Cadastro de reserva para a Bahia

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) abriu concurso com oportunidade para jornalista. No entanto, é para cadastro de reserva. Confira!

CARGO: Jornalista

VAGAS: cadastro de reserva

SALÁRIO: R$ 3.648,00 + gratificação de Balanço Mensal correspondente a 1/6 da remuneração

CARGA HORÁRIA: 30 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 05 de fevereiro, no site da ESPP

VALOR: R$ 40,00

PROVAS: objetiva + dissertativa (2 questões, valendo 10 pontos cada) + prova de sanidade física + contratação. As provas objetivas e dissertativas serão realizadas no dia 23 de fevereiro, na cidade de Salvador-BA

O QUE ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões, cada uma valendo 1 ponto cada)
Compreensão e interpretação de texto. Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). Verbos (tempos e modos). Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética. Versificação. Elementos de comunicação. Sintaxe: Período composto por Coordenação e Subordinação. Figuras de sintaxe. Noções de semântica. Produção textual: coerência e coesão, tipos composição, elementos da comunicação e funções da linguagem. Concordância verbal e nominal. Regência.

2) Conhecimentos Gerais (10 questões, cada uma valendo 1 ponto cada)
Economia nacional e baiana: o desenvolvimento brasileiro nos últimos 30 anos; choques externos, crise da dívida externa; planos heterodoxos; Plano Real; processo de industrialização da Bahia – abordagem histórica. Situação Atual: estrutura da economia baiana; principais setores (agricultura, indústria, comércio e serviços), Comércio Exterior, Emprego e Renda. Tópicos atuais e relevantes nas áreas da política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, meio ambiente, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança pública, suas inter-relações e suas vinculações históricas. Os avanços científicos e tecnológicos e os impactos no mundo atual. Cidadania e Cultura Brasileiras. Lei 4.595, de 31/12/1964. Sistema Financeiro Nacional: artigos 1º, 17º, 18º, 22º ao 24º. – disponível na Internet no endereço http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4595.htm. Regulamentação das Agências de Fomento – Resolução do Conselho Monetário Nacional de nº 2.574 de 17/12/98 e Resolução nº 2828, de 30/03/2001 (DOU em 31/03/2001 edição extra) e suas modificações posteriores; Medida Provisória nº 1.514, de 07/08/96. Informações sobre a Desenbahia: Campos de atuação e produtos – disponíveis no site http://www.desenbahia.ba.gov.br

3) Conhecimentos Específicos (20 questões, cada uma valendo 2 pontos cada)
Teoria da comunicação; ética; papel social da comunicação; Técnicas jornalísticas; Organização de eventos; Ferramentas de editoração eletrônica (photoshop, corel draw, in design e ilustrator); Rotinas empresariais; Legislação de instituições financeiras; Conhecimentos em atividades de marketing; Código de Ética do Jornalista; regulamentação da profissão; Constituição da República: (Título VIII, cap. V e suas alterações); Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico; Gêneros de redação: definição e elaboração da notícia; reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio; briefing em texto e imagem; Critérios de seleção de notícia: redação e edição; Processo gráfico: tipologia caracteres e medidas; justificação; mancha gráfica e margens; diagramação e retrancagem: composição e impressão; conceito de editoração; preparação de originais; planejamento editorial, ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação; Temas emergentes de comunicação: novas técnicas de comunicação; comunicação on-line; portal corporativo; mídias webdigitais; mídias sociais: wiki, blog, podcasts.

LEIA O EDITAL COMPLETO

6 opiniões sobre “Cadastro de reserva para a Bahia”

  1. Mariana, resolvi recorrer a você!

    Alguma dica de como encontrar um livro completamente esgotado e indisponível inclusive nos sebos?
    Procuro os seguintes livros desesperadamente. Alguma dica, anjo?

    Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. (BUENO, Wilson da Costa)
    Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica. (BUENO, Wilson da Costa)

    Obrigado!

    1. Já tentou No Mercado Livre? A traça? Estante Virtual? Se sim, a única sugestão que posso te dar é colocar uma mensagem lá no Face e ver se alguém tem… É uma tentativa!

  2. Olá, Mariana, tudo bem?
    talvez você que tem experiência em concursos poderia me ajudar com uma dúvida.
    Eu fiz a inscrição para o Desenbahia e paguei o boleto no caixa eletrônico no debito automático, a questão é que o edital diz o seguinte(que eu só vi depois):
    “Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado por depósito em caixa eletrônico, pelo correio, fac símile, transferência eletrônica, DOC, ordem de pagamento ou depósito em conta-corrente, condicional, agendamento eletrônico, cheque ou fora do período de inscrição ou por qualquer outro meio que não o especificado neste Edital”.
    Não diz nada sobre o débito automático, mas será que minha inscrição será validada? Estou preocupada porque só dá para confirmar no dia 10 de fevereiro e a 2º via do boleto só da para imprimir até o dia 6. Você acha que por segurança eu devo pagar novamente, em uma agência bancária?

    1. Pode pagar em débito automático sim, o que não pode é fazer um depósito, passar um cheque, transferência… Guarda o comprovante de pagamento de qualquer forma!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s