Concurso da AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou o edital do concurso público que tem três vagas para jornalistas (apesar do cargo falar em Comunicação Social). As oportunidades são para Brasília-DF. Confira:

CARGO: Técnico em Comunicação Social (formação em Jornalismo)

VAGAS: três

SALÁRIO: R$ 5.294,52

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: 7 a 18 de maio no site do Idecan

VALOR: R$ 60,00

PROVAS: objetivas que serão realizadas em 8 de junho de 2014 em Brasília – DF

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (15 questões)
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

2) Raciocínio Lógico (15 questões)
1. Princípio da Regressão ou Reversão. 2. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. 3. Lógica matemática qualitativa, sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. 4. Geometria básica. 5. Álgebra básica e sistemas lineares. 6. Calendários. 7. Numeração. 8. Razões especiais. 9. Análise combinatória e probabilidade. 10. Progressões Aritmética e Geométrica. 11. Conjuntos. 11.1. As relações de pertinência; 11.2. inclusão e igualdade; 11.3. operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. 12. Comparações.

3) Noções de Informática (10 questões)
1. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 1.1. Ambiente Microsoft Office. 1.2. Sistema operacional e ambiente Windows. 1.3. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. 1.4. Utilização dos recursos de tabelas dinâmicas, fórmulas, funções e macros no Excel. 1.5. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 1.6. Sistema operacional e ambiente Linux. 1.7. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Linux. 1.8. BrOffice: editores de texto (Writer) e planilhas eletrônicas (Calc). 2. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 3. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 4. Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de informações e conceitos básicos de Segurança da Informação.

4) Conhecimentos Gerais (10 questões)
Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

5) Conhecimentos Específicos (30 questões)
1. Legislação de comunicação social: código de ética do jornalista, código de ética da radiodifusão, Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária; 2. Regulação e Agências Reguladoras; 3. Política Nacional de Telecomunicações; 4. Jornalismo e meios de comunicação de massa: história e conceitos; veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento; características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. As condições de produção da notícia. Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico; 5. Jornalismo institucional: história, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. A produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa; o papel do assessor; atendimento à imprensa; técnicas de redação; sugestões de pauta, releases e artigos; organização de entrevistas; produtos de uma assessoria de imprensa; mecanismos de controle da informação. Pauta institucional. Canais e estratégias de comunicação interna. Publicações jornalísticas empresariais: história, planejamento, conceitos e técnicas. Métodos e técnicas de pesquisa; 6. Teorias da comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação. O papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. As teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos; 7. Projeto gráfico e produção de mídias eletrônicas: tecnologias de mídias eletrônicas; linguagem visual e aspectos estéticos; tipos: características, conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas. II ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA: 1. Ética e moral. 2. Ética, princípios e valores. 3. Ética e democracia: exercício da cidadania. 4. Ética e função pública. 5. Ética no Setor Público. 5.1. Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1999 e Decreto nº 6.029/2007; 5.2. Lei nº 8.112/90 – regime disciplinar: deveres e proibições; acumulação de cargos; responsabilidades; penalidades. 5.3. Lei nº 8.429/92: disposições gerais; atos de improbidade administrativa. VI LEGISLAÇÃO RELATIVA À AGU: 1. A Advocacia-Geral da União: 1.1. Perfil Constitucional: funções institucionais. 1.2. Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993, arts. 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e 10. 1.2.1. Noções básicas da composição de sua estrutura e atribuições: Órgãos de Direção Superior, Órgãos Auxiliares do Advogado-Geral da União e Órgãos de Execução de Atividades-Fim. 1.3. Decreto nª 7.392/2010, Estrutura Regimental. 1.4 Lei nº 10.480/2002, arts. 9º e 10, e alterações: noções básicas das atribuições do Órgão Vinculado (Procuradoria-Geral Federal).

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

17 opiniões sobre “Concurso da AGU”

  1. Nossa, prova só em Brasília me dá uma raiva, ainda mais que tem AGU nas capitais. Alguém sabe como impugnamos isso? MPF???

    1. Acho que a prova é só lá porque a vaga é para Brasília! Não sei se é possível impugnar por este motivo, mas você pode tentar no MPF!

  2. Tá tão compriiiiiido este edital, acho que vou ficar quieta com o meu.

    By the way, não é obrigatório por lei um período de 2 meses entre o edital e as provas?

    1. Gabi, em uma portaria do início desse ano dizendo que nessa época de Copa o prazo pode ser reduzido para 30 dias… Beijos pra tu e bons estudos!

  3. Será que por conta do prazo curto e um edital lançado às pressas a concorrência pode ser menor que a de praxe ??? Sabem dizer se a AGU já realizou concurso para jornalistas ou esse é o primeiro ???

    1. Hoje em dias os que são concurseiros de carteirinha estão muito atentos aos concursos que estão abrindo… Não lembro do AGU ter realizado concursos na área, mas acho que com uma pesquisa na net dá pra descobrir…

  4. Ola, voce sabe se tem algum material legal para esse cargo de comunicacao social para as materias que nao tratam de leis? Obrigada (desculpa a falta de acentuacao)

    1. Não vi nada, Kaly, teria que dar uma busca na net para ver se encontra algo. Provavelmente deve ter algum cursinho de Brasília que está oferecendo material para este concurso.

  5. Tem que ter habilitação em jornalismo?
    Achei que o edital não foi muito claro nessa parte:
    diploma, devidamente registrado pelo Ministério da Educação, de curso de graduação de nível superior em Comunicação Social/Jornalismo.

    Ficou parecendo que é ou CS ou Jornalismo, não?

      1. Entrei em contato com a AGU e fui informada que o pessoal de qualquer habilitação poderá fazer o concurso, desde que tenha graduação em Comunicação Social.
        🙂

      2. Nesse caso, eles precisam alterar o edital e deixar isso claro para todos os candidatos!

  6. Existe alguma diferença plausível entre “Conhecimentos Gerais” e “Atualidades”? Ou os dois são a mesma coisa?

  7. Boa notícia para o pessoal de PP e RP!
    Perguntei se quem era formado em Comunicação Social sem habilitação em Jornalismo poderia concorrer e recebi a seguinte resposta da AGU:
    “A Ouvidoria da Advocacia-Geral da União (AGU) agradece o envio de sua mensagem e informa que ela foi encaminhada à Diretoria de Gestão de Pessoas. A resposta do órgão/setor anteriormente mencionado encontra-se abaixo reproduzida: Em atenção a sua solicitação de informações sobre a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico em Comunicação Social, informamos que o requisito é possuir diploma, devidamente registrado no Ministério da Educação, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Comunicação Social ou curso de graduação de nível superior em Jornalismo, devidamente registrado, ou habilitação legal equivalente. As graduações em Comunicação Social ou em Jornalismo podem ter ou não habilitação específica.” Sendo o que havia para o momento, colocamo-nos ao seu dispor para o encaminhamento de futuras demandas. Atenciosamente,
    Ouvidoria da AGU Advocacia-Geral da União”

  8. Saiu a concorrência: 450 inscritos. 150 por vaga. Período de inscrições foi curto, achei que a concorrência seria menor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s