Concurso de carreira da Marinha com vagas para Comunicação Social

marinhaA Marinha está com inscrições abertas para o concurso que oferece três vagas nas áreas de Comunicação Social (sendo uma delas reservada para candidatos negros). O candidato deve ter menos de 36 anos até o dia primeiro de janeiro de 2015.

O ingresso no Quadro Técnico ocorre no posto de Primeiro-Tenente, após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases. Antes de completados cinco anos de nomeação, os Oficiais são avaliados, podendo permanecer em caráter definitivo na Marinha.

Fiquem atentos aos detalhes de cada uma das etapas da seleção:

CARGO: Comunicação Social

VAGAS: três vagas, sendo uma reservada para candidatos negros

SALÁRIO: não é informado no edital, mas para o posto é de cerca de R$6.000,00 (líquido)

INSCRIÇÕES: até o dia 13 de agosto no site da Marinha

VALOR: R$ 45,00

ETAPAS
1) Provas: prova objetiva com 50 questões apenas de conhecimentos específicos + redação + prova de títulos.
2) Inspeção de Saúde: exames de saúde
3) Teste de Aptidão Física: natação (25 metros em 50 segundos, para o sexo masculino e 1 minuto, para o sexo feminino) e corrida (2400 metros em 16 minutos, para o sexo masculino e 17 minutos, para o sexo feminino)
4) Verificação de Documentos: entrega de cópias dos documentos.
5) Avaliação Psicológica: teste psicológico
6) Curso de Formação de Oficiais (CFO): é constituído por um Período de Adaptação de, aproximadamente, três semanas e uma etapa básica compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos. O curso é ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), que fica no Centro do Rio de Janeiro/RJ.

Durante o CFO, o candidato fará um Estágio de Aplicação, com duração de até 8 semanas, que tem por finalidade a adaptação às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e à avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas. Será realizado em Organizações Militares especialmente designadas para tal, sob a supervisão do CIAW. O CFO terá a duração de, aproximadamente, 39 semanas.

COMECE A ESTUDAR:
1) FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO – Conceitos, objetivos, modelos e meios; Veículos de mídia como sistemas sociais; Comunicação de massa; Efeitos da comunicação de massa; Componentes fundamentais da comunicação de massa.

2) RELAÇÕES PÚBLICAS – Conceitos, processos, objetivos e produtos; Teorias e estratégias de Relações Públicas; A comunicação nas organizações; Relações Públicas nas organizações; Comunicação organizacional integrada; Comunicação interna; Planejamento estratégico para a comunicação organizacional (conceitos, características, instrumentos e tipos); Plano estratégico de comunicação organizacional; Gestão estratégica de comunicação organizacional; Pesquisa e auditoria (princípios, objetivos, fundamentos, importância e classificação); Planos, projetos e programas de Relações Públicas; Comunicação digital; Comunicação e opinião pública; Gestão de crises: conceito, origem, tipos de crise, consequências e prevenção; Reputação e imagem em tempos de crise; O processo de gestão de crises; Gestão de risco; Planos de emergência; Plano de comunicação de crise; Comunicação de crise e relações com a mídia; O papel das redes sociais na crise; Assessoria de Imprensa: conceitos e planejamento; A conduta ética do assessor de imprensa; O assessorado e a imprensa; Porta-voz; Media training; Técnicas de redação em assessoria de imprensa; Tipos de press release (relise); Organização de entrevistas coletivas; Mailing list e processo de distribuição; Press kit; House organs; Mídias sociais: conceitos, características e tipos, planejamento, monitoramento, métricas e gerenciamento.

3) JORNALISMO – Conceitos. Redação e Edição; Linguagem jornalística; Características do texto jornalístico; Entrevista: tipos e classificação das entrevistas; Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes; Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de leads (lide) e técnicas; Telejornalismo: conceitos, características, estrutura da TV, linguagem, texto jornalístico para televisão, roteiro e edição; Radiojornalismo: conceitos, apuração e tratamento da informação, técnicas de redação, estrutura da redação, entrevistas, recursos técnicos, boletim de notícias, reportagem, programas especializados, edição; Jornalismo Digital: características, narrativa digital, hipertexto (técnicas e interfaces), produção e edição, perfil do usuário; Código de Ética.

4) PUBLICIDADE, PROPAGANDA e MARKETING – Conceitos e técnicas; Pesquisa e planejamento de campanha publicitária; Briefing; Agência; Anunciante; Criação publicitária; Mídia; Características básicas dos principais veículos de comunicação publicitária; Publicidade on line; Propaganda governamental; Marketing: conceitos; Planejamento estratégico e processos de marketing; Pesquisa e sistemas de informação de marketing; Mercado consumidor; Mix de marketing; Marketing de relacionamento com o cliente; Produção gráfica e design: Conceitos, editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão; Processos de impressão e acabamento; Princípios de design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste); Tipologia

