Depoimento: Mírian Barradas

mirianObaaaa! Mais um depoimento legal pra gente! A Mírian Barradas (que foi citada no depoimento do Wagner) tem apenas 22 anos, é recém-formada em Jornalismo, mas coleciona uma marca maravilhosa de dar inveja boa em qualquer jornalista concurseiro: foi aprovada como primeiro colocada em quatro concursos na área! Virei fã dessa garota!

Ela, que foi recentemente foi convocada pelo Instituto Federal Farroupilha (IFF), topou contar um pouco da sua trajetória e dar algumas dicas de estudos preciosas que nos mostram sem dúvida: dedicação é o ponto principal para chegar lá! Parabéns, Mírian, e obrigada por dividir com a gente esse depoimento! Boa sorte!

 

“Não sei bem como nem por que decidi fazer concurso. Salário melhor, menor carga horária, mais perspectivas de crescimento a longo prazo, talvez.

Bom, o fato é que em algum momento eu tomei essa decisão (estava então no último ano da faculdade) e comecei a fazer os concursos, sem estudar mesmo, pra ir pegando experiência (na época, com estágio + faculdade, não tinha muito tempo). Lá pelas tantas decidi (com o apoio e o patrocínio da família, obviamente) me dedicar só a isso. Meu último semestre da faculdade foi em cima dos livros: TCC + concursos.

Como todo concurseiro, tive que enfrentar algumas frustrações até chegar lá! Mas via que meu nome ia subindo na lista a cada prova, e isso motiva um monte. Assim que terminei o TCC, me joguei com tudo nos livros para o concurso da Secretaria Estadual de Saúde do RS. Foram uns dois meses (inclusive Natal e Ano Novo) só em cima dos livros (fazia uma média de 6h diárias, mas sei que o que conta mesmo é a qualidade do estudo).

Acabei me inscrevendo junto para outro concurso (Conselho de Psicologia – RS), promovido pela mesma banca da SES, para usar como “teste” (com exceção de Legislação, os conteúdos eram iguais). Acabei passando em primeiro (incrivelmente!), assim como na SES, que era o meu grande objetivo. A sensação de um objetivo cumprido é indescritível!

Ainda assim, continuei emendando um concurso no outro: duas semanas depois da SES fiz o concurso da Unipampa, logo em seguida o Conselho de Arquitetura do RS e, por fim, o Instituto Federal Farroupilha, na minha cidade natal. Fiquei em 1º na Unipampa e no IFF.

Nessa trajetória aprendi algumas coisas: concurseiros costumam ser muito solidários e é incrível a quantidade de material de ótima qualidade que se encontra na internet, de graça. Cito como exemplo a professora Elisa Faria, que disponibiliza muitas videoaulas sobre direito administrativo no Youtube! E, se é pra comprar livros, uma ótima dica é o site das Casas Bahia (sim, eles vendem livros acadêmicos também!) – costumam vender mais barato que sites de livrarias.

Por incrível que pareça, o Facebook também pode ser um lugar favorável aos estudos. Há muitos grupos sobre concursos e eu, particularmente, gosto de participar deles, porque há muita troca de material, dicas, discussões sobre recursos de questões, etc.

Na verdade, não existe segredo ou mistério. É estudar da forma que seja mais produtiva para a pessoa – no meu caso, fazer muitos resumos, pois eu aprendo escrevendo e, depois, esses resumos servem para uma revisão rápida um ou dois dias antes da prova. Videoaulas também me ajudaram muito, principalmente nas matérias com as quais eu tinha pouca afinidade. Tem que aprender a fazer a prova, conhecer o jeito da banca, as pegadinhas que eles costumam utilizar.

E, claro, não se deixar desanimar com os resultados ruins, porque ninguém ou quase ninguém passa nos primeiros concursos (eu fui me classificar no meu 9º concurso!). Boa sorte a todos que estão nessa jornada!”

29 opiniões sobre “Depoimento: Mírian Barradas”

  1. Aqui no Sul a Mírian é fenômeno já! Eu nem sei mais o que dizer sobre ela. Merece muito sucesso na carreira, essa guria precoce!

  2. a melhor parte é ver o nome subindo em cada concurso.. aprimorando sempre. repasse para meus colegas se inspirarem.. =D

    1. É verdade! Eu percebia que, quando estudava um pouco a mais, subia mais! É como diz aquela velha história: concurso é como fila!

  3. Parabéns Mirian! Indica alguma apostila boa para estudar para Institutos Fererais? Vou tentar aqui em Minas, mas a legislação deve ser sempre a mesma. Obrigada!

