Bahia: vagas para jornalistas, publicitários e relações públicas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o concurso que oferece várias vagas para as áreas de Comunicação Social. São cinco vagas para Jornalista (2 para a Reitoria em Salvador, 1 para Eunápolis, 1 para Irecê e 1 para Jacobina), duas para Programador Visual para Salvador, podendo ser concorrida também pelo pessoal de Publicidade, Comunicação Visual ou Desenho Industrial e duas vagas mais uma de cadastro de reserva para Relações Públicas (Salvador).

Confira os outros detalhes:

CARGO: Jornalista, Programador Visual (pessoal de PP pode concorrer), Relações Públicas

VAGAS: 5 para Jornalista (2 para Salvador, 1 para Eunápolis, 1 para Irecê e 1 para Jacobina), 2 para Programador Visual (Salvador) e 2 + 1 cadastro de reserva para Relações Públicas (Salvador)

SALÁRIO: R$ 3.392,42 + benefícios

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais (exceto para os cargos sujeitos à jornada regulada por Lei específica, entendemos então que são 25 horas para jornalistas, né?)

INSCRIÇÕES: até o dia 24 de fevereiro, no site da Funrio

VALOR: R$ 70,00

PROVAS: objetivas + redação, que serão realizadas no dia 06 de abril

O QUE ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões, 1 ponto cada)
1. Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos, extraídos de livros, revistas e jornais. 2. Interpretação de textos verbais, não-verbais e mistos: quadrinhos, tiras, outdoors, propagandas, anúncios, etc. 3. Nova ortografia. 4. Acentuação gráfica. 5. Pontuação. 6. Crase. 7. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 8. Morfossintaxe: classes de palavras: estrutura, formação, flexão e emprego no contexto da enunciação. 9. Frase, oração e período. 10. Termos da oração e suas funções morfossintáticas. 11. Relações sintático-semânticas entre as orações de um período. 12. Processo de coordenação e de subordinação. 13. Sintaxe de concordância e regência. 14. Semântica: sinônimos e antônimos. 15. Conotação e denotação. 16. Figuras de Linguagem. 17. Redação de correspondências oficiais.

2) Informática (5 questões, 1 ponto cada)
1. Microsoft Office 2007: Conceitos e modos de utilização dos aplicativos Word e Excel. 2. BR Office 3.0: Conceitos e modos de utilização dos aplicativos editores de textos Writer e planilhas eletrônicas Calc. 3. Conceitos de Internet e Intranet, modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4. Sistema operacional Windows XP. 5. Procedimento para realização de cópia de segurança (backup). 6. Conceitos de tecnologia de informação: Sistemas de Informações e Conceitos básicos de Segurança da Informação.

3) Raciocínio Lógico (5 questões, 1 ponto cada)
1. Compreensão de estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 2.1. Operações com Conjuntos. 2.2. Análise das Proposições com conectivos “e”, “ou”, “se…então…”, “…se e somente se…”. 2.3. Análise dos Quantificadores “Todo”, “Algum” e “Nenhum”. 2.4 Equivalência e Negação de Proposições.

4) Legislação Básica Aplicada à Administração Pública  (10 questões, 2 pontos cada)
1. Constituição Federal de 1988: 1.1. Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º ao 4º). 1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5º ao 11). 1.3. Da Organização do Estado (arts. 37 ao 41). 1.4. Da Organização dos Poderes (arts. 76 ao 84). 1.5. Da Ordem Social (arts. 193 ao 230). 2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90) e suas alterações. 2.1. Das Disposições Preliminares. 2.2. Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição. 2.3. Dos Direitos e Vantagens. 2.4. Do Regime Disciplinar. 2.5. Do Processo Administrativo Disciplinar. 2.6. Da Seguridade Social do Servidor. 3. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/94). 4. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE (Lei nº 11.091/2005) e suas alterações. 5. Lei nº 11.892/2008. 6. Estatuto do Instituto Federal da Bahia.