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BARBOSA, Gustavo G.; RABAÇA, Carlos A. Dicionário de Comunicação. 10.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2002.
CHANTLER, Paul; HARRIS, Sim. Radiojornalismo. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
ERBOLATO, Mário L. Técnicas de Codificação em Jornalismo. 5.ed. São Paulo: Ática, 2008.
FERRARETTO, Elisa Koplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa, Teoria e Prática. 5.ed. revista e atualizada. São Paulo: Summus Editorial, 2009.
FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação – o que gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. São Paulo: Atlas, 2013.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9ª ed. 3.ª reimpressão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 5ª ed. revista. São Paulo: Summus, 2003.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2ª ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.
LAGE, Nilson. A reportagem: Teoria e Técnica de Entrevistas e Pesquisa Jornalística. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MOHERDAUI, Luciana. Guia de Estilo Web – Produção e Edição de Notícias On-line. 3.ed. revista e ampliada. São Paulo: Senac, 2007.
PATERNOSTRO, Vera Iris.O Texto na TV – Manual de Telejornalismo. 1.ed. 10ª tiragem. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RAMALHO, José Antônio. Mídias Sociais na Prática. São Paulo: Elsevier e Campus, 2010.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z – Como usar a Propaganda para Construir Marcas e Empresas de Sucesso. 3ª ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 9ª reimpressão. SANT ́ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, Técnica, Prática. 8.ed. Revista e ampliada. São Paulo: Cencage Learning, 2009.
SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnicas de Reportagem – Notas Sobre a Narrativa Jornalística. 7.ed. São Paulo: Summus Editorial, 1986.
WILLIAMS, Robin. Design Para Quem Não é Designer. 2.ed. revista e ampliada. São Paulo: Callis Editora Ltda., 2008.

OBSERVAÇÃO: A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. Mas, normalmente as provas seguem bem à risca o que está nos livros, é bom ler o máximo possível!

LEIA O EDITAL COMPLETO

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55 opiniões sobre “Concurso de carreira da Marinha com vagas para Comunicação Social”

  1. Achei curioso o edital estabelecer que “A Redação deverá ser dissertativa e escrita em letra cursiva”, afirmando logo abaixo que não será permitido o uso de “letra de imprensa”. Imagino que o termo se refira a letra de forma.
    Interessante…

  2. Qual a data da prova? Olhei rapidamente o edital e não achei. Depois vou ler com calma. Mas você sabe? E o local das provas e fases eliminatórias?

    1. Ainda vão divulgar a data da prova. Sobre os locais das etapas, acho que são os mesmos da prova objetiva, só o da de entrega dos documentos e curso é que são no Rio de Janeiro.

    1. Na verdade geralmente chamam para o Rio, onde é o centro de comunicação social da Marinha, mas tem provas no Brasil todo (acho que em todas as capitais, se não me engano). Deve ter essa relação no edital!

      1. Mari, existe Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) em Brasília e no RJ. Acredito que a “sede” seja em Brasília, assim como o das outras forças!

    2. As provas serão em algumas capitais do país, tem a relação no edital. inicialmente, todos vão pro Rio por curso de formação, depois eles podem lotar a gente pra qualquer lugar

  3. No concurso do ano passado, também eram 4 vagas. Fiquei surpresa de ter vaga pra Comunicação esse ano, será que ninguém que passou ano passado conseguiu passar no curso de formação?!

  4. Olá pessoal,
    Alguém poderia me esclarecer uma dúvida…
    na prova de comunicação social cai o conteúdo das três áreas de atuação ou é uma prova para cada área?

  5. Oi Mariana! Tudo bem?

    Andei procurando cursos preparatórios para a prova de comunicação, porém encontrei apenas no Rio de Janeiro. Eu moro em Porto Alegre.

    Existe algum curso/apostila online para comprar que eu não saiba ou o negócio e ir a luta e apenas estudar o conteúdo do edital?

    Muito obrigado.

    1. Oi, Thomas! Seguem os cursos abaixo que conheço e indico:

      – Ceton – são duas isoladas com videoaulas que dão conta de boa parte dos assuntos. Usando o código jc10 tem 10% de desconto.
      SITE: http://www.jornalistasconcurseiros.com.br/blog/ceton-oferece-isoladas-de-especificas-para-comunicacao-social/
      – Radix – além das aulas presenciais, possuem também cursos de ensino à distância, porém apenas uma aula é em vídeo, as outras são apresentações em flash. SITE: http://www.cursoradix.com.br/portal/ead/
      – Iscom – Têm dois cursos: um de Assessoria de Imprensa (SITE: http://iscom.com.br/curso-online/assessoria-de-imprensa/) e outro de Assessoria de Comunicação Pública (SITE: http://iscom.com.br/curso-online/cp/). Usando o código mm50 tem 50% de desconto. Não é exatamente um preparatório para concursos, mas ajuda muito, pois aborda os principais temas.

  6. Mariana,

    Sabe dizer se o candidato terá que realizar a prova sobre as 3 áreas? No caso, sendo jornalista terei que fazer questões também sobre relações públicas e publicidade?

    Grata!

