Cadastro de reserva para Comunicação Social: concurso da Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abriu concurso público que vai formar cadastro de reserva para as áreas de Comunicação Social (habilitação em Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas). O cadastro de recerva será para os estados de Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. Confira os detalhes:

CARGO: Analista – Comunicação Social (habilitação em Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas)

VAGAS: cadastro de reserva (Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná ou Pernambuco)

SALÁRIO: R$ 5.112,07

BENEFÍCIOS: assistência à saúde, assistência social, seguro de vida, programa de transporte do trabalhador, auxílio-funeral, assistência educação infantil, auxílio-escola, auxílio alimentação, Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT e Plano de Previdência Cibrius.

CARGA HORÁRIA: até 44 horas semanais

INSCRIÇÕES: até 28 de maio no site do IADES

VALOR: R$ 46,00

PROVAS: objetivas + discursivas que serão realizadas no dia 20 de julho. As provas serão aplicadas nas cidades de Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

As provas objetivas serão em cima do conteúdo dos Conhecimentos Específicos da área.

O QUE ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões, peso 1,5)
1 Compreensão, interpretação e reescrita de textos e de fragmentos de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. 2 Tipologia textual. 3 Coesão e coerência. 4 Ortografia oficial. 5 Acentuação gráfica. 6 Pontuação. 7 Formação, classe e emprego de palavras. 8 Significação de palavras. 9 Coordenação e subordinação. 10 Concordância nominal e verbal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Emprego do sinal indicativo de crase.

2) Raciocínio Lógico e Matemático (6 questões, peso 1)
1 Compreensão de estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Diagramas lógicos. 4 Fundamentos de matemática. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Arranjos e permutações. 7 Combinações.

3) Legislação Específica Aplicada a Conab (5 questões, peso 1)
1 Constituição Federal de 1988 – Capítulo II – Dos direitos sociais. 2 Lei no 8171, de 17 de janeiro de 1991 – Dispõe sobre a política agrícola, e alterações posteriores.

4) Atualidades (4 questões, peso 1)
1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas. 2 Programas sociais e de abastecimento social do Governo Federal.