    1. Oi, Mariana! Para o IFF não estudei por apostila! Fui pegando as leis na internet, fiz meus próprios resumos e, na parte específica, usei alguns livros mesmo de acordo com os assuntos que eles deram no edital.
      Se não tem bibliografia na parte específica, o que pode ser útil é aquele livro “Obras jornalísticas” da Vestcon, conhece? É um resumão de assuntos ligados ao jornalismo. Tenho em pdf, qualquer coisa posso te enviar.
      Também pode pegar provas de outros IFs como referência… por exemplo, a prova que eu fiz tá disponível nesse link: http://www.iffarroupilha.edu.br/site/conteudo.php?cat=61&sub=3963
      Boa sorte!

  4. Uma verdadeira motivação, pois percebo que estou no caminho certo. Decerto modo estudo da mesma forma, resumnido e vendo vídeo aulas. Deus abençoe sua trajetória.

  5. Parabéns Mírian, também estou nessa luta e cada vez que escuto ou vou ler algo assim me motiva mais.
    Gostaria de saber se você pode disponibilizar o livro “Obras Jornalísticas” para o meu e-mail. priscillacavalcanti18@gmail.com

    obrigada e sucesso pra todos nós!!!

  6. Parabéns Mírian!

    Hoje também sou funcionária pública federal, mas continuo estudando para novos concursos.

    Fiz, inclusive, o do MPU e o da ALEPE.

    Minha história foi parecida: não me recordo em qual concurso fui aprovada pela primeira vez, mas lembro que foi lá pelo 20º lugar, depois continuei tentando até chegar no 1º lugar e na convocação, que chegou na 13ª tentativa, meu 13º concurso.

    Mas gostaria de saber de você, e dos demais colegas, qual site vocês usam para saber de novos concursos, já que concursos para jornalistas parecem bem raros. Atualmente tenho usado o PCI Concursos e este blog, que eu adoro, mas gostaria de saber quais outras fontes vocês usam.

    Agradeço desde já e, mais uma vez, parabéns!

    1. Oi, Camila, parabéns pelas aprovações também!

      Olha, como eu tenho feito concursos só para o RS, fico de olho nos sites das bancas daqui (Faurgs, Fundatec, La Salle, FDRH).
      Também sigo o PCI no Facebook… e tem dois grupos que são bem úteis para isso: o Concursos públicos para jornalistas e radialistas e o Concursos para jornalistas RS. Sempre que tem algo novo o pessoal compartilha (por isso eu digo que concurseiro é um povo solidário, hehe).

  7. Parabéns Mírian e Wagner, merecedores de todas as conquistas! É um incentivo para quem tá na luta!
    Vocês dois falaram de sites/materias gratuitos de qualidade na internet… Poderiam citar alguns, por favor!
    E na área de comunicação!? Por onde estudar, já que o material é muito esparso e diluído em tantos livros! Conversando com uma amiga, por exemplo, pesquisamos que só no tema “teoria” temos aí pra lá de 300 teorias/teóricos/escolas/tendêcias, etc. Fora outros temas chatinhos de se encontrar material: processo gráfico, relações públicas, fotografia, etc.
    Um abraço e mais uma vez, parabéns!!!

    1. Obrigada, Andréia!

      Sobre material de comunicação, olha, no 4shared é possível achar alguns livros digitalizados. Os grupos de Facebook que citei mais acima também tem muito material rolando.

      Em termos de bibliografia, os concursos em que passei (com exceção do IFF) tinham indicação no edital, então foi indispensável conseguir os livros de alguma forma (alguns consegui em biblioteca, outros comprei, etc). Quando não tem bibliografia indicada também acho beeem mais complicado. O livro da Vestcon que comentei mais acima em outro comentário nessas horas é bem útil, porque é um “resumão”.
      Claro que há alguns “clássicos”, por exemplo, o livro do Jorge Duarte sobre assessoria de imprensa, o Teorias da Comunicação do Wolf, o Teoria do Jornalismo do Felipe Pena… Tem algumas indicações de livros aqui no blog mesmo! Acho que pode ser útil!
      Abraço e boa sorte!

  8. Poxa! Gostaria, muito do livro, Mírian.
    e-mail: Obras jornalísticas

    Se ela não chegar a ver, alguém pode mandar, por favor?

    Decidi pelos Concursos há alguns meses, após a desilusão de trabalhar 2 anos e meio em portais e tvs.

  9. Parabéns,

    estou nesta batalha aqui no Ceará também. Gostaria muito do livro, Mirian. Você pode mandar, por favor.
    Abraço.

  10. Parabéns, Miriam! Gostaria muito do livro também. Tem como você me mandar? Meu email é lucianadlima@me.com. Quais grupos no facebook você tinha? Os que eu tenho entrado não estão me ajudando muito..

    Abraços

Deixe um comentário