    1. Sim, os candidatos das três áreas concorrem às mesmas vagas e precisam fazer prova sobre todos os assuntos.

  7. Esse é temporário? Em relação ao salário, eu li que era 8800 fora benefícios e o líquido fica só em 6?
    e esse negocio de misturar com rp e pub é triste hehe

    1. É de carreira. O soldo atualmente de 1o Tenente é de R$ 6.027,00 que quando acrescenta os benefícios e depois incide os descontos, dá mais ou menos o salário líquido mesmo.

  8. Olá, no ano passado qual foi a relação candidato vaga? Quantas pessoas foram chamadas? Sabe se as provas físicas são tranquilas? Obrigado!

    1. Acho que não divulgam a concorrência, mas se tiver deve constar no site da Marinha… Só chamam os candidatos de acordo com a quantidade de vagas oferecidas. Sobre as provas físicas, se a pessoa treinar antes, é totalmente possível conseguir fazê-las!

    2. Foram 1452 para as 04 vagas iniciais, o que dá 363 candidatos/vagas. Porém, acabaram chamando mais 2 pessoas, totalizando 6 vagas. A relação candidato/vaga final ficou 242!

  9. Olá Mariana,
    Queria saber qual curso você considera melhor para estudar para este concurso da Marinha, já que temos que estudar não só jornalismo, mas as outras duas áreas de com. social também.

    – Concurso público em comunicação jornalismo e RP
    http://iscom.com.br/curso-online/concurso-comunicacao/conteudo/

    ou o curso que você havia comentado acima

    – Ceton http://www.jornalistasconcurseiros.com.br/blog/ceton-oferece-isoladas-de-especificas-para-comunicacao-social/

    Obrigada.

    1. Esse concurso da Marinha acaba sendo um pouco diferente porque ele acaba cobrando mais o que está nos livros sugeridos. Porém os dois cursos podem te ajudar na compreensão dos conteúdos que caem não só nesse, mas em vários concursos. O Ceton acaba sendo um curso com videoaulas mais voltado para concursos, mas o Iscom aprofunda bem nos conteúdos de comunicação pública e assessoria de comunicação. É realmente ver qual a sua mais necessidade nesse momento.

  10. Mariana,
    Uma dúvida, que gostaria da sua ajuda, é em relação a redação. Na Marinha, criteriosamente ela será sobre o órgão, necessariamente o tema terá relação com o trabalho desenvolvido. Ou já teve casos de ser assuntos aleatório?
    Att,

    1. Acho que não necessariamente é sobre a instituição, mas a do ano passado o tema acho que foi “O Navio”. No site da Marinha acho que você tem acesso às provas dos anos anteriores, deve ter os temas das redações também…

      1. Obrigada Mariana. Já imprimir todas as provas da Marinha, de 2009 a 2013 e, encontrei uma apostila, na internet, que também comprei, onde traz 9 possíveis temas, todos comentados, sobre o tema da redação deste ano, e todos voltados à MB. Bom, estou estudando, fazendo minha parte, também nem tanto quanto deveria, pois trabalho e tenho que dividir as horas do dia entre trabalhar, ser jornalista (o que já não é tarefa fácil) e estudar. É a primeira vez que faço e, vamos encarar como experiência! E, obrigada pela sua atenção e, seu blog tem sido bem interessante pra mim nesse processo de estudo, de busca de informações.

      2. Boa sorte, Letícia! Sei como é essa vide de estudar e trabalhar… Não é fácil, mas sempre é possível!

  11. Oi Mariana, boa tarde!
    Assim que eles divulgarem a data da prova,por favor envia um novo post nos informando!
    P.S.: Fiquei feliz com o post da Gabriela Lapa. No início do ano disputamos lado a lado uma vaga na UFMA. Ela ficou em 6° e eu em 4° e eram apenas 2 vagas! Ela já conseguiu a aprovação dela e eu ainda estou buscando a minha!
    Vamos que vamos!
    Um abraço e parabéns pelo Blog.

    1. O ideal é sempre acompanhar pelo site da organizadora do concurso. Porém se eu souber a data da prova, informarei aqui.

  12. Mariana,

    No edital diz que a prova de título é somente para quem fizer “Física”. Aqui no blog vc colocou como sendo para Comunicação também.É isso mesmo?

  13. Oi Mari,
    Então esse será o primeiro concurso que cobrará apenas matéria especifica. É isso mesmo? Nem Português?
    Bom, já comprei metade dos livros nuns sebos em SP, mas confesso que foi difícil encontrar, e o preço é quase o mesmo que um novo. Fica a dica pro povo que tem ebook reader comprar o livro em formato digital, aí da pra economizar um pouco.
    To pensando em digitalizar o material que tenho e enviar pro povo, o que acha?

    Abraços! =)

  14. Oi Mari, estou na expectativa de que esse ano abra novamente. Estou estudandl bastante e adorei as dicas.
    Mas estou com duvida referente a esse estagio de 8 semanas e o curso no CFO, voce saberia nos dizer algo a mais sobre essa etapa? O curso fica em que local? É periodo intgegral, ou não? É tipo um internato que asó pode sair aos fds?

    1. Acredito que abre sim! Não sei como é exatamente na Marinha, mas acredito que seja igual à Aeronáutica em que em alguns períodos você não pode sair do quartel e em outros, é liberado à noite ou final de semana.

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