EBSERH lança concurso em Sergipe

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) lançou edital do concurso do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. Há uma vaga para jornalista e uma para relações públicas. A oportunidade é para a cidade de Aracaju. Confira os detalhes:

CARGO: Analista Administrativo – Jornalista e Analista Administrativo – Relações Públicas

VAGAS: uma vaga para cada área

SALÁRIO: R$ 4.732,00

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 07 de janeiro até o dia 13 de fevereiro, no site do Instituto AOCP

VALOR: R$ 50,00

PROVAS: objetivas, que serão realizadas em 16 de março + avaliação de títulos e experiência profissional

COMECE A ESTUDAR!!!
1) Língua Portuguesa (10 questões, cada uma valendo 1,0)
1 Interpretação de texto. 2 Conhecimento de língua: ortografia/acentuação gráfica; classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átonos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos; preposição e conjunção: classificação e emprego; estrutura das palavras e seus processos de formação; estrutura da oração e do período; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, crase. Pontuação; figuras de linguagem (principais); variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

2) Raciocínio Lógico e Matemático (5 questões, cada uma valendo 1,0)
1 Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). 2 Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

3) Legislação Aplicada à EBSERH (5 questões, cada uma valendo 1,0)
1 Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011. 2 Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011. 3 Regimento Interno da EBSERH.

4) Legislação Aplicada ao SUS (5 questões, cada uma valendo 2,0)
1 Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 2 Controle social no SUS. 3 Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. 4 Constituição Federal, artigos de 194 a 200. 5 Lei Orgânica da Saúde ‐ Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011. 6 Determinantes sociais da saúde. 7 Sistemas de informação em saúde

5) Conhecimentos Específicos (25 questões, cada uma valendo 2,0)
a) Jornalismo
1 Comunicação e sociedade. 1.1 O que é comunicação. 1.2 O processo da comunicação. 1.3 Comunicação e sociedade. 1.4 Público, massa e audiência. 1.5 Cultura e representações sociais. 1.6 Relações sociais e comunicação. 1.7 Processos da comunicação e a construção social da realidade. 1.8 A comunicação no pensamento social. 2 Ética na comunicação. 2.1 Moral e ética na comunicação social. 2.2 Códigos de ética nas áreas de imprensa, radiodifusão (rádio e TV), relações públicas e novos meios. 2.3 Meios de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS): conselhos de comunicação, comissões de ética e formas de controle social da mídia. 3 Estética na comunicação. 3.1 Estética e reprodutibilidade técnica. 3.2 Comunicação e arte. 3.4 Comunicação, percepção e estética. 3.5 Mídia, criação e padronização estética. 4 Comunicação e planejamento gráficos. 4.1 Os processos de produção, circulação e consumo da indústria gráfica. 4.2 Análise do produto gráfico. 4.3 Os principais softwares gráficos. 4.4 Elementos estéticos da comunicação gráfica. 4.5 Programas de diagramação e infografia. 4.6 Tipologia e medidas gráficas. 4.7 Diagramação. 4.8 Técnicas de composição e impressão. 5 Introdução ao jornalismo. 5.1 O conceito de notícia, a objetividade e subjetividade. 5.2 A caracterização, a captação e a redação de notícias. 5.3 A linguagem jornalística e a estrutura da informação. 5.4 A relação com as fontes e o público da informação. 5.5 O condicionamento econômico e político. 5.6 A produção da notícia, os fatores que interferem na produção, a mediação pessoal, organizacional e profissional. 5.6 A estrutura da notícia nos diversos meios impressos e audiovisuais. 5.7 A inserção no espaço ‐ tempo e a rotina de produção. 5.8 Técnicas de produção de texto para jornalismo. 6 Jornalismo corporativo. 6.1 Diferenças básicas entre o jornalismo de um veículo tradicional de comunicação e as publicações institucionais de organizações públicas e privadas. 6.2 Os produtos da atividade jornalística. 6.3 Os meios de comunicação voltados para os públicos interno e externo. 6.4 O jornalismo digital. 7 Teoria da imagem. 7.1 Conceitos básicos de imagem. 7.2 O processo de percepção. 7.3 Imagem, representação e realidade. 7.4 A função social da imagem. 7.5 A imagem no cinema, na televisão, na propaganda, na imprensa e na fotografia. 8 Fotografia. 8.1 O realismo e a fotografia. 8.2 Princípios da câmara escura. 8.3 Aspectos da linguagem. 8.4 Elementos técnicos: formato, relação entre abertura e velocidade, sensibilidade e gama de cinzas de um negativo. 8.5 Elementos plásticos: enquadramento, luz, composição e efeitos da 3ª dimensão. 1.6 Fotogramas. 8.7 Retratos. 8.8 Jornalismo fotográfico. 9 Comunicação organizacional. 9.1 Produção e produto multimídia. 9.2 Terminologia, fundamentos e requisitos da interação homem ‐ computador: usabilidade, colaboração, comunicação, acessibilidade de interfaces e localização. 9.3 Design de Informação. Arquitetura de informação. Sistemas de organização, navegação e busca. Interface. 9.4 Novas mídias audiovisuais. Confronto, interação, integração e convergência entre as novas mídias e os meios audiovisuais tradicionais. 9.5 Hipertextualidade, multimídia e interatividade. 9.6 Tratamento e processamento da imagem e do áudio em suportes digitalizados de edição, produção e distribuição de conteúdo.

