Conferindo o gaba da Alepe

Gente, hoje depois que saiu o gabarito da prova da Alepe eu simplesmente “desliguei” do concurso! Tinha um aniversário para ir e só agora que parei para corrigir a prova. Acabei não resistindo de postar ainda hoje porque sei que muita gente está na angústia de discutir recursos e iniciar rankings, então vamos lá!

CONHECIMENTOS BÁSICOS
Português não foi tão tenebroso no final, já Inglês… Raciocínio Lógico das três que fiz, uma errei por bobagem e uma ainda não descobri como é a forma correta de fazer! Regimento Interno foi mediano e Direito Administrativo e Direito Financeiro uma catástrofe! Orgulho apenas de Direito Constitucional que eu fechei (Alexandre Araújo, tudo vai dar certo!!!)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Acertei 37, o que considero um desempenho relativamente bom (dava pra ser melhor, uma vez que foquei os estudos praticamente em específicas). Mas ainda estou analisando as possibilidades de recursos (a da ABI e o presidente já falecido, com certeza).

Sobre as de Produção Gráfica e Fotografia, acho que dá para recorrer porque não constavam os assuntos no edital, mas eu acertei muitas delas, então não entrarei com o recurso. De toda forma, acredito que cada um que se sentiu prejudicado deve fazê-lo!

CALCULANDO A NOTA
Não dá para sabermos exatamente a nota, pois ela é feita através de um cálculo (desvio padrão) que leva em conta a nota geral dos candidatos. Mas dá para saber a sua pontuação fazendo o seguinte cálculo:

Acertos em CB + 2x (acertos em CE), onde: Conhecimentos Básicos (CB) e Conhecimentos Específicos (CE)

Fazendo assim, minha pontuação foi: 26 + 2x (37) = 100

Quem se sentir à vontade para postar sua pontuação (pode usar pseudônimo, se preferir) e quiser montar um ranking por área, fique à vontade para utilizar os comentários do blog.

Sei que muita gente já jogou a toalha, já chorou, já sofreu, mas não sei se já é hora de dizer que não tem nem chances de ter a redação corrigida, uma vez que ainda tem recursos e o desempenho da galera no geral não foi tão alto (pelo menos o que tenho visto até agora). No mais, acalmem os corações e se não deu dessa vez, é partir para outra. Se dá o direito de ficar triste por uma semana, no máximo, mas aproveita o gás e continua a se dedicar aos estudos para as próximas seleções que virão por aí!

85 opiniões sobre “Conferindo o gaba da Alepe”

  1. Vou começar aqui uma tentativa de Ranking para Mídias Digitais.

    Somei 115 pontos (acertei 41 do Básico e 37 das Específicas).

    Estou sem parâmetro Mariana. Não sei se será suficiente para ter a redação corrigida ou não.

    Abraços e sorte para todos!

  2. Mariana, bom dia. Obrigada pelas palavras sensatas de sempre. Suas postagens são muito lúcidas. Acho incrível como consegue controlar a emoção direitinho antes de fazer as postagens. 😉
    Desempenho: 2x 35 + 30 = 100 pontos. Mídia impressa.

    Renata, não fiz mídias digitais porque me assustei com o conteúdo programático, que me pareceu muito técnico. Queria ver a prova pra ou confirmar minha impressão ou me arrepender de vez de não ter me inscrito pra nessa área. Você poderia me mandar a prova? mairando@hotmail.com. Se quiser, lhe envio a de mídia impressa para estudarmos pros próximos concursos. Acho válido.

    Beijos!

    1. Obrigada, Maíra, mas acho que é a experiência com tanto tempo de concurso. Aprendi a lidar com a frustração e não deixar ela me tirar do meu caminho! Tento passar um pouco disso para vocês…

      Sobre as provas, seria legal que o pessoal de cada área me enviasse para que eu possa disponibilizar todas aqui no blog, assim todo mundo teria acesso. Pode ser? Preciso das provas de TV, Rádio e Mídias Digitais!

      1. Renata, seria interessante enviar o PDF para a Mariana. Só baixar lá no site da FCC com o número do caderno e o código de acesso que está no seu canhoto do gabarito 😉

    2. Oi Maíra! Particularmente achei a prova mal distribuída dentre os assuntos. Caiu pouca coisa técnica e mais questões de convergência, Multimídia e interatividade. Meu problema com a prova foi que achei extensa (para o tempo que tínhamos) e algumas vezes discordava do Gabarito pois achava que existia mais de uma opção.Vou scanear a prova e te envio por e-mail com certeza. Abraços e Boa sorte!