5) Conhecimentos Específicos  (20 questões, 3 pontos cada)
a) Jornalista
1. Princípios de comunicação social e comunicação de massa; 2. Teorias e Técnicas de jornalismo: redação de material informativo; noções de fotojornalismo e telecinejornalismo; noções de comunicação visual para veículos impressos. 3. O Jornalismo e a Editoração na Popularização do Conhecimento; 4. Conceito Popular e Conceito de Comunidade. 5. Gêneros Jornalísticos. 6. Jornalismo Especializado e Científico; 7. Diferentes veículos de Comunicação. 8. Veículos para Editoração. 9. Informação Científica para diferentes classes sociais; 10. Política Científica e Política de Comunicação; 11. Papel da informação para o desenvolvimento social; 12. Uso de meios de Comunicação Social: rádios, jornais, emissoras de televisão, revistas; características específicas para o uso dos Meios de Comunicação; publicações, expositivos, folhetos, etc. 13. Redação de artigos técnicos e científicos (estrutura, estilo de linguagem, normas técnicas); 14. Redação de boletins informativos, comunicados, matéria jornalística; 15. Comunicação Pública; 16. Direitos Autorais; 17. Planejamento da Comunicação (definição de público, seleção de instrumentos, aferição de resultados); 17. Uso da internet na comunicação social; 18. Cores, ilustrações, técnicas de impressão, redação de texto; 19. A linguagem jornalística – estrutura, texto, lide, sublide, título, entre título, características de linguagem, normas convencionais. 20. Ética Jornalística. 21. Legislação Jornalística. 22. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil; 23. Legislação em comunicação social: Lei de imprensa; 24. Teoria da Comunicação; 25. Ética e Direito à informação pública; 26. Opinião Pública; 27. Assessoria de Imprensa – conceito, finalidade; 28. Meios de divulgação – entrevista coletiva, entrevista exclusiva, release; 29. Relacionamento e atendimento à imprensa; 30. Estrutura e processos de produção jornalística em jornal, revista, televisão, agências, mídia eletrônica. 31. Crimes de imprensa.

b) Programador Visual
1. Teorias da comunicação. 2. Técnicas básicas de pesquisa de mídia digital e impressa, e sua utilização. 3. Planejamento em Comunicação e Campanha Institucional. 4. Fundamentos da linguagem visual e Composição: princípios do design; identidade visual; tipografia; diagramação. 5. Softwares de programação visual: Corel X4, Photoshop CS4, Indesign CS4, Ilustrator. 6. Tratamento de imagens. 7. Tipos de mídias e suas características. 8. Conhecimentos de criação, layout, arte-finalização e preparação de originais para impressão. 9. Noções de produção gráfica: fotolito convencional e digital, matrizes convencionais e digitais, tintas, papéis e outros suportes, processos de impressão convencionais e digitais, acabamento. 10. Tratamento de imagens e preparação de arquivos em formatos nativos de softwares gráficos. 11. Domínio dos softwares Photoshop, Dreamweaver, CorelDraw e InDesign. 12. Conhecimento de sistema operacional Windows (todas as versões).

c) Relações Públicas
1. Teorias da Comunicação. 2. Comunicação e Política. 3. Comunicação Pública. 4. Comunicação e Mobilização Social. 5. Relações Públicas: evolução, conceitos, processos, planos e programas. 6. Legislação em relações públicas. 7. Planejamento estratégico. 8. Pesquisa em comunicação: diagnóstico institucional, pesquisa de público, pesquisa com grupos focais. 9.Eventos. 10. Protocolo e etiqueta. 11. Eventos em rede. 12. Comunicação de massa e Difusão de Ciência e tecnologia. 13. Linguagem dos meios de comunicação. 14. Difusão de Ciência e tecnologia. 15. Assessoria de Imprensa – conceito, finalidade. 16. Meios de divulgação – entrevista coletiva, entrevista exclusiva, release. 17. Relacionamento e atendimento à imprensa. 18.Estrutura e processos de produção jornalística em jornal, revista, televisão, agências, mídia eletrônica. 19. Ética e Direito à informação pública. 20. Opinião Pública.

LEIA O EDITAL COMPLETO

3 opiniões sobre “Bahia: vagas para jornalistas, publicitários e relações públicas”

    1. O site da Funrio você não consegue pegar o link, todas as páginas têm o link da página inicial… Mas é o primeiro da lista, assim que você entrar no site deles!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s