Sai o edital do INCA: vagas paras as três áreas de comunicação social

INCADepois de um longo tempo de espera, finalmente o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lançou o edital do concurso que oferece vagas para Jornalismo, RP e Publicidade. Para cada área tem uma vaga com lotação no Rio de Janeiro. Confira os detalhes:

CARGO: Analista em C&T Junior/ Jornalismo; Analista em C&T Junior/ Publicidade e Propaganda; Analista em C&T Junior/ Relações Públicas

VAGAS: 1 vaga para cada uma das áreas (para o Rio de Janeiro)

SALÁRIO: R$ 4.004, 56 + Retribuição de Titulação (Especialização: R$ 822,00/ Mestrado: R$ 1.601,00/ Doutorado: R$ 3.199,00) + Gratificação de Desempenho (até R$ 1.201,60)

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 16 de outubro a 09 de novembro, no site da Funcab

VALOR: R$ 97,00

PROVAS: objetiva + discurvisa + redação + títulos. As provas serão realizadas em Brasília/DF e no Rio de Janeiro (pelo que entendi o candidato pode escolher uma das duas cidades, mesmo as vagas sendo só para o Rio) A prova discursiva será composta de duas questões baseadas em temas de conhecimentos específicos (vale total de 40 pontos). Já a redação tem tema voltado para a área da saúde (total de 20 pontos).

COMECE A ESTUDAR

1) Língua Portuguesa (10 questões, cada questão valendo 0,25) Compreensão de textos. Reescrita de passagens do texto; tipologia textual; denotação e conotação; ortografia oficial; acentuação gráfica; emprego das classes de palavras e suas flexões; emprego do sinal indicativo de crase; pontuação; verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; significação das palavras; semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.

2) Ética e Legislação da Gestão Pública (10 questões, cada questão valendo 0,5) Constituição Federal de 1988, artigos do 1º a 16º e artigos 37 a 41. Lei do Processo Administrativo Federal (Lei Federal nº 9.784/99). Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 8.666/1993). Lei do Pregão (Lei Federal nº 10.520/2002). Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92). Lei de acesso à informação (Lei Federal nº 12.527/11). Artigos 312 ao 326, do Código Penal, que tratam dos crimes cometidos por funcionário público contra a Administração Pública. Decreto nº 1.171/1994 – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e suas alterações.

3) Política do SUS (10 questões, cada questão valendo 0,25) Lei nº 8.080/90 e Lei nº 8.142/90. Pacto pela Vida em Defesa do SUS e de Gestão. Política Nacional de Atenção Oncológica. Rede de Atenção Oncológica. Constituição Brasileira: Artigos 196 a 200.

4) Conhecimento Específico (30 questões, cada questão valendo 1,0)

a) Jornalismo Teoria da comunicação. Técnicas de redação em assessoria de imprensa. Media training. Elaboração de pautas. Linguagem jornalística e publicitária. Conhecimento de gênero e narrativas. Jornalismo em mídias eletrônicas e digitais. Especificidades dos veículos de comunicação e seus públicos. Estratégias de veiculação. Pesquisa e uso das informações. Interação entre tipo de veiculação e mensagens. Adequação da mensagem ao veículo e ao público-alvo. Comunicação organizacional. Novos meios de comunicação. Ética e legislação em comunicação. Relacionamento do jornalismo, publicidade e relações públicas com as novas tecnologias de comunicação. Gestão de portais corporativos. Características, conceitos e aplicações de linguagens na web. Padrões de website. Produção para mídias eletrônicas e digitais. Redação para mídias eletrônicas. Adaptação de conteúdos para multi-plataformas. Comunicação online; Mídias web e digitais; Mídias sociais. Redes sociais. Comunicação Social: conceitos, paradigmas e teorias; Planejamento, produção e edição de publicações. Técnicas de edição.

b) Publicidade e Propaganda Teoria da comunicação. Comunicação organizacional. Técnicas de edição. Linguagem jornalística e publicitária. Conhecimento de gênero e narrativas. Redação publicitária. Especificidades dos veículos de comunicação e seus públicos. Estratégias de veiculação. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise. Pesquisa e uso das informações. Interação entre tipo de veiculação e mensagens. Adequação da mensagem ao veículo e ao público-alvo. Planejamento estratégico da comunicação: Elaboração do plano de comunicação, definição dos instrumentos, estratégias e materiais a serem utilizados para divulgação e para controle da divulgação. Elementos de marketing. Planejamento e construção de marcas. Plano de Mídia. Comunicação organizacional e comunicação pública. Interatividade na comunicação. Ética e legislação em comunicação. Gestão de portais corporativos. Características, conceitos e aplicações de linguagens na web. Padrões de website. Produção para mídias eletrônicas e digitais. Redação para mídias eletrônicas. Comunicação online; Mídias web e digitais; Mídias sociais. Redes sociais. Arquitetura de informação. Hierarquia da informação. Processos de finalização de arquivos. Produção Gráfica. Adaptação de conteúdos para multi-plataformas.

