Concurso da CBTU

Colaboradora: Mariana Brito

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) abriu inscrições para o concurso que oferece oito vagas para as áreas de Comunicação Social. As oportunidades são para:  Recife/PE (2), Rio de Janeiro/RJ (3), João Pessoa/PB (1), Natal/RN (2). Confira:

CARGO: Analista de Gestão (ANG – Comunicador Social)

VAGAS: oito (2 Recife / 3 Rio de Janeiro / 1 João Pessoa / 2 Natal)

SALÁRIO: R$ 3.899,68 + ticket alimentação de R$ 676,25 + reembolso parcial de plano de saúde + previdência complementar

CARGA HORÁRIA: 44 horas semanais

INSCRIÇÕES: até 22 de abril, pelo site da Consulplan

VALOR: R$  33,50

PROVAS:  objetivas e discursivas que serão realizadas no dia 25 de maio, nas cidades de Recife, Rio de Janeiro, João Pessoa, Natal e Maceió.

COMECE A ESTUDAR:

1) PORTUGUÊS (10 questões)

Gêneros textuais; Compreensão e interpretação de textos; Coerência e coesão textual; Significação contextual das palavras; Conhecimentos gramaticais aplicados ao texto. Fonologia: conceito, encontros vocálicos, dígrafos, ortoépia, divisão silábica, prosódia-acentuação e ortografia; Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras; Sintaxe: termos da oração, período composto, conceito e classificação das orações, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e pontuação; Semântica: a significação das palavras no texto; Interpretação de texto. Utilizar-se-á a nova regra ortográfica promulgada pelo decreto 6.583/2008.

2)  MATEMÁTICA/ RACIOCÍNIO LÓGICO (5 questões)

Conjunto: Teoria dos conjuntos, símbolos lógicos, pertinência, representação, igualdade, desigualdade e inclusão. Subconjuntos: Reunião, intersecção, conjunto vazio, diferença, complementar. Conjuntos Numéricos: Conjunto (N) dos números naturais; Conjunto (Z) dos números inteiros; Conjunto (Q) dos números racionais; Conjunto (I) dos números irracionais; Conjunto (R) dos números reais, intervalos reais. Funções: Produto Cartesiano, relação binária, diagrama de flechas, gráfico cartesiano, domínio, contradomínio e imagem de uma função, domínio de uma função real/função inversa e função composta. Função Polinomial do 1º Grau: Função crescente e decrescente, raiz ou zero de uma função do 1º Grau; estudo dos sinais da função do 1º Grau, gráfico.Operações com números reais (incluindo radiciação e potenciação); Divisão Proporcional (Razão e proporção); Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples e Compostos; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Sistemas de medidas usuais; Noções de estatística e de probabilidades; Raciocínio lógico: Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Resolução de situações-problema.

3) INFORMÁTICA (5 questões)

Conceitos básicos de computação; Componentes de hardware e software de computadores; Operação, configuração de sistemas operacionais Windows; Uso de editores de texto (Word e Writer); Uso de planilhas eletrônicas (Excel e Calc); Uso de Internet (navegação web, correio eletrônico); Noções de segurança (proteção de informação, vírus e assemelhados); Alternativas e software livre para sistemas operacionais, editores de texto, planilhas e navegadores.

4) LEGISLAÇÃO/ ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  (10 questões)

Constituição Federal: Da Administração Pública (artigos 37 a 41); Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/99); Improbidade Administrativa na Lei nº 8.429/92 (artigos 1º a 13); Crimes contra a fé pública e contra a administração pública no Código Penal. Lei Complementar Federal nº 101/2000 e suas alterações posteriores – Lei de Responsabilidade Fiscal; Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores – Lei de Licitações; Lei Federal nº 10.520/2002 – Institui no âmbito da Administração Pública a modalidade de licitação denominada pregão. Atos Administrativos. Licitação. Contratos Administrativos. Serviços públicos e Administração Indireta/Entidades Paraestatais. Domínio Público (Bens públicos). Responsabilidade Civil da Administração. Intervenção do Estado na propriedade e no domínio econômico. Controle da Administração Pública. Improbidade Administrativa. Processo Administrativo e Sindicância. Tomada de Contas Especial. Cessão e requisição de servidores. Administração Pública e a Constituição Federal: Dos princípios fundamentais; Dos direitos e garantias  fundamentais; Da organização do estado; Da organização político administrativa; Da União; Dos Estados federados; Dos Municípios; Do Distrito Federal; Da intervenção; Da administração pública; Disposições gerais; Dos servidores públicos; Da organização dos poderes. Controle Interno e Externo da Administração Pública: conceito de controladoria e sua missão, controle externo pelo Tribunal de Contas da União e pelo Poder Legislativo. Orçamento público. Noções de administração e de administração pública.

5) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10 questões)

1. Teoria da Comunicação: conceitos, paradigmas, principais teorias e as novas tendências da pesquisa sobre os mass media. 2. Massificação versus segmentação dos públicos. 3. Interatividade na comunicação. 4. Novas tecnologias e a globalização da informação. 5. Ética na Comunicação: papel social do comunicador, abrangência e limites do jornalismo, das relações públicas e da publicidade, poder e ética das mídias, instituições e sujeitos. 6. Opinião pública: técnicas de elaboração de processos de pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 7. Legislação em Comunicação Social: Código de ética do profissional de Relações Públicas, Constituição Federal. Legislação referente a incentivos fiscais e culturais nacional, estaduais e municipais. 8. Técnicas de Relações Públicas: conceituação, caracterização, planejamento. 9. Organização de eventos: potencia e tipologia dos eventos, normas de cerimonial e protocolo. 10. Marketing: Conceitos e princípios; Marketing institucional (prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade); Marketing e Comunicação (definições, limites e abrangência); Marketing de relacionamento, atendimento ao público; e-marketing.11. Comunicação institucional: conceitos, instrumentos, caracterizações, constituição do diagnóstico institucional. 12. Gerenciamento de marcas: design, registro de marcas e brand-equity. 13. Qualificação dos produtos e da prestação de serviços da instituição. 14. Decreto nº 4.799/03. 15. Comunicação Organizacional: Conceitos, Planejamento, Comunicação para Crises; Comunicação Integrada; Comunicação Estratégica.

LEIA O EDITAL COMPLETO

6 opiniões sobre “Concurso da CBTU”

  1. Mariana boa tarde !!! Já estou debruçada nos estudos para esse concurso… Você tem alguma indicação boa de livro para estudo de público?

  2. Mariana, me diga uma coisa: como fica essa carga horária, sendo que nós jornalistas temos direito a fazer jornada diferenciada? Você já escreveu sobre isso? Pois tenho visto que a maior parte dos concursos para jornalistas ignora a carga horária máxima de 30h/semanais, que até onde eu sei, é convenção da nossa categoria.

    1. Juliana, esse ainda é um assunto tenso. os Correios mesmo estão na luta apara garantir as 25 horas semanais. Acho que acaba sendo uma luta da categoria em cada órgão. Vou anotar o tema como sugestão de pauta para um post.

  3. Estou com dificuldade em encontrar o material especifico, de marketing principalmente. Alguem tem material pra indicar?

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