legislação (as leis que constam na bibliografia poderão ser usadas em sua totalidade, exceto quando os artigos estiverem especificados).

Referências Bibliográficas:
– BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – Com as Emendas Constitucionais. (Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Art. 5° a 11. Da nacionalidade – Art. 12 e 13. Da Organização do Estado – Art. 29 a 41. Da Organização dos Poderes – Art. 44 a 75).
– BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 e alterações. Lei de Improbidade Administrativa.
– BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 e alterações. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
– BRASIL. Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações. Institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
– BRASIL. Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002 e alterações. Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.
– BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964 e alterações. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
– ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. Método.
– DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. Atlas.
– MELLO, C. A. B. Curso de Direito Administrativo. Malheiros Editores.

5) Legislação e Conhecimentos Específicos (20 questões, cada uma valendo 2,5)

a) Jornalista
1) Reportagem e entrevistas: produção para veículos impressos e/ou eletrônicos. 2) Produção e redação de vídeos institucionais e/ou documentários. 3) Redação de textos para veículos impressos, eletrônicos e/ou virtuais. 4) Cobertura jornalística. 5) Teorias da Comunicação. 6) Pauta 7) Relacionamento com as fontes. 8) Objetividade jornalística. 9) Teorias do jornalismo e da notícia. 10) Gêneros jornalísticos. 11) Constituição da República Federativa do Brasil.

Referências Bibliográficas:
– BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – Com as Emendas Constitucionais. (Dos Princípios Fundamentais – Art. 1º a 4º. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Art. 5° a 17. Da Organização do Estado – Art. 29 a 41. Da Organização dos Poderes – Art. 44 a 69.).
– Código de Ética.
– ALSINA, M. R. A construção da notícia. Vozes.
– BARBOSA, A. etc alli (org.). Mídias Digitais. Paulinas.
– CHAPARRO, M. C. Pragmática do Jornalismo. Summus.
– _____________. Pragmática do jornalismo: buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. Summus.
– DUARTE, J. Comunicação Pública. Estado, mercado, sociedade e interesse público. Atlas.
– ERBOLATO, M.Técnicas de codificação em jornalismo. Ática.
– GUEDES CAPUTO,S. Sobre entrevistas: teoria, prática e experiências. Vozes.
– HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. Teorias da comunicação. Vozes.
– KOTSCHO, R. A prática da reportagem. Ática.
– LAGE, N. Linguagem Jornalística. Ática.
– ______. A reportagem teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Record.
– LUSTOSA, E. O texto da notícia. Editora da UnB.
– MACIEL, P. Guia para Falar (e aparecer) bem na TV. Sagra Luzzatto.
– MARQUES, L. H. Teoria e Prática de redação para jornalismo impresso. EDUSC.
– MEDINA, C. A. Entrevista o diálogo possível. Ática.
– MELO, J. M. Teoria do jornalismo: identidades brasileiras. Paulus
– NOVAES, C.; CASTRO, V. J. Comunicação e sociedade do espetáculo. Paulus.
– PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. Contexto.
– POLISTCHUK, I.; TRINTA, A. R. Teorias da comunicação o pensamento e a prática da Comunicação Social. Campus.
– PRADO, M. Produção de Rádio um manual prático. Campus.
– SCALZO. M. Jornalismo de revista. Contexto.
– SODRÉ, M. Antropológica do espelho. Uma teoria da comunicação linear e em rede. Vozes.
– TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. Ed. Unisinos.
– VILALBA, Rodrigo. Teoria da comunicação: conceitos básicos. Ática.
– WOLF, M. Teorias da Comunicação. Presença.

b) Relações Públicas
1) Teorias de Relações Públicas. 2) Produção e realização de Eventos. 3) Cerimonial e protocolo. 4) Relacionamento com a imprensa e assessoria de imprensa. 5) Media Training. 6) Cidadania e Relações Públicas. 7) Comunicação em situação de crise. 8) Planejamento de Relações Públicas. 9) Comunicação Integrada. 10) Instrumentos e/ou técnicas de comunicação. 11) Comunicação Dirigida. 12) Públicos em Relações Públicas. 13) Novas tecnologias de comunicação aplicadas às Relações Públicas. 14) Mídias Sociais. 15) Marketing Interno. 16) Legislação (as leis que constam na bibliografia poderão ser usadas em sua totalidade, exceto quando os artigos estiverem especificados). 17) Constituição da República Federativa do Brasil.