5) Conhecimentos Específicos (25 questões, peso 2)
1 Comunicação e sociedade. 1.1 O que é comunicação. 1.2 O processo da comunicação. 1.3 Comunicação e sociedade. 1.4 A comunicação social e suas habilitações profissionais. 1.5 Sociedade de massa, cultura de massa e indústria cultural. 1.6 Público, massa e audiência. 1.7 Evolução dos meios de comunicação de massa: aspectos culturais, empresariais, mercadológicos e corporativos. 1.8 Cultura e representações sociais. 1.9 Relações sociais e comunicação. 1.10 Processos da comunicação e a construção social da realidade. 1.11 A comunicação no pensamento social. 1.12 O papel do comunicador na sociedade. 1.13 Políticas de comunicação. 2 Ética na comunicação. 2.1 Conceitos básicos de ética e deontologia. 2.2 Moral e ética. 2.3 Ética na comunicação social. 2.4 Profissão como responsabilidade social. 2.5 Códigos de ética nas áreas de imprensa, radiodifusão (rádio e TV), relações públicas e novos meios. 2.6 O Código de Ética da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira – da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. 2.7 Meios de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS): conselhos de comunicação, comissões de ética e formas de controle social da mídia. 3 Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 3.1 Noções básicas de epistemologia. 3.2 O conhecimento cientifico: objetividade, método, observação, experimentação, leis e teorias 3.3 As ciências sociais: a objetividade, o marco teórico, métodos e técnicas de pesquisa. 3.4 Os campos da comunicação: os marcos teóricos e as técnicas de pesquisa. 4 Estética na comunicação. 4.1 O conceito de estética e de arte. 4.2 Estética e reprodutibilidade técnica. 4.3 Comunicação e arte. 4.4 Dimensões estéticas da comunicação social. 4.5 Comunicação, percepção e estética. 4.6 A arte como sistema de significação. 4.7 Mídia, criação e padronização estética. 5 Comunicação e planejamento gráficos. 5.1 Os processos de produção, circulação e consumo da indústria gráfica. 5.2 Análise do produto gráfico. 5.3 Os principais softwares gráficos. 5.4 Elementos estéticos da comunicação gráfica. 5.5 Programas de diagramação e infografia. 5.6 Tipologia e medidas gráficas. 5.7 Diagramação. 5.8 Técnicas de composição e impressão. 6 Introdução ao jornalismo. 6.1 O conceito de notícia, a objetividade e subjetividade. 6.2 A caracterização, a captação e a redação de notícias. 6.3 A linguagem jornalística e a estrutura da informação. 6.4 A relação com as fontes e o público da informação. 6.5 O condicionamento econômico e político. 6.6 A produção da notícia, os fatores que interferem na produção, a mediação pessoal, organizacional e profissional. 6.6 A estrutura da notícia nos diversos meios impressos e audiovisuais. 6.7 A inserção no espaço-tempo e a rotina de produção. 6.8 Técnicas de produção de texto para jornalismo. 7 Técnicas de reportagem. 7.2 A pauta e sua função para a apuração da notícia. Fontes, gêneros e formas da reportagem. 7.3 A entrevista e suas técnicas. 7.4 A reportagem investigativa. 7.5 As técnicas da organização do texto jornalístico. 7.6 Prática da reportagem. 7.7 A questão das versões. 7.8 Análise crítica do jornalismo. 8 Jornalismo corporativo. 8.1 Diferenças básicas entre o jornalismo de um veículo tradicional de comunicação e as publicações institucionais de organizações públicas e privadas. 8.2 Os produtos da atividade jornalística. 8.3 Os meios de comunicação voltados para os públicos interno e externo. 8.4 O jornalismo digital. 9 Teoria da imagem. 9.1 Conceitos básicos de imagem. 9.2 O processo de percepção. 9.3 Imagem, representação e realidade. 9.4 A função social da imagem. 9.5 A imagem no cinema, na televisão, na propaganda, na imprensa e na fotografia. 10 Fotografia. 10.1 O realismo e a fotografia. 10.2 Princípios da câmara escura. 10.3 Aspectos da linguagem. 10.4 Elementos técnicos: formato, relação entre abertura e velocidade, sensibilidade e gama de cinzas de um negativo. 10.5 Elementos plásticos: enquadramento, luz, composição e efeitos da 3a dimensão. 1.6 Fotogramas. 10.7 Retratos. 10.8 Fotografia e anúncio publicitário. 11 Fotojornalismo. 11.1 Jornalismo fotográfico. 11.2 Operação de câmeras fotográficas e de seus acessórios. 11.3 A fotografia digital e programas de edição da fotografia jornalística. 11.4 O fotógrafo e o fato jornalístico. 11.5 Edição de textos e imagens em revistas. 12 Comunicação organizacional. 12.1 Metodologia de comunicação humano-computador. 12.2 Produção e produto multimídia. 12.3 Terminologia e fundamentos da interação homem-computador. 12.4 Requisitos da interação homem-computador: usabilidade, colaboração, comunicação, acessibilidade de interfaces e localização. 12.5 Design de Informação. Arquitetura de informação. Sistemas de organização, navegação e busca. Interface. 12.6 Novas mídias audiovisuais. Confronto, interação, integração e convergência entre as novas mídias e os meios audiovisuais tradicionais. 12.7 Os recursos de linguagem das novas mídias audiovisuais: hipertextualidade, multimídia e interatividade. Possibilidades de tratamento e processamento da imagem e do áudio em suportes digitalizados de edição, produção e distribuição de conteúdo. 12.8 A internet como suporte digital e espinha dorsal da comunicação global mediada por computadores. 13 Comunicação impressa. 13.1 As diferenças de linguagem entre produtos de comunicação impressa, no jornalismo e na publicidade. 13.2 Caracterização dos públicos e adequação das formas e conteúdos da comunicação impressa. 13.3 Redação em jornalismo impresso. Estruturas de notícias e de reportagens. Os diferentes tipos de lead. Títulos, legendas e textos-legendas. Modalidades de textos e espaços jornalísticos. 13.4 Edição em jornalismo impresso. Técnicas de edição em jornalismo impresso. Análise da mídia impressa. 14 Comunicação audiovisual. 14.1 Tecnologias e mídias de comunicação audiovisual. 14.2 Convergência da mídia. 14.3 O hibridismo de linguagens, formatos e concepções da comunicação audiovisual. 14.4 Os principais softwares audiovisuais. 15 Comunicação em rádio. 15.1 Estrutura e funcionamento das emissoras de rádio. 15.2 Programação e segmentação de audiências. 15.3 Novas tecnologias em rádio. 15.4 Publicidade radiofônica. 16 Comunicação em televisão. 16.1 Estrutura e funcionamento das emissoras de televisão. 16.2 Programação e segmentação de audiências. 16.3 Redes nacionais e internacionais. 16.4 Novas tecnologias em televisão. 16.5 Estudos de recepção. 17 Redação publicitária. 17.1 O texto publicitário: atendimento e criação. 17.2 Teoria do anúncio: argumentação e motivação. 17.3 Linguagens e veículos de comunicação. 17.4 Técnicas de criação em diferentes mídias. 18 Mídias globais e locais. 18.1 Mídias globais. Novas tecnologias e transformações na comunicação. Complexos transnacionais de comunicação: hegemonia, diversidade e assimetria. Modelização do mundo e da subjetividade. Agendas globais e realidades locais no mundo da comunicação. 18.2 Mídias locais. O uso local das tecnologias de produção e transmissão da informação. Tecnologias portáteis e democratização da comunicação. Atividade comunicacional e modalidades de redes. Políticas públicas e responsabilidade social em comunicação. 19 Comunicação comunitária. 19.1 Uso alternativo dos meios de comunicação. 19.2 O indivíduo como elemento ativo da comunicação e não como objeto. 19.3 A comunicação de dupla via. 19.4 Experiências de comunicação comunitária. 19.5 Técnicas de produção alternativa.

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7 opiniões sobre “Cadastro de reserva para Comunicação Social: concurso da Conab”

  1. Vou até tentar esse concurso, mas esse negócio de cadastro reserva é preocupante. Porque passar não significa alcançar a vaga. Uma pena isso…

    1. Mari, sério mesmo, apostilas hoje em dia não são uma boa opção… Fora que quase nunca tem… Sugiro cursos como o Curso Radix, Ceton, Iscom, Ponto dos Concursos!

      1. Sim Mari, também gosto desses curso, só que geralmente essa parte de legislação especifica gosto de uma apostila de apoio. Mas realmente quase nunca a gente encontra boas apostilas.

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