  3. Fiz para área de tv.
    Total = 101 pontos (35 CB + 66 CE)
    Esse concurso já esqueci.
    Vamo que vamo para o próximo.

  4. Mariana, fiz 109 pontos (37 Específicas + 35 Geral) em Jornalismo Impresso. Achas que é possível (e falo não para ter certezas, mas para ouvir uma opinião mesmo) ficar entre os 35 primeiros? Aceita um exercício leve de futurologia baseado nos feedbacks que tu já recebeste? ;P
    No mais, tudo de bom.
    Abraços

    1. Acho possível sim, Igor! Se o pessoal tentar montar um ranking aqui fica mais fácil visualizar essa possibilidade…

  5. Nossa Senhora, que prova foi aquela!?! Confesso que já fui sem muita expectativa por não ter conseguido estudar todo o conteúdo, mas acho que me abalei tanto com a prova de conhecimentos específicos (pela primeira vez respondi específico primeiro!) que perdi questões bobas de conhecimentos gerais! Mas que venham os próximos, porque uma hora vai dar certo!!!
    27 CG + 2.32 CE= 91 pontos

  6. minha pontuação ficou 30 CB + 35 CE = 100 para Rádio. Não vi o desempenho de ninguém da área e o qu me resta é a esperança hehe 🙂

  7. Oi Mariana… Primeiro, parabéns pelo blog. Sou leitora há tempos, mas só agora resolvi escrever, rs. Muito legal mesmo o espaço… Nós jornalistas não temos nada parecido para nos orientar.

    Bom, quanto ao concurso da alepe, fiz para impresso, e minha nota foi 40 (geral) e 38 (específica). Total: 116 pontos.

  8. Fiz 106 para TV, mas não dá pra ter muito parâmetro pq tem pouca gente postando nos rankings. Ai, que aflição, rsrs.

  9. Mariana, tudo bom? Quanto tempo que não falo por aqui. Estou passando pra dizer que com o histórico de concursos com UMA VAGA, esse da Alepe fez brilhar os olhos.

    Vamo lá, de acordo com o gabarito divulgado, acertei 41 de geral e 36 de específica –> 41+72=113 pts. Agora vamos esperar o desvio padrão e alguns recursos que ainda podem mudar gabarito (aquela do meio-tom foi absurda!).

    Abraços a todos os amigos concurseiros, continuem persistindo que chegaremos lá.

    1. Oi, Bruno! Parabéns pela sua nota!!! Eu estava até com esperanças de ficar entre os 35, mas tô achando praticamente impossível… Boa sorte e continuemos na luta!

  10. Bom, pelos resultados postados aqui parece que o o ponto de corte será mais baixo mesmo.

    Minha nota (Área de TV): 26 (CB) + 2.38 (CE)= 102 pts.

    Vamos ver o desvio padrão.

  11. Fiz TV
    CB 28 ESPECÍFICA 38 – São 104 pontos, embora não tenha total certeza, pois houve confusão na hora de passar gabarito.. Pouco tempo.. Pode ter uma ou duas questões a mais. Nesse caso seriam 106 pontos…

    Só Jesus na causa!

  12. Pra área de mídia impressa, por enquanto temos assim (juntando comentários aqui do blog e do Face):

    1) “Ivana” – 116
    2) Bruno Bastos – 113
    3) Carolina Medeiros – 111
    4 e 5) Empate: Luciano Galvão Filho e Marcela Oliveira – 110
    6, 7 e 8) Empate: Igor Souto, “Ulisses” e “Gabriela Meneses” – 109
    9) Débora Duque – 108
    10) Amigo da mãe do Igor hehehe (isso mesmo?) – 107
    11) Janaína Negreiros – 106
    12 e 13) Empate: Eduardo Gomes e Marina Gadelha – 105
    14) Tarcísio Coelho – 104
    15 e 16) Raquel Scheinder e “Rafael” – 103
    17) Amália Dornellas – 101
    18 e 19) Empate: Mariana Mazza e Maíra Borges – 100
    20) “Renata” – 91

    1. Isso, gente, alguém precisa ir organizando o ranking assim! Se não, vcs vão ficar malucos! Alguém faz o mesmo por Rádio, TV e Mídias Digitais?