c) Relações Públicas Veículos de comunicação dirigida. Princípios da comunicação organizacional. Processo de Comunicação. Comunicação Social: conceitos, paradigmas e teorias. Comunicação Pública. Contratação e supervisão de serviços de comunicação em órgãos públicos. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise. Relacionamento da organização com os diversos públicos. O processo de Relações Públicas. Legislação e Ética de Relações Públicas. Planejamento, produção e edição de publicações. Elaboração de políticas de relacionamento entre a instituição e o publico. Relacionamento com a imprensa. Tratamento gráfico, visual e audiovisual da informação. Comunicação como ferramenta de gestão. Gestão de crises. Gestão de marca e imagem institucional. Ambientes de marketing. Composição e projeto gráfico. Composição e projeto visual. Elementos de marketing. Estratégias de mídia; Planejamento de comunicação. Planejamento e construção de marcas. Práticas de gestão e resultados. Comunicação dirigida. Organização de eventos. Ética e legislação de relações públicas. Teorias e técnicas de comunicação. Comunicação online. Mídias web e digitais. Mídias sociais. Redes sociais.

LEIA O EDITAL COMPLETO

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11 opiniões sobre “Sai o edital do INCA: vagas paras as três áreas de comunicação social”

  1. Oi, Mari, tudo bom? Você já estudou para o INCA ou conhece alguém que já estudou? Pergunto pois gostaria de uma orientação quanto à bibliografia (tenho uma lista, até bem extensa, de livros bons, porém em dois meses não terei tempo de ler todos, obviamente). Além disso, você tem alguma dica em relação à FUNCAB? Nunca fiz prova dela. Abraço!

    1. Oi, Gisele! Não conheço… Mas na verdade, você precisa pegar o edital e simplesmente tentar ver que materiais que você tem que se adequam ao conteúdo programático. Não precisa ler todos os livros e nem os livros por inteiro. Você pode pegar apenas algumas partes. Sobre a Funcab, sugiro que baixe provas de concursos anteriores. Bons estudos!

  2. Mariana, você teria uma sugestão sobre que material utilizar pra estudar para provas de CS da Cespe!? Alguns autores que você poderia recomendar!?

    Muito obrigada!

    1. Não sei te dizer autores específicos que a banca da Cespe utiliza, Julia, mas nessa bibliografia sugerida pelos próprios leitores do blog e por mim também (http://www.jornalistasconcurseiros.com.br/blog/bibliografia-2/) tem a indicação de alguns dos livros mais cobrados nos principais concursos públicos. No mais, é resolver provas anteriores mesmo e com a prática você começa a identificar alguns dos autores nas questões.

  3. Mariana, tudo bem?
    Fora este concurso, tens alguma previsão de outro concurso para a nossa área que deva abrir em breve?
    Grande abraço.

    1. O BNDES deve abrir ano que vem e o CNMP anunciou que tem vaga pra jornalismo. Esses são os mais certos de abrir, mas estamos aguardando outros. Assim que for sabendo, vou divulgando por aqui!

  4. Muito boa tarde, Mari! Cá estou eu de volta tentando encerrar o ano já com um novo emprego! Estava ansiosa por este concurso, que havia sido cancelado! Bem, a perguntá é: ainda não tenho mestrado, doutorado… Nada. Sei que isso me exclui da avaliação de títulos, mas… Fico fora também do processo seletivo? 😦 EStou triplicando os esforços justamente para compensar em nota… O que acha? Bjs e saudade de participar do “nosso” blog!! Bola pra frente!

    1. Claro que não exclui, Ju! Eu também só tenho experiência profissional (que também conta para os títulos), mas vou tentar do mesmo jeito! Acaba que uma coisa não tem nada a ver com a outra, quem tem títulos não necessariamente será o que vai tirar a melhor nota… Vamos seguir em frente!

      1. Aiiii… vc é demais! Muito obrigada pelo incentivo! E vamos seguir em frente! Deus te abençõe e te proporcione um Universo de vitórias! Bora estudar!

  5. Olá Mariana,

    Você sabe me dizer se está havendo algum problema com o site de inscrição? Não consigo abri-lo. Já tentei inúmeras vezes.

    Obrigada pelas dicas, viu?

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