Concurso da Câmara Municipal de São José dos Campos – SP

Três vagas para jornalistas na Câmara Municipal de São José dos Campos, em São Paulo. Uma vaga é para a área de Assessoria de Imprensa e a outra para TV.

Mas tem uma informação que achei estranha que é a solicitação de “experiência de 6 meses em assessoria de TV”. O que é isso? Produção de TV? Ou seria “experiência de 6 meses em assessoria de imprensa” para um cargo e “experiência de 6 meses em TV” para o outro? Acho que quem vai fazer esse concurso deveria questionar a banca sobre isso porque não está muito claro!

ATUALIZANDO

A leitora Ingrid questionou a Vunesp sobre essa questão da experiência:

“Como funciona a questão da experiência a ser comprovada para os cargos com formação em Jornalismo?” Resposta: Para os cargos na TV, exige-se experiência em TV. Para a Assessoria de Imprensa, vale a experiência em Jornalismo.

Outra coisa é que o pessoal de Rádio e TV deve pleitear essa vaga de Analista Legislativo – Jornalista (TV). Tem que acionar sindicato, falar com o departamento da faculdade que cursaram, correr atrás. Pode não dar em nada, mas tem que tentar, porque muitas vezes acho que ocorre não o preconceito, mas o desconhecimento da nossa área. #ficaadica

Mas vamos aos detalhes do concurso:

CARGOS: Analista Legislativo – Jornalista (Assessoria de Imprensa)  e Analista Legislativo – Jornalista (TV)

VAGAS: uma para Assessoria de Imprensa e duas para TV

SALÁRIO: R$ 3.900,00 + auxílio alimentação + Vale-Transporte + reembolso parcial de plano de saúde

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 14 de fevereiro, no site da Fundação Vunesp

VALOR: R$ 75,00

PROVAS: objetivas, que serão realizadas no dia 30 de março

O QUE ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (15 questões)
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

2) Raciocínio Lógico (5 questões)
Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.

3) Noções de Informática (5 questões)
MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

4) Noções de Direito (5 questões)
Lei Orgânica Municipal de São José dos Campos. Título I – Da Organização Municipal (artigos 1º a 24); Título II – Capítulos I e II (artigos 25 a 32); Capítulo III (artigos 45 a 50); Capítulo IV (artigos 51 a 53); Capítulo V (art. 54) – Disponível no site Estatuto dos Servidores Municipais de São José dos Campos – Lei Complementar Municipal nº 56, de 24 de julho de 1992 – Disponível no site . Noções de Direito Constitucional: Dos Princípios Fundamentais (artigos 1º a 4º); Dos Direitos e Garantias Fundamentais (art. 5º); Dos Direitos Sociais (artigos 6º a 11); Da Nacionalidade (artigos 12 e 13); Da Organização Político-Administrativa (artigos 18 e 19); Da Administração Pública – Disposições Gerais (artigos 37 e 38); Dos Servidores Públicos (artigos 39 a 41).

5) Conhecimentos Específicos (30 questões)
a) Assessoria de Imprensa
Comunicação social: teorias e conceitos da comunicação. Evolução dos meios e das tecnologias da comunicação. Ética profissional nas áreas de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Regulamentação profissional do jornalista, do profissional de RP e do publicitário. Comunicação e interesse público. Teorias do jornalismo e da notícia. Gêneros jornalísticos. Técnicas de entrevista, reportagem e pesquisa para revista, jornal, televisão, boletim, rádio e web. A produção da notícia: da pauta à edição. Webjornalismo. Jornalismo colaborativo e interação com o público por meio de redes sociais. Planejamento editorial. Atividades de assessoria de imprensa. Transmidia. Storytelling. Assessoria de comunicação: planejamento estratégico e gestão de crise. Fotojornalismo. Noções de fotografia para publicidade. Técnicas gráficas. Noções de cores nas Artes Gráficas. Comunicação com stakeholders internos e externos. Tipos de marketing e seus usos. Projeto gráfico e diagramação. Direitos fundamentais do cidadão e Comunicação. Constituição Brasileira de 1988 e Comunicação. Legislação sobre acesso à informação. Comunicação dirigida. Redações de acordo com a Lei Complementar Federal nº 95, de 26.02.98. Manual de Redação da Presidência da República. Jornalismo público. Comunicação organizacional. Comunicação integrada. Conhecimentos básicos de softwares de edição: InDesign, CorelDraw e Photoshop. Técnicas audiovisuais de produção e edição. Pesquisas de opinião. Noções básicas de cerimonial. Noções básicas de eventos

b) TV
Teoria da comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Lei da imprensa, Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Propriedade cruzada dos meios de comunicação. Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Gerar produtos audiovisuais em especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; redigir, produzir e executar a interpretação de materiais audiovisuais de conteúdo informativo, educativo, de orientação e mobilização social; planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; executar rotinas de criações audiovisuais, incluindo planejamento, seleção e edição de imagens e sons, redação e roteirização de produtos em diferentes suportes, gravações e montagens, entre outras atividades; conceber projetos de criação e produção audiovisual em formatos adequados a sua veiculação nos meios massivos, como rádio e televisão, em formatos de divulgação presencial, como vídeo e gravações sonoras, e em formatos típicos de inserção em sistemas eletrônicos em rede, como CD-ROM’s e outros produtos digitais; trabalhar em equipe com profissionais da área e interagir com áreas vizinhas à criação e divulgação audiovisual, como as novas mídias digitais; elaborar materiais de comunicação pertinentes a sua atividade com linguagem adequada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação, atentando para os diferentes níveis de proficiência dos públicos a que se destinam, entre outras atribuições inerentes à profissão.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

4 opiniões sobre “Concurso da Câmara Municipal de São José dos Campos – SP”

  1. Oi Mariana!

    A Vunesp respondeu essa dúvida sobre a experiência, veja:

    6 – Como funciona a questão da experiência a ser comprovada para os cargos com
    formação em Jornalismo?

    Resposta: Para os cargos na TV, exige-se experiência em TV. Para a Assessoria de
    Imprensa, vale a experiência em Jornalismo.

    Beijos,

    Ingrid.

  2. Estranho a Vunesp responder isso, pois além de estar escrito no edital EXPERIÊNCIA EM ASSESSORIA DE TV na vaga de Analista Legislativo – Jornalista Assessoria de Imprensa) pelo que compreendi NÃO HÁ nenhum cargo que não seja para a TV. Ou seja, a experiência em Jornalismo nada vale para este concurso que pelo que entendi somente há vagas para TV, correto? Ingrid Balle vc tem isso por email? Envie para mim através de kbertholini@gmail.com, por gentileza!

    1. Na verdade tem três vagas, uma para assessoria de imprensa e outras duas para TV e cada uma pede experiência na sua área determinada. É que essa redação do edital tá horrível! Sugiro que você também mande um e-mail consultando a Vunesp para esclarecer melhor suas dúvidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s