O que pode ser cobrado na prova discursiva da Alepe?

Desde que lemos o edital da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e vimos a tal da prova “Pauta/ Matéria”, ficamos curiosos para saber: o que danado pode ser cobrado da gente?

Tentei dar uma busca em outras provas que tivessem esse tipo de questão discursiva, para a gente ter uma noção. Até agora não consegui achar nenhuma da Fundação Carlos Chagas (FCC), que só tem feito redação (lembrando que na Alepe cai redação também, portanto tem que treinar)!

Mas achei umas provas de outras organizadoras que podem dar um norte. Faremos assim: esse será um post em construção (tipo uma Wikpedia, só que beeem mais confiável, podem crer!). A medida que formos sabendo de alguma outra prova que tenha esse caráter de discursiva, vamos atualizando. Se vocês encontrarem, alguma, por favor me enviem! Combinado?

Aviso: estou postando o link das provas que direciona para o site PCI Concursos.

MÍDIA IMPRESSA
Assessor de Comunicação – Fiocruz (FVG / 2010)
O candidato recebe vários dados e textos e deve redigir uma notícia de até 60 linhas para uma agência de notícias.

Produtor para Revisão de Conteúdos Jornalísticos – Senado Federal (FGV/ 2008)
1) Apresenta um texto fora dos padrões da redação jornalística e pede para que, levando em conta as regras de redação para a mídia impressa, reescreva-se a notícia para um jornal impresso diário de circulação nacional.

2) Apresenta um texto e pede que o candidato elabore um título de uma linha de 50 toques para um jornal impresso diário de circulação nacional, justificando a sua escolha com base nos critérios de noticiabilidade (valores–notícia) e regras de redação jornalística.

Assessor de Imprensa – ALMG (Fundep/ 2007)
1) Apresenta tabela com dados e pede que seja redigido um release informativo para ser enviado a jornal impresso diário

2) Redigir um editorial com informações recebidas no release

RÁDIO
Repórter de Rádio – ALMG (Fundep/ 2007)
1) Redigir nota, para entrada ao vivo em uma rádio, da cobertura de um evento. Em anexo vem release e outras informações (no caso dessa prova, teve gravação da matéria, o que não deve ser aplicar à Alepe)

2) A partir de um release e da transcrição de uma matéria, redigir uma suíte para postar no site de uma rádio.

TV
Produtor de TV – ALMG (Fundep/ 2007)
Produzir pauta de matéria indicando fontes a serem ouvidas, abordagens, indicação de produção de imagens e de uso de banco de imagem, e disponibilizar material necessário ao repórter. Tem informações de um release e dados com relação ao tempo da matéria, que será para um telejornal diário.

Repórter de TV – ALMG (Fundep/ 2007)
Repórter vai cobrir evento e precisa entregar script da reportagem, com offs, passagens, sonoras, indicação de arte, imagens. Recebe pauta e release com informações sobre o evento. (Nesse caso, também tem a gravação da matéria, o que não vai ocorrer na Alepe)

Editor de texto de TV – ALMG (Fundep/ 2007)
Finalizar uma matéria, após receber off, sonoras, arte e imagens. Também recebe material bruto e pode pedir que o repórter regrave alguma parte. A matéria deve ir ao ar em um telejornal diário.

MÍDIAS DIGITAIS
Esse foi o cargo mais difícil de encontrar provas que possam se aproximar do que deve ser cobrado. Vou dar uma adaptada do que eu acho que pode acontecer. Além disso, os exemplos acima podem ser adaptados para a internet e mídias sociais (ex: escreva uma matéria para o site).

Vários cargos de Comunicação  – ALMG (Fundep/ 2007)
1) Apresenta uma frase de Pollyana Ferrari (DICA: o livro dela Jornalismo Digital é referência) que diz: “jornalistas on-line precisam sempre pensar em elementos diferentes e como eles podem ser complementados”. Pede que, a partir de uma matéria de um portal, sejam identificados recursos para garantir a interatividade e a integração de mídias possibilitadas pela internet.

ADAPTAÇÃO 1: Pode pedir que monte uma pauta sobre cobertura de certo assunto pensando no site e mídias sociais.

ADAPTAÇÃO 2: Pode pedir matéria para site/ portal com a indicação de recursos que garantam a convergência das mídias.

Produtor de Multimidia – Senado Federal (FGV/ 2008)
1) Quais são as vantagens e desvantagens de personalizar o conteúdo de um site, como conhecer as preferências do internauta e facilitar o contato espontâneo do usuário com o site.

ADAPTAÇÃO: Elaborar pauta de conteúdo para site/portal levando em consideração um público específico e apontando o uso das redes sociais para a participação do usuário.

11 opiniões sobre “O que pode ser cobrado na prova discursiva da Alepe?”

  1. Assim que li o edital fiz uma busca por provas do gênero da FCC e, do mesmo jeito, não encontrei nada. Obrigado pela postagem! Mesmo! Se eu achar mais alguma coisa, colaborarei.

    1. Que santa nada, menina! Fiz uma pesquisa que vai me ajudar nos estudos e achei válido compartilhar com vocês também! Vou fazer para mídia impressa.

      1. kkkkkkkk fica o agradecimento, de toda forma! será meu primeiro concurso que terei de redigir uma redação, então foi de grande ajuda 😉

  2. Gosto muito do seu site, Mariana. É um bom modo de dar um intervalo nos estudos, e, no entanto, continuar a preparação para o concurso. Parabéns!

  3. Bela postagem! Pode ajudar também o pessoal que vai fazer prova prática (que não sabemos como será) para o concurso da Rede Minas.

  4. Maria, já li várias vezes o edital e pelo que li, não terá Redação, apenas essa Pauta/Matéria. É isso, ou estou enganada?

    1. Redação cai para todos os cargos! Para os de comunicação cai também uma discursiva que será pauta/ matéria!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s