  13. Impresso ALEPE:

    1 – Bruno Bastos – 113 (41 + 36)
    2 – Carol – 111 (39 + 36)
    3 – Luciano Galvão Filho – 110 (40 + 35)
    4 – Igor Souto – 109 (35 + 37)
    4 – Gabriela Meneses – 109 (35 + 37)
    6 – janaina – 106 (38 + 34)
    7 – Rafael – 103 (35 + 34)
    8 – Mariana Mazza – 100 (26 + 37)
    9 – Maíra Borges – 100 (30+35)
    10 – Renata – 91 (27 + 32)

    1. Impresso ALEPE:

      1 – Ivana – 116 (40 + 38)
      2 – Bruno Bastos – 113 (41 + 36)
      3 – Carol – 111 (39 + 36)
      4 – Luciano Galvão Filho – 110 (40 + 35)
      5 – Igor Souto – 109 (35 + 37)
      5 – Gabriela Meneses – 109 (35 + 37)
      7 – janaina – 106 (38 + 34)
      8 – Rafael – 103 (35 + 34)
      9 – Mariana Mazza – 100 (26 + 37)
      10 – Maíra Borges – 100 (30+35)
      11 – Renata – 91 (27 + 32)

      1. Estou incluindo a nota de Helena, que estudou comigo e fez a mesma pontuação que eu, mas fica na minha frente pq acertou 39 CG e 37 CE

        1 – Ivana – 116 (40 + 38)
        2 – Helena Alencar 113 (39 + 37)
        2 – Bruno Bastos – 113 (41 + 36)
        4 – Carol – 111 (39 + 36)
        5 – Luciano Galvão Filho – 110 (40 + 35)
        6 – Igor Souto – 109 (35 + 37)
        6 – Gabriela Meneses – 109 (35 + 37)
        8 – janaina – 106 (38 + 34)
        9 – Rafael – 103 (35 + 34)
        10 – Mariana Mazza – 100 (26 + 37)
        10 – Maíra Borges – 100 (30+35)
        12 – Renata – 91 (27 + 32)

  14. Area Impressa fiz CG = 25 e CE= 29 …totalizando..83 pontos…pelo o que vi aqui no blog..ta difícil chegar ..a galera ta com uma pontuação..bem mais elevada.

  15. Depois de refazer umas duas vezes a correção do gabarito pra ver se era isso mesmo, cheguei a seguinte nota:

    43 acertos – CG
    37 acertos – CE

    Total de pontos: 117, para a área de Mídia Impressa.

    No entanto, recomendo que todo mundo recalcule suas notas quando sair o gabarito definitivo, por que tenho a impressão que MUITAS questões vão ser anuladas. Só eu entrei com recurso contra seis questões que errei.

    Um exemplo: nunca vi concurso nenhum colocar numa questão sobre uma proposta de emenda à constituição, como o tal de “habeas midia”, se o item no edital exigia o estudo do que DIZ a Constituição sobre a Comunicação. Como eles podem cobrar o que a Constituição NÃO PREVÊ? Nenhum sentido nisso, se a banca tiver vergonha na cara anula a questão.

    Algumas questões que acertei também devem ser anuladas, ou seja, na prática nem eu nem ninguém tem como saber seu número de acertos agora – fora o cálculo de desvio padrão, que pode mudar um bocado dependendo de qual questão for anulada ou não.

  16. Por que não nos mobilizamos também para os recursos? Na prova de TV, acho que cabe recurso das questões 7, 56, 85 e 92.

  17. IMPRESSO

    Edson – 117
    “Ivana” – 116
    Bruno Bastos – 113
    Carolina Medeiros – 111
    Luciano Galvão Filho – 110
    Marcela Oliveira – 110
    Igor Souto – 109
    Ulisses – 109
    Gabriela Meneses – 109
    Débora Duque – 108
    Amigo da mãe do Igor – 107
    Janaína Negreiros – 106
    Eduardo Gomes – 105
    Marina Gadelha – 105
    Tarcísio Coelho – 104
    Raquel Scheinder – 103
    Rafael – 103
    Amália Dornellas – 101
    Maíra Borges – 100
    Mariana Mazza – 100
    Liliana – 98
    Juliana – 97
    “Renata” – 91]
    Willyberg Braga – 86
    Vinícius – 83

    TV

    Flávia – 114
    Marcos – 113
    Fran Rodrigues – 106
    Gil – 104
    Ana Paula – 103
    Glauber – 102
    Maria Helena – 101
    Adriano Portela – 87

    RÁDIO

    Daniel – 113
    Lívia Hartmann – 102
    mariana costa – 100
    Cícero – 97
    Giuliano Porto – 94

    MÍDIAS DIGITAIS

    Renata – 115
    Santos – 114
    Maíla – 111
    Karina – 106
    Cristiano – 106

      1. 🙂

        IMPRESSO

        Edson – 117
        “Ivana” – 116
        Bruno Bastos – 113
        Carolina Medeiros – 111
        Luciano Galvão Filho – 110
        Marcela Oliveira – 110
        Igor Souto – 109
        Ulisses – 109
        Gabriela Meneses – 109
        Débora Duque – 108
        Luís Henrique Simões – 107
        Janaína Negreiros – 106
        Eduardo Gomes – 105
        Marina Gadelha – 105
        Tarcísio Coelho – 104
        Raquel Scheinder – 103
        Rafael – 103
        Amália Dornellas – 101
        Maíra Borges – 100
        Mariana Mazza – 100
        Liliana – 98
        Juliana – 97
        Rafaela Catunda – 95
        “Renata” – 91]
        Willyberg Braga – 86
        Vinícius – 83

        TV

        Flávia – 114
        Marcos – 113
        Fran Rodrigues – 106
        Gil – 104
        Ana Paula – 103
        Glauber – 102
        Maria Helena – 101
        Adriano Portela – 87

        RÁDIO

        Regina Guerra – 123
        Daniel – 113
        Monica Lima – 107
        Lívia Hartmann – 102
        mariana costa – 100
        Cícero – 97
        Giuliano Porto – 94

        MÍDIAS DIGITAIS

        Renata – 115
        Santos – 114
        Maíla – 111
        Túlio Albuquerque – 107
        Karina – 106
        Lucas Souto – 106
        Cristiano – 106
        Sthefany Passos – 103
        Luciana Carmen – 101
        Pedro Henrique – 102
        Urjel Aguiar – 95
        Milton – 95
        Priscila Ferraz – 91
        Mayra Cavalcanti – 85
        Lebana Moreira – 83

  18. Fiz a prova da Alepe para a área TV e confesso fiquei decepcionada com algumas questões. Às vezes, tenho impressão que os integrantes pecam na formulação das perguntas, querem copiar “frases textuais” de alguns autores, trocam uma palavra e mudam todo o sentido, o contexto.
    Não sei se vocês concordam comigo, mas gostaria de comentar algumas questões da prova de tele.
    Houve uma questão em que a banca colocou como afirmativa correta que o primeiro telejornal surgiu em 1950, um dia após a inauguração da PRF-3- , na TV Tupi de São Paulo. O primeiro jornal realmente foi na PRF-3, mas na TV DIFUSORA, NÃO EXISTIA TV Tupi na época. Ora, isso é muito claro no livro da Vera Iris, página 29. Eu achei que isso era até uma “pegadinha” da FCC. A questão apontada como correta está com erros graves de informação. Estaria correta se a frase afirmasse: ” PRF-3, que mais tarde se chamaria TV TUPI”.
    Outra questão. Quem trabalha em TV sabe que se costuma se usar os termos “roda vt” ou “abre som do vt” para marcar no script a entrada de uma matéria ou reportagem. O sobe som do vt se usa mais quando é para aumentar o canal dois. O indicativo de entrada da matéria é roda vt ou abre som do vt. A banca considerou a questão correta sobe som do vt. Isso não existe. Não se pode colocar na mesma questão duas alternativas corretas. Isso pode ser visto nas páginas 178, 179, do livro da Vera Iris. A própria autora usa os três termos : roda vt. abre som do vt e sobe som do vt !!!!
    Também achei um absurdo a banca considerar correta a questão baseada no livro do Heródoto Barbeiro, afirmando, no início da questão, que o autor disse que para “adquirir densidade jornalística” recomenda-se usar SUBSTANTIVOS FORTES E VERBOS NA VOZ ATIVA”. Gente, o Heródoto usou o verbo REFORÇAR E NÃO ADQUIRIR , SÃO COISAS DISTINTAS. Me dei ao trabalho de ir na página 96, tópico 6 ,do livro do autor. Ele falou isso dentro de um contexto de uso de adjetivos. Acho que se o Heródoto estivesse fazendo essa prova, seria o primeiro a marcar a alternativa que revela que uma história tem que ter início, meio e fim pra ter densidade jornalística.
    Essa questão , particularmente, achei RIDÍCULA. Uma das primeiras coisas que a gente aprende trabalhando em uma redação, seja impresso, rádio, portal ou Tv, é que uma história tem que ter começo, meio e fim ! Isso é tão importante quanto substantivos fortes e verbos na voz ativa. Enfim, fiquei muito decepcionada com essa prova.
    Não sei se vocês concordam com os pontos que relatei. Ainda estou vendo se vale a pena entrar com recurso. No momento, meu sentimento é de extrema decepção.
    Um abraço a todos !!!!

