Como foi: Prova da Fundação Cultural Piratini (TVE e Rádio Cultura)?

tveColaboradora: Gabrielli Dala Vechia

A convite da Mari – na verdade, fui eu que me ofereci, mas ok – vou abrir este post para a gauchada (e os simpatizantes) que passou a tarde deste domingo, dia 4, na PUC-RS em Porto Alegre fazendo a prova da Fundação Cultural Piratini – leia-se TVE e Rádio Cultura.

Primeiramente, queria contar que fui para a prova sem estudar – e sem nem mesmo ler o edital, foi uma surpresa uma prova tão curta, 40 questões! – que é uma prática que eu abomino: acho que só serve para você se sentir desmotivado com o baixo desempenho. Porém, todavia, entretanto, dessa vez foi positivo. A prova estava tão superficial – pelo menos nas matérias de legislação e específicas – que eu estaria bastante descontente se tivesse me dedicado.

Fiz a prova para o cargo de Repórter de Rádio e TV. Acredito que será Português que vai definir quem vai angariar as vagas, especialmente as questões referentes ao texto 1. Bastante decoreba (tempos verbais, por exemplo, apareceram de diversas formas) e expressões que eu não via há muito tempo em provas de concurso (como pronomes do caso reto e oblíquo, por exemplo). Interpretação em pouquíssimas questões e, quando requerido, “nível ameba em coma”. Aliás, a questão 16 precisa ser anulada, certo? Não tem resposta que contemple.

Da prova de legislação, acertei 4 das 5 questões sem nem saber o que cairia. O bom senso era suficiente para saber que os beneficiários de incentivos previstos no Estatuto Estadual de Igualdade Racial são membros das comunidades remanescentes de quilombolas (e não de negros e pardos, kaigangs, índios e pataxós como previam as outras opções) – só para citar um exemplo.

Finalmente, as específicas. Errei duas (obviamente, pelo gabarito que eu mesma construí, posso estar equivocada) e achei muito. De novo vou usar a palavra, mas acho que define a prova: superficialidade. Apenas uma questão de teorias, por exemplo, e ainda era sobre teoria do espelho! Eu, que sempre sou a última a sair da sala, fiz a prova em 1 hora e esperei mais 1 para poder sair com o caderno.

E aí, quem fez?
Alguma impressão diferente? E o cargo de Jornalista, que tal?
Boa sorte pra nós

15 opiniões sobre “Como foi: Prova da Fundação Cultural Piratini (TVE e Rádio Cultura)?”

  1. oi Mariana! você poderia abrir um post sobre o concurso da Secretaria da Cultura realizado em Brasília ontem dia 4? obrigada!

  2. Também achei a prova muito superficial. Não pelo número de questões, mas pela qualidade dela.
    Todas as pessoas que fizeram a prova e que questionei garantiram que gabaritaram a parte de legislação. Por aí tu já tem uma ideia da dificuldade da prova.

    Esperava que a Fundação La Salle pegasse mais pesado em português e conhecimentos específicos, justamente pra cortar bastante gente (1000 inscritos pra 13 vagas de acesso universal no cargo de jornalista tu tem mais é que dificultar as coisas).

    Quem é concurseiro levou a prova bem ao natural, sem maiores problemas. Mas não arriscaria dizer como ficarão os resultados finais.

    Por gabarito próprio que levantei, fiz 17 em português (e, assim como tu, eu fiquei de cara com esse número de acertos), 5 de legislação e 14 de conhecimentos específicos. Dá 36 de 40. Pontuação alta? Pra qualquer concurso. Mas pra esse, bate muito o receio.

  3. Onde se pode conseguir a prova? Meu filho terminou antes e nao pegou…. Agora queria corrigir. Podes até escarear para o meu e-mail, eu ficaria muito grata!

    1. Carmem, é política da Fundação La Salle não divulgar as provas, diferentemente de como fazem outras bancas. Mas, mesmo que o candidato terminasse antes, ele poderia aguardar que se completassem duas horas de prova e trazer o caderno consigo – foi o que eu fiz.

  4. Oi Mariana, oi pessoal! Fiz a prova da TVE tambem, pro cargo de Reporter de radio e TV. Acho que fiquei na mesma sala que a Gabrielli Dala Veccia, a 605 do predio 11 da PUC-RS. Fui bem mal, infelizmente. Fiz só 70 pontinhos, ou 28 acertos de 40 possiveis.

    Mas enfim, sempre há esperança…

    No mais continuo focado no concurso da Esfcex – ano passado me animei bastante por ter ficado entre os reservas – e espero lograr êxito em 2014 ! Um abraço pra vc Mariana Mazza e continue com esse site maravilhoso!

    1. Bons estudos, Francisco! Especialmente porque a prova do Esfcex é um desafio para nós, jornalistas! O conteúdo é RP puro!! Meu namorado está no curso esse ano, ele passou em Informática. Se der tudo certo (e vai dar!) me procura que trocamos figurinhas!

      E, sim, sala 605. Sou a moça que sofreu bullying da organização porque tinha deixado umas barrinhas de cereal em cima da mesa hahahah

      1. Oi Pessoal também fiz a prova da tve, já saiu o gabarito oficial, o que acharam das mudanças? Gabrielli, quantas fizeste em português?
        Parabéns pelo blog Mariana!
        Abraço!

  5. pois pra mim, que pouco tenho experiência em concurso, o emocional pegou. fiz 30. (15-3-11)
    me preparei um ano e tudo o que estudei nas específicas não caiu. deve ter caído 30% do programa.
    os autores dos livros usados pouco ouvi falar.

  6. Demorei 45 minutos pra terminar. E tenho certeza que se tivesse estudado, teria passado. Como não abri um livro sequer… E concordo com você: estava muito fácil e superficial.

  7. A prova não foi difícil, mas foi a de língua portuguesa gramatiqueira, eu particularmente não decoro a gramática, e me saí não muito bem. Na verdade foi meu pior desempenho em uma prova de português. Fiz 29 pontos (14-4-11). Boa sorte aos que foram melhor!

  8. Olá pessoal. Também não achei a prova tãoooo difícil. Mas Português estava bem chatinho mesmo. Como concluí minha prova antes de 2 horas, não consegui trazê-la para casa. Algum de vocês teria como tirar uma cópia para que eu possa fazer a correção? Desde já agradeço. E boa sorte a todos.

Deixe um comentário

