Conferindo o gaba: concurso da Câmara do Recife

gabaHoje à tarde a FGV divulgou o gabarito do concurso da Câmara do Recife. Só agora consegui parar para corrigir minha prova, no geral minha média aproximada ficou de 6,5. Sem chances!

Em português, acertei 19. Apesar de perder muitas questões por dificuldade de entender o que a banca queria (característica das questões da FGV), ainda assim gostei da prova. Achei uma forma inteligente de cobrar o assunto e a interpretação, ao invés de ser de textos imensos e enfadonhos, acabou sendo das próprias questões.

Legislação foi um desastre total: apenas 4! Não tinha conseguido aprofundar bem os estudos, mas ainda assim achei que acertaria mais…

Específicas acertei 23, das 30. Marketing foi o fumo maior, como era de se esperar!

Apesar de saber que não tenho chances, afinal ficou só uma vaga para o concurso, ainda assim vou ver as questões com mais calma para tentar recorrer. Acho que tem uma de português.

E vocês, conseguiram ver alguma que cabe recursp?

9 opiniões sobre “Conferindo o gaba: concurso da Câmara do Recife”

  1. Eu acertei entre 54-56 questões, porque tem duas de jornalismo que não lembro com 100% de certeza o que marquei. Foram 24 de português, 8 de legislação (estudei tanto, tô indignada comigo mesma por não ter fechado) e 22-24 de jornalismo. Em jornalismo, acho que nenhuma cabe recurso. Já português, pra mim cabe recurso em 3 (a 6, 8 e 20 – na prova branca):
    – a do limbo (“aliás” equivalendo a “além do mais” e não “à propósito”);
    – a do “Embora não exista uma resposta fechada”, porque na minha opinião, a letra a (Posto que não exista uma resposta fechada) também está incorreta.
    – a das duas ocorrências do “mas”, porque a letra d (introduz um aspecto positivo após citação de algo negativo) também está correta.
    Dizem que a FGV é difícil de anular ou mudar gabarito, mas não custa tentar, né?

      1. Pesquisei e vi que a do ” Posto que” está correta. 😦
        Posto que
        loc.conj. Locução usada no sentido concessivo: ainda que; se bem que; embora; apesar de.
        Mas não entendo porque a do “ainda não existindo (…)” está errada. Ela não tem sentido de “mesmo”? Ficaria “mesmo não existindo (…), o que deixaria a resposta correta…

      2. Mari, vou ver se Heber comenta o porquê de “ainda não existindo” estar errada, apesar de também ter marcado “Posto que”, mas imagino que tenha explicação sim, infelizmente se for desconstruir a frase. É a pegada. Mas não entendi mesmo o fato de a resposta não ser o “a propósito”, acho que vale questionar sim!

  2. 18 de português

    16 de específicos

    8 de legislação

    Passei longe. Acertei 60%.

    Preciso reforçar colocação pronominal em português pois perdi tooodas as questões do assunto.Em jornalismo só acertei as questões de Assessoria, Rádio e TV mas as de Marketing ferraram com minha vida. Partiu pra o próximo. Vão estudar pra qual a partir de agora?

  3. Gente, essa oração “Ainda não existindo uma resposta fechada” enseja uma relação de causalidade, e não de concessão, sendo equivalente a “Uma vez que não há resposta fechada”. As demais alternativas apresentam claramente expressões denotadoras de concessão: posto que, malgrado, não obstante e apesar de. A confusão sobre o “posto que” se deve ao uso impróprio, em relação à norma culta, feito dele por Vinícius de Morais, no Soneto de Fidelidade. Nesse poema, o autor confere uma conotação causal ao “posto que” que ficou impregnada em nossas mentes. As principais gramáticas(Celso Cunha, Houaiss, Bechara, Pasquale, etc), entretanto, definem o “posto que” como uma expressão arcaica de valor concessivo.

  4. boa tarde. Segundo o edital, haver sido jurado, configura um dos critérios de desempate, no entanto, não me recordo de nenhum campo com essa opção no formulário de inscrição. Alguém lembra se tinha ou não mesmo esse campo? No da ALEPE eu lembro bem que tinha, mas nesse da Câmara Municipal acho que não.
    Por favor me respondam.

Deixe uma resposta