  19. Eu concordo com todos os pontos que vc levantou, Lia. E acho que vc deveria entrar com recurso sim porque são argumentos fortes. Eu já entrei com 6 recursos de questões diferentes.

  20. Peço que compartilhem as provas das quatro áreas para que possamos acessá-las e estudar para os próximos. No caso, posso compartilhar a de rádio.

  21. Mariana, fui bem parecida contigo. Gabaritei Regimento Interno. Só errei uma de CE. Fui mediana em administrativo pois errei duas questões e uma de Contratos Administrativos que até agora estou me perguntando como pude errar uma besteira daquelas. Fui péssima em direito financeiro (só acertei uma, inglês (só dois acertos)e Raciocínio Lógico(acertei duas somente e estou até agora tentando entender aquela dos potes de doce. Polêmica geral naquela questão). Português pensei que me sairia melhor (acho que foi o cansaço, deixei pro final e ainda perdi cinco questões). Estou bem feliz com Específicos, pois sabia de bastante coisa, estudei o máximo possível no tempo possível, mas perdi questões ao marcar o gabarito por estar cega de cansaço. Fiquei super nervosa quando vi, não consegui nem almoçar direito. Adorei minha redação mas estou com medo de não ficar entre os 20. Queria ao menos que ela fosse corrigida. A esperança é a última que morre, mas começei na terça-feira a estudar para os próximos que vem por aí. Abraço pra você. Boa sorte pra nós 🙂

      1. Olá Mariana! Poderia me enviar o gabarito da prova da ALEPE – Midias Sociais? Ou então dizer como consigo? Cheguei a procurar na internet, mas não consegui. No site da Fundação Carlos Chagas pede o número do caderno, mas aquele que consta na prova que vc deixou disponível na sessão “Provas” não dá certo no site. Muito Obrigada!

  22. Temos um ranking no grupo alepe jornalismo tv, no facebook. Já inseri os nomes daqui.

    Flávia=114 / Halinna = 114 / Haymone = 114
    Marcos = 113
    Christyann 112
    Mônica = 111
    Gabriellli = 109 / Carol = 109
    Fran = 106 / Débora = 106
    Gil = 104
    Mônica A = 103 / Ana Paula = 103
    Manoela = 102 / Suelyta = 102 / Sofia = 102/ Glauber= 102
    Maria Helena = 101
    Priscila = 100 / Carolina = 100
    Jacyntho = 98
    Juliana – 95
    Kiki = 92
    Thaianne = 90 / Nathallia = 90
    Tallita – 89
    Tânia = 88
    Cibele = 87 / Adriano = 87 / Katarina = 87
    Rosa = 84
    Wanderley = 83

  23. Concordo com o Igor Souto sobre o uso de sobrenomes, então volto a me apresentar com o Barreto na assinatura. Se alguém atualizar for utilizar o ranking, eu sou o Rafael dos 103 pontos, rsrs.

    Sobre a pontuação dos colegas, posso considerar que a grande maioria está no páreo. São 200 pontos em disputa, sem contar as variáveis no cálculo das objetivas – para o bem e o mal! Realmente, não acredito que exista dezenas de pessoas fora desse fórum de discussão e do grupo de Impresso no Facebook que ponham em risco as redações dos nossos primeiros colocados.

    Na boa e com sinceridade, meus parabéns a todos vocês que estudaram, mostraram resistência, tiveram bom desempenho, se empenharam nos recursos e deram a “nota à tapa” para sabermos o termômetro da prova. Se a FCC e a Alepe forem de fato instituições sérias, como espero que sejam, contará com um quadro profissional de qualidade.

Deixe um comentário