b) Relações Públicas
1 Relações Públicas. 1.1 Conceitos básicos, natureza e funções estratégicas. 1.2 Públicos em Relações Públicas. 1.3 Planejamento, técnicas e instrumentos utilizados em Relações Públicas. 2 Organização de eventos e promoção institucional. 3 Cerimonial e protocolo. 4 Imagem organizacional e comunicação Integrada. 4.1 Identidade institucional. 4.2 Questões públicas e Relações Públicas. 4.3 Administração de crises. 4.4 Relações com a imprensa. 5 Ombudsman. 6 Comunicação dirigida. 7 Opinião pública. 7.1 Conceitos básicos e objetivos. 7.2 Comunicação, democracia e desenvolvimento. 7.3 Tipos e técnicas de pesquisas de opinião. 7.4 Instrumentos de controle e avaliação de resultados. 7.5 Amostra, questionários e tipos de entrevistas. 8 Comunicação e sociedade. 8.1 O que é comunicação. 8.2 O processo da comunicação. 8.3 Comunicação e sociedade. 8.4 Público, massa e audiência. 8.5 Cultura e representações sociais. 8.6 Relações sociais e comunicação. 8.7 Processos comunicação e a construção social da realidade. 8.8 A comunicação no pensamento social. 9Ética na comunicação. 9.1 Moral e
ética na comunicação social. 9.2 Códigos de ética nas áreas de imprensa, radiodifusão (rádio e TV), relações públicas e novos meios. 9.23 Meios de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS): conselhos de comunicação, comissões de ética e formas de controle social da mídia

LEIA O EDITAL COMPLETO

8 opiniões sobre “EBSERH lança concurso em Sergipe”

    1. Os materiais que sempre indico aqui: Cursos do Iscom (www.iscom.com.br – usando código mm50 tem 50% de desconto) e do Curso Radix (www.cursoradix.com.br).

  1. Boa noite Mariana, sou marinheira de 1° viagem em concurso para a área. Confesso que estou perdida, sem saber a metodologia de estudo. O conteúdo programático acima elencado é extenso. Como devo estudar? Por onde devo estudar? Devo ir em busca de livros referentes a cada tema? Preciso de um norte. Help-me.

    1. Oi, Cristina! Olha, não existe um método único e infalível de estudar e passar no concurso, além disso, cada pessoa tem as formas que acha melhor de aprendizado. Mas o que posso te sugerir é que tente dar conta dos tópicos do edital consultando livros (dá uma olhada nesse post http://www.jornalistasconcurseiros.com.br/blog/bibliografia-2/) e através de cursos preparatórios (sugiro o Curso Radix – http://www.cursoradix.com.br e os cursos do Iscom – http://www.iscom.com.br).

      Você precisa tentar montar um cronograma de estudos dentro do seu tempo disponível. Alguns especialistas sugerem que você tente estudar em tempos de 50 minutos, dê 10 de descanso e depois vá para mais 50, em outra matéria. Já tem gente que gosta de tirar a tarde, por exemplo, só pra estudar tal matéria. À noite, já vai para outra… Enfim, você que precisa encontrar a melhor forma!

      Outra coisa fundamental, é resolver questões de concursos anteriores, sobretudo da banca que vai realizar o concurso a que você vai prestar. O treino vai te ajudar a assimilar os conteúdos e a driblar as cascas de banana que as bancas costumam colocar pra gente escorregar na hora da prova!

      Bem, então mãos à obra, né?

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