Como foi: concurso da CBTU?

A pedidos, post aberto para quem fez o concurso da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comentar o que achou da prova. Gostaram? Sim? Não? Ainda dá tempo de vocês trocarem figurinhas, né?

11 opiniões sobre “Como foi: concurso da CBTU?”

  1. Olá Mariana, entrei nesse dilema assim que abriram os editais com provas na mesma data e horário: CBTU e FAB. Há pouco mais de um ano me preparo para os concursos militares, em especial MB e EB. A FAB era de longe minha primeira opção, mas como estou desempregada só estudando achei mais prudente encarar um certame local com duas vagas do que um com uma única vaga nacional. Nunca saberei como teria me saído, pq embora eu possa resolver a prova da FAB e avaliar meu desempenho, um “simulado” nunca é como na prova mesmo. Mas, me arrependi. Não porque a prova da CBTU foi ruim, achei muito boa, portugues e informática foram mel na chupeta, agora matemática eu nem tentei fazer, não sabia nem pra que lado ia então chutei e só acertei uma, legislação tava tranquilo eu havia estudado legal, mas caíram questões que não constavam no edital sobre direitos e garantias fundamentais e orçamento público ambos da CF. No meu entendimento, o edital delimitou o título da constituição de interesse do certame, ao redigirem da seguinte forma: “Constituição Federal de 1988: Da administração pública (artigos 37 ao 41)”. Entretanto, não recorri, pedir anulação de questão pontua para todo mundo, no fim das contas eu não vejo muita vantagem. A prova específica eu achei pessima, embora tenha acertado 70%. Eu não sei como é que avaliam um profissional de curso superior, que passou no mínimo 4 anos numa faculdade, em apenas 10 questões. Mas, eu sabia que seria assim reclamo desde o dia que li o edital rsrsrsrs. Também fiz UFPE no dia seguinte julguei que meus acertos nao me fariam entrar em nenhum dos dois concursos, sentei e retomei os estudos. Bola pra frente!!!! abraço

  2. Eu achei a prova um nivel medio e por isso as notas tendem a ficar nas altuuuuuuras. Achei o conteudo muito extenso, principalmente para mim que estou retomandi os estudos de comunicaçao. Acho que sai na frente quem se der bem em legislaçao e matematica. Amanha tem CEFET. VAMBORA.

  3. Mari havia acabado de fazer ALEPE e parti com tudo pra CBTU. Achei o nível da prova muito fácil, o que me deixa apreensiva pois acredito que as médias serão altíssimas. Gabaritei português e informática e fui bem em legislação e específicos. Só acertei duas em matemática. Achei a prova de matemática absurda, mais da metade dela era de funções. No mais achei tranquilo, a não ser o fato de não sabermos direito quando sai o resultado. Estou estudando para IFCE e CONAB. Não dá pra ficar parado né :D. Beijos pra você! Amo esse blog.

  4. Eu achei a prova fácil. Assim como Raiza, acho que as notas vão ser muito altas (especialmente porque são apenas 2 vagas – fiz pra Recife). Português, informática e legislação estavam bem fáceis. Matemática, um pouco mais complicado, mas nada de outro mundo. Achei 10 questões para conhecimentos específicos muito pouco, difícil avaliar o candidato por apenas 10 perguntas, não? No geral, acho que fui bem, só não tenho ideia se será suficiente para ser aprovada.
    Quanto a ausência de data para sair o resultado, acho uma puta sacanagem e falta de respeito com o candidato. O concurseiro é obrigado a atender todo tipo de prazo, enquanto a banca, ou coloca uma data provável – que muitas vezes é adiada – ou não põe prazo. Absurdo isso.

  5. Fiz CBTU e nesse domingo a prova do CEFET.
    A primeira estava um pouco mais ampla, já que não era bem especifico para jornalista, mas nada que assustasse. Tirando raciocínio lógico que sempre foi e será meu calo no pé.
    Já a prova do Cefet estava bem tranquila. Específica caiu muitos cases, nadica de teoria. Agora é esperar!

  6. Oi Mariana,

    Parabéns pela iniciativa do site!
    Estou começando a estudar para a área da comunicação agora pois estou concluindo esse ano a minha segunda graduação, agora em Jornalismo. Já sou formada em Direito.
    Em se tratando da banca FCC você tem alguma dica especial de como estudar?
    Nos concursos jurídicos as questões costumam ser bem “decorebas”.

    Abraço e sucesso!

      1. Jóia Mariana! Agradeço a sua atenção. E com relação aos cursos? Qual você indica para quem, como eu, está iniciando os estudos nessa área?

      2. Seguem as dicas de cursos, Vivian:

        Cursos Ceton – possui duas isoladas com videoaulas: http://www.ceton.com.br/cursos/detalheCursoView/94 e http://www.ceton.com.br/cursos/detalheCursoView/95. Usando o código de desconto jc10 tem 10% de desconto no valor total!

        Iscom – Eles têm o de Assessoria de Imprensa (http://iscom.com.br/cursos-online/assessoria-de-imprensa/) e Comunicação Pública (http://iscom.com.br/cursos-online/cp/). Não são cursos intencionalmente voltados para o preparar para concursos, no entanto, são bem completos e abordam muitas questões que caem em prova. Usando o código mm50 você ainda tem 50% de desconto!

        Curso Radix – o único curso presencial com aulas específicas, no entanto fica no Rio de Janeiro. Eles são feras! Para quem não é de lá, eles oferecem algumas aulas de ensino à distância que são muito boas, ainda não têm material suficiente para dar conta do assunto que normalmente cai em provas, mas eles já têm muito material. De toda forma, dá uma olhada no site deles:www.cursoradix.com.br.

        Ponto dos Concursos – Eventualmente lançam turmas para concursos específicos, são materiais em PDF. O site deles é owww.pontodosconcursos.com.br

        Intertexto – presta uma assessoria para concursos onde há redação ou discursiva. São aulas via Skype, onde é possível combinar os horários com o professor. Se tiver interesse, manda um e-mail para intertextopassos@gmail.com com o seguinte assunto:Código jc100. Assim, o curso fica com valor promocional.

  7. Quero parabenizar a iniciativa do site! Sempre procurei algo parecido e lamentava a ausência de conteúdo para concurseiros de comunicação.

Deixe uma resposta

