Concurso da Marinha: como foi?

marinhaHoje (20) teve prova do concurso da Marinha (estranho prova num sábado, né?) e quero saber de vocês o que acharam. Gostaram? Foi fácil? Difícil? Soube que Margarida Kunsch bombou!

E a redação, como foi?

Aproveitem o post pra trocar comentários, discutir questões, gabaritos, fazer ranking…

48 opiniões sobre “Concurso da Marinha: como foi?”

  1. Apois, eu esperava ir melhor, mas no geral, gostei. Algumas questões repetidas das provas anteriores… Algumas pegadinhas,… Normal!
    Lamento que nunca tenha me interessado antes em prestar esse concurso, tenho a desvantagem da idade se quiser tentar no ano que vem… :/
    E o tema/título da redação: Por que optar pela Marinha do Brasil?

  2. Olha o tema da redação foi bem fácil. Aprova tb não estava difícil, mas oq pegou mesmo foi o conteúdo de RP. Fiquei com muitas duvidas nas questões da autora Margarida kunsch e olha que eu estudei bastante os dois livros dela exigidos no edital. Agora eh aguardar o gabarito. Acho que eu fui bem, não sei se o suficiente pra ficar entre os três. Só espero que a Marinha não demore pra divulgar o gabarito :S Ah! Soh um detalhe que me deixou chateado foi o fato de o tenente não ter conferido a minha identidade na entrada. Ele simplesmente mandou eu assinar e aguardar a prova =/

  3. Foi a 1ª vez que eu tentei, pois me formei agora. Estudei mais ou menos e não achei muito difícil. Gostaria de saber quando sai o gabarito? Ou em quanto tempo ele pode sair, se tiver alguma previsão.

  4. Sim. Só deu Kunsch 🙂
    Prova boa de se fazer, típica da Marinha, com questões dadas, questões médias e questões confusas. Para qualquer diagnóstico agora tem de esperar o gabarito.
    O tema da redação foi bom, mas escrever com letra cursiva, para quem perdeu o hábito, é mais um desafio. Hehe

    Aqui em Brasília a organização deixou muito a desejar. Fizemos a prova em um Ginásio extremamente quente e abafado, foi super difícil compreender as instruções dadas pelo oficial (que não usava microfone) e, para piorar, havia um evento de som automotivo no estacionamento do Ginásio. Foi complicado, mas nada que comprometesse o rendimento de quem se preparou.

    Sucesso a todos!

    1. Só deu Kunsch? só tinha 3 ou 4 questões dela 😦 Sobre a prova, para eu achar uma prova para a qual eu estudei fácil, teria que ter saído de lá com certeza de ter acertado umas 45, o que não foi o caso. Sendo assim, achei o nível da prova mediano. Fácil para acertar umas 35, mais do que isso (que é o necessário para passar) estava difícil. Só resta esperar o gabarito. Boa sorte a todos!

      1. Tinha mais, hein, Jessica. Vale a pena contar quando tivermos acesso às provas.
        O diferencial comentado aqui foi exatamente esse. Uma autora que não caiu muito nas provas anteriores e despencou nessa edição.

      2. Pelo que eu contei, eram 4
        1 – pergunta cuja resposta era analista de cenários
        2 – pergunta com 4 assertivas para dizer quais eram as verdadeiras
        3 – objetivos da pesquisa para kunsh
        4 – pergunta do projeto/plano de Relações Públicas

        Realmente ela nunca teve em concursos anteriores porque Marinha nunca colocou ela no edital e finalmente abriu os olhos pq Relações Públicas era o único curso sem uma bibliografia mais específica. Apesar de ser RP fiquei em dúvida em tds as questões dela ¬¬ Vale ressaltar que a questão de analista de cenários é do livro organizado pela margarida mas é de um artigo de outra autora. Abs!

      3. Não entendi sua colocação Jéssica.. 35 acertos da 70% da prova. e pelo edital, o necessário é 50%. Veja:

        6.3 – Serão considerados eliminados nas provas escritas os candidatos que:
        a) obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta) em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) na prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais;

      4. Mari é que acertar 50% significa apenas que vc não foi iliminado, q passou no ponto de corte. Mas de nada adianta, pq pra passar num concurso como este só acertando uma média de 45 questões. São apenas 3 vagas, e poucas redações são corrigidas.

  5. Foi a primeira vez que fiz a prova. E percebi que não é impossível passar, como mtos dizem! Quem estudou e refez as provas anteriores pôde perceber que a prova desse ano estava no MSM padrão, contendo até questões repetidas, mas o que prejudica mesmo é o numero de vagas… A redação foi tranquila, acho que TDs ficaram contentes quanto ao tema! O jeito é aguardar o lançamento do gabarito e ter MTA fé 🙂

  6. É a quarta vez que faço a prova da marinha. Pude perceber uma melhoria na qualidade das questões ao longo dos anos. Cair um livro de gestao de crise de 2013, do Joao Jose Forni, me surpreendeu. Acredito que fora as questões repetidas e decoreba ao extremo e coisas inusitadas como o termo “Rabicho”, a prova foi mais bem elaborada que nos anos anteriores, o que nao significa que tenha sido fácil. Achei o nível da prova alto e exige muita memória em termos muito específicos dos 22 livros da bibliografia. Apesar de ter lido e estudado muitos, na hora da prova os termos parecidos nos confundem. As questoes de planejamento e crise foram boas, mas as de RP extremamente decorebas, assim como as de jornalismo.
    Agora é esperar pelo resultado. Mas pelo que percebi na turma que fiz, há muitas pessoas novas tentando, acho que deu uma renovada no público que faz a prova….to me sentindo a anciã da prova já! rs mas é assim mesmo, persistir até conseguir!
    Boa sorte, galera!
    alguem sabe quando sai o gabarito?
    se alguem quiser comentar as questões, é so falar, anotei aalguns pontos da prova que achei polemicos, tipo a questao de “provas do autor”, aquela do que “liga, em radio, ouvinte, jornalista e a rádio”, dentre outras tantas,rs

    1. Isabela, estou querendo discutir sim… qualquer coisa me add no facebook (JÉSSICA MARTINS) ou no whatsapp 6182434313. Você é do Rio?

      1. Vamos montar um grupo no face/whats, pode ser tanto pra comentar quanto pra estudo mesmo. 🙂

    2. Tbm concordo com suas colocações! As primeiras questões eram bem de publicidade, e eram bem fáceis mesmo. Tinha umas de decoreba, aquelas sobre suíte, retranca, gancho (não sei se eram essas as alternativas certas das questões, mas foram as que marquei rsrs). Eu não li os livros sobre gestão, logo não sei como me saí, só li um livro de Kunsh…Vc lembra da questão sobre comunicação de massa?

      1. Como não achei os livros de gestão, sobre R.P. eu marquei sem ter lido os livros, fui pensando direitinho, analisando e tentando eliminar alternativas que tivessem algo muito grotesco de errado…

  7. Olá.
    Achei um nível fácil. Quem leu os livros tirou de letra, pq todas as questões estavam dadas. Além é claro das questões repetidas dos outros anos. Como eu estava mais focada no concurso da SUSAM (fiquei em 5º) não consegui ler todos. Alguns comprei pela net e não chegaram até agora rs.
    A redação deixou o povo da sala bem confuso, até a parte de letra cursiva na prova, e letra de forma para preencher os documentos. O pessoal ficou bemmm perdido.
    De resto foi td tranquilo. Poderia ter ido melhor, era uma prova pra gabaritar, e uma redação criativa. Quem sabe na próxima…

  8. Realmente só deu ela: Kunsch. Como jornalista, achei a prova, como o Tiago falou boa de fazer!
    A redação dada! Tema fácil e acho que as notas vão ser bem altas. Alguém poderia criar um ranking para colocarmos as notas? Realmente, não tenho ideia de como se cria um…E o gabarito vamos acompanhar para ver quando a MB vai divulgar. Fiquei sabendo que a prova do 21 para administrador foi adiada…não sei se esse fato pode resultar em um atraso na divulgação do gabarito oficial!
    Sucesso a todos! Abraços.

    1. Realmente, a de Administração não ocorreu. Foi cancelada. Ainda não marcaram nova data.
      Mas não tenho certeza se isso pode atrasar a divulgação de gabaritos, já que as provas de especialidades diferentes não têm nada em comum em termos de conteúdo.

  9. Prova nível loteria, cara de fácil… fiz pela primeira vez, achei algumas questões bem confusas, como as de publicidade, tinha uma que pedia uma listagem de veículos de comunicação para mídia externa, algo assim… e eu fiquei confusa porque todas as alternativas tinha algum exemplo que, na minha opinião, excluía a alternativa. Era uma questão que as respostas listavam veículos como: revista, jornal, tv aberta, tv fechada, rádio, mala direta, etc… respondi com o famoso chute consciente.

    1. Camila, fiquei em duvida também nesta questão.
      Achei que, pelos conceitos, algum meio anulava a alternativa. Agora é esperar e ver o que realmente acontece!

      1. Willian, são questões diferentes… uma perguntava de mídias locais, que foi a resposta que eu falei acima. Essa de mídias ecologicas era a de mídias externas. A Camila disse que era questão de mídias exterior, mas deu as opções da mídia local.

  10. Boa noite. Esta foi a primeira vez que prestei esse concurso (o primeiro também que me interessei em fazer).

    Apesar de ter me preparado para a prova (entenda ler alguns livros e fazer as provas anteriores diversas vezes [de 2009 – 2013]) senti dificuldade nessa. Na minha opinião a prova estava com um nível alto, apesar de dizerem que era decoreba e que, pra quem leu os livros, nada complicado. Comparando com as provas antigas, o nível estava equivalente ao concurso de 2011.

    Como alguns já disseram, as questões estavam, em alguns casos, confusa e em outros possuíam pegadinha ou mesmo alternativas que davam a impressão de se anularem. Se não me engano apenas duas questões eram repetidas dos outros concursos.

    O que não gostei foi que haviam muitas questões do tipo “relacione”, “v ou f” ou coisas de tipo (acho que suga demais o candidato). E, claramente, esse concurso estava mais voltado para a área de RP, PP e Gestão de Crise, tanto que as questões de jornalismo foram poucas e com respostas mais claras.

    Minha estratégia foi fazer tudo na base eliminatória e de forma coerente, afinal, uma palavra é o que comprometia toda a alternativa.

    Saí da sala faltando uma hora pro término do prazo determinado e com a sensação de não ter alcançado um resultado satisfatório. Apesar de que no simulado de 2011 tive essa mesma sensação e o número de acertos foi suficiente para se classificar.

    Vamos ver o que temos pro futuro.

    1. Também não achei fácil como todos aí estão dizendo, e olha que li todos os livros da bibliografia também. Discordo sobre a prova estar voltada mais para uma área do que para outra. Na bibliografia tem uns 4 ou 5 livros de Jornalismo, e cada um deles tinha 2 ou 3 questões… a prova estava equilibrada com questões de Jornalismo, RP, Marketing, Publicidade e Design. Se alguma área tinham menos questões foi Marketing (apenas 2) e Design (apenas duas). Saí também 1 hora antes com uma sensação de não ter ido bem, principalmente por muita gente ter dito que estava fácil. Depois, fui me acalmando.

  11. Pessoal,

    Uma dúvida em relação a questão sobre escrever para TV. A resposta era qual:

    – evitar paralelismo?
    – ver todas as imagens e depois escrever?

    O que vocês colocaram?!

    Abs

    1. João,
      Eu acho que não era “ver todas as imagens e depois escrever não”, a opção dizia algo um pouco diferente disso. Eu coloquei ‘evitar paralelismo’.

      1. Oi Jéssica,

        Obrigado pelo retorno!

        Também fui em “evitar paralelismo” mas ouvi uns comentários que acabei ficando na dúvida!

        Espero qe estejamos certos mesmo!

        Bjs

  12. Pessoal não fiz essa prova da Marinha, mas ter essa notícia que caiu bastante Kunsch me deixa em alerta. Estou terminando um livro dela de Comunicação Organizacional. Está fraco de concurso para nós nesse momento, mas estou na esperança que o início do ano será movimentado. Alguém tem informações sobre a DPU?

  13. Concordo plenamente com o Guilherme. A prova da Marinha engana bem por ter questões “consideradas” dadas e decorebas, mas o diferencial estão nas questões mais elaboradas. Acredito que, como o nível foi mais alto, as notas medianas. As questões estão mais complexas, bem elaboradas e mais atuais a cada ano. Mesmo tendo lido, as opções estavam parecidas, o que levava a confusão entre duas respostas possíveis. Tentei seguir a lógica nas questões que desconhecia e fiquei até os minutos finais. Longe de ser dada ou fácil, a prova foi bem trabalhosa, isso sim. Não basta só decorar e ler os livros, tem que entender a mecânica da prova e o estilo das questões. Esse é o desafio maior.

  14. Eu marquei a mesma coisa que você Jéssica e discordo dessa “facilidade” da prova. Algumas pessoas que conheço também se sentiram inseguras nas respostas confusas e nao acham tão fácil assim não. Essa da tv tambem marquei paralelismo. Queria saber naquelas sobre gestao de crise, de prova do autor e uma outra de assessoria de imprensa que falava sobre “o timing” da noticia.

  15. Achei a prova pura decoreba, mal feita, com questoes estranhas. Talvez pq faça mais prova do Cespe, entao esse método de dar 5 alternativas corretas e vc ter que acertar a que se refere ao autor tal é modo de se fazer prova de 1990. Redação facílima, embora conteste muito esse método de publicar o tema da redaçao somente na hora. Quem garante que alguém ali da Marinha já não tinha esse tema da redação? Pq nao vir publicado na prova o tema? Isonomia 0.

    Dureza mesmo foi o local da prova em Brasilia: no meio de um ginásio que parecia um inferno de tao quente, com festa ao lado e cadeiras quebradas.

  16. E esse gabarito q não sai??? Gente, galera aí com experiência nesse concurso, alguém tem noção de quanto tempo depois da prova eles lançam o gabarito?

      1. Não sei, nunca fiz a prova da Marinha… Vi algumas pessoas falando em uma semana, mas já passou esse prazo, né? Talvez se ligarem para o setor de pessoal da Marinha, consigam essa informação.

  17. Olá galera!
    Foi a primeira vez que eu fiz a prova da Marinha e achei fácil. Só na parte de RP que achei difícil, confesso que a redação foi com o tema bem tranquilo e fácil de desenvolver…
    Eu fiz a Prova do Exército e vou falar uma coisa para vocês. …uma prova longa com 70 questões. ..cansativa e muito difícil! !!!
    A prova da Marinha vai rolar pegadinhas!

Deixe uma resposta