Referências Bibliográficas:
– BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – Com as Emendas Constitucionais. (Dos Princípios Fundamentais – Art. 1º a 4º. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Art. 5° a 17. Da Organização do Estado – Art. 29 a 41. Da Organização dos Poderes – Art. 44 a 69).
– ARGENTI. P. A. Comunicação Empresarial. Elsevier.
– ALLEN, J. e outros. Organização e gestão de eventos. Elsevier.
– ANDRADE, C. T. S. Curso de relações públicas. Thompson.
– BARBEIRO, H. Você na Telinha: como usar a mídia a seu favor. Futura.
– BRAMBILLA, Ana (org.). Para Entender as Mídias Sociais. E-book.
– BRUM, A. Um Olhar sobre o Marketing Interno. L&PM.
– _______. Respirando endomarketing. L&PM.
– CARVALHO, Cláudia; REIS, Léa Maria. Manual prático de Assessoria de Imprensa. Elsevier.
– CESCA, C. G. G. Comunicação Dirigida Escrita na Empresa. Summus.
– ____________. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. Summus.
– ____________. Estratégias empresariais diante do novo consumidor. Summus.
– DOTY, Dorothy I. Divulgação jornalística e relações públicas. Cultura.
– DUARTE, J. (organizador). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. Atlas.
– FERRARETTO, Elisa e Luiz Artur. Assessoria de imprensa. Teoria e prática. Summus.
– FORTES, W. G. Pesquisa Institucional: Diagnóstico organizacional para relações públicas. Loyola.
– ____________. Relações Públicas processo, função, tecnologia e estratégias. Summus.
– FREITAS, R. F.; LUCAS, L. Desafios contemporâneos em comunicação: perspectivas de Relações Públicas. Summus.
– FREITAS, Antonio de Lisboa Mello e. Relações públicas: casos atuais, perspectivas futuras. Sulina.
– FRANÇA, F. Públicos como identificá-los em uma nova visão estratégica. Difusão.
– GOMES, S. Guia do Cerimonial: do Trivial ao Formal. LGE.
– LESLY, P. Os fundamentos de relações públicas e da comunicação. Pioneira.
– LUCAS, L. (organizadora). Media Training. Summus.
– KUNSCH, M.M.K. (org). Obtendo resultados com relações públicas. Pioneira.

– _____________. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus. – _____________. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. Summus.
– _____________. Gestão Estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. Difusão.
– _____________. Relações Públicas história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. Saraiva.
– MCKENNA, Regis. Marketing de relacionamento: relationship marketing, estratégias bem sucedidas para a era do cliente. Campus.
– MELO NETO, F. P. Criatividade em eventos. Contexto.
– ______________. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: a administração do terceiro setor. Qualitymark.
– NEVES, R. C. Imagem Empresarial. Mauad.
– __________. Crises Empresariais com a Opinião Pública. Mauad.
– ___________. Comunicação Empresarial Integrada. Mauad.
– NOGUEIRA, N. Media Training. Cultura Editores Associados.
– PAIVA, H. A. B.; NEVES, M. Planejamento estratégico de eventos. Atlas.
– PASSADORI, Passadori. Media Training. Como construir uma comunicação eficaz com a imprensa. Gente.
– PENN, Bill. Seja seu próprio relações-públicas: torne-se um perito em publicidade e relações públicas. Ediouro.
– PINHO, J. B.. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. Summus.
– ROSA, M. A Era do Escândalo. Geração.
– SIMOES, R. P. Relações Publicas: função política. Sagra.
– __________. Relações Públicas e Micropolítica. Summus.

– SPEERS, Nelson. Cerimonial para as Relações Públicas. Hexágono Cultural Nelson Speers-Me.

– SUSSKIND, L.; FIELD, P. Em crise com a opinião pública. Futura.
– TORQUARTO, G. Tratado de comunicação organizacional e política. Thomson.

c) Publicitário
1) Teoria da comunicação: a) a questão da imparcialidade e da objetividade. b) ética. c) papel social da comunicação. d) comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. e) a indústria cultural e a teoria crítica. f) novas tendências da pesquisa sobre os mass média. g) novas tecnologias e a globalização da informação. h) massificação versus segmentação dos públicos. i) interatividade na comunicação. 2) Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. 3) Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 4) Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade. 5) Legislação em Comunicação Social: Constituição Federal; Código de Ética do Profissional de Relações Públicas. 6) Novas tecnologias de comunicação: a vida digital. 7) Monopólio, concentração e democracia dos meios de comunicação. 8) Poder e ética da comunicação: abrangência e limites do jornalismo, da propaganda e das relações públicas. 9) Poder e ética das mídias, instituições e sujeitos. 10) Técnicas de Relações Públicas: planejamento, organização de eventos e assessoria de imprensa. 11) Potência e tipologia dos eventos. 12) Opinião pública e público alvo. 13) Normas de cerimonial e protocolo. 14) Ordem de precedência. 15) Marketing e comunicação: definições, limites e abrangência. 16) Comunicação institucional, marketing, endomarketing, marketing institucional. 17) Qualificação dos produtos e da prestação de serviços da instituição. 18) Técnicas de elaboração de projetos de pesquisa. 19) Constituição do diagnóstico institucional. 20) Atendimento ao público. 21) Decreto n.º 3.296/99. 22) Gerenciamento de Marcas (design, registro de marcas e brand-equity). 23) Merchandising no Ponto de Vendas. 24) Legislação referente a Incentivo à cultura/fiscal, estadual e municipal (as leis que constam na bibliografia poderão ser usadas em sua totalidade, exceto quando os artigos estiverem especificados). 25) Marketing de relacionamento. 26) E-marketing (Internet como ferramenta de comunicação/marketing). 27) Conhecimento/noções de webdesign. 28) Constituição da República Federativa do Brasil.